Recommended Posts

• 4 semanas depois...
Publicado:

Actualização:

O aquário mantém-se cada vez mais estável e a progredir para o caminho que quero. Estive 2 semanas fora de casa e o aquário ficou entregue a si mesmo. Sem fertilizações, a manter a mesma intensidade de iluminação e mesma quantidade de CO2, só com o comedouro automático, por causa dos peixes.

Esqueci-me de tirar a foto de como estava... Mas basicamente era um aquário de H. Zosterfolia... Já tinha ocupado uma boa parte do aquário, fora isso, tudo normal.

Fiz uma poda invertida e levantei uma pedra que tinha ali no meio, que estava a segurar a parte mais alta do areão, para criar uma barreira maior para controlar a invasão da H.Z.

Adicionei mais areia à parte da frente, para criar mais desníveis e esconder os grãos de areão que os peixes e camarões espalharam.

Continua sem TPAs, apenas adicionei 2l de água que evaporou e não limpei os vidros.

Neste momento está assim:

IMG_20251218_193119.jpg

Tive uma ajudante nesta altura festiva, que fez toda a diferença:

IMG_20251218_193257.jpg

Boas Festas

• Gosto 2

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

• 4 semanas depois...
Publicado:

Continua tudo a correr como esperado.

A população de guppies explodiu, mas não vi nada de destabilizador na qualidade da água, por isso por enquanto está ok...

A manutenção continua igual. Zero TPA e zero limpeza de vidros.

As plantas continuam a crescer, as cores estão um pouco mais esbatidas, mas vou colocar as cápsulas que um dia patrocinadores nos ofereceu, a ver se conseguem ir buscar aqueles nutrientes que já retiraram do areão.

Ttenho dado uns cortes em algumas plantas, para ir mantendo as coisas controladas e deixado outras crescer, porque tenho ali um espaço no meio com uma pedra para me segurar o areão e tentar fazer uma barreira para a HZ, mas não está a funcionar grande coisa... Rapidamente a planta cresce por cima da pedra, por isso vou retirar a pedra e plantar lá outras plantas depois da poda.

O prazo para a foto final é daqui a 8 dias, por isso esta é a actualização final antes da poda para deixar as coisas crescerem o suficiente para o resultado final.

Neste momento está assim:

IMG_20260110_182216.jpg

Apesar de estar relativamente cristalina, durante a próxima semana vou fazer tpas de 5l todos os dias, para deixar a água o mais límpida possível para a foto e colocar um saco com carvão ativado.

• Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
2 hours ago, João Abóbora said:

Zero TPA e zero limpeza de vidros.

💪 A mostrar que a coisa pode ser feita de outra forma. Tiro-te o chapéu!

Publicado:
On 10/01/2026 at 20:46, JoseCarlosMarques disse:

💪 A mostrar que a coisa pode ser feita de outra forma. Tiro-te o chapéu!

Não é a maneira mais rápida de ver resultados, mas é a que me dá menos trabalho lol e que me vai poupar problemas no futuro. Como o aquário não vai ser para desmontar depois do concurso, fazer as coisas assim faz com que a estabilidade, sem a minha intervenção, se mantenha durante muito mais tempo. Depois da Pet Festival, vou tirar o CO2 para desacelerar os crescimentos das plantas e logo vejo como reage... Em princípio não deve de haver grandes problemas, pois a quantidade de peixes já vai ser suficiente para ajudar nisso, mas logo se vê.

Entretanto fica a foto de como ficou depois das alterações:

IMG_20260112_204716.jpg

A foto do aquário de frente fica sempre "esquisita"... Fiz o layout a contar com o sitio onde o aquário ia ficar e não liguei muito à "foto frontal". De lado fica mais interessante, que é como olho para ele.

IMG_20260112_205049.jpg

• Gosto 2

Publicado:

Eu tinha percebido isso. É um trabalho a longo tempo, para durar. No fundo, estás a recriar o que poderia acontecer num canto qualquer, na natureza. Não é a minha maneira de fazer as coisas, mas admiro muito a tua mestria e o facto de estares a mostrar aqui que a aquariofilia não precisa ser sempre um exercício que requer muito de nós.

Publicado:

Parabéns, João!
Bem melhor do que esperava

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"