Agua Cristalina (novidades, Pag.5)


Recommended Posts

mpguerreiro: fantástico, como disse, ainda estou para conhecer quem tenha um filtro UV e não goste...

 

davs: parabéns!

 

 

 

disto dito, alguns conselhos (que são mais bom senso que conselhos):

 

1. Ataca a causa das algas em suspensão; se houver demasiados nutrientes, e continuar semrpe a haver, em termos "ecológicos" não é bom para o equilíbrio do aquário.

 

2. Faz um ciclo diário de UV/fertilização, ou seja põe o UV com um temporizador, a funcionar de noite, por ex. 4 horas entre as 4 e 8 da manhã (ou mais, ou menos, consoante o que achares); e fertiliza o que as plantas precisarem para um dia, logo de manhã ao levantar. É que o UV também destrói o fertilizante (componentes como o K não são destruídos!, mas micros vão à vida)

 

3. Pergunta ao Davs o tempo de vida da lâmpada, e faz um registo para saberes quando é que tens que substituir

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 129
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas tardes pessoal...

Parece me que agora é que a agua esta limpinha... ja desliguei o UV e configurei para ligar as 6:00 e desligar as 12:00 ou seja 6 horas ligado...

Depois vou acertando a medida que eu veja resultas melhores ou piores!! :wink:

 

Pic_11752_15.jpg

 

Nunca pensei que um lampadazita me conseguise dar estes resultados =)

Agora ate parece que os peixes andam mais alegres!!

Ate a "nevoa" que por vezes estava a tona de agua foi bigsmile

 

Pois é amigo Davs... qual é o tempo de duraçao (media) para esta lampada?! Para eu poder calcular mais ou menos os valores!!! :D

 

Um abraço a todos!!! =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

mpguerreiro: fantástico, como disse, ainda estou para conhecer quem tenha um filtro UV e não goste...

 

Embora a resposta seja dirigida ao amigo mpguerreiro, estou de plenamente de acordo. Não conheço ninguém que reclame da utilização de um filtro UV.

 

 

 

davs: parabéns!

 

O meu sincero obrigado. No que puder ajudar, podem ter a certeza que o farei.

 

 

 

1. Ataca a causa das algas em suspensão; se houver demasiados nutrientes, e continuar semrpe a haver, em termos "ecológicos" não é bom para o equilíbrio do aquário.

 

Se não houvesse "algo" de errado na quimica da água, não apareceriam as ditas algas em suspensão. Nunca disse que o UV "matava" a causa, mas sim que as controlova. Assim, ainda há um longo caminho até descobrir a origem das algas em suspensão. Quando se chegar a esse ponto, o UV pode ser desligado. Claro está que isso pode ser muito dificil, daí a utilização permanente, leia-se algumas horas por dia, do filtro UV. Qualquer desajuste será prontamente "compensado".

 

 

 

2. Faz um ciclo diário de UV/fertilização, ou seja põe o UV com um temporizador, a funcionar de noite, por ex. 4 horas entre as 4 e 8 da manhã (ou mais, ou menos, consoante o que achares); e fertiliza o que as plantas precisarem para um dia, logo de manhã ao levantar. É que o UV também destrói o fertilizante (componentes como o K não são destruídos!, mas micros vão à vida)

 

Mais que correcto. Ao introduzirmos o UV retiramos de facto "algo" à água, logo teremos de os repôr.

