Tsunami


Kosuta

Recommended Posts

Assim dou início ao meu primeiro Nano.

O equipamento é o seguinte:

Wave Box 30

Características:

Dimensões: 30x30x35

Filtragem: Niagara 190: 190 l/h - 3 W (não tenho a certeza)

Luz: SOLARIS 18 W (6.500k)

 

Este fim-de-semana, irei estudar o hardscape.

Entretanto ficam aqui umas fotos do equipamento e da montagem.

 

2017.jpg

 

2019.jpg

 

2022.jpg

 

2025.jpg

 

2026.jpg

 

2029.jpg

 

2034.jpg

 

2035.jpg

 

Abraço,

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado a todos. :lol:.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

 

Este Kit custou 75eur num dos nossos patrocinadores aqui do forum.

(Quando o encher e ligar tudo, depois deixo aqui também a minha impressão final sobre este equipamento.)

 

Ontem à noite já andei a experimentar uns layouts com algumas pedras que tinha em stock.

(Os testes foram feitos fora do aquário para não o partir.)

Pessoalmente gosto mais do layout 3, e vocês?

 

2039.jpg

2044.jpg

2052.jpg

 

Quanto ao recheio ainda está tudo em aberto, mas estou a pensar no seguinte:

Plantas (algumas não todas)

Utricularia graminifolia;

Marsilea hirsuta;

Pogostemon helferi;

Hemianthus callitrichoides ”Cuba”.

Musgos (e outros)

Star Moss "tortula ruralis" (vem a caminho da Malásia, vamos lá a ver se não é nenhum barrete);

Fissiden Fontanus;

Mini-Pellia.

 

Fauna:

Por agora serão somente alguns Camarões Red Cherry.

No futuro estou a pensar num casal de killis, mas logo se verá.

 

Abraços,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio.

 

Sim senhor, gostei do início do tópico. Boas fotos do equipamento.

 

Quanto ao layout, sinceramente, nenhum dos que apresentaste. Isto porque, se reparares, mesmo com substracto, vais ficar com muito espaço por ocupar em cima, a não ser que metas uma camada de10cm ou mais. Outro pormenor é que essas pedras são muito grandes horizontalmente, ocupando-te facilmente todo o espaço horizontal dentro do aquário.

 

Tenta arranjar pedras mais esguias e mais altas. Uma pedra como ponto focal, mais alta, e pedras mais pequenas que vão complementar a maior, fazendo uma composição equilibrada. Começas por colocar a que se destaca e passas para uma segunda pedra, mais pequena, mais afastada, de modo a dar sentido de profundidade. Daí passas para uma terceira pedra mais pequena, mais anterior, para tridimensionares o layout. Para pormenorizar, podes colocar pedras mais pequenas de volta da pedra maior. Tudo isto com atenção às dimensões das pedras de modo a não ficarem abafadas pelas plantas logo no início. Joga também com os declives no substracto, de modo a acentuar a distância entre as pedras.

 

Um layout com pedras nesse cubo, podes ir para a flora que referiste e adicionar Anubias Petite ( plano médio, entre as pedras), Eleocharis acicularis e Tenellus ( plano posteiror), etc.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas opiniões :-D

 

Realmente também acho que o hardscape está fracote.

As pedras que tenho aqui em casa são muito uniformes e em forma de bola, como o André diz, depois irá ficar um grande vazio na parte superior do aquário. Até porque não irei usar plantas de caule neste projecto.

 

Este projecto irá ter dois desafios. Um é o substrato, tentar criar duas zonas distintas, uma de areia branca à frente e outra de akadama que será coberta por plantas rasteiras e musgos. O outro desafio é que o aquário é para ser visto de frente e pelo lado esquerdo, de quem entra pela porta.

 

Bem lá vou eu ter que ir à procura de pedras para novos layouts. Isto de andar às marteladas nas pedras não dá lá muito resultado.

Entretanto fica aqui uma foto dos bastidores e da desarrumação (aquilo que geralmente não se vê ;))

 

2056.jpg

 

Abraço,

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ver se combinamos um dia e vens aqui acima ao monte que eu digo-te onde apanhas umas porreiras :-D

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fim-de-semana lá fui à procura de pedras.

Foram apanhadas na estrada que liga Queluz a Linda-Velha, que passa ao pé da Mata da Matinha onde encontrei uns basaltos rolados bastante interessantes.

 

Quem quiser ir lá tenham bastante cuidado. A estrada é bastante estreita e o sitio fica mesmo numa curva apertada e o pessoal quando lá passa pensa que é o Colin Mcrae. :arrow:

 

Fica aqui o mapa da localização:

mapa_matinha_1.jpg

Lá em cima a famosa IC19, e essa mancha verde é a Mata da Matinha

 

mapa_matinha_2.jpg

Quase que se consegue ver as pedras que andei a apanhar

 

Abraço,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheh realmente tenham cuidado nessa curva volta e meia é o lá vai um, mas nunca tinha reparado na qualidade dos ditos calhaus, muito obrigado pla dica.

Aconselho-vos a não estacionar o carro ali, arriscam-se a vê-lo descer a ribanceira. :D

No estadio nacional não há nada de jeito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No estádio nacional passei por lá mas não vi nada de interessante.

O bom deste "spot" é que no inverno, devido às chuvas, cria-se um pequeno riacho que torna as pedras bastantes roladas.

 

Abraço,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o musgo STAR MOSS já chegou à 1 semana, mas ando completamente à nora com ele.

Mandaram-me o musgo na forma emersa (cheio de terra). E pelo que ando a ler na net só uma pessoa é que conseguiu que ele se desse bem na forma aquática.

 

Entretanto coloquei-o amarrado a uma pedra noutro aquário a ver o que acontece.

 

DSCN2109.jpg

 

Abraço,

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Depois de andar a procura de pedras e de tantos estudos de Hardscape aqui ficam as fotos da montagem.

As únicas plantas que tem de momento é um musgo agarrado às pedras que estão a fazer a separação da areia branca.

 

Espero que gostem.

Abraços,

Sérgio Costa

 

2160.jpg

 

2136.jpg

 

2171.jpg

 

2172.jpg

 

2173.jpg

 

2174.jpg

 

2177.jpg

 

2178.jpg

 

2185.jpg

 

2183.jpg

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.