Agua Cristalina (novidades, Pag.5)


Recommended Posts

Ola pessoal, a minha duvida é a seguinte, como é que se consegue ter uma agua cristalina como se ve ai em muitos aquas? o meu parece que esta sempre um pouco "basso"!

O aquario em questao é de 200L plantado com um Eheim 2224!

Terei de adicionar alguma coisa? ou é alguma coisa que estou a fazer mal? no filtro tenho um cesto com ceramicas purosas e noutro o eheimsub. com la de vidro em cima!

De manha quando a luz liga é que parece mesmo sujo depois melhora, mas nunca para um estado cristalino nitido!!!!

Ha alguma maniera para obter esses resoltados?

Agradecia uma ajudinha!~

 

Abraços! :D

 

Há quanto tempo tens o aquário montado?

Isto porque se ainda não estiver bem (leia-se PREFEITAMENTE ) estável acontece que se conseguem ver nuvens de colónias de bactérias. Com o tempo estas vão deixar de se verem embora cada vêz estejam mais presentes, apenas não estão em suspensão.

Quanto á água cristalina garanto-te que nenhuma o é, apenas que a galinha da vizinha é mais gorda que a minha...

Espero ter-me feito compreender... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 129
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

o aqua tem cerca de 2 meses e pouco, para 3...

O pior é que as galinhas da vizinha sao por vezes bem mais gordas!! hehe =)

Obg :P

 

Tudo bem! Não desesperemos...

Vamos por partes.

1º - Num aqua de 200 litros o filtro não deve ter capacidade superior a 600 litros hora sem filtragem pois isso implica que existem muitas bolhas de ar dissolvidas no jacto.

2º - Estando este vector controlado passamos à capacidade de filtração... se ainda existirem "particulas em suspensão" tente utilizar microfiltragem pois se tal não existir todas as particulas que não ficaremretidas no filtro "normal" continuarão a circular.

3 - Por último, e como penso que estará a acontecer, deves ter a temperatura da água em cerca de 28 a 30 graus, o que obriga a que as colónias de bactérias se movimentem em vêz de estacionarem procurando alguma frescura. Repara se existem dois niveis de visibilidade. A parte superior com menor transparência que a inferior.

Se tal acontecer junta todas as dicas e verás que tudo vai melhorar significativamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ja agora para o meu aqua com 200L plantados, que W´s devera ter a UV com quantas horas diarias?!!

O filtro UV é aplicado no Tubo do OUT do filtro nao é? tal como vi no teu DIY nao é Davs?

 

Por experiência própria, nos meus aquas, um está 1 hora ligada e 2 desligada, no outro está hora sim hora não, mas vou reduzir o tempo de funcionamento. A quantidade de horas varia com muitos factores. Potência da lâmpada, a forma como está construido o filtro UV, ( um deles tem lâmpada dentro de um tubo de vidro, enquanto o utro está em contacto directo com a água ), caudal dos filtros, e está claro, a litragem do aqua. Acho que só por tentativas lá se chega.

O filtro UV, quando aplicado em linha com o flitro de água, é sempre depois da saída deste, ou seja no OUT.

 

 

1º - Num aqua de 200 litros o filtro não deve ter capacidade superior a 600 litros hora sem filtragem pois isso implica que existem muitas bolhas de ar dissolvidas no jacto.

Um dos meus aquas tem 200 litros, o meu filtro faz 1000 lts/hora e não tenho bolhas de ar se a saída de água do filtro estiver abaixo do nível de água.

 

 

2º - Estando este vector controlado passamos à capacidade de filtração... se ainda existirem "particulas em suspensão" tente utilizar microfiltragem pois se tal não existir todas as particulas que não ficaremretidas no filtro "normal" continuarão a circular.

Concordo plenamente.

 

 

3 - Por último, e como penso que estará a acontecer, deves ter a temperatura da água em cerca de 28 a 30 graus, o que obriga a que as colónias de bactérias se movimentem em vêz de estacionarem procurando alguma frescura. Repara se existem dois niveis de visibilidade. A parte superior com menor transparência que a inferior.

Se tal acontecer junta todas as dicas e verás que tudo vai melhorar significativamente.

No meu plantado, a temperatura sempre esteva a 26º, e a água estava sempre "baça". Depois da colocação do filtro UV, em dois dias apenas, a água passou de "baça" a transparente, vulgo cristalina. Não estou de modo algum a duvidar ou a contrariar das tuas explicações, mas para conseguir a tal água cristalina, sem utilização de um filtro UV, não será extremamente dificil?

