A Epopeia Da Construção Do Meu Aquário De 1200 Litros


severum

Recommended Posts

Agora lendo o restante do tópico percebi que você é de Portugal, que loucura, mas blz, vi as fotos... SENSACIONAL... só tenho isso a dizer. Posta mais fotos ai de outros ângulos. Moro no Rio de Janeiro - Brasil.

:twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 192
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Cara nem acredito que achei isso... pensei que fosse o único louco que tinha imaginado algo assim... hahahaha... não imagina como estou feliz de ter encontrado alguém que já tenha executado um projeto tão aldacioso. Todavia o meu projeto é um pouco diferente mas com a mesma essência; o meu1200l terá 2,00m x 1,00m x 0,60m, e será todo em alvenaria (não sei ainda de tijolo ou concreto, mas acho que será de concreto por segurança) e vidro somente na parte da frente, o filtro do mesmo material ou de vidro (o que sair mais barato) na parte inferior, a intenção é povoar com ciclídeos (já tenho 4 em um aquário de 220l que está ficando apertado)

 

Mas cara tenho várias perguntas, espero não te perturbar muito então tentarei faze-las todas de uma só vez:

 

1- qual material das paredes? qual espessura?

2- Como dimencionar um filtro ideal?

3- Você usa filtro UV? Como dimencionar?

4- Você utilizou cintas vigas, como se fosse uma mini estrutura para uma casa? (deu pra entender a pergunta? por favor, forneça mais detalhes sobre a construção.)

5- Por precisou de caixilhos para colocar os vidros?? Eu estava pensando em preparar a área do cimento ou colocar uma cerâmica e encaixar o vidro diretamente, o que você acha?

6- Qual iluminação você utiliza?

7- e a bomba de aeração?

 

Bem acho que estas são as minha princiapais dúvidas, pois apesar de ter aquário há pelo menos 7 anos, acredito que um aquário tão peculiar e de 1200l é realmente um grande desafio.

 

Obrigado a todos pelas dicas.

 

Olá, boa noite.

 

Se fizesse hoje o aquário tinha feito ainda mais largo :) e não teria colocado dois vidros, mas apenas 1.

 

Respondendo às tuas questões:

 

1- As paredes são feitas de tijolo e cimento. Este foi coberto com várias camadas de tela e resina, formando fibra de vidro. Por cima da fibra levou uma camada de "topcoat".

 

2- Esta é uma boa questão. O meu foi a olho. Quanto maior melhor. No meu caso aproveitei o espaço ao máximo e assim coloco alevins no filtro. Serve de aquário de crescimento. Tem a vantagem de estarem todos na mesma água. O meu terá cerca de 300lt.

 

3- Não uso, nem nunca usei UV. Não acho necessário, mas não sou contra.

 

4- Nas paredes não. Só o fundo levou uma rede, no meio do cimento, a que chamamos "malha sol". As paredes foram tijolo normal com cimento.

 

5- Na altura pareceu-me a solução mais fácil. Mas podes perfeitamente colar o vidro ao cimento. Tens é que deixar bem liso e direito. Mas não vejo qualquer problema.

 

6- Nada de especial. Os meus peixes não são nada exigentes :(

 

7- Não uso. A água ao cair na lã de vidro e nas bioballs oxigena mais do que é necessário.

 

Se tiveres mais duvidas é só colocares. Aproveita a experiência adquirida para não cometeres erros que talvez tenha cometido. ;)

 

Força com esse projecto e vai mantendo o pessoal a par pois estamos sempre aprender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho uma evolução para vos mostrar.

 

A desgraçada da minha sobrinha lá entrou no aquário e começou o trabalho.

 

DSC04302.jpg

DSC04303.jpg

DSC04305.jpg

 

O "topcoat", depois do aquário estar completamente seco, estalou todo. Segundo ela é normal visto terem passados muito anos. Sendo assim teve que raspar as partes piores.

 

DSC04307.jpg

DSC04311.jpg

DSC04312.jpg

 

Mais problemas :)

 

A fibra da parte de trás, ao secar, descolou do vidro. Portanto toca a fibrar tudo de novo.

 

DSC04314.jpg

DSC04321.jpg

DSC04322.jpg

DSC04323.jpg

DSC04325.jpg

DSC04327.jpg

 

Vocês nem sonham o cheiro que está cá em casa. Nas escadas do prédio então... Os vizinhos devem estar contentissimos.

 

Aproveitámos o balanço e a sump também foi retocada

 

DSC04329.jpg

DSC04331.jpg

 

Lá para o próximo fim de semana continuamos a saga pois vai levar mais umas quantas de mão.

