"Obrigado Filipe Oliveira" - 4ª edição do desafio de Aquascaping


RodolfoProvenzano

Recommended Posts

Boas...
Vamos a isso.
Antes de tudo obrigado à organização da 4º Edição do Desafio de Aquascaping.

Sempre muito válido sair do Porto e ir a Lisboa para poder participar desse momento único de amizade e troca de experiências.

Para este ano eu planejei um Landscape onde pudesse encaixar uma homenagem ao Filipe Oliveira. Afinal, não diferente de muitos que hoje amam aquários plantados, no meu caso o "Pinheiro Manso" foi um divisor de águas entre aquários comuns e os meus aquários com plantas a partir de 2010, quando em 2009 li uma matéria no site: https://xylema.blogspot.com/2009/09/bonsai-no-aquario.html

Penso em um landscape com hardscape pesado do lado direito e mais leve do lado esquerdo. Na "montanha" principal, um Bonsai no estilo Fukinagashi "estilo varrido pelo vento".

No dia 08 transportei o aquário com uma película plástica que na viagem se rompeu, e com o ar condicionado, muitas plantas se desidrataram, mas logo se recuperaram.

Este é o aquário, o qual ainda preciso colar as pequeninas raízes e galhinhos do Bonsai que se soltaram no transporte:

large.IMG_20231018_223440.jpg.cbfe56fd23

Equipamentos:

  1.  Aquário: ILA (45cm x 30cm x 30cm)
  2. Iluminação: Twinstar 45E II
  3. Filtragem: Aquael Versamax FZN-1
  4. Injeção de CO2: pressurizado (~ 45 à 50ppm)
  5. Substrato: Aquael advanced soil plant
  6. Hardscape: Red Moor Wood; Relief Stone e Areia
  7. Fertilização: APT Zero da 2HR e Mbreda
  8. Flora: 
    1. Taxyphillum sp. Flame Moss.
    2. Rotala sp. Green
    3. Micranthemum sp. Monte Carlo
    4. Limnophila sp. Vietnam
    5. Hemianthus callitrichoides Cuba
    6. Eleocharis minima
    7. Bucephalandra sp. Mini Red
    8. Hygrophila pinnatifida
    9. Hydrocotyle tripartita Mini
    10. Cryptocoryne parva

A foto acima já tem uma semana, o aquário nos últimos 7 dias deu uma boa evoluída.

Agora é devarinho adequar a escala das plantas através das podas e enfrentar o dia a dia das pequenas manutenções.

Logo sigo com as atualizações

 

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu inicialmente fiquei céptico com a tua ideia, mas com o verde, ja se começa a entender mais o que querias fazer, isso é diorama puro e duro, verdadeira homenagem ao estilo que o filipe criou, sem copiar o que ja foi feito N vezes pelo mestre e tantos outros.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como o ano passado...começa assim, sem se dar por ela e depois no fim...

Está tudo lá, agora é esperar. Parabéns!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rudolfo, tens aí uma boa base vamos ver onde chega essa montagem! Pessoalmente acho que essa pedra maior destaca-se demasiado tendo em conta o apontamento tão pequenino da árvore (louvo-te pelo facto de o fazeres e da homenagem que representa!). Anda assim creio que a flora vai dar aquele toque que está a faltar ai. 

Mais uma vez, opinião pessoal, essas rochas iriam ficar fantásticas com uns apontamentos de musgo colocados de forma aleatória, assim ganharia preenchimento e naturalidade. Quando falo de musgo, refiro-me a uma  Riccardia ou algo do género, pequenino, pequenino.

 

Vá força aí nos teus dotes e skills aquascapianas! 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/10/2023 at 21:31, ismael_figueira disse:

Mais uma vez, opinião pessoal, essas rochas iriam ficar fantásticas com uns apontamentos de musgo colocados de forma aleatória, assim ganharia preenchimento e naturalidade. Quando falo de musgo, refiro-me a uma  Riccardia ou algo do género, pequenino, pequenino.