 

Uma coisa é certa, tenho dois dos meus aquas com filtro UV, e qualquer pessoa que venha cá a casa, aquariofilista ou não, notam logo que a água está muito cristalina, quase como se não tivesse água dentro. Coincidência? Acho que não, daí ter ecomendado a utilização de um filtro UV.

 

Repito que não sou ninguém para contrariar a opinião dos outros, já que cada um pode, e deve, ter a sua. Este espaço serve para isso mesmo!

 

"Fórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão." ( in Wikipédia )

 

É isso que se tem feito aqui, de uma maneira salutar e educativa.

 

Cumps.

 

Davs

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons dias pessoal...

O meu aqua esta sempre nos 27º C e o filtro é um 2224 que faz 700L/H...

O difusor de saida do filtro esta mais ou menos na linha de agua, um pouco mais a baixo para nao haver muita circulaçao (oxigenaçao) para que nao corte o efeito do CO2 nas plantas...

Um dia destes fiz uma experiencia, rodei o difusor de modo a "mandar" a agua de contra a parede do aqua para nao causar tanta circulaçao, pois pensei que deste modo as particulas em circulaçao acentasem, mas o resultado obetido no fim de 2/3 dias é o mesmo! ou seja a agua baça!

O que eu noto tambem, nao sendo sempre, mas de vez em quando... e uma pequena pelicula branca ao cimo de agua... ja me disseram que sao bacterias, nao sei se isso tambem contribui ou nao para o facto da agua estar baça!

Quanto a microfiltragem, isso pode-se fazer como? pensei que a la de vidro fosse para esse efeito, pelos vistos nao!

Tamebm admito que o aquario ainda nao teja estabilizado, e um facto!

 

Desculpem tanta ignorancia junta... mas tal como diz o Davs... para isto é que servem os foruns tambem!! =) hehe

 

Obg a todos mais uma vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.....num aqua para discus o filtro deve fazer umas 5 X hora a capacidade de agua do aqua.

Neste caso uns 1.000 lt por hora.

Discus são peixes que crescem, têem de comer comida "forte" e poluente e precisam de àgua perto da perfeição.

Compra/faz o UV, põe uma potencia superior ao aconselhado e após o aqua estar "ciclado" liga-o 24h/dia. :popcorn:

Assim terás muito menos problemas.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa tarde pessoal, tudo bem?

Bem de dia para dia estou a notar cada vez mais turvidez... o que me leva a pensar em fazer um TPA de 50%...

Mas ainda vou esperar mais uns diazitos....

O problema nao sera do filtro? Tireio a pouco para ver por dentro e a la de vidro estava mesmo muito suja... deilhe uma lavagem e voltei a metelo no sitio... nao sei se teria sido disso ou nao, mas que ela esta mesmo muito suja é um facto, ate parece que estava a entupir o filtro! Agora vamos la ver...

Mas eu necessito mesmo de um UV... as plantas pelo contrario estam a ficar bonitas... até aqui nao cresciam nada, agora desde que começei a fertilizar é logo outra coisa!!

 

deixo-vos com 2 fotos que mostra bem o meu problema:

 

Esta é da nevoa que se forma a tona de agua!

Pic_11752_9.jpg

 

 

 

Esta é o estado da agua!

Pic_11752_10.jpg

 

Estou mesmo a ficar preocupado... gostava de uma agua limpinha e tenho isto!! banana rock sera que o problema e só falta do UV?

Ou podera ter outra fonte a causar tal coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo mpguerreiro

Pareces ter um verdadeiro problema com as algas. A lâmpada UV resolvia isso mas o teu problema é mesmo com a água. Colocar UV era estar a esconder a verdadeira origem do problema.

No teu caso não se trata de querer água cristalina. Tu queres é primeiro obter uma água minimamente transparente.

A minha opinião : esquece por agora o UV e identifica a causa do problema. A bomba está a debitar o caudal adequado ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo mpguerreiro

Pareces ter um verdadeiro problema com as algas. A lâmpada UV resolvia isso mas o teu problema é mesmo com a água. Colocar UV era estar a esconder a verdadeira origem do problema.

No teu caso não se trata de querer água cristalina. Tu queres é primeiro obter uma água minimamente transparente.