 

 

 

3. Pergunta ao Davs o tempo de vida da lâmpada, e faz um registo para saberes quando é que tens que substituir

 

O Davs responde: vida útil da lâmpada ronda as 5000 horas, embora alguns digam que é muito mais. Uma coisa é a vida da lâmpada outra é vida útil! Até pode estar a dar a luz azulada, própria desta lâmpada, durante 10 ou 15000 horas, mas o efeito para o qual a queremos já há muito que se foi. Assim, aconselharam-me, um técnico de iluminação de uma empresa conceituada, a ficar-me pelas 5000 horas de utilização. Se estiver 10 horas por dia, serão 500 dias, ou seja 1 ano, 4 meses e 15 dias. Se forem apenas 4 horas por dia, durará, na teoria, 3 anos, 5 meses e quase 5 dias. Claro está que isto é matemática e não se pode aplicar à letra na utilização do UV, ou qualquer outro tipo de lâmpada! Mais uma vez, e segundo o mesmo técnico de iluminação, se o tempo ligada por dia fôr entre 12 e as 24 horas diárias, deve-se proceder à sua substituição uma vez por ano. Se fôr entre 1 a 8 horas por dia, uma vez de dois em dois anos. De salientar que se a lâmpada estiver 24 horas ligada, terá menor desgaste, visto não ter de "arrancar" tantas vezes como se tiver 12 horas por exemplo. Idela era ter um contador de horas, mas são caros, e acho sinceramente que não vale a pena investir numa coisa dessas. O dinheiro está caro!

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes pessoal...

Parece me que agora é que a agua esta limpinha... ja desliguei o UV e configurei para ligar as 6:00 e desligar as 12:00 ou seja 6 horas ligado...

Depois vou acertando a medida que eu veja resultas melhores ou piores!! :wink:

Nunca pensei que um lampadazita me conseguise dar estes resultados =)

Agora ate parece que os peixes andam mais alegres!!

Ate a "nevoa" que por vezes estava a tona de agua foi bigsmile

 

Pois é amigo Davs... qual é o tempo de duraçao (media) para esta lampada?! Para eu poder calcular mais ou menos os valores!!! :D

 

Um abraço a todos!!! =)

 

Boas

 

Estava a responder ao post anterior e o amigo já veio com mais novidades do "nevoeiro"! Agora sim até parece um aquário com água!

 

Tempo de duração média está a resposta no post acima deste.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um pequeno comentário: penso que o UV deve ser utilizado sempre, umas horas por dia, mesmo que não haja algas à vista... porque mata fungos, vírus, bactérias nocivas. Mata também as bactérias nitrificantes que estiverem na coluna de água, mas a verdade é que estas se fixam em superfícies, por ex. vidros, pedras, e sobretudo na matéria foltrante biolóogica (cada bolinha daquelas tem uma superfície real enorme, devido à porosidade). É muito aconselhável para a saúde dos peixes! Morrem muito menos, têm menos doenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Então com o "renascimento" do aqua este tópico morreu?!? Queremos, pelo menos eu quero, saber como tem evoluído a coisa! Vai dando notícias amigo mpguerreiro, para silenciar as hostes.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Então com o "renascimento" do aqua este tópico morreu?!? Queremos, pelo menos eu quero, saber como tem evoluído a coisa! Vai dando notícias amigo mpguerreiro, para silenciar as hostes.

 

Cumps.

Davs

 

Acho que esse é um dos grandes problemas de 95% dos tópicos do forum que pedem info. Dá-se e depois desaparecem e não se sabe como acabou a coisa, se valeu a pena o conselho, et caetera.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal...

hoje de manha acordei e notei que a aqua ja estava bastante melhor, e ja conseguia ver, minimamente, o fundo do aqua para poder fazer uma poda pois ja necessitava...

 

Acabei agora a poda e seguidamente fiz uma TPA (a rotina) mas com o mexer e plantas e desplantar das plantas (fiz algumas modificaçoes) a agua voltou a ficar no estado inicial :( Turva...

Leva me a querer que a causa disso, e pelo que vi, quando retiro a planta e vem atraz a raiz que estava "infiltrada" no fundo, o subestracto fertil que comprei da tropica fica todo desfeito e causa a turvidez... por vezes vem bolas de lama agarradas!!!

 

A minha pergunta é... sera que a turvides destes ultimos dias, ja semanas, deve se ao facto do substracto? ou o que vi hoje é momentyaneo e volta tudo ao normal dentro de horas?!