Viva!!! Ismael, tens razão. É uma excelente dica. Farei...e atualizo aqui. Realmente, essa rocha ficou muito grande. Vamos ver o que fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 26/10/2023 at 21:31, ismael_figueira disse:

Mais uma vez, opinião pessoal, essas rochas iriam ficar fantásticas com uns apontamentos de musgo colocados de forma aleatória

Olá Ismael. A 10 dias inseri algumas plantas no aquário. Entre elas, musgos na área que VC sugeriu. Inseri weeping e Spike. Aproveitei e colei as raízes que haviam se soltado.

Comecei a alguns dias trabalhar os reflexos laterais e as podas de formação. 

Inseri rotala indica atrás da rocha maior. Precisávamos de cor por lá.

Agora é esperar a evolução

large.17002164878267159849585297960319.jpglarge.17002165026831630780370065260951.jpglarge.17002165149282628961437361600923.jpglarge.17002165295381639354960113691891.jpglarge.IMG20231110193939.jpglarge.IMG20231110181718.jpglarge.IMG20231110181718.jpg

 

Essa foto já de hoje.
A intenção agora é mesmo fazer a montecarlo ganhar espaço nas rochas, musgos evoluirem e fazerem o que deve ser feito...e ir fazendo poda pra melhorar a escala.
Não estou a usar termostato propositalmente. Com crescimento lento tem sido mais fácil controlar essa flora...

E Vera, sim, não aspirei as bolinhas de substrato....

large.IMG_20231117_111745.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xiii..não te gabo o trabalho de tesoura.

Grande evolução. já estou a antever a foto final!!! 🙂 Vai ficar um espetáculo!!!!

Como estás a fazer na iluminação? 8h a 100%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/11/2023 at 15:31, Vasco Ferreira disse:

Grande evolução. já estou a antever a foto final!!! 🙂 Vai ficar um espetáculo!!!!

Como estás a fazer na iluminação? 8h a 100%

Tudo bem Vasco? Então, a iluminação estava até domingo em 7h diárias.
Agora está em 9h diárias. Daqui 7 dias passo a 11h diárias

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Atualizando....a foto é de 18/12. A Aguardar crescimento das moitas traseiras para poder fazer a poda em V e criar o vazio de Amano.

As folhas de montecarlo que estão "queimadas", era por falta de magnésio. Não tinha o teste. Providenciei, níveis estavam baixos, após corrigir, estão a crescer saudáveis e em abundância.

large.WhatsAppImage2023-12-18at16_47_58.jpeg

 

Agora, uma foto de hoje, de ainda agora.....

large.WhatsAppImage2024-01-01at11_42_55.jpeg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente! Perguntas:

Que significa o "vazio de Amano"?Já estás com as 11h de iluminação? Além do apt1 Zero da 2HR que mais fertilização tens usado? Não tens fauna para ajudar na limpeza? Retiras o filtro nas fotos para ter uma visão desimpedida das laterais e trabalhar os reflexos ou é apenas uma questão de aproveitar para limpeza do filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/01/2024 at 12:05, Tozé Nunes disse:

Que significa o "vazio de Amano"

Tozé, eu conheço o "Vazio de Amano", o espaço vazio deixado no background pra complementar o layout.

 

On 01/01/2024 at 12:05, Tozé Nunes disse:

Já estás com as 11h de iluminação

10 horas de fotoperíodo

 

On 01/01/2024 at 12:05, Tozé Nunes disse:

Além do apt1 Zero da 2HR que mais fertilização tens usado

Tenho usado o APT 1, nitrogênio e fósforo da Mbreda e Mg da linha Pro Scape da JBL.

 

On 01/01/2024 at 12:05, Tozé Nunes disse:

Não tens fauna para ajudar na limpeza?

Não. Nenhum animal até agora

 

On 01/01/2024 at 12:05, Tozé Nunes disse:

Retiras o filtro nas fotos para ter uma visão desimpedida das laterais e trabalhar os reflexos ou é apenas uma questão de aproveitar para limpeza do filtro?

Para poder sempre ver o aquário sem nenhum equipamento e poder visualizar o mais próximo da foto final.

