JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 11 Publicado: Outubro 11 On 10/9/2025 at 6:50 PM, José Pedro said: Está oficialmente feio. Muito feio. Não vou discordar contigo. Eheh. Mas mãos à obra para que isso se transforme. Não desistas. São apenas duas plantas que podem ser substituídas! Não deixes que isso abale o teu percurso. Citar
Tozé Nunes Publicado: Outubro 11 Publicado: Outubro 11 Já se adivinhava que plantas in vitro danadas como são a cuba e a UG iam ter problemas de inicio. Foi o que me aconteceu o ano passado. Mas mais tarde as plantas renasceram e ficaram lindíssimas! Só um gajo iniciante em aquascaping pode esmorecer perante um boom de algas inicial, faz parte do processo. Ou então usando outras técnicas e procedimentos consegue impedir tal efeito. Quais, perguntas tu? Depende! Há tantas variáveis... Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
José Pedro Publicado: Outubro 12 Autor Publicado: Outubro 12 Esmorecer?!?!? Claro que é triste ver que os outros aquarios estão a progredir muito bem e o meu está como está. Mas ainda tenho tempo para conseguir que ele chegue ao que se pretende. Faz parte do processo. Fui medir o TDS da água do aquario e está assim: Entretanto resolvi ir medir a da torneira: Acho que as próximas TPA serão feitas com água de osmose... Citar Caudatas do it better.
Luis Ruivo Publicado: Outubro 12 Publicado: Outubro 12 1 hour ago, José Pedro said: Esmorecer?!?!? Claro que é triste ver que os outros aquarios estão a progredir muito bem e o meu está como está. Mas ainda tenho tempo para conseguir que ele chegue ao que se pretende. Faz parte do processo. Fui medir o TDS da água do aquario e está assim: Entretanto resolvi ir medir a da torneira: Acho que as próximas TPA serão feitas com água de osmose... Eu também estou com o mesmo problema. A ultima TPA já foi com osmose Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 12 Publicado: Outubro 12 3 hours ago, José Pedro said: Fui medir o TDS da água do aquario e está assim: Pelo menos já conheçes uma razão dos teus problemas 🙂 . 1 Citar
José Pedro Publicado: Outubro 12 Autor Publicado: Outubro 12 há 6 horas, Luis Ruivo disse: Eu também estou com o mesmo problema. A ultima TPA já foi com osmose Lá vou eu ver duma osmose nova. Esta que tenho já é velha, e pelo preço das mídias já se compra uma Citar Caudatas do it better.
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 12 Publicado: Outubro 12 3 hours ago, José Pedro said: Lá vou eu ver duma osmose nova. Esta que tenho já é velha, e pelo preço das mídias já se compra uma Depois mostra o que compraste e diz-nos o preço. Tenho algum interesse nisso, mas nunca aprofundei muito o conhecimento sobre os sistemas disponíveis. Citar
José Pedro Publicado: Outubro 13 Autor Publicado: Outubro 13 Acho que o melt acabou e espero que daqui para a frente as coisas melhorem consideravelmente. As rotalas por se lado, continuam de boa saúde e a crescer bem. Ainda não as podei, queria ver se cresciam mais um pouco. Agora é dar tempo ao tempo e esperar. 1 Citar Caudatas do it better.
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 14 Publicado: Outubro 14 Os aquários, desta vez, estão todos a sofrer do mesmo problema. Quando for eu a participar, vou para um dry ou um dark start 😄 . Citar
Carlos Carvalheira Publicado: Outubro 14 Publicado: Outubro 14 5 hours ago, JoseCarlosMarques said: Os aquários, desta vez, estão todos a sofrer do mesmo problema. Quando for eu a participar, vou para um dry ou um dark start 😄 . tem que ser dry ... dark a plantas acabam por morrer 😉 nao te esqueças que tens meio dia para montar o harscape e plantar e trazer o aqua para casa no maximo fazes dry start mas depois tens a questao se fazes um mix de in vitro ... emersa e submersa ... uma ou outra vai sofrer é escolher lol na pratica nao tens uma formula magica vai depender e muito do que aconteçe no momento se decides ir mais para troncos ou so pedra que plantas veeem das que escolheste e em que estado te chegam ... muita variavel .... o ideal é nao pensar muito lolll Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 14 Publicado: Outubro 14 2 hours ago, Carlos Carvalheira said: tem que ser dry ... dark a plantas acabam por morrer 😉 nao te esqueças que tens meio dia para montar o harscape e plantar e trazer o aqua para casa no maximo fazes dry start mas depois tens a questao se fazes um mix de in vitro ... emersa e submersa ... uma ou outra vai sofrer é escolher lol na pratica nao tens uma formula magica vai depender e muito do que aconteçe no momento se decides ir mais para troncos ou so pedra que plantas veeem das que escolheste e em que estado te chegam ... muita variavel .... o ideal é nao pensar muito lolll Mas os aquários têm que vir para casa plantados? Não dá para trazer as plantas dentro dos potes? Citar
José Pedro Publicado: Outubro 14 Autor Publicado: Outubro 14 NOP. Tens de plantar lá 1 Citar Caudatas do it better.