A minha opinião : esquece por agora o UV e identifica a causa do problema. A bomba está a debitar o caudal adequado ?

 

Boas noites amigo...

 

Sim, tenho a noçao que o problema nao é da agua mas sim de alguma coisa que se esta a passar para tal estar a acontecer... agora é saber o que? mas mesmo antes de ter acontecido isto ja a agua por sim nao é assim tao cristalina... por isso é que abri o topico...

Agora tem se vindo a agravar... amanha vou tirar as mediçoes para ver o que é que me dizem!!

Podera ser de excesso de fertilizaçao? mas se fosse esse o caso tinha o PO4 alto, e esta a 0... agora nao tenho e nitratos... estes estam a zero... equanto deviam de estar a 20/25... que dizem?

Podera estar relacionado? faço TPAs todos os dias de 30L!

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pois, efectivamente não tens um problema de água pouco cristalina mas sim um problema de algas em suspensão, a chamada água verde.

 

A forma mais fácil e rápida é a utilização da UV. Se não for por esse meio: tpas grandes diárias: plantas de crescimento rápido, e uma avé Maria :blush:

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons dias pessoal...

Acabei de fazer uma TPA de cerca de 50%, como é logico melhorou um pouco...

Mas antes de fazer a TPA tive a medir a agua, e os resultados sao:

 

PH:7

Amonia:0

Nitritos:0

Nitratos:0

GH:20

KH:20

PO4:0.5

 

Que dizem dos resultados obtidos? partindo do inicio que o problema sao algas, o que posso estar a fazer de errado?

Fertilizo de 4 em 4 dias, 10ml de fertilizante liquido da tropica, e por acaso calhava fertilizar hoje... Agora estou com receio de o fazer...

Que dizem? Podendo ser algas em suspençao os niveis de PO4 nao teriam de estar mais elevados?

 

de qualquer forma quero mesmo arranjar um filtro UV sendo ou nao problema de algas...

Vamos la ver o que o Davs me diz, visto ele ter dito que ia dar uma limpeza a casa e a ver o que podia fazer... nao é amigo?? hehe ;P

 

Antes de a luz do aqua desligar ainda vou fazer outra TPA!!

Vamos la ver se isto melhora aos poucos!!

 

Estou grato pela vossa ajuda e dicas, obg a todos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trata de fertilizar com Nitratos, Fosfatos e Potássio, mas em separado.

Tens aí uns desequilibrios de nutrientes.

 

Vê o tempo de luz que tens, se o CO2 está a sair em quantidade e a dissolver-se quase todo. Põe a água na saída do filtro logo abaixo da superfície, a fazer o máximo de corrente possível. Aspira o fundo. Coloca umas cabombas ou Limophila sessiflora ou riccia.

 

O UV apenas disfarça, ao fim de uns dias depois de o desligares de vez, volta tudo ao mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trata de fertilizar com Nitratos, Fosfatos e Potássio, mas em separado.

Tens aí uns desequilibrios de nutrientes.

 

Vê o tempo de luz que tens, se o CO2 está a sair em quantidade e a dissolver-se quase todo. Põe a água na saída do filtro logo abaixo da superfície, a fazer o máximo de corrente possível. Aspira o fundo. Coloca umas cabombas ou Limophila sessiflora ou riccia.

 

O UV apenas disfarça, ao fim de uns dias depois de o desligares de vez, volta tudo ao mesmo.

 

Como é que eu posso obter esses nutrientes em separado?

Aconselhas-me a subir um pouco o CO2 para que se disolava menos?

De manha fiz uma TPA de 50%... melhorou um pocco na altura... mas agora esta exatamente na mesma ou pior ainda :?

Quanto ao fertilizante, nao devo de fertilizar com o tropica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O UV apenas disfarça, ao fim de uns dias depois de o desligares de vez, volta tudo ao mesmo.

 

Bem, ninguém compra um UV para o "desligar de vez" - aliás, ainda ninguém referiu aqui, porque se calhar todos partimos do princípio que toda a gente sabe, mas o UV não serve apenas para manter a água cristalina, mas principalmente para matar as bactérias, vírus, fungos, etc, que andam pela água; desde que tenho um, a taxa de mortalidade desceu a pique. Radicalmente!

