José Pedro Publicado Domingo às 19:19 Publicado Domingo às 19:19 Mais um ano, mais uma voltinha Tomei-lhe o gosto e pronto cá vamos nós, para mais uma aventura. Este ano fui para o desafio, já a saber ao que ia. Levei tudo planeado, plantas, hardscape, tudo. A realidade é que apesar de termos tudo planeado, nem sempre corre como queremos. A minha ideia, era um aquario, mais para o natural. Esta era a minha inspiração: Até comecei e a coisa nem stava a correr mal de todo. No entanto Depois de alguma troca de ideias e depois de me terem aliciado a usar um Sr. Calhau, a montagem acabou nisto Esta foi a base para o inicio duma montagem que nada tinha a ver com o que tinha idealizado de inicio. Terminou assim... O problema foi leválo da sala para o carro e depois do carro para o 3º andar sem elevador. Na mala, à espera de boleia. Resumindo: 1 - Nome do Aquário Afloramento 2 - Data da montagem 28/09/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30 extra-claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Oase BioStyle 11S 4.2 - Termostato Sera 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light 450EC 4.4 - Sistema de CO2 Ainda não aplicado 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil 5.2 - Hardscape Strideways Riouh stone, Black Slim Wood 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Ainda por definir 7 - Fauna Ainda por decidir 8 - Plantas Eleocharis minima Rotala sp Green Rotala H´Ra Hemianthus callitrichoides 'cuba' 9 - Fotos Dia da montagem 6 Citar Caudatas do it better.
JoseCarlosMarques Publicado: Domingo às 21:40 Publicado: Domingo às 21:40 Ui! Já temos imagens do desafio!?!?!? Nem me dei conta que era este fim de semana. O @Tozé Nunes fez o post sem datas! Ai ai Tozé 🙂 !!! Em relação à tua montagem, José... eu prefiro sempre pedras a troncos, portanto, na minha opinião, o tanque ficou a ganhar com o caminho que seguiste. De qualquer maneira, era a tua visão, e pelas tuas palavras não te vejo muito confiante/contente com o resultado. Será impressão minha? Consegues fazer uma imagem de frente, do aquário, para avaliar melhor a colocação das pedras? Parece que tens aí uma boa base, mas não dá para ver muito bem com as fotografias tiradas de cima. Grande abraço, e muita sorte. 1 Citar
José Pedro Publicado: Segunda-feira às 09:19 Autor Publicado: Segunda-feira às 09:19 há 11 horas, JoseCarlosMarques disse: Ui! Já temos imagens do desafio!?!?!? Nem me dei conta que era este fim de semana. O @Tozé Nunes fez o post sem datas! Ai ai Tozé 🙂 !!! Em relação à tua montagem, José... eu prefiro sempre pedras a troncos, portanto, na minha opinião, o tanque ficou a ganhar com o caminho que seguiste. De qualquer maneira, era a tua visão, e pelas tuas palavras não te vejo muito confiante/contente com o resultado. Será impressão minha? Consegues fazer uma imagem de frente, do aquário, para avaliar melhor a colocação das pedras? Parece que tens aí uma boa base, mas não dá para ver muito bem com as fotografias tiradas de cima. Grande abraço, e muita sorte. Logo depois da TPA e de replantar a Cuba que se soltou, já faço novas fotos. 1 Citar Caudatas do it better.
sTeVe- Publicado: Segunda-feira às 09:38 Publicado: Segunda-feira às 09:38 há 15 minutos, José Pedro disse: Logo depois da TPA e de replantar a Cuba que se soltou, já faço novas fotos. Antes de mais parabéns pela tua participação e por apresentares tão prontamente o teu trabalho. Quanto ao teu aqua, parece muito porreiro, pela descrição das plantas parece que estas a ir mais para a vertente brasileira ou estou em erro? Gosto bastante do trabalho e atenção dada às rochas ficou muito top. 1 Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra YOUTUBE
José Pedro Publicado: Segunda-feira às 13:34 Autor Publicado: Segunda-feira às 13:34 há 3 horas, sTeVe- disse: Antes de mais parabéns pela tua participação e por apresentares tão prontamente o teu trabalho. Quanto ao teu aqua, parece muito porreiro, pela descrição das plantas parece que estas a ir mais para a vertente brasileira ou estou em erro? Gosto bastante do trabalho e atenção dada às rochas ficou muito top. Sou um newbie nisto. "Vertente brasileira"??? Não faço a mínima ideia a que te referes. Eu olhei para aquilo, e das plantas que escolhi, pus as que melhor se adaptavam ao pretendido. Tal como disse anteriormente, o plano original não era este. 1 Citar Caudatas do it better.