Poda final. 

large.IMG_20240102_155244.jpg

 

Editado por RodolfoProvenzano
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa montecarlo está mm estranha...ao menos está a recuperar?

Isso vai dar uma foto brutal. Uma grande profundidade. 

A unica coisa contra é mm essa montecarlo que levou "macumba"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vasco Ferreira disse:

essa montecarlo está mm estranha...ao menos está a recuperar?

Isso vai dar uma foto brutal. Uma grande profundidade. 

A unica coisa contra é mm essa montecarlo que levou "macumba"

Oi Vasco. Ela está rebrotando bem. Sem as folhas queimadas. Vamos ver como fica daqui a 10 dias.

Verdade. Grande Macumba. Sinto que a Vera fez algum trabalho extra....kkkk

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

272 Rodolfo Provenzano.jpg

Pontuação e comentários do júri:


50 Tank has a soothing, naturalistic feel. I think the blending between the plant groups can
be handled a bit better. The two main rocks need more structure to make an impact. 
Dennis Wong

70 The sense of depth is interesting. But this tree in the middle is very lonely. Why not add
more of it to improve the tank and the whole diorama? What's 'disturbing' is that we have big
fluffy bushes in the back and only one tiny tree in the middle. Maybe a bigger tree
would have worked too. But the plants look good though. Good job!
Quentin Charpentier

40 O trabalho de hardscape poderia ser mais elaborado, sinto falta de mais elementos para
uma paisagem mais natural. A pequena árvore me parece solitária, gostaria de ver mais
delas no horizonte. 
Luca Galarraga

40 Plantas bem cuidadas e escolhidas harmoniosamente. A madeira ali suspensa não acrescenta nada ao layout da forma como foi colocada. Gostaria de ver as moitas direitas
mais altas também. 
Luís Cardoso

72 The round rock and a single tree growing on top of the rock make for an impressive
waterscape. The aquatic plants are in good condition and nicely trimmed. Unfortunately, the
right side of the tank needs more improvement as it is monotonous and lacks variety. The
upper right space in particular would benefit from having the aquatic plants reach the surface
of the water. 
Masashi Ono

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que dizer, para mim este é um dos melhores layouts, mas tem um problema, muitas pessoas não o entendem.
Para quem ja viu a foto que o inspirou é facil de entender, mas como alguém ja disse se tens que explicar o teu layout aos juizes para eles o entenderem, então ja falhaste. Eu gosto, um dos meus preferidos, senão o meu preferido, entendo o layout, mas também percebo porque nao ficou melhor classificado.
Outra coisas em termo de saude de plantas dos melhores, pelo menos na foto, infelizmente nao o vimos ao vivo, mas vindo de quem vem devia estar muito bom.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Bruno R. Carvalho disse:

Que dizer, para mim este é um dos melhores layouts, mas tem um problema, muitas pessoas não o entendem.
Para quem ja viu a foto que o inspirou é facil de entender, mas como alguém ja disse se tens que explicar o teu layout aos juizes para eles o entenderem, então ja falhaste. Eu gosto, um dos meus preferidos, senão o meu preferido, entendo o layout, mas também percebo porque nao ficou melhor classificado.
Outra coisas em termo de saude de plantas dos melhores, pelo menos na foto, infelizmente nao o vimos ao vivo, mas vindo de quem vem devia estar muito bom.

Viva Bruno. Obrigado.

Esse foi o aquário que menos tive problemas com algas (nem tive na realidade). O lado direito tem uma falha grande. Deveria ter uma rocha ao pé da moita traseira. Falando nessa moita. Podei no momento errado e ela não se recuperou em altura a tempo. 

Infelizmente não consegui estar presente, mas está mesmo saudável isso ai.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, RodolfoProvenzano disse:

Infelizmente não consegui estar presente, mas está mesmo saudável isso ai.

Só acredito se ver as fotos! 😆

Em relação aos comentários,  o facto de eles não perceberem que aquela árvore isolada no topo do "monte" era uma homenagem ao nosso FAAO faz com que percas alguns pontos na avaliação.  Mas como o Bruno disse bem, eles só avaliaram baseado numa foto numerada!