 

boas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ninguém compra um UV para o "desligar de vez" - aliás, ainda ninguém referiu aqui, porque se calhar todos partimos do princípio que toda a gente sabe, mas o UV não serve apenas para manter a água cristalina, mas principalmente para matar as bactérias, vírus, fungos, etc, que andam pela água; desde que tenho um, a taxa de mortalidade desceu a pique. Radicalmente!

 

boas

 

Boas Nuno, tudo bem?

Entao, na tua opiniao recomendas e tens te dado bem com UV?

A minha questao agora nem é essa... porque ja decidi, e quero mesmo meter UV, agora o problema, e o que eu estou a tentar entender é o seguinte...

Desde que alguem disse aqui no topico que sao algas em suspençao pelo aqua, e disso tambem nao doviduo pois tambem me parece... Agora pergunto...

O UV "da cabo" dessas algas? ou como alguem disse tambe... servira tambem so para disfarçar o problema?

Esta aqui um dilema :?

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ainda não "ouvi" dizer a ninguém que o filtro UV não é benéfico. Se fizerem uma pequena busca pela Net, encontram muita informação sobre o assunto.

 

"Filtro" UV

 

 

Este tipo de dispositivo deveria ser mais propriamente chamado de esterilizador baseado em luz ultravioleta do que filtro, uma vez que da função conceituada como filtração no início desse artigo ele nada executa.

 

Sua atuação se dá através da circulação de água por um recipiente em que se encontra acesa uma lâmpada UV emitindo radiação em uma freqüência esterilizante: UV© ~250 Angstroms. A radiação ultravioleta mata células vivas (bactérias, algas, etc.), por meio da destruição do seu DNA, proporcionando um meio eficaz de controlar agentes patógenos.

 

Para que a ação da luz UV© seja eficaz, é necessário um tempo mínimo de exposição, com um fluxo entre 35 a 95 litros por hora por Watt, ou seja, tipicamente para uma lâmpada de 15 W o fluxo deverá estar entre 500 e 1400 litros por hora. No caso de projetos montados, como medida de segurança recomendamos adotar sempre os fluxos mínimos de modo a garantir a exposição máxima dos microorganismos do meio à radiação UV.

 

Problemas comuns que podem reduzir a eficiência e taxa de esterilização: - Fazer a água fluir muito rápido pelo "filtro" UV. - A obstrução da luz devido ao acúmulo de depósitos na superfície da lâmpada (processo gradual). - O enfraquecimento da luz devido à idade da lâmpada (que tipicamente tem uma vida útil de seis meses.) ATENÇÃO !!! A mesma propriedade desta luz que mata germes pode danificar os olhos humanos, portanto cuidados especiais devem ser tomados em relação à exposição dos olhos quer direta quer indiretamente à luz UV. Além disto esta radiação também pode causar sérios danos à pele humana, desde queimaduras até câncer de pele. Seu maior perigo está em que a vítima não tem qualquer sensação física (calor) ao ser exposta, não tendo portanto qualquer "aviso" dos danos que está sofrendo.

 

 

O que o esterilizador UV faz?

O esterilizador UV é utilizado para controlar infecções nos peixes, pois consegue fazer com que as bactérias e parasitas não passem de um peixe para outro. Se dimensionado corretamente, todos os organismos em suspensão na água são eliminados. Outro grande benefício é que o esterilizador UV mata algas em suspensão e, por isso, é muito utilizado em lagos.

 

Como ele funciona?

O esterilizador UV utiliza uma lâmpada fluorescente especial com um comprimento de onda de 2537 Angstroms. A água com bactérias e algas passa pelo bulbo da lâmpada e é atingida pela radiação. Quando essa luz penetra no microorganismo, inicia-se uma mutação no DNA (material genético), prevenindo, assim, a reprodução do microorganismo atingido.

 

Quais equipamentos são necessários?

Uma bomba d'água para movimentar a água através do esterilizador UV. A bomba, em conjunto com algum filtro, normalmente, é tudo o que se precisa. É muito importante e útil utilizar um filtro mecânico antes do UV, especialmente se esse uso for o de controle de algas, tanto no lago como no aquário.

 

Quais tipos de aquários?

O esterilizador UV trará benefícios para todos os tipos de aquário, inclusive para peixes marinhos e aquários de corais.

 

Quais são os benefícios?