José Pedro Publicado: Segunda-feira às 13:39 Autor Publicado: Segunda-feira às 13:39 há 15 horas, JoseCarlosMarques disse: Em relação à tua montagem, José... eu prefiro sempre pedras a troncos, portanto, na minha opinião, o tanque ficou a ganhar com o caminho que seguiste. De qualquer maneira, era a tua visão, e pelas tuas palavras não te vejo muito confiante/contente com o resultado. Será impressão minha? Inicialmente não fiquei fã, mas com o tempo e com o "namoro" que lhe tenho dado, começo a afeiçoar-me a ele. Apesar de haver ali coisas que não estão minimamente do meu agrado, nomeadamente a "mancha" das rotalas lá por trás. Na minha modesta opinião de quem não percebe nada da fruta, ficam ali um bocado perdidas no meio. No meu ver ficam desenquadradas de tudo o resto. Disseram-me que devia por ali plantas que se vissem por cima do afloramento, porque o tapete não se ia ver de frente. Para mim o afloramento (a ponta do calhau) é o ponto principal de toda a montagem. Ou podo as rotalas de forma a harmozar a coisa, ou não sei... Demos tempo à coisa. 1 Citar Caudatas do it better.
JoseCarlosMarques Publicado: Segunda-feira às 14:22 Publicado: Segunda-feira às 14:22 42 minutes ago, José Pedro said: Inicialmente não fiquei fã, mas com o tempo e com o "namoro" que lhe tenho dado, começo a afeiçoar-me a ele. Apesar de haver ali coisas que não estão minimamente do meu agrado, nomeadamente a "mancha" das rotalas lá por trás. Na minha modesta opinião de quem não percebe nada da fruta, ficam ali um bocado perdidas no meio. No meu ver ficam desenquadradas de tudo o resto. Disseram-me que devia por ali plantas que se vissem por cima do afloramento, porque o tapete não se ia ver de frente. Para mim o afloramento (a ponta do calhau) é o ponto principal de toda a montagem. Ou podo as rotalas de forma a harmozar a coisa, ou não sei... Demos tempo à coisa. Faz sentido o que te disseram. Vais ver que com o tempo e o desenvolvimento das plantas vais perceber a sugestão. 2 Citar
sTeVe- Publicado: Segunda-feira às 14:55 Publicado: Segunda-feira às 14:55 há 1 hora, José Pedro disse: Sou um newbie nisto. "Vertente brasileira"??? Não faço a mínima ideia a que te referes. Eu olhei para aquilo, e das plantas que escolhi, pus as que melhor se adaptavam ao pretendido. Tal como disse anteriormente, o plano original não era este. Com o crescimento das plantas vais perceber ao que me refiro. brazilian style aquascape - Pesquisa Google Tem este nome por ter sido desenvolvido no brasil, pelo Luca Galarraga, e depois adotado pela equipa da Aqua Base fazendo assim aparecer este estilo. 1 Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra YOUTUBE
José Pedro Publicado: Segunda-feira às 18:54 Autor Publicado: Segunda-feira às 18:54 Dia 2 Ora bem... Primeira TPA de 50%. Em termos de fertilização, ainda nada, apemas 2ml de Carbo. Agora manter este plano durante próxima semana. De manhã, tinha alguns bocados de "Cuba" a boiar Aproveitei o facto de ir fazer a TPA e replantei o que andava a flutuar. Imagem de como está hoje (antes da TPA), depois de ter estado o filtro ligado, desde ontem 1 Citar Caudatas do it better.
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 08:31 Publicado: ontem às 08:31 É normal que as plantas de carpete se soltem nos primeiros tempos. Enquanto não enraizarem, tens que ter paciência e ir replantando. Não deixes que ela cresça muito em altura para ela não se habituar mal 🙂 . Já percebeste porque te disseram para colocares aquelas plantas mais altas no fundo? Com a pedra maior do lado esquerdo, não se ia ver nada do que tens atrás. Talvez apenas no reflexo do vidro. Estou curioso é para ver o que acontece no lado direito, porque acho que também vais precisar de colocar ali uma planta maior para se ver atrás dessas pedras mais baixas. Neste momento consegue ver-se porque a fotografia está tirada de cima, mas a imagem final deve ser tirada de frente, e aí vais perder o verde. Experimenta fazer isso. Citar
José Pedro Publicado: ontem às 11:51 Autor Publicado: ontem às 11:51 há 3 horas, JoseCarlosMarques disse: É normal que as plantas de carpete se soltem nos primeiros tempos. Enquanto não enraizarem, tens que ter paciência e ir replantando. Não deixes que ela cresça muito em altura para ela não se habituar mal 🙂 . Já percebeste porque te disseram para colocares aquelas plantas mais altas no fundo? Com a pedra maior do lado esquerdo, não se ia ver nada do que tens atrás. Talvez apenas no reflexo do vidro. Estou curioso é para ver o que acontece no lado direito, porque acho que também vais precisar de colocar ali uma planta maior para se ver atrás dessas pedras mais baixas. Neste momento consegue ver-se porque a fotografia está tirada de cima, mas a imagem final deve ser tirada de frente, e aí vais perder o verde. Experimenta fazer isso. Posso sempre prolongar as rotalas até ali ao acanto e deichar a UG só naquela "subida". Já compreendi o que queres dizer, com as plantas lá por trás. Citar Caudatas do it better.
