Nelson Carvalho Posted July 14, 2007 Posted July 14, 2007 (edited) Olá a todos, Estou aqui com dúvidas a identificar este menino, ajudem-me lá... penso que não seja um CAE. um abraço Edited July 14, 2007 by Nelson Carvalho eu sei o que digo, mas não digo o que sei! www.nelsoncarvalho.net
fjmr123 Posted July 14, 2007 Posted July 14, 2007 (edited) Isso é nitidamente um CAE. Edited July 16, 2007 by fjmr123 Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
Samuel Lopes Posted July 14, 2007 Posted July 14, 2007 Isso é nitidamente um SAE. Eu também voto no SAE! Sam
PST Posted July 14, 2007 Posted July 14, 2007 Sem dúvida um SAE... "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
José Garcia Posted July 14, 2007 Posted July 14, 2007 limpador de algas chinês , mais conhecido por limpa vidros. José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
zlatan9 Posted July 14, 2007 Posted July 14, 2007 CAE - Comedor de Algas Chinês (Gyrinocheilus aymonieri). One Fish Standing Kurichiba
Nelson Carvalho Posted July 14, 2007 Author Posted July 14, 2007 CAE - Comedor de Algas Chinês (Gyrinocheilus aymonieri). Zlatan, acho que não, embora á primeira vista tenha dito que sim...os CAE têm um pintas e não têm uma linha horizontal(pelo menos os que eu já vi), embora a boca seja muito semelhante ao CAE...no entanto o motivo porque lancei aqui o apelo foi mesmo de ter duvidas entre SAE e CAE...até agora parece haver mais opiniões no SAE... Obrigado a todos pelas opiniões e quem achar que deva dar a sua força nisso eu sei o que digo, mas não digo o que sei! www.nelsoncarvalho.net
Miguel Guerreiro Posted July 14, 2007 Posted July 14, 2007 isso é um cae...nao tens outra foto? SPORTINGGG :D Abraços Obrigado
MarisBanana Posted July 14, 2007 Posted July 14, 2007 Para mim é claramente um CAE o SAE não tem boca em forma de ventosa Marcos Santos
zlatan9 Posted July 14, 2007 Posted July 14, 2007 Zlatan, acho que não, embora á primeira vista tenha dito que sim...os CAE têm um pintas e não têm uma linha horizontal(pelo menos os que eu já vi), embora a boca seja muito semelhante ao CAE...no entanto o motivo porque lancei aqui o apelo foi mesmo de ter duvidas entre SAE e CAE...até agora parece haver mais opiniões no SAE... Os CAE costumam ter de facto umas pintinhas na cabeça, mas continuo a dizer que o teu peixe é um CAE. Vê aqui as diferenças: SAE: http://www.aquahobby.com/gallery/b_sae.php CAE: http://www.aquahobby.com/gallery/b_Gyrinoc...s_aymonieri.php Estes até são fáceis de distinguir, mais difícil é por exemplo um SAE de uma Flying Fox. One Fish Standing Kurichiba
Kosuta Posted July 14, 2007 Posted July 14, 2007 Para mim é um CAE. Os SAE têm dois barbilhos ao pé da boca, que não é em forma de ventosa. Sérgio Costa Kosuta 180LNano Tsunami
Carlos Couceiro Posted July 14, 2007 Posted July 14, 2007 (edited) tb vou pro CAE pelas razoes que ja foram descritas(o formato da boca em ventosa) ps: e atras dele tens um CAE dourado (apesar de nao o ver totalmente tenho quase a certeza) Edited July 14, 2007 by _pinguim_
João Abóbora Posted July 14, 2007 Posted July 14, 2007 É um CAE jovem e com fome "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
koyodu Posted July 14, 2007 Posted July 14, 2007 Os SAE têm prolongamento da linha horizontal até á extremidade da cauda e n têm boca em forma de ventosa... CumprimentosRui Alves
Nelson Carvalho Posted July 14, 2007 Author Posted July 14, 2007 Os CAE costumam ter de facto umas pintinhas na cabeça, mas continuo a dizer que o teu peixe é um CAE. Vê aqui as diferenças: SAE: http://www.aquahobby.com/gallery/b_sae.php CAE: http://www.aquahobby.com/gallery/b_Gyrinoc...s_aymonieri.php Estes até são fáceis de distinguir, mais difícil é por exemplo um SAE de uma Flying Fox. ok, estou convencido, é um CAE. gracias tb vou pro CAE pelas razoes que ja foram descritas(o formato da boca em ventosa) ps: e atras dele tens um CAE dourado (apesar de nao o ver totalmente tenho quase a certeza) pois é (mais propriamante um Gyrinocheilus aymonieri) e é um dos peixes que mais gosto..vamos lá a ver como é que eles se vão dar dois... Obrigado a todos pela ajuda. eu sei o que digo, mas não digo o que sei! www.nelsoncarvalho.net