Em aquários, a utilização do esterilizador UV irá prevenir a infestação de doenças causadas por bactérias. Isso é especialmente importante quando se adiciona novos peixes em um aquário estabilizado. Mesmo se um aquário de quarentena é utilizado, o novo peixe estará sob estresse e suscetível a doenças que os habitantes presentes podem estar resistentes. Em lagos, é uma das melhores formas de controlar algas em suspensão, possibilitando o proprietário ou criador ver e curtir seus peixes. O esterilizador UV vai matar bactérias em suspensão na água do lago e também pode ser utilizado para controlar parasitas, no entanto a vazão necessária se dá de forma mais lenta, sendo necessário instalar um esterilizador de maior porte para matar os parasitas com eficiência.

 

Existe algum efeito colateral?

Ao mesmo tempo em que o esterilizador UV não causa nenhum problema, deve-se evitar usá-lo em aquários que ainda não estão estabilizados, pois ele pode matar as bactérias benéficas antes que elas se prendam nos filtros biológicos. Alguns medicamentos também podem perder o efeito sob a luz UV e, por isso, o esterilizador deve ser desligado em período de tratamentos com remédios, especialmente nos quais são utilizados quelato de cobre.

 

A esterilização UV possui muitas vantagens e poucas desvantagens. O sistema UV é de fácil instalação, requer pouca manutenção e pode prover um enorme benefício à saúde de seus peixes.

 

 

Esterilizadores de ultravioletas (UV)

Uma grande intensidade de raios ultravioletas destroi o DNA das células vivas e pode ser um método eficaz de controlar os organismos patogénicos. A intensidade germicida mais efectiva da luz ultravioleta, UV-C, é da ordem dos 2500 Angstroms=250 nm (NT.2). Para ser eficaz a esterilização por UV deve ser de 35.000/100.00 Mw/s/cm2 (NT.2) de energia, o que corresponde a tratar de 40 a 100 litros de água por hora e por Watt (ou menos para unidades que não funcionem no pico de eficiência).

 

Os problemas mais vulgares que podem reduzir a eficiência de esterilização são:

  1. Passagem demasiado rápida da água sob a luz UV.
  2. Diminuição da radiação por depósitos de sais ou de resíduos de bactérias na lâmpada
  3. Diminuição da intensidade da lâmpada devido ao tempo (a sua duração média é de seis meses)

A mesma propriedade destes raios poderem matar germes, pode ser prejudicial para os olhos e deve ter-se o CUIDADO de não deixar incidir directa ou indirectamente os Uvs nos olhos. (O problema é particularmente grave porque os danos ocorrem no interior dos olhos, antes que se sinta qualquer dor. Muita gente já prejudicou gravemente a sua visão deste modo). A luz UV-C não penetra na água facilmente, portanto os esterilizadores são colocados muito perto da água, o que traz o risco acrescido de descarga eléctrica se a lâmpada se parte.

 

Existem três tipos de esterilizadores de Uvs:

  1. De tabuleiro (tipicamente de construção caseira), onde as lâmpadas são suspensas de reflectores sobre um tabuleiro pouco fundo por onde passa a água lentamente. Benefícios: fácil limpeza, construção barata, dimensões de acordo com a aplicação. Inconvenientes: elevado risco para os olhos, demasiado grande e inestético para uso caseiro.
  2. Lâmpada tubular molhada. Este tipo tem a vantagem de não necessitar de reflector. A água passa directamente pela lâmpada que está montada num tubo à prova de água. Benefícios: barato, compacto e eficiente. Inconvenientes: dificuldade de limpeza dos resíduos acumulados e riscos de segurança devido a choque eléctrico.
  3. Lâmpada tubular seca. Semelhante à anterior mas o tubo de UV está rodeado por um tubo de quartzo isolando-o da água. São os mais caros mas também os mais seguros. A mudança da lâmpada é fácil e estes tipos de lâmpada seca podem ter um sistema de limpeza dos resíduos depositados no tubo de quartzo. Alguns fabricantes incluem sensores para controlar a intensidade da luz e a sua duração ou altura de substituição da lâmpada.

NT.2: A unidade de comprimento de onda Angstrom = 0,1 nm (nanometro) A banda de raios ultravioletas do espectro de ondas está dividida em três gamas:

  • Ondas longas UV-A 320-400 nm
  • Ondas médias UV-B 280-320 nm
  • Ondas curtas UV-C 180-280 nm

É nesta última gama (UV-C) que se situa o poder germicida dos raios UV.