Vasco Ferreira Publicado: ontem às 14:08 Publicado: ontem às 14:08 Isso agora é podar a acompanhar o layout. Vais ver que vai ficar top. Gosto muito! Desfruta tu também a manter esse quadro vivo Abraço 2 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 16:34 Publicado: ontem às 16:34 4 hours ago, José Pedro said: Posso sempre prolongar as rotalas até ali ao acanto e deichar a UG só naquela "subida". Logo verás a melhor solução. As Rotalas podem sempre ser propagadas com cortes, mas lembra-te do tempo que tens. 1 Citar
José Pedro Publicado: ontem às 18:48 Autor Publicado: ontem às 18:48 há 2 horas, JoseCarlosMarques disse: Logo verás a melhor solução. As Rotalas podem sempre ser propagadas com cortes, mas lembra-te do tempo que tens. Tendo em conta que o espaço a plantar não é assim tão grande, acho que dá mais que tempo para elas crescerem todas Citar Caudatas do it better.
JFNMaia Publicado: 22 horas Publicado: 22 horas Vendo assim de repente até ficou parecido com a ideia inicial. Mas com esse calhau já vens em vantagem do resto da malta. 1 Citar
gjsilva Publicado: 5 horas Publicado: 5 horas Olá José!Com muita pena minha no evento não ficámos um ao lado do outro mas deu para conviver à mesmaTenho que te dar os parabéns por teres arriscado a fazer um layout com a rocha que todos os concorrentes puseram de lado, pois pensavam que era pesada demais e não serviria para nada, afinal ficou um layout espectacular!!Muitos parabéns e grande abraço Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar
José Pedro Publicado: 5 horas Autor Publicado: 5 horas Dia 3 As novidades não sãoassm tantas, mas continua-se com o plano: TPA de 50% diariamente e 2ml de Carbo após as TPA, fotoperíodo de 6 horas com intensidade a 50%. Deixo umas fiotos mais pormenorizadas das plantas, em que as rotalas, estão cheias de folhas novas. E algmas folhas mais velhas estão a cair. A Cuba parece estar a marelecer, mas creio que possa ser por falta de CO2, mas que amanhã essa ausência já fica colmatada. As Eleocharis estão com boa cara E a UG, parece-me que está a dar-se muito bem (o ângulo da foto está uma treta que ao lado do aquário está a TV e hoje não consegui tirar melhor) 1 Citar Caudatas do it better.
João Abóbora Publicado: 3 horas Publicado: 3 horas A história desse layout dava um filme hahahah Continuo a achar que devias ter ido para um Iwagumi clássico. Experimentavas um layout intemporal, aprimoravas as técnicas de poda e são aquários que depois de estabilizados, acabam por não dar "trabalho". Pensa que já só te falta carregares isso mais 2x... Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
JoseCarlosMarques Publicado: 3 horas Publicado: 3 horas 49 minutes ago, João Abóbora said: Continuo a achar que devias ter ido para um Iwagumi clássico. Ainda vai a tempo! Eu voto nessa opção. Eheh. Citar
José Pedro Publicado: 2 horas Autor Publicado: 2 horas há 1 hora, João Abóbora disse: A história desse layout dava um filme hahahah Continuo a achar que devias ter ido para um Iwagumi clássico. Experimentavas um layout intemporal, aprimoravas as técnicas de poda e são aquários que depois de estabilizados, acabam por não dar "trabalho". Pensa que já só te falta carregares isso mais 2x... Tirar as rotalas e deixar o tapete crescer por ali a fora? E aquela porte por trás do pico? Toda a gente diz que depois não se vê nada do que lá está por trás. Citar Caudatas do it better.
Fernando Freire Publicado: 1 hora Publicado: 1 hora Gosto mesmo da tua montagem, espero que consigas meter as plantas as crescer onde queres!!Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Recommended Posts