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) prédio?Ia para te chamar maluco mas nesse caso é grande maluco mesmo :lol: nota-se mesmo o enorme gosto que tens pela aquáriofilia :D
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vou dar minha contribuição, apesar de parecidos os idiomas não são completamente iguais, mas parece que vc está buscando uma solução para pôr um substrato de granulação fina, ideal para arraias, e ao mesmo tempo ter um sistema de "limpeza" (manutenção) eficiente. Se for realmente isso, eu possuo um aquário de 300l e possuo um substrato "fino", não tanto quanto areia mas é bem fino, e fiz o seguinte:

 

Coloquei placas de plástico próprias para aquário (como esta http://www.aquabetta.com.br/index.php?pag=...amp;p_cod=1526) com uns calsos pra ficar um pouco mais alto e tem um furo no fundo no meio do aquário com uma flange 3/8, quando preciso trocar a água abro o registro de baixo e o próprio fluxo aspira a sujeira.

 

Adaptando ao seu caso, dada as dimençõs GIGANTES dessa obra prima, você poderia fazer dois ou três furos no fundo ou tirar por cima (eu prefiro os furos) fazer uma "malha" com tubulação toda furada (mais ou menos como esta http://br.geocities.com/aquarioland2000/faca_fbf.htm) e pôr uma tela de metal com uns calsos, sobre essa malha, como apoio e uma tela bem fina de perlon ou nilon bem fina, e jogar a areia por cima, acho que você conceguirá um resultado muito bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Era assim que tinha o aquário montado. Mas como quero adicionar raias resolvi tirar as redes do fundo e deixar "bare bottom". Isto porque é muito mais simples a manutenção, apesar de concordar que as raias devem ter algum substracto, sobretudo se forem ainda pequenas.

 

Qual não foi o meu espanto que ao desmontar as redes descobri, pois já não me lembrava, que o fundo não estava liso, tal como estão as paredes. Já não me lembrava que tinha deixado o fundo por alisar. Como o quero liso e não o fiz na altura, estou agora com estes problemas todos. A fibra descolou do vidro e o "topcoat", depois destes anos todos e após secar, ficou num estado lastimoso. Portanto agora é trabalho a dobrar :)

 

Neste, como podes ver em algumas das fotos anteriores, só tenho um buraco no fundo, que liga directamente ao esgoto. Neste momento creio que tens razão, deveria ter pelo menos mais 2, pois se reparares nalgumas das fotos consegue-se ver o acumulado de porcaria de 7 anos, no fundo.

 

Abraço e vai dando ideias e mostrando com estão esses planos para o teu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que você não entendeu dá uma olhada nisso:

 

FBF.jpg

 

Depois é só vc direcionar esse dois tubos que sobem para um único furo (do seu aquário) que desse, acho que com apenas essa adaptção vc terá um ótimo "aspirador hidráulico"

 

--------------------------

 

O peixe mais incrível Apaiari!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que você não entendeu dá uma olhada nisso:

 

Depois é só vc direcionar esse dois tubos que sobem para um único furo (do seu aquário) que desse, acho que com apenas essa adaptção vc terá um ótimo "aspirador hidráulico"

 

--------------------------

 

O peixe mais incrível Apaiari!!!

 

Se vires com atenção o meu post #82, poderás reparar que no fundo existia uma rede assente sobre uns tubos brancos. O efeito era esse que referes. Os tubos estavam direccionados para um buraco que está ligado ao esgoto. Quando pretendo fazer mudas de água, TPA's, é só abrir uma torneira e o fundo é aspirado com água que vai directamente para o esgoto. Mas mesmo assim o resultado não foi fantástico. Ao fim de 7 anos o fundo estava no estado que se vê nas fotos. Mas estou convencido, tal como referiste anteriormente, que com mais buracos a coisa até era capaz de resultar.

 

Mas neste momento estou mesmo decidido a deixar "bare bottom".

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer apontar isso ou aquilo, mesmo porque já aprendi bastante contigo, nesta experiência sua e também porque o que dá certo pra um certamente os outros usaram também, é para isso que serve o forum, acho que 7 anos é um tempo bem considerável para saturar qualquer sistema de filtro, desde que não seja possível uma simples troca de refil ou uma manutenção como nos filtros externos; além disso pelo que pude perceber pelas fotos os tubos que vc tinha elas não eram furados em toda sua extensão e a "boca" da outra extremidade era aberta, diferente do esquema acima, e no "furo" no fundo do aquário os tubos não tinham uma conexão eles simplesmente se encontravam. Entendo que esses fatores reunidos contribuiam para diminuir a pressão do sistema e com isso a eficiencia de aspiração.

 

Bem, com o BB você vai terá que possuir um super filtro com uma bela circulação, e para um aqua deste tamanho... além de perder um pouco da "naturalidade" do seu ecosistema, todavia, também é uma boa opção. Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas esse sistema é o sistema Berlim sem substrato? Onde coloca-se uma placa protetora sobre o fundo do aquário, e o principio básico é possuir uma circulação forte o suficiente para manter as particulas poluentes na coluna dágua, em condições de serem tragadas por um potente skimmer ou similar. É esse?