 

 

A solução definitiva para eliminarmos os microorganismos, bactérias, protozoários e vírus e principalmente as algas em suspensão é a exposição de raios ultravioletas. Os raios ultravioletas destroem com eficácia uma grande variedade de microorganismos que nadam livre na água do aquário. Estes pequenos seres são eliminados devido a ação destrutiva da radiação no núcleo da célula dos microorganismos.

 

Muitos aquaristas estão usando o Esterilizador de Ultra Violeta para reduzir ou eliminar complemente algas e para prevenir doenças . Apesar de algumas contradições , que devemos levar em conta, temos que ressaltar a importância de instalar um Esterilizador de Ultra Violeta.

Para os aficionados em tanques e os amantes de lagos que sofrem em demasia com as algas verdes em suspensão, pois os lagos e tanques estão constantemente expostos a luz solar fazendo que trocas parciais não sejam suficientes para elimina-las, devem adquirir o Esterilizador.

 

O reator consiste basicamente em uma bomba, um tubo plástico onde é inserido uma lâmpada de UV. A água e bombeada para o interior deste tubo onde obrigatoriamente passara pelo vidro da lâmpada fazendo que ocorra a esterilização. A luz UV somente é exposta no interior do reator.. Existem tabelas próprias para a velocidade e quantidade de água, determinando assim, o tempo de exposição. Existem diversos modelos de Reatores de UV, alguns com bombas acopladas e dimensionadas para o tamanho de aquário especifico, outros modelos são apenas constituídas de reatores, sem as bombas. Vários aquaristas que possuem filtro de Canister, ligaram a saída da água na entrada do Esterilizador. A instalação é versátil e adapta-se a qualquer tipo de tanque ou de aquário. Bactérias Nitrificantes:

A luz de ultravioleta mata qualquer tipo de microorganismo, portanto as Bactérias Nitrificantes tão necessárias para nossos aquários também estarão ameaçadas?

Existe uma verdadeira polemica no assunto, alguns especialistas dizem que a Luz pode matar 50 % das bactérias nitrificantes , mesmo que elas habitem nos filtros...outros especialistas afirmam que nenhuma bactéria é perdida com a luz, a prova seria, segundo eles, a falta total de amônia em aquários esterilizados já a algum tempo. Grandes pisciculturas usam em painéis de aquários com filtragem única e alegam que desconhecem doenças nos aquários.. Temos um aquário de plantas com alguns Discos e com um reator da Rainbow-Lifegard e confesso que não existem algas.... Amônia perto de zero. Temos porém a obrigação de informar as controvérsias dos fatos. Portanto quem tiver a disponibilidade de adquirir o Esterilizador não perca tempo pois é de suma importância para seu aquário.

 

 

Acho que tantas pessoas não podem estar erradas sobre a utlização do filtro UV em aquariofilia. Há quem possa discordar, cada um tem direito a ter a sua opinião.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno, tudo bem?

Entao, na tua opiniao recomendas e tens te dado bem com UV?

A minha questao agora nem é essa... porque ja decidi, e quero mesmo meter UV, agora o problema, e o que eu estou a tentar entender é o seguinte...

Desde que alguem disse aqui no topico que sao algas em suspençao pelo aqua, e disso tambem nao doviduo pois tambem me parece... Agora pergunto...

O UV "da cabo" dessas algas? ou como alguem disse tambe... servira tambem so para disfarçar o problema?

Esta aqui um dilema banana rock

 

Cump

 

Olá, lê com atenção o post do Davs!!!!!, aí tem imensa info de 1ª qualidade. Quanto às algas em suspensão, sim, o UV trata delas, mas como foi dito aqui também convém resolver o problema (em geral fertilização a mais, ou alguma matéria orgânica a decompor-se). cumps Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na altura do aniversário do meu filhote, tinha a água verde, com a família a ir lá a casa no fim de semana. De notar que o meu aqua tem 150cm e está na sala...ficava mesmo lindo, não haja dúvida!!!! Nessa semana, lá ficou o UV a limpar a água.

 

Eu usava UV quando tinha a água verde, até atinar com a rotina de fertilização. Deixava ligado 24h, durante 1 semana e ia fazendo TPAs de 2 em 2 dias. Depois desligava o UV.

Atenuava, mas só resolveu de vez com o aumento de corrente, com a fertilização e com a colocação de mais cerâmicas e bioballs no filtro externo.