PST Posted July 15, 2007 Posted July 15, 2007 (edited) Os SAE têm prolongamento da linha horizontal até á extremidade da cauda e n têm boca em forma de ventosa... Segundo este link, não tens razão... http://freshaquarium.about.com/cs/cyprinid...iamesealgae.htm Mas acho que este é mais fiável e capaz de ajudar a esclarecer as nossas dúvidas... http://images.google.com/imgres?imgurl=htt...3D%26safe%3Doff Depois de ler isto, diria que afinal não é nem SAE nem CAE!!! É um falso SAE (Epalzeorhynchus sp. ou Garra taeniata) Edited July 15, 2007 by PST "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Carlos Couceiro Posted July 15, 2007 Posted July 15, 2007 Segundo este link, não tens razão... http://freshaquarium.about.com/cs/cyprinid...iamesealgae.htm Mas acho que este é mais fiável e capaz de ajudar a esclarecer as nossas dúvidas... http://images.google.com/imgres?imgurl=htt...3D%26safe%3Doff Depois de ler isto, diria que afinal não é nem SAE nem CAE!!! É um falso SAE (Epalzeorhynchus sp. ou Garra taeniata) o dele tem a boca em ventosa, e os que apresentas nesses sites nao o têm.... por isso o que ele tem é um CAE
PST Posted July 15, 2007 Posted July 15, 2007 (edited) o dele tem a boca em ventosa, e os que apresentas nesses sites nao o têm.... por isso o que ele tem é um CAE Engano! O Falso SAE tem uma pequena ventosa na boca. Vê a decrição taxonómica no final do segundo link. Além disso, este peixe tem características que os CAE não têm. A linha dos CAE não é direita, tem padrões ondulados... Edited July 15, 2007 by PST "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Nelson Carvalho Posted July 15, 2007 Author Posted July 15, 2007 ehehe estou a ver que me arranjaram um peixe que "tanto pode ser carne ou peixe" bom, eu hoje vou tentar apanha-lo para fotografa-lo de todos os ângulos e assim tirarmos as dúvidas. Um abraço eu sei o que digo, mas não digo o que sei! www.nelsoncarvalho.net
Fausto Vicente Posted July 15, 2007 Posted July 15, 2007 Ó Nelson, tú um adorador-mor dos cae's, o que nos foste arranjar.... Os SAE têm prolongamento da linha horizontal até á extremidade da cauda e n têm boca em forma de ventosa... Basicamente concordo, e por isso também voto no CAE...esquisito, mas CAE... Abraço e manda lá mais umas fotos Fausto "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Hugo F Santos Posted July 15, 2007 Posted July 15, 2007 eu tenho um igual igual,igualzinho.por isso tb gostava de saber se é ou nao cae..., que foi como mo venderam... risca, cauda ventosa tem tudo por isso.... Hugo F Santos era para ser ex-manassa mas o "x" do teclado esta avariado
Nelson Carvalho Posted July 15, 2007 Author Posted July 15, 2007 Ó Nelson, tú um adorador-mor dos cae's, o que nos foste arranjar.... ...pois é, mas eu sou mais um adorador-mor dos Gyrinocheilus aymonieri do que dos CAE em geral Bom relativo ás fotos , aqui vão algumas... isto são de certeza CAE... isto é a imagem do peixe que o Pst diz acha que é o meu peixe... realmente assemelha-se em tudo, excepto na boca, que não é ventosa. Quando no inicio tinha dito que o meu não me parecia um CAE, é porque nunca tinha visto um com um traço tão acentuado e tão rectilineo como este, por isso pensei que seria uma outra espécie... aqui ficam mais fotos do meu peixito... Um abraço PS: nunca vi um CAE tão dificil de fotografar, todos os que tenho assim que vêem a máquina metem-se logo a jeito dumas fotos, este vai la vai.... eu sei o que digo, mas não digo o que sei! www.nelsoncarvalho.net
PST Posted July 15, 2007 Posted July 15, 2007 (edited) Esse desenho, de facto, não sugere uma ventosa. Mas na descrição do "false siamensis", no fim da página onde está essa imagem, é dito o seguinte: "small, nonclinging suckermouth (maybe with red/pink)". Ou seja, este peixe tem uma boca de sucção que, não se tratando de uma ventosa, poderá confundir-se com esta. Segundo li noutro site, o "false siamensis" é muitas vezes confundido com o SAE. Nos EUA é usual serem vendidos nas lojas como SAE's, apesar da diferença na boca... P.S. Dito isto, não tenho a pretensão de ser o arauto da verdade. Afinal, sou o mesmo tipo que confundiu um ofiúro com um polvo Edited July 15, 2007 by PST "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Nelson Carvalho Posted July 15, 2007 Author Posted July 15, 2007 "small, nonclinging suckermouth (maybe with red/pink)". ... o meu inglês não é famoso, assim já me deixas outra vez na dúvida...ehehehe P.S. Disto isto, não tenho a pretensão de ser o arauto da verdade. Afinal, sou o mesmo tipo que confundiu um ofiúro com um polvo Acho que ninguém tem essa pretensão, e se alguém a tiver que durma bem com ela. Um abraço e obrigado pela tua ajuda. (e pela dos outros também) eu sei o que digo, mas não digo o que sei! www.nelsoncarvalho.net
Recommended Posts