Kosuta 180l


Kosuta

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Ao fim de bastantes anos, resolvi voltar aos aquários banana rock

Desta vez consegui um aquário de 200L que era do meu irmão (de uma tartaruga que resolveu viajar para Italia) e com a ajuda da minha mulher, construimos um móvel para ele ficar no nosso escritório.

 

Setup

Dimensões: 100x50x40 (LxAxP) 180L reais

Iluminação: Sunsun HSD1000 T5 3*39W (penso serem de 10.000K)

Filtragem: Eheim 2026

CO2: Kit CO2 2Kg da Aquaristic com valvula electromagnetica

Ex-CO2: Hailea HL-C900 (gerador de placa de carbono, podem ver este tópico aqui)

Aquecimento: Tetra 200w

Substracto: Tropica + areão negro (+/- 2mm)

Fertilizantes: NPK (separados), Ferro+ e Micro+ da HA

 

DSCN1398.jpg

 

DSCN1432.jpg

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Está muito fixe!

 

Gosto particularmente do canto direito pois as plantas estão fabulosas!

 

AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Ainda não sei, como podes ver nas fotos, estou a usar a técnica das cestas de aço. Já lá vão 33 dias desde que submergi a Riccia e estou contente com o resultado até agora, vamos lá a ver como será a manutenção e as podas...

A minha dúvida é se coloco "hemianthus callitrichoides cuba" do lado central direito à frente do musgo, ficando assim com dois tapetes diferentes.

 

DSCN1415.jpg

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta. Depois logo vês qual gostas mais ou se gostas dos 2 :oops:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam umas fotos do móvel que construímos. Ainda ficou em 200eur, com as madeiras e o equipamento que não tinha para o fazer, mas mesmo assim ficou muito mais barato que os orçamento que obtive (o mais barato foi de 500eur)

 

moveis.jpg

 

moveis_medidas.jpg

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje foi um dia em grande, finalmente chegou o kit de co2 da aquaristic e resolvi passar pela Naturline e trazer um abastecimento de peixes.

 

Para o problema das algas vieram 2 SAE (Crossoccheilus Siamensis) pequenos e uma Neritina Natalensis. E para completar a fauna trouxe 10 Rasboras Heteromorphas

 

DSCN1452.JPG

 

DSCN1456.JPG

 

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! O aqua está muito giro! Como se chama essa bolinha de musgo que tens no meio? Eu também tenho aqui umas quantas mas não sei o nome, pois gostaria de arranjar mais.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! O aqua está muito giro! Como se chama essa bolinha de musgo que tens no meio? Eu também tenho aqui umas quantas mas não sei o nome, pois gostaria de arranjar mais.

 

Obrigado Zogli,

 

Chama-se Cladophora aegagropila e a tropica vende-a. Podes ver mais info sobre ela neste link

 

Abraço,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, antes demais parabéns pois está com muito bom aspecto! Pois eu tirava precisamente a Cladophora, pois acho que não fica bem nesse tipo de aquário que tens aí, acho que a mesma se insere mais em outro tipo de aquários com águas mais movimentadas e com pedras arredondadas, etc. Mas isto é o meu gosto pessoal... Tinha também colocado ou um tronco ou umas pedras maiores para contrastar um pouco coma as plantas, plantas estas que gosto bastante!

Continua com as actualizações e força nisso.

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma foto dos novos habitantes.

 

DSCN1449.JPG

 

As Rasboras Heteromorphas são minusculas, têm pouco mais de 1cm, lá ao fundo laranja anda a passear um espada com 22 dias.

 

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Aqui vai uma actualização.

 

DSCN1825.jpg

 

 

A Riccia vai com uns impressionantes 4cm de altura. Já não se vê a rede metálica :lol:

 

DSCN1838.jpg

 

 

Adicionei mais umas plantas: "Hemianthus callitrichoides cuba" e "Eleocharis acicularis"

 

DSCN1843.jpg

 

 

Morreram-me 3 "Falsos Narizes de Bêbado" com o espaço de 15 dias entre cada sem razão aparente, mas os restantes encontram-se de boa saúde.