Até cheguei a trocar 2 das lampadas, para ter um espectro de côr diferente. Coloquei também uma porção de Riccia a flutuar para consumir os nutrientes em excesso. As lâmpadas voltaram a ser as originais, apenas mantenho uma ilha de Riccia a cescer.

 

Agora, à vários meses que se mantem limpida.

 

Já à muito tempo que só usava UV durante 1 semana, 24h seguidas, quando introduzia algum peixe, caracol ou planta nova. Como à vários meses que não meto nada novo, a não ser água, só uso o UV quando me lembro. Por falar nisso, já podia pôr, a última vez que usei o UV, foi à 3 meses atrás.

 

O UV, no teu caso, vai ajudar, mas ou o manténs sempre ligado (com gasto da lâmpada e energia) ou aprendes o que fazer para sanar o problema de vez.

 

UV e resinas, resultam, mas assim, não evoluis nem aprendes nada de novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal, bons dias...

Ca estou eu novamente, a minha decisao esta tomada e vou mesmo instalar um filtro UV ...

Agora tenho uma duvida quanto a sua utilizaçao... Sendo que o UV esteriliza a agua, mata todos os seus microorganismos, quando eu aplicar fertilizante liquido vai anular o seu efeito?

Eu acho que nao, visto que os fertilizantes nao tem microorganismos na sua composiçao que sejam beneficos para as plantas (digo eu)!!!

Estou confuso :(

 

Quanto as horas de luz UV... estava a pensar em começar com umas 5/6 horas de luz exposta... que dizem? é pouco?

Deve de estar continuamente ligada? ou deve de ser intervalado... do tipo, 1 hora ligada e outra desligada, po exemplo??

 

Ja compreendi que tem tudo a haver com o aqua, cada aqua é um caso... logo tambem tenho de procurar a melhor forma para o meu!!

Mas gostava de ouvir (ler) opinioes vossas!

 

Um abraço

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal, bons dias...

Ca estou eu novamente, a minha decisao esta tomada e vou mesmo instalar um filtro UV ...

Agora tenho uma duvida quanto a sua utilizaçao... Sendo que o UV esteriliza a agua, mata todos os seus microorganismos, quando eu aplicar fertilizante liquido vai anular o seu efeito?

Eu acho que nao, visto que os fertilizantes nao tem microorganismos na sua composiçao que sejam beneficos para as plantas (digo eu)!!!

Estou confuso :puppydogeyes:

 

Quanto as horas de luz UV... estava a pensar em começar com umas 5/6 horas de luz exposta... que dizem? é pouco?

Deve de estar continuamente ligada? ou deve de ser intervalado... do tipo, 1 hora ligada e outra desligada, po exemplo??

 

Ja compreendi que tem tudo a haver com o aqua, cada aqua é um caso... logo tambem tenho de procurar a melhor forma para o meu!!

Mas gostava de ouvir (ler) opinioes vossas!

 

Um abraço

Marco

 

 

Meu caro,

Tive as mesmas dúvidas, arrisquei e notei uma diferenças brutal :)

Quanto à lampada, tens de ter em conta também o fluxo do filtro. No meu caso (aqua 160lts c/<filtro Eheim 2026), optei pelo UV da JBL de 9W. Em termos de tempo deixo a funcionar por 9 a 10 horas dia.

Segue este link para te facilitar a identificação do modelo mais adequado ao teu caso:

http://www.jbl.de/factmanager/frame_page.p...pe=2&Id=490

Infelizmente se comprares cá em Portugal arriscas-te a pagar valores na ordem dos 90 a 100€ pelo modelo de 9W. Aconselho-te a alinhares numa das encomendas à Aquaristic (59,46€) para reduzir os valores dos portes, caso optes pela minha sugestao.

 

Cumpts

RL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá NUNONI,

 

Estive a ver no Ebay Alemão, e o material que está à venda é só expedido para a Alemanha (pelo que consegui traduzir pelo google)

Ainda te lembras da loja o do user a quem compraste?

 

Obrigado,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá NUNONI,

 

Estive a ver no Ebay Alemão, e o material que está à venda é só expedido para a Alemanha (pelo que consegui traduzir pelo google)

Ainda te lembras da loja o do user a quem compraste?

 

Obrigado,

Sérgio Costa

 

A http://www.seahorseshop.com/store/ loja patrocinadora do fórum, tem uns UV a bom preço e se te poderes deslocar ao local para levantamento fica-te a preço igual ou até menor do que comprados em ebay.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.