João Abóbora Publicado: Outubro 14 Publicado: Outubro 14 Se estás a colocar fertilizantes no aquário, é normal teres mais coisas dissolvidas na água... Já vi aquários com TDS a mais de 300 e estavam impecáveis. O melhor conselho que te posso dar, é a de criares estabilidade no aquário e que se tens algas, é porque algum nutriente está a ficar a mais ou a iluminação estava muito forte. As algas são oportunistas, mas são organismos menos desenvolvidos do que as plantas. Em luta directa por alimento, as plantas vão ganhar sempre. E só quando há condições propícias para as algas se alimentarem mais do que as plantas, é que elas proliferam. A dificuldade de um aquário plantado com algas, é saberes onde está o desiquilíbrio. 1 Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Ricardo Correia Nature Art Publicado: Outubro 14 Publicado: Outubro 14 Bem antes de começar a comentar seja o que for, gosto bastante da montagem que tens dentro do aquário e tem um potencial enorme. Quanto à inspiração que trouxeste para desenvolver a tua montagem estava muito bem conseguida e havia todos os elementos à disposição para a recriares, depois de ver o que tinhas em mente e vendo o que estavas a criar, não estava assim tão mau e tinhas potencial e criatividade para não desistires e levares a tua inspiração avante e te orgulhares da tua criação. Quanto às plantas não me sai da cabeça depois de todo o hardscape montado a tua cara a olhar para o aquário e a coçares a cabeça (haha), acho que não podes estar tão negativo e deixares as coisas rolarem naturalmente. Bora não desanimes que vais conseguir ter um aquário pronto e top para a Pet! Forte Abraço Citar
ismael_figueira Publicado: Outubro 14 Publicado: Outubro 14 Meu caro Zé Pedro. Parece que as coisas por aí não abonam de boas andanças mas não é razão para desespero! Primeiro que tudo e pegando no que o Abóbora te disse, procura a estabilidade. Ao que parece a tua água está com demasiados sais dissolvidos, esse calhau garantidamente é um dos responsáveis e água da tua zona também não abona a teu favor, posto isto creio que a água de osmose é o caminho, se tiveres oportunidade é claro. Com isto aconselhava que aumentasses as frequências de TPA pelo menos umas 2 vezes por semana mas apenas uns 20/30%, mais TPA mas menos quantidade de água trocada de cada vez. Com o incremento das TPA vais precisar de começar a fertilizar ainda que de forma leve, 2ml de APT1 no dia da troca de água. Carbo todos os dias 3ml perto do fim do fotoperíodo. No que toca a luz, não baixes dos 50%, a calha é forte mas não é um Rolls Roice, tens de dar oportunidade às plantas para terem quantidade de luz suficiente que lhes dê a força que precisam para lutar. Quanto às plantas, visto que tiveste muitas percas, não hesites em colocar massa vegetal o quanto antes nesse aquário. Em detrimento da cuba já em mau estado considera a hipótese de plantar monte carlo, sim eu sei que é uma planta de folha ligeiramente maior mas com podas regulares ficará compacta o suficiente para se dissimular com uma cuba. Ao resto da malta que estiver a ler isto, POR FAVOR, se eu estiver a dizer alguma barbaridade corrijam-me o quanto antes, este homem tem que levar o aquário impec para a PET! Letis Gouuuu! Força nisso que ainda há muita estrada para andar! Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
José Pedro Publicado: Outubro 15 Autor Publicado: Outubro 15 Não estou minimamente desmoralizado e a vossa ajuda tem sido muito bem recebida. Eu sei que são coisas que contecem e que é a primeira vez a tratar dum Aquario XPTO e que tenho a certeza vai estar XPTO. Aumentei a intensidade da luz para 50% neste momento e quero ver se consigo ir ver duma Osmose. A minha está nas lonas, mas ainda vou fazer mais uns testes no Fim de semana. Mesmo que não fique perfeitamente a 0, qualquer valor abaixo do valor da torneira será sempre melhor. Algas para já não tenho, mas as diatomáceas apoderaram-se da areia. Está a ficar castanha, mas nesta fase, não estou minimamente preocupado. A minha principal preocupação é garantir que o tapete rebenta e fica bonito para a Pet. De resto vamos indo um dia de cada vez e na esperança que isto vai melhorar. Citar Caudatas do it better.
