Ricardo Gil Publicado Quinta-feira às 13:49 Publicado Quinta-feira às 13:49 1 - Nome do Aquário Zezinando VI 2 - Data da montagem 28/09/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30 extra claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Aquael Versamax FZN1 Aquael Versamax 4.2 - Termostato Sera Aquarium Heather 50w 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light IV 450EC 4.4 - Sistema de CO2 Extintor co2 2kg e difusor Twinstar 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2HR APT Feast 5.2 - Hardscape Strideways Black Ryuoh Stone 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Apt 1 da 2HR + 2HR APT fix + Masterline carbo 7 - Fauna N/A 8 - Plantas Elocharis sp minima, Elocharis acicularis, Hemianthus callitrichoides 'cuba' Mais uma moedinha, mais uma voltinha. Este ano tinha dito ao Tozé que não ia conseguir ter muito tempo para aquários. Simplesmente era uma missão quase impossível. A vontade não era muita e o tempo pouco. Lá se estava a chegar à data e acabo por dizer que sim. Sem arrependimentos ou favores, estava a começar a sentir isto com vontade e a dose de loucura que era necessária. Aquário montado, transportado para casa e pelicula em cima. Durante 7 dias em dry start porque andava sempre a 1000 essa semana. Chega ao Fim de semana seguinte e... água com ele. E começou a aventura a sério. Se a semana antes foi a 1000, as seguintes foram piores. 2 TPAs (em 15 dias), CO2 insuficiente e a luz a 90% (o que era muita). o Resultado? Vejam vocês mesmo... Obviamente era inevitável. Arregaçar as mangas, e praticamente começar de novo com a flora. TPAs grandes durante uns dias, CO2 forte, e Luz forte (agora não há problema porque estou em cima). As plantas são as mesmas mas a Eleocharis sp minima entra daqui a 2 semanas. Agora é andar em cima, TPA, TPA e TPA e vai tudo ao lugar. Para mais tarde fica a introdução da areia. Terei tempo para isso. Começou tarde, mas vai recuperar rápido. Estamos bem dentro do tempo. Abraço 2 Citar
heyplanche Publicado: Quinta-feira às 21:46 Publicado: Quinta-feira às 21:46 Isso depois do tapete completo vai ficar muito bom. 💪 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 20 horas Publicado: 20 horas Finalmente há alguém que mostra que isto pode correr pior! Já começava a pensar que os participantes do Desafio tinham um ingrediente secreto para terem bons aquários desde o início 🙂 . Mas é bom que isto aconteça, para mostrar o outro lado da coisa. Nada que não se resolva e que não consigas dar a volta... não tardará muito para começar a melhorar. Em relação ao tanque... gosto da montagem e gosto da escolha das plantas. Não te meteste em grandes aventuras, e isso mostra que tens noção do tempo que tens e do que podes fazer com ele. Por outro lado, por vezes é na simplicidade que se encontra a perfeição, portanto vou ficar a esperar um bom resultado da tua parte. Uma pequena questão, apenas... porquê que toda gente está a usar Cuba, este ano, em vez da tão famosa, e mais fácil (a meu ver) Monte Carlo? Não havia Monte Carlo em stock 🙂 ? Citar
Ricardo Gil Publicado: 18 horas Autor Publicado: 18 horas (editado) há 3 horas, JoseCarlosMarques disse: Finalmente há alguém que mostra que isto pode correr pior! Não te meteste em grandes aventuras, e isso mostra que tens noção do tempo que tens e do que podes fazer com ele. Uma pequena questão, apenas... porquê que toda gente está a usar Cuba, este ano Boas Acho que a malta vai mostrando o que tem. Todos encaram o desafio com muita responsabilidade e por isso ninguem deixa descambar. No meu caso foi diferente. Na altura andava sem tempo nenhum, logo a prioridade era fazer a montagem e trazer para casa. Mais cedo ou mais tarde recomeçava a flora. Não dava para fazer mais. Quando fazemos montagens em casa, montamos em alturas que temos tempo e neste caso não dava para ajustar a minha disponibilidade com a data do desafio. Nada de dramas, tudo se resolve. Optei por um layout que desse para ter o mínimo de trabalho. Podas a cada 3 semanas deve dar. Quando o tapete fechar entra em modo cruzeiro. O objectivo foi esse mesmo, pouco trabalho e pouco tempo de exigência. O problema é que ele fugiu muito da mão de início e agora tenho de andar muito em cima. Ainda não posso meter vivos e por isso tenho de ter cuidado. Daqui a 10 dias já ando mais descansado. Eu escolho sempre Cuba neste tamanho de aquário e a razão é simples: escala. Aquario pequeno, plantas de folha pequena. Ainda mais quando é todo o tapete assim. Podia colocar montecarlo à frente e Cuba atrás, mas optei desta forma. Quanto à dificuldade, é relativo. Quanto muito podes falar de exigências diferentes entre as plantas, mas com o material fornecido, a Cuba não é difícil de criar porque a sua exigência é suplantada por aquilo que temos ao dispor. O que torna a planta mais fácil ou difícil é o que tens no aquário. Há 1 ou 2 plantas que podem ter um feitio pior, mas nem é o caso da Cuba. há 16 horas, heyplanche disse: Isso depois do tapete completo vai ficar muito bom. 💪 Agradeço depois ao @ismael_figueira 🤣🤣🤣 Nunca tinha feito um Iwagumi na vida, e a ideia era essa. Acabou por voltar a não ser. Mas o arranjo nem ficou mau de todo, antes pelo contrário. Editado 18 horas por Ricardo Gil Citar
Tozé Nunes Publicado: 16 horas Publicado: 16 horas Demorou mas o Zezinando voltou! Para facilitar no arranque do aquário devias ter plantas de rizoma que crescem rápido e equilibram o ecossistema. Depois já com o aquário maturado podias retirar e colocar as plantas tipo "relva". Mas sim, isso implicava tesoura pelo menos uma vez por semana. Se ainda não tens tempo para tal, é reduzir a potência da calha e rezar para que as algas não aproveitem a sopa rica 😉 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
JoseCarlosMarques Publicado: 10 horas Publicado: 10 horas 7 hours ago, Ricardo Gil said: Podia colocar montecarlo à frente e Cuba atrás Já ouvi falar dessa opção, mas nunca vi uma diferença tão grande (entre as duas plantas) que servisse o que promete. Eu gosto do Iwagumi tradicional... tapete todo uniforme. Não quero com isso dizer que não goste de ver mistura de plantas no tapete, mas sempre igual por todo. Percebo a tua opção. A pergunta não deveria ter sido feita a ti em particular, mas ao grupo, porque todos optaram pela mesma planta 🙂 . Continuação de bom trabalho! Acho mesmo que tens aqui uma base muito porreira. Citar
Recommended Posts