 

As algas cabeludas foram completamente dizimadas pelos 2 SAEs :silly:

No entanto começaram-me a aparecer green spots, possivelmente vou ter que as tirar mecanicamente, a Neritina não é muito activa, passa muito tempo parada... será que morreu??? já está no mesmo siteo à 3 dias...

 

Olhando agora para o aquário penso que já exagerei na quantidade de plantas... mas mesmo assim gosto do aspecto.

Para compor um pouco as coisas fiz uma poda valente à Heteranthera Zosterifolia e à Hygrophila Polysperma "Rosanervig"

A Ceratopteris Thalictroides também precisa duma poda, mas estou com dúvidas como se poda esta planta, se corto a rama por baixo, como se faz ao microsorium pteropus ou se diminuo o tamanho da rama com um corte ao meio...

 

Depois coloco fotos.

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ex-CO2: Hailea HL-C900 (gerador de placa de carbono, podem ver este tópico aqui)

 

vejo que abandonaste... porqué?

 

Kromo aquilo é mesmo muito mau, podes ver aqui a minha aventura com esse equipamento:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62102

 

Mas resumindo, apesar de funcionar bem ao nível do CO2, deixava-me a água completamente turva e as plantas com uma camada de fuligem....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como se costuma dizer: "uma imagem vale mil palavras" aqui fica o registo fotográfico do resultado de ter mexido no gerador da Hailea de uma ponta do aquário para à outra.

 

DSCN1305.jpg

 

E as plantas estavam sempre com esta fuligem

 

DSCN1276.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Depois da fauna ter sobrevivido ao período de férias :), revolvi comprar um dos peixes que mais gosto, um escalar (pterophyllum scalare)

 

DSCN1945.jpg

O escalar e um espada juvenil, que nasceu neste aquário.

 

DSCN1890.jpg

Vista geral

 

DSCN1912.jpg

Hora da comida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois da fauna ter sobrevivido ao período de férias bigsmile, revolvi comprar um dos peixes que mais gosto, um escalar (pterophyllum scalare)

 

 

Hora da comida

Um escalar com Guppys e espadas???

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou o escalar é mesmo muito novinho...ou esses rabitos dos Guppy...ai ai!E qual o PH do aqua consegues manter a 7?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho guppys, esse pequenino que ai vêm é um espada juvenil (de 100 dias).

O escalar é ainda pequeno (uns 4-5cm). Não noto comportamento agressivo da parte dele, pelo menos por enquanto...

Um dos meus maiores receios são os camarões red cherry ;), mas como tenho bastantes e já são grandes.... vamos lá a ver o que acontece.

 

O pH neste momento está a 7, como tenho sistema de CO2 pressurizado consigo baixar o pH da água da companhia, que vem a 7,8 e manter estável.

Já tive o pH a 6.8 por causa do resto da fauna (cardinais, falsos-nariz de bêbado e rasboras) e por causa das plantas.

Como o kH da minha água ronda os 3º tinha uma concentração de CO2 de 14,26ppm. Mas vim a verificar que as plantas não precisam de tanto CO2 e que os peixes aguentam bastante bem o pH a 7.

 

Mesmo assim as plantas fartam-se de crescer, estou a seguir fertilização de micros e macros separadas, e tento manter os seguintes níveis de nutrientes:

KNO3 (Azoto): 5 a 10ppm

KH2PO4 (Fosfatos): 0,5 a 1ppm

Faço adições semanais destes compostos com as micros. K (Potasio) e FE (Ferro) faço adições baixas de 2 em 2 dias.

As TPAs são de 20L semanais, antes da fertilização.

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bonito mesmo.

E quato ao escalar e aos red´s penso que todos os que conseguir apanhar serão apenas alimento vivo.Mas penso que até os cardinais os irão comer.

Mas como tens o aquario extremamente plantado sobreviverão sempre alguns.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kosuta, esse difusor de CO2 é o que vem com o kit da Aquaristic né ?

 

E safa-se num agua desses ? É que é dito lá no site deles que só dá até aquas de 120lt ?!

 

Já agora que tal estás satizfeito com essa calha ?

 

Estou a pensar comprar para o meu novo aqua de 1mt uma Sun-Sun HFL1000 4x39W T5. Que achas ? Não sentes falta de mais luz nesse teu aqua ?

 

Cumps.

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.