José Pedro Publicado: Outubro 18 Autor Publicado: Outubro 18 Mais um update, só porque este começo está a ser uma novela que só visto. O CO2 acabou, ainda não entendi se por nabice minha, na montagem do redutor (o que não me parece), se por "avaria" do extintor. O importante é que fui à Soluções Aquáticas e trouxe uma nova botija, que já está a bombar como deve ser. Como vocês têm acompanhado, a cuba sofreu demaiado com o Melt e por isso resolvi replantar novamente com cuba, para ver se isto fica um nadinha mais bonito, portanto aqui ficam as fotos da replantação. Agora é rezar que esta não se "estrague" como se estragou a outra. Hoje foi dia de TPA, mais pequena que as outras e basicamente com água de Osmose. Acabei por voltar a testar os valores da Osmose, deixando-a correr por algum tempo e só depois recolher a água e medir e o resultado foi este: Vamos embora!!!!! 1 Citar Caudatas do it better.
Tozé Nunes Publicado: Outubro 19 Publicado: Outubro 19 On 18/10/2025 at 15:30, José Pedro disse: O CO2 acabou, ainda não entendi se por nabice minha, na montagem do redutor (o que não me parece), se por "avaria" do extintor. O importante é que fui à Soluções Aquáticas e trouxe uma nova botija, que já está a bombar como deve ser. Tens o redutor demasiado aberto. Roda o manípulo maior para que a agulha fique entre o 0.1 e o 0.2 e depois afina com o manípulo pequeno junto ao conta-bolhas. Depois é ir acompanhando com a cor do drop-cheker para chegar ao verde-clarinho indicado como ideal para plantas e vivos 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
José Pedro Publicado: Outubro 25 Autor Publicado: Outubro 25 Bem, mais uns dias... A Cuba continua a aguentar-se (felizmente), no entanto está sempre a soltar-se, passo a vida a enterrá-la, mas nunca consigo que fique muito bem presa, mas pronto. A rezar que ganhe raízes rapidinho, para ver se deixa de se soltar. Hoje fiz TPA, com a osmose, como optei por fazer e depois da TPA, vai de lhe dar fertilizante. As plantas, deram este "brinde". Eu sei que as paredes não estão muito impas, tenho de ir ver dum raspador, e tenho ali 2 sítios que se tornam complicados de aspirar, mas que já resolvi e para a semana , já aspiro aquele porcaria toda. A rotala, podei-a (primeira poda da vida em aquários). Ficou assim baixinha e replantei tudo ali novamente. Estranhamente, consegui lá replantar tudo. Vamos lá ver durante esta semana como é que isto corre. Citar Caudatas do it better.
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 26 Publicado: Outubro 26 Agora é só ir controlando esse crescimento 🙂 . Parece que está no bom caminho. Citar
José Pedro Publicado: Terça-feira às 20:27 Autor Publicado: Terça-feira às 20:27 Ora cá vai um updatezito... Quem tem acompanhado isto de perto, sabe, que tenho lutado com o TDS, que constinua bruto e neste momento ronda os 270ppm. Estive a fazer TPA's de 10Lts diariamente a ver se conseguia que baixasse um pouco, mas está dificil, mas continuamos na luta. O TDS da Osmose que está a entrar está nos 19ppm, e estes são os valores mais baixos que tenho conseguido nos ultimos dias, mas pelo menos, não estamos comperdas nas plantas, apenas noto um crescimento mais lento, mas constante. nas plantas e o pearling que tenho tido diariamente creio que seja um bom indicador. Deixo algumas fotos acabadinhas de tirar: Rotala com pearling. Cuba com pearling E uma da geral, só para vcs verem 2 Citar Caudatas do it better.
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 11:37 Publicado: ontem às 11:37 Está bonito, sim senhor. Em relação a esse aparelho de TDS, eu fechava-o num armário e nunca mais pegava nele! Citar
Recommended Posts