Esta situaçao esta-me a deixar um pouco desanimado com a coisa!!! ate aqui eram as plantas que nao cresciam e tinha algas... agora as algas foram-se as plantas crescem desalmadamente mas a agua tornou-se turva!!! em que aspecto é que estou a falhar?!!! ;)

 

Só espero que com a chegada do UV esta situaçao melhore!!!

 

 

Boas!

 

mpguerreiro colocaste a questão se a turvação da água não poderia ser do substrato da Tropica e isto despertou-me a atenção. Eu uso também esse substrato e verifico também que não tenho a água 100% cristalina, mas nada que se pareça com o que tinhas no teu aquário. A questão que te queria colocar era a seguinte: não tinhas permanentemente uma película tipo gordurosa à superfície da água? Isto nota-se muito bem se olhar-mos para a superfície de baixo para cima. O ideal para a detectar é desligar momentaneamente os filtros, deixar que a agitação superficial da água pare e depois mexeres com qualquer objecto na superfície olhando de baixo para cima ou seja em contra-luz. Eu tenho esse problema. Não sei se um UV resolveria porque tenho dúvidas no meu caso que sejam algas, mas sim nutrientes que se estão a passar para a coluna de água. Qual é o substrato que tens a cobrir o da Tropica e quantos centimetros tens de altura? Este substrato da Tropica está-me a complicar o sistema...

Desculpa ter aproveitado o teu post, mas penso que temos parte do problema em comum. Este substrato pelo que me dá a entender não pode ter a cobri-lo um areão demasiado poroso e basta algum caracol ir por aí abaixo para que estrague tudo. Arrancar plantas então é de todo impossível, não sei qual a composição deste substrato para aparecer esta "gordura".

Dá a tua opinião e outras serão bem vindas.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites pessoal...

Antes de mais as minhas desculpas por nunca mais ter dito nada... tenho vindo do trabalho um pouco cansado e nao tenho tido paciencia para me meter a frente de um ecra!!

 

O desenvolvimento do aqua esta melhor do que nunca... a agua nao consegue estar mais limpa do que esta agora...

Ora vejam:

Pic_11752_18.jpg

Como podem comprovar... mais limpo que isto nao ha ;)

 

Como podem agora ver nesta foto, olhando de lado no aqua consegue se ver o outro lado o que ate aqui era impossivel... nem 1/4 dava para ver agora olhem so... 1 metro e 20 de agua limpa pela frente banana rock

Pic_11752_16.jpg

 

Acho que uma imagem vale 1000 palavras!!! =)

 

 

 

Boas!

 

mpguerreiro colocaste a questão se a turvação da água não poderia ser do substrato da Tropica e isto despertou-me a atenção. Eu uso também esse substrato e verifico também que não tenho a água 100% cristalina, mas nada que se pareça com o que tinhas no teu aquário. A questão que te queria colocar era a seguinte: não tinhas permanentemente uma película tipo gordurosa à superfície da água? Isto nota-se muito bem se olhar-mos para a superfície de baixo para cima. O ideal para a detectar é desligar momentaneamente os filtros, deixar que a agitação superficial da água pare e depois mexeres com qualquer objecto na superfície olhando de baixo para cima ou seja em contra-luz. Eu tenho esse problema. Não sei se um UV resolveria porque tenho dúvidas no meu caso que sejam algas, mas sim nutrientes que se estão a passar para a coluna de água. Qual é o substrato que tens a cobrir o da Tropica e quantos centimetros tens de altura? Este substrato da Tropica está-me a complicar o sistema...

Desculpa ter aproveitado o teu post, mas penso que temos parte do problema em comum. Este substrato pelo que me dá a entender não pode ter a cobri-lo um areão demasiado poroso e basta algum caracol ir por aí abaixo para que estrague tudo. Arrancar plantas então é de todo impossível, não sei qual a composição deste substrato para aparecer esta "gordura".