Eu achei que a foto podia ter ficado um pouco mais clara, percebo que de acordo com a história aquela luz mais melancólica faz sentido mas lá está,  quem não sabia o contexto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Só acredito se ver as fotos!
Em relação aos comentários,  o facto de eles não perceberem que aquela árvore isolada no topo do "monte" era uma homenagem ao nosso FAAO faz com que percas alguns pontos na avaliação.


Mais que uma foto Tozé o layout do rodolfo existe na realidade, eu ja vi a foto que ele usou como inspiração.
Uma situação semelhante ao layout do Mathew manes, o layout dele deste ano foi muito criticado, mas ele mais tarde postou fotos da paisagem verdadeira onde se inspirou.
Mas ai está o problema, se precisas de explicar ou usar fotos para explicar o teu layout, ja foste.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Que dizer, para mim este é um dos melhores layouts, mas tem um problema, muitas pessoas não o entendem.
Para quem ja viu a foto que o inspirou é facil de entender, mas como alguém ja disse se tens que explicar o teu layout aos juizes para eles o entenderem, então ja falhaste.
 

Bruno não se inspirou em foto nenhuma, inspirou-se num aquário de um colega dele brasileiro de há uns anos, dum concurso. 

Claro que saber o nome do aquário podia ter ajudado a compreender o layout. 

Quanto à tua observação sobre a compreensão do layout, é um facto e condordo. 😉

As plantas estavam saudáveis, foi pena ele não ter partilhado mais a evolução do aquário. 

De qualquer forma, está bonito, precisava de mais uns pormenores, moita direita mais alta, concordo com os comentários dos juízes. 

Parabéns Dorfo, é a terceira vez que estás para cá vir abaixo e não foi possível, as tuas melhoras. Beijinhos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Vera Santos disse:

Bruno não se inspirou em foto nenhuma, inspirou-se num aquário de um colega dele brasileiro de há uns anos, dum concurso. 

Na realidade o Aquário que me inspirei foi a base do layout. Mas o @ismael_figueira que enviou a foto de uma arvore na natureza, exatamente o que tentei replicar par se encaixar na homenagem ao FAAO.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa foi a foto que o @ismael_figueira nos enviou no WhatsApp. Foi exatamente esse tipo de arvore que tentei recriar. Elas são sozinhas na natureza e não ocorreram em abundância. Pois nascem em ambientes pedregosos, com pouco solo. E não crescem e ficam com aparência de bonsai devido ao pouco solo e trabalho em seu formato, causado pelo vento. Quando se faz um bonsai neste estilo:  "Fukinagashi" -  varrido pelo vento.large.IMG-20240122-WA0045.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa foi a foto que o [mention=77420]ismael_figueira[/mention] nos enviou no WhatsApp. Foi exatamente esse tipo de arvore que tentei recriar. Elas são sozinhas na natureza e não ocorreram em abundância. Pois nascem em ambientes pedregosos, com pouco solo. E não crescem e ficam com aparência de bonsai devido ao pouco solo e trabalho em seu formato, causado pelo vento. Quando se faz um bonsai neste estilo:  "Fukinagashi" -  varrido pelo vento.large.IMG-20240122-WA0045.jpg.677b215b36d234ffc57b3b6c5b792644.jpg
Ah, ok confusao minha então. Peço desculpa.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Vera Santos disse:

Claro que saber o nome do aquário podia ter ajudado a compreender o layout. 

O nome do aquário é muito importante na avaliação. Quando o juiz recebe o nome do trabalho junto com a foto (a maioria dos concursos é assim), há o "link" para que os juízas entendam a "alma" do aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodolfo, nós que vimos o aquário "nascer" sabemos perfeitamente o significado e o simbolismo dessa pequena árvore.

Aqui a questão é mesmo essa, a mensagem transmitida não é verdadeiramente clara para os juízes, e isso acabou por deturpar um pouco o potencial do aquