SatControl

Membro
  • #Conteúdo

    92
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por SatControl

  1. Obrigado pela resposta. Penso que o manómetro não está avariado porque respondeu muito bem durante a última descarga da botija. A botija está perfeitamente dentro da validade. O que eu pensava era que independente da pressão de carregamento a pressão ia situar-se nos 55 bar por se estabelecer o equílibrio entre o líquido e o gás naquela pressão.
  2. Boas Estava convencido que a pressão do CO2 na botija não podia ser superior a 55 bar. Só que desta vez após uma recarga vejo a pressão a .... 90 bar ... Isto é normal ?
  3. Sim, anula em parte. Mas não quer dizer que fiques sem CO2. É uma questão de diminuires (ou tirares) a agitação provocada pelas bolhas e/ou aumentares o caudal de co2.
  4. Faz uma pesquisa aqui no fórum. Encontras vários tópicos sobre onde carregar as botijas.
  5. Amigo mpguerreiro Pareces ter um verdadeiro problema com as algas. A lâmpada UV resolvia isso mas o teu problema é mesmo com a água. Colocar UV era estar a esconder a verdadeira origem do problema. No teu caso não se trata de querer água cristalina. Tu queres é primeiro obter uma água minimamente transparente. A minha opinião : esquece por agora o UV e identifica a causa do problema. A bomba está a debitar o caudal adequado ?
  6. Meter no aquário ? Os peixes nem sabem a quantas andam. Tanto estão em água com 0ºC como em 30ºC
  7. Boas Respondeste à minha duvida. Obrigado.
  8. Boas Depois de ler algumas coisas sobre estas lâmpadas power compact fiquei com uma duvida - qualquer uma dá, ou são como as lâmpadas fluorescentes que têm de ser especiais para plantados (aquariofilia) ? As lampadas PC que vendem nas lojas de electricidade dão para o efeito ?
  9. A filtragem biológica é feita no filtro externo. O filtro de fundo está em desuso. Se tiveres agitação na superfície não é preciso a bomba de ar. Usa cerâmicas num. O outro podes deixar livre conforme a necessidade (pode ter carvão activo para água suja, turfa para água alcalina, etc). Parto do princípio que o filtro tem as esponjas também. Aquecimento de fundo é para melhorar o crescimento de determinadas plantas. Mas primeiro deves conseguir tomar conta delas mesmo sem o aquecimento, senão de nada te adiantará.
  10. Como já foi dito, o mercúrio não é preto - é cinzento. E se fosse mercúrio duvido que o encontrasses no meio do areão, pois ele quando cai fica dividido em bolinhas muito pequenas. O líquido é possivelmente álcool com um corante. Confirmem, por exemplo aqui, http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/m...ermometros.html
  11. A lâmpada UV é sem duvida o melhor para uma água 100% cristalina. Nem se sabe que está lá água Na impossibilidade do UV tens o carvão activado que também faz uma boa limpeza.
  12. ASAE - trata-se de uma actividade económica e aquilo põe em causa as condições sanitárias da mesma.
  13. põe no you tube http://www.youtube.com/ quero ver isso ...
  14. Epá, estas fotos são de uma loja ?
  15. E que tal estender a margem sul até Setúbal. Por cá temos uma loja na Praça do Brasil, logo à entrada de Setúbal. Nada de especial, mas dá para desenrascar. Preços um pouco altos e peixes nem sempre nas melhores condições.
  16. SatControl

    Fe2+ - Ajuda

    Sim, estava a referir-me aos óxidos. Mas por acaso quando estava a escrever isso estava também a interrogar-me se os testes de ferro fazem a leitura do Fe 3+ na forma solúvel - alguém sabe ? Sim, a HA faz o complexo com gluconato, mas continua a ser orgânico.
  17. SatControl