A ausência de susbtrato, embora torne o sistema artificial (a meu ver), evita a criação de uma área de deposição de particulas. Como eu falei é também uma bela opção, mas não gosto muito da idéia de não ter substrato, sei lá, acho que ficaria meio esranho.

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sistema que estava montado não era nenhum filtro. E julgo que é neste ponto que está a questão. Os tubos brancos que existiam apenas serviam para criar um espaço vazio entre o fundo e a rede. Nada mais. Não eram nenhum tipo de filtro. Os restos de fezes e de comida que não seriam filtrados pela sump ficariam depositados no fundo. Apenas quando fazia TPA's, uma vez por semana, é que este espaço era aspirado. A ideia era aproveitar a saída de água para aspirar o aquário automaticamente. Mas tenho apenas um buraco ligado ao esgoto. E se fosse fazer o aquário de novo aí sim, mudaria e faria mais uns quantos ligados ao esgoto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Justamente, é isso mesmo! Esse sistema não é nenhum tipo de filtro e sim um aspirador que funcionaria na tpa's, eu fiz no meu como descreve o desenho, apenas adaptei, pois meu aqua tb tem somente um furo, ao invés de subir com dois tubos como está no desenho, eu pus um "T" no meio da "malha de tubos furados" e interliguei tudo numa única saída ao furo, tudo por meio de conexão, pena que não tirei fotos, dá tanta pressão na saída que os peixes a sentem e ficam até meio assustados, subindo para próximo ao espelho d'água, essa montagem tem um ano, como eu disse o meu aqua tem 300l. Volto a frisar não é um filtro é sistema simples de limpeza, pelo menos pra mim funcionou. Espero ter ajudado.

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá estou eu com as evoluções do trabalho :D

 

Pois bem a decisão foi tomada. O vidro do fundo foi eliminado, ou seja, resolvemos, por questões de segurança futura, colocar fibra até ao cimo do vidro. Faz-me pena, mas percebo que é a melhor solução.

 

DSC04454.jpg

DSC04456.jpg

DSC04458.jpg

 

A vista do outro lado ;)

 

DSC04459.jpg

DSC04460.jpg

 

DSC04461.jpg

 

De seguida foram mais uns retoques na sump

 

DSC04463.jpg

 

e nova camada de fibra no vidro para fortalecer

 

DSC04465.jpg

DSC04469.jpg

DSC04471.jpg

 

e por fim a primeira camada de "topcoat"

 

DSC04472.jpg

DSC04477.jpg

DSC04479.jpg

 

Estas são o máximo

 

DSC04481.jpg

DSC04484.jpg

 

Aposto que daqui a uns anos já não tem esta ginástica eheheh

 

Julgo, que se tudo correr como planeado, no próximo fim de semana fica pronto.

 

Abraço

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Severum,

Grande reviravolta q isso levou,...,

Pena foi mesmo o vidro traseiro mas segurança acima de tudo.

Boa sorte e mantém-nos actualizados

Abraço

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andava aqui a dar uma vista de olhos nas fotos mais antigas e encontrei estas do miudo dentro aquário, quando andámos à pesca de uns bichos que por lá andavam.

 

DSC06698.jpg

DSC06700.jpg

 

Engraçado. Dá para ter uma ideia melhor da dimensão do aquário.

 

Cumps

 

Adora se em puto ou mesmo agr tivesse um aquario destes para me enfiar lá dentro... contacto directo com a fauna e os peixes... até fazia SPA!!!! QUERO ! IGUAL.... ta decidido vou mesmo pensar seriamente em fazer um pedestal em parelipipedo e arranjar um aquario de 1,5 metros de comprimento por 1 de altura 60 cm de largura..... TB QUERO UMA BANHEIRRRRAAAAAAAA!!!!!! BUÁÁÁÁÁÁAÁÁÁÁ´.....LOOL... que inveja.... mas daquela inveja de queres tb ter...nada de desejar mal... que sou mt boa pessoa... abraços para todos e quero disser que admiro esse aquario... do fundo do coração.... tenho a lagrima no canto do olho... estou mm emocionado... que mais dizer... obrigado por partilhares isto... dá convição e certezas que vale a pena amar a aquariofilia...

 

FELICITAÇÕES!!!

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Foi uma pena de facto, a situação do vidro traseiro.

 

Mas agora surgiu-me uma ideia. O que vais fazer em relação ao vidro traseiro, do lado da escada?

 

A não ser que não pretendas gastar muito dinheiro, era boa ideia forrar o buraco, como está a volta! Não sei o tamanho da parede,mas penso que não era nada muito complicado, e assim nem se via a fibra do outro lado, que com o passar do tempo deve começar a ganhar outra cor, com o contacto da água. Corrige-me neste ponto se estou a dizer asneira!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu queria dizer era forrares o "buraco" do vidro traseiro com madeira, a fim de o eliminar. Visto que não vais usá-lo mais, por estar tapado com a resina, escusava de ficar ali aquela parte sem o forro de madeira, e ficava mais bonito. Era essa a minha sugestão. ::D:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...