Dá a tua opinião e outras serão bem vindas.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

Ola Carlos...

Bem so te tenho a dizer que o filtro UV veio-me resolver todos esses problemas ( fossem algas em suspençao ou nao)

Ainda pensei que seriam pequenas particulas vindas do substracto da tropica de alguma forma, mas se tive-se sido esse o caso acho que o UV nao o conseguiria resolver (eleminar) acho que nao tem essa capacidade, terei errado?

O que me leva a acreditar que seria mesmo algas em suspençao, ou entao algum tipo de bacterias!!!

Quanto a camada gordurosa que se forma a tona de agua tambem eu a tinha mas desapareceu como podes ver:

 

Pic_11752_19.jpg

 

Apenas restam as bolhinas de ar oriudas da "respiraçao" das plantas

Quanto ao substracto (penso que te referes ao areao) apenas fui a loja e comprei areao de rio! acho que nao é nada de especial!!

Na parte traseira do aqua tenho cerca de 10 cm de altura e vai diminuido ate a parte da frente do aqua que fica com cerca de 2cm...

 

Acho que o teu caso é igual ao meu!!

Quanquer coisa dispoe!! ;)

 

 

 

Os meus proximos passos seram de comprar (talvez ainda esta semana) uns 15 Tetra neons...

Depois um casal de Ramirezis, e por fim talvez uns 3 Discus (tenho de estudar e ler um pouco sobre discos para ficar a conheçer melhor o animal)

Ja agora... o meu Ph tem se mantido em 7... os Discos toleram este Ph? ou é melhor baixar um pouco... se for para baixar um pouco de que forma é que eu o posso fazer sem recorrer a quimicos?!!!

Que conselhos me dao para manter Discos saudaveis?!

 

Agora tambem tenho outro problemazito... deparei-me com isto:

 

Pic_11752_20.jpg

 

Penso que nao é grave pois acho que as consigo matar como eu fiz com algumas e como podem ver estam meio esbranquisadas,com uma seringa injetei um pouco de agua oxigenda em cima delas e parece que as matou... quero esperar mais uns dias para ver se elas se vao ou ficam!!

Caso elas fiquem o que é que eu poderei fazer para as eleminar?!!!

 

 

Bem pessoal, por agora é so... quando tiver mais novidades digo vos!! =)

 

O meu obg a todos =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups... esquecime de deichar um miminho para o pessoal:

 

Pic_11752_17.jpg

 

tenho uns quantos mas so coonsigo ver 3... hehe...

SO consegui apanhar esse o mais pequinino e o mais "sem cor", o que me leva a crer que é femea... o que acham?

Como se pode diferenciar um do outro?!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois um casal de Ramirezis, e por fim talvez uns 3 Discus (tenho de estudar e ler um pouco sobre discos para ficar a conheçer melhor o animal)

Ja agora... o meu Ph tem se mantido em 7... os Discos toleram este Ph? ou é melhor baixar um pouco... se for para baixar um pouco de que forma é que eu o posso fazer sem recorrer a quimicos?!!!

Que conselhos me dao para manter Discos saudaveis?!

 

Discus....não mexas no ph.

Se não quiseres "selvagens" o ph pode ir até 7,5....esquece-o.

É melhor desajustado que "oscilante".

Selecciona-os bem e prepara-te para os alimentar "melhor" e..........MUDAR MUITA ÀGUA! #musica

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esse áqua está melhor que nunca. Só para ter uma ideia, coloco abaixo as fotos por ordem cronológica.

 

hora%200.jpg

 

hora%2015.jpg

 

hora%2024.jpg

 

hora%2028.jpg

 

hora%2048.jpg

 

Não tenho dúvidas, e já não as tinha, que o filtro UV coloca a água cristalina, e de que maneira!

