Recommended Posts

Publicado:
On 10/9/2025 at 6:50 PM, José Pedro said:

Está oficialmente feio. Muito feio.

Não vou discordar contigo. Eheh. Mas mãos à obra para que isso se transforme. Não desistas. São apenas duas plantas que podem ser substituídas! Não deixes que isso abale o teu percurso.

Publicado:

Já se adivinhava que plantas in vitro danadas como são a cuba e a UG iam ter problemas de inicio. Foi o que me aconteceu o ano passado. Mas mais tarde as plantas renasceram e ficaram lindíssimas! 

Só um gajo iniciante em aquascaping pode esmorecer perante um boom de algas inicial, faz parte do processo.  Ou então usando outras técnicas e procedimentos consegue impedir tal efeito. Quais, perguntas tu? Depende! Há tantas variáveis...

Publicado:

Esmorecer?!?!?

Claro que é triste ver que os outros aquarios estão a progredir muito bem e o meu está como está. 

Mas ainda tenho tempo para conseguir que ele chegue ao que se pretende. Faz parte do processo.

Fui medir o TDS da água do aquario e está assim:

efba1854-84da-47e7-b230-12c5d9a42d38.jpg

Entretanto resolvi ir medir a da torneira:

d2d2c9d3-88d3-4bed-b9c9-04b638fb74c0.jpg

Acho que as próximas TPA serão feitas com água de osmose...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:
1 hour ago, José Pedro said:

Esmorecer?!?!?

Claro que é triste ver que os outros aquarios estão a progredir muito bem e o meu está como está. 

Mas ainda tenho tempo para conseguir que ele chegue ao que se pretende. Faz parte do processo.

Entretanto resolvi ir medir a da torneira:

d2d2c9d3-88d3-4bed-b9c9-04b638fb74c0.jpg

Acho que as próximas TPA serão feitas com água de osmose...

Eu também estou com o mesmo problema. A ultima TPA já foi com osmose 

Publicado:
3 hours ago, José Pedro said:

Pelo menos já conheçes uma razão dos teus problemas 🙂 .

• Gosto 1
Publicado:
há 6 horas, Luis Ruivo disse:

Eu também estou com o mesmo problema. A ultima TPA já foi com osmose 

Lá vou eu ver duma osmose nova. Esta que tenho já é velha, e pelo preço das mídias já se compra uma 

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:
3 hours ago, José Pedro said:

Lá vou eu ver duma osmose nova. Esta que tenho já é velha, e pelo preço das mídias já se compra uma 

Depois mostra o que compraste e diz-nos o preço. Tenho algum interesse nisso, mas nunca aprofundei muito o conhecimento sobre os sistemas disponíveis.

Publicado:

Acho que o melt acabou e espero que daqui para a frente as coisas melhorem consideravelmente.

f9266019-d65e-45cb-b9cd-3a8003c7e1d0.jpg

As rotalas por se lado, continuam de boa saúde e a crescer bem. Ainda não as podei, queria ver se cresciam mais um pouco.

a9e1d9ad-930d-4a62-9841-9331c29a7a97.jpg

Agora é dar tempo ao tempo e esperar.

• Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Os aquários, desta vez, estão todos a sofrer do mesmo problema. Quando for eu a participar, vou para um dry ou um dark start 😄 .

Publicado:
5 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Os aquários, desta vez, estão todos a sofrer do mesmo problema. Quando for eu a participar, vou para um dry ou um dark start 😄 .

tem que ser dry ... dark a plantas acabam por morrer 😉 nao te esqueças que tens meio dia para montar o harscape e plantar e trazer o aqua para casa no maximo fazes dry start mas depois tens a questao se fazes um mix de in vitro ... emersa e submersa ... uma ou outra vai sofrer é escolher lol  na pratica nao tens uma formula magica vai depender e muito do que aconteçe no momento se decides ir mais para troncos ou so pedra que plantas veeem das que escolheste e em que estado te chegam ... muita variavel .... o ideal é nao pensar muito lolll 

Publicado:
2 hours ago, Carlos Carvalheira said:

tem que ser dry ... dark a plantas acabam por morrer 😉 nao te esqueças que tens meio dia para montar o harscape e plantar e trazer o aqua para casa no maximo fazes dry start mas depois tens a questao se fazes um mix de in vitro ... emersa e submersa ... uma ou outra vai sofrer é escolher lol  na pratica nao tens uma formula magica vai depender e muito do que aconteçe no momento se decides ir mais para troncos ou so pedra que plantas veeem das que escolheste e em que estado te chegam ... muita variavel .... o ideal é nao pensar muito lolll 

Mas os aquários têm que vir para casa plantados? Não dá para trazer as plantas dentro dos potes?

Publicado:

Se estás a colocar fertilizantes no aquário, é normal teres mais coisas dissolvidas na água... Já vi aquários com TDS a mais de 300 e estavam impecáveis.

O melhor conselho que te posso dar, é a de criares estabilidade no aquário e que se tens algas, é porque algum nutriente está a ficar a mais ou a iluminação estava muito forte.

As algas são oportunistas, mas são  organismos menos desenvolvidos do que as plantas. Em luta directa por alimento, as plantas vão ganhar sempre. E só quando há condições propícias para as algas se alimentarem mais do que as plantas, é que elas proliferam. A dificuldade de um aquário plantado com algas, é saberes onde está o desiquilíbrio.

• Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Bem antes de começar a comentar seja o que for, gosto bastante da montagem que tens dentro do aquário e tem um potencial enorme. 

Quanto à inspiração que trouxeste para desenvolver a tua montagem estava muito bem conseguida e havia todos os elementos à disposição para a recriares, depois de ver o que tinhas em mente e vendo o que estavas a criar, não estava assim tão mau e tinhas potencial e criatividade  para não desistires e levares a tua inspiração avante e te orgulhares da tua criação. Quanto às plantas não me sai da cabeça depois de todo o hardscape montado a tua cara a olhar para o aquário e a coçares a cabeça (haha), acho que não podes estar tão negativo e deixares as coisas rolarem naturalmente.

Bora não desanimes que vais conseguir ter um aquário pronto e top para a Pet!

Forte Abraço

Publicado:

Meu caro Zé Pedro. 

Parece que as coisas por aí não abonam de boas andanças mas não é razão para desespero! 

Primeiro que tudo e pegando no que o Abóbora te disse, procura a estabilidade. Ao que parece a tua água está com demasiados sais dissolvidos, esse calhau garantidamente é um dos responsáveis e água da tua zona também não abona a teu favor, posto isto creio que a água de osmose é o caminho, se tiveres oportunidade é claro. Com isto aconselhava que aumentasses as frequências de TPA pelo menos umas 2 vezes por semana mas apenas uns 20/30%, mais TPA mas menos quantidade de água trocada de cada vez.

Com o incremento das TPA vais precisar de começar a fertilizar ainda que de forma leve, 2ml de APT1 no dia da troca de água. Carbo todos os dias 3ml perto do fim do fotoperíodo.
No que toca a luz, não baixes dos 50%, a calha é forte mas não é um Rolls Roice, tens de dar oportunidade às plantas para terem quantidade de luz suficiente que lhes dê a força que precisam para lutar. 

Quanto às plantas, visto que tiveste muitas percas, não hesites em colocar massa vegetal o quanto antes nesse aquário. Em detrimento da cuba já em mau estado considera a hipótese de plantar monte carlo, sim eu sei que é uma planta de folha ligeiramente maior mas com podas regulares ficará compacta o suficiente para se dissimular com uma cuba. 

Ao resto da malta que estiver a ler isto, POR FAVOR, se eu estiver a dizer alguma barbaridade corrijam-me o quanto antes, este homem tem que levar o aquário impec para a PET!

Letis Gouuuu!

Força nisso que ainda há muita estrada para andar!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado:

Não estou minimamente desmoralizado e a vossa ajuda tem sido muito bem recebida. 

Eu sei que são coisas que contecem e que é a primeira vez a tratar dum Aquario XPTO e que tenho a certeza vai estar XPTO.

Aumentei a intensidade da luz para 50% neste momento e quero ver se consigo ir ver duma Osmose.

A minha está nas lonas, mas ainda vou fazer mais uns testes no Fim de semana. Mesmo que não fique perfeitamente a 0, qualquer valor abaixo do valor da torneira será sempre melhor.

Algas para já não tenho, mas as diatomáceas apoderaram-se da areia. Está a ficar castanha, mas nesta fase, não estou minimamente preocupado. A minha principal preocupação é garantir que o tapete rebenta e fica bonito para a Pet.

De resto vamos indo um dia de cada vez e na esperança que isto vai melhorar.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Mais um update, só porque este começo está a ser uma novela que só visto.

O CO2 acabou, ainda não entendi se por nabice minha, na montagem do redutor (o que não me parece), se por "avaria" do extintor. O importante é que fui à Soluções Aquáticas e trouxe uma nova botija, que já está a bombar como deve ser.

cb0fea36-6663-4ef3-8da0-84c6aba747c3.jpg

0173385e-769a-4ee3-9420-725304ef318b.jpg

Como vocês têm acompanhado, a cuba sofreu demaiado com o Melt e por isso resolvi replantar novamente com cuba, para ver se isto fica um nadinha mais bonito, portanto aqui ficam as fotos da replantação.

4ca28899-1dea-4251-a2a4-d18141252593.jpg

Agora é rezar que esta não se "estrague" como se estragou a outra.

Hoje foi dia de TPA, mais pequena que as outras e basicamente com água de Osmose.

Acabei por voltar a testar os valores da Osmose, deixando-a correr por algum tempo e só depois recolher a água e medir e o resultado foi este:

627ed4a0-0412-4a7d-bef5-0620ab294ad6.jpg

Vamos embora!!!!!

• Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:
On 18/10/2025 at 15:30, José Pedro disse:

O CO2 acabou, ainda não entendi se por nabice minha, na montagem do redutor (o que não me parece), se por "avaria" do extintor. O importante é que fui à Soluções Aquáticas e trouxe uma nova botija, que já está a bombar como deve ser.

cb0fea36-6663-4ef3-8da0-84c6aba747c3.jpg

0173385e-769a-4ee3-9420-725304ef318b.jpg

Tens o redutor demasiado aberto. Roda o manípulo maior para que a agulha fique entre o 0.1 e o 0.2 e depois afina com o manípulo pequeno junto ao conta-bolhas. Depois é ir acompanhando com a cor do drop-cheker para chegar ao verde-clarinho indicado como ideal para plantas e vivos 

• Gosto 1