    Fe2+ - Ajuda

    Então está explicado. Já fiz por várias vezes a experiência : 1ª Controlo o ferro. 2º ligo a lâmpada umas quantas horas 3º deixo passar mais algumas horas 4º Meço outra vez o ferro Resultado : ou está a zero ou tem uma diminuição acentuada conforme as horas que deixei ligado. A minha explicação é : Os ultra-violetas destroem moléculas orgânicas. O ferro que se vende por aí tem um complexante orgânico (acho que EDTA) que é destruido ou pelo menos separado do ferro. Agora o que acho interessante, e gostava que alguém comentasse isso, é que se fizer a medição logo após desligar a lâmpada, ainda obtenho valores razoáveis de ferro. Só após algumas horas é que o valor vai para zero. Isso vem acentuar a minha ideia que o ferro é desligado do complexante pelo uv ficando livre em solução. Depois é oxidado a Fe 3+, que não tem interesse para as plantas.
  18. SatControl

    Fe2+ - Ajuda

    Não vi o teu setup mas de certeza que o ferro fica a zero com : * carvão activo * lâmpada UV outras causas prováveis : * solução de fe2+ fora de prazo * iluminação com algum uv * utilização de produtos que retirem metais da água, como aqueles que se põe para melhorar a água
  19. Não conheço o teste da sera, mas tenho o da nutrafin onde apesar de na escala ter os valores 0,10,20,50 e 110, na realidade estes últimos são muito dificeis de distinguir. Portanto na prática, sem diluições, só é possível afirmar com segurança se tenho mais ou menos de 10 mg/l. No teu caso deve-se passar o mesmo. O teu aquário pode ter mais de 50 mg/l. Por exemplo 80. Por exemplo, se trocaste 1/3 da água os valores devem ter descido 1/3. Ou seja aquele valor de 80 passou para 53, mas parece o mesmo na escala de cores. Admitindo que a água nas tpa não tem nitratos (o que até pode não ser verdade) na realidade os valores desceram, só que a sensibilidade dos testes não é suficiente - cores parecidas. Sugestão : dilui a água que vais analisar com água destilada numa proporção de 1:1. Faz o teste e multiplica os valores obtidos para o dobro. Assim a leitura torna-se mais segura.
  20. O carvão activo de facto filtra alguns nutrientes para as plantas. Um exemplo é o ferro. Em dois dias o carvão retira-te o ferro da água. Por outro lado não há necessidade de ter o carvão em permanência, até porque ao fim de algum tempo ele perde as suas propriedades (fica saturado). Conclusão : quem quiser pôr o carvão no filtro deve deixá-lo aí alguns dias. Depois pode tirá-lo e repor nutrientes, ie, fertilizar em doses generosas com ferro e micronutrientes.
  21. Se a água for muito dura não são uns troncos que vão resolver o problema.
  22. O valor do pH da água depende do equilíbrio desta com algumas substâncias, nomeadamente o CO2. Como a quantidade deste dissolvida depende da agitação da água, é natural que no aquário, com agitação se liberte CO2 estabelecendo-se um novo equilíbrio e portanto o pH suba. Ainda mais porque tens uma água dura (valor alto de kH). Com esse valor 9 não tens muitas hipóteses de teres a água com pH neutro no aquário. Para confirmar se não tens nada no aquário que puxe também o valor para 8, experimenta o seguinte : Tiras um copo de água da torneira e medes o pH. Depois pões a pedra difusora lá dentro a borbulhar durante alguns minutos. Depois medes novamente o pH. Vais ver que subiu. Depois comparas com o do aquário. Se der um valor diferente é porque tens dentro do aquário algo alcalino, tipo uma rocha ou conchas ou mesmo do areão.
  23. Podes aumentar a agitação da água ou aumentar o caudal de circulação.
  24. Preenche o teu perfil com o sítio onde vives. Assim é mais fácil recomendarem-te lojas de aquariofilia que vendem plantas.
  25. SatControl

    Substral

    Lamento só ter visto este post agora, pois acho que cometeste um grande erro. Os adubos para plantas não aquáticas têm fosfatos e nitratos "à descrição" e penso - o que é grave - cobre. Este elemento não cai muito bem com alguns peixes. Um excesso de fosfatos conduz à proliferação de algas. EDIÇAO vi agora no outro post que fizeste que não tinhas nitratos e fosfatos. Mas presiste o problema do cobre e de substâncias que são adicionadas ao adubo para terem um sabor amargo por causa das crianças, etc.