 

Cumps

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esse áqua está melhor que nunca. Só para ter uma ideia, coloco abaixo as fotos por ordem cronológica.

 

hora%200.jpg

 

hora%2015.jpg

 

hora%2024.jpg

 

hora%2028.jpg

 

hora%2048.jpg

 

Não tenho dúvidas, e já não as tinha, que o filtro UV coloca a água cristalina, e de que maneira!

 

Cumps

 

Davs

 

Obg amigo Davs, assim de facto ve-se e compara se melhor a evoluçao #musica

Agora tenho de trabalhar melhor na estética dele!!! a ver vamos #food

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após ler este e outros tópicos sobre filtros uv, resolvi pôr mãos à obra e fiz um filtro baseado do diy do Davs com calha de aluminio (na realidade fiz dois, um para mim outro para um amigo meu).

No meu caso não tinha a agua turva mas tinha uma camada de gordura aparente à tona de agua. Montei ontem o meu filtro e após 24 horas essa camada de "gordura" já desapareceu.

Obrigado davs por partilhares as tuas ideias!

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu a ver este tópico dá-me um pouco de vontade de rir desculpem lá. Parecem que vocês inventaram a roda!! Eu dei assim uma leitura dinâmica pelo tópico e vi pessoas a dizerem que era água verde (algas em suspensão) e sim, é verdade, e a maneira mais rápida de as eliminar/controlar as mesmas é com um UV. Nada de surpreendente aqui, o que me surpreende é o não dar ouvidos, ou no mínimo assim o parecer.

 

A agua não está mais límpida ou mais clara, simplesmente é assim, vem com a maturação do aquário. Provavelmente agora têm o UV ligado sem precisarem do mesmo, porque o UV é isso mesmo, uma terapia de choque com resultados mais que provados e não a cura milagrosa que querem fazer parecer aqui neste tópico.

 

Só em jeito de curiosidade, quando comecei a uns anos aqui neste fórum, a novidade era a luz intensa, depois houve a fase do co2 e agora a nova arma secreta que todos parecem querer é o UV ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu a ver este tópico dá-me um pouco de vontade de rir desculpem lá. Parecem que vocês inventaram a roda!! Eu dei assim uma leitura dinâmica pelo tópico e vi pessoas a dizerem que era água verde (algas em suspensão) e sim, é verdade, e a maneira mais rápida de as eliminar/controlar as mesmas é com um UV. Nada de surpreendente aqui, o que me surpreende é o não dar ouvidos, ou no mínimo assim o parecer.

 

A agua não está mais límpida ou mais clara, simplesmente é assim, vem com a maturação do aquário. Provavelmente agora têm o UV ligado sem precisarem do mesmo, porque o UV é isso mesmo, uma terapia de choque com resultados mais que provados e não a cura milagrosa que querem fazer parecer aqui neste tópico.

 

Só em jeito de curiosidade, quando comecei a uns anos aqui neste fórum, a novidade era a luz intensa, depois houve a fase do co2 e agora a nova arma secreta que todos parecem querer é o UV :blush:

 

 

Boas

 

Não precisas de pedir desculpa por este tópico te dar vontade de rir. O autor do mesmo que me desculpe, mas sinto-me na "obrigação" de responder.

Claro está que não "inventámos" a roda, mas está quase :-D , falta limar umas arestas.

Sei perfeitamente que o ideal seria a não utilização de tal filtro! Mas porque não ter os nossos áquas o mais bonito possível, mantendo o equilibrio quimico da água. Devido a vários factores, por vezes há alterações com consequências mais ou menos desastrosas. Quem nunca os teve que atire a primeira pedra. Nunca disse, nem nunca aconselhei a utilização sistemática do filtro. No caso especifico do amigo mpguerreiro, está mais que visto que o aqua "levou" um tratamento de choque, que resultou, com as fotos que o comprovam. Entretanto, o tempo de exposição aos raios UV, já foi diminuido, e em muito. Acredito que irá descer ainda mais, e quem sabe se não irá ser desligado permanentemente, até que nova situação deste tipo surja. Cura milagrosa não é de certeza absoluta. A causa das algas em suspensão não foi determinada ainda, e creio que nunca o seja. Se temos modo de as combater, através do UV, para quê dar cabo da cabeça? Não digo que seja esta atitude que eu ou o amigo mpguerreio tomaremos, mas que há muitos que o fazem, acredito que sim.

Não estou de modo algum a dizer que o amigo 'nos' esteja a proceder mal com a resposta dada, antes pelo contrário. Num fórum o que se quer é uma diversidade de opiniões. O que para uns é correcto, para outros pode não o ser. Apenas temos de fundamentar as nossas opiniões, e cada um terá de aceitar as dos outros.

Uma coisa é certa. Com um problema de tão fácil resolução, pode não ter sido a melhor, já foram apresentadas aqui variadíssimas opiniões, fundamendatas ou nem por isso, mas que levou a que houvesse, e espero que continue a haver, entre os vários menbros que neste tópico participam. Pessoalmente estou sempre receptivo a opiniões divergentes da minha, e cada um tem a sua, e é isso que nos distingue.

 

Cumps

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo com a maioria dos membros, a utilização do filtro UV só traz vantagens, para além de água mais cristalina e eliminação das algas que flutuam pelo aquário, também mata as bactérias, fungos e demais bicharada que por ali anda, conheço pessoal que desde que tem UV adeus doenças. Com quase toda a certeza que não mata as bactérias boas, pois essas encontram-se no areão e no Filtro, e não estou a falar de cor, pois eu já tive um periodo em que tinha o UV ligado 24/24 e nunca me subiu a amónia, se as bactérias fossem à vida, adeus equilibrio. Mas esta é apenas a minha opinião em relação à minha exeperiencia com filtros UV.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a dizer, algas em suspensão. É sou teimoso, mas é só porque tu ainda não me ouviste.

 

Como aqui o nosso camarada não chegou a investir na descoberta dos nutrientes em desequilíbrio e optou pelo UV, daqui a uns meses vai colocar um post a dizer "ah e tal, tenho plantas esburacadas...", "tenho plantas com folhas amarelas...", "tenho plantas com as folhas a apodrecer...".

Quando isso acontecer, vou tentar lembrar-me e dar-lhe o link para este mesmo tópico. :blush:

 

Agora discordo em absoluto disto:

Agora digam-me o que disserem eu acho que um filtro UV é indispensavel para uma agua apresentavel e em condiçoes!

 

Indispensavel??? Indispensavel????

Só um exemplo directo, "no UV in aqua":

foto12.jpg

 

O que me faz lembrar, ainda não fiz o upload das fotos mais recentes...

 

Podes também dar um salto à secção Fotos e Vídeos, vês lá um monte de fotos de aquas sem UVs a ajudar. E se mais gente ler esta tua parte do "Indispensável", não vai faltar opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Podes também dar um salto à secção Fotos e Vídeos, vês lá um monte de fotos de aquas sem UVs a ajudar. E se mais gente ler esta tua parte do "Indispensável", não vai faltar opiniões.

Right on baby... :blush:

 

E eu sou um dos que ajuda a festa...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Ao fim de algum tempo aqui no fórum começamos a saber separar o “trigo do joio”, quem ainda não domina determinadas áreas, como é o meu caso relativamente aos uvs, tenta dar ouvidos aos que nos parecem mais experientes. Mesmo assim muitas vezes é difícil porque mesmo entre os mais experientes existem opiniões divergentes.

No meu caso como tenho discus segui o conselho do João Machado em usar o filtro uv, pois evita a proliferação de bactérias, fungos, etc.

É claro que tenho consciência de que não é a melhor solução para as plantas, mas vou tentar arranjar um meio-termo de forma a fornecer ás plantas os elementos necessários, devo salientar que no meu caso tentei sempre ter plantas que sejam de fácil manutenção!

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UV or not UV that's the question?

 

Obviamente não é necessário nem imprescindivel...nem nada. :lol:

Nem os filtros..... :blush: os ciclideos africanos necessitam de grandes "filtragens" e que me recorde não vi filtros no lago Malawi. :-D

Muitos criadores profissionais de discus têem muita densidade de peixes por aqua e NÃO têem nem um unico filtro.

Agora cada qual adapta-se à manutenção que pode dar aos seus aquas e às necessidades do seu conteudo.

Para os "discófilos"....ponham!

JPM

 

Ps->

Só em jeito de curiosidade, quando comecei a uns anos aqui neste fórum, a novidade era a luz intensa, depois houve a fase do co2 e agora a nova arma secreta que todos parecem querer é o UV

 

Antes também se tiravam dentes sem anestesia e, nos partos, nenhuma mulher apanhava epidural.

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São situações totalmente diferentes, foi uma evolução em 2 ou 3 anos e não em 20 :)

 

Eu não estou a deitar abaixo o uv, tenho um em casa que em dois anos usei uma vez, e apenas o comprei porque era uma pechincha e sim, é realmente útil para certas tarefas e para ajudar na luta contra certas algas mas, o que eu não concordo é com o aspecto de indispensável, mágico e libertador de todos os problemas que muitos aqui o querem fazer ser.

Editado por nos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.... mas, o que eu não concordo é com o aspecto de indispensável, mágico e libertador de todos os problemas que muitos aqui o querem fazer ser.

 

Certo não é libertador de problemas mas, te garanto, é redutor.

Liga-o.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites pessoal...

Bem, quanto ao inventar a roda... para mim foi quase isso, pois nunca tinha ouvido falar de tal coisa... e quando resolvi exprimentear, visto que tinha o aquario numa lastima...

Para mim foi como o inventar da roda... para muitos de vos nao é novidade, mas para mim foi, logo o meu intusiasmo...

Os resultados estam a vista.... sei que se deve sempre de descobrir a causa das algas e nao tentar remediar (como foi o meu caso) mas como nao consegui saber qual a causa, por isso obtei pelo UV... e ate agora nada contra, so a favor!! cabecadura

 

Agora quanto ao "andamento" do Aqua...

Esta escelente... tendo agora apenas 3 horas diarias de luz UV...

 

Hoje resolvi aventurar-me e ca esta o resultado da minha aventura:

 

Pic_11752_21.jpg

 

Pic_11752_22.jpg

 

 

é a minha primeira vez com Discus!!!

Espero correr tudo bem... ha alguma dica que tenha de ter sempre em conta para os manter saudaveis?

 

Tenho umas questoes que gostava de fazer...

Tendo eu um plantado, logo CO2, caseiro, e pouca circulaçao a tona de agua (durante o dia) a noite devo de subir um pouco a saida do filtro? de modo a fazer mais circulaçao, oxigenaçao, da agua?!!!

Quanto ao comer dos mesmo... comprei o Sera Discus Granulat basico e artemia congelada... é o suficiente para os manter saudaveis?? quantas vezes ao dia devo de dar paparoca? eles vem comer o granulado a tona de agua? quanto a artemia? devo de meter no cestinho ou deichar a solta no aqua?!

Estava a pensar em alimentalos 2 vezes ao dia... uma a hora de almoço com o granulado e outra uma horitas antes de a luz desligar com a artemia congelada!

 

Desculpem tanta pergunta, mas foi nisto que o entusiasmo deu ;)

Ja agora...ouiço falar em buracos nos discus, se aparecerem "buracos" de fazer? (para estar perparado)

 

Um abraço pessoal! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Pesquisa que encontras respostas.

O segredo: Mudar muita àgua e alimentá-los bem.....tens de fazer´/comprar uma papa só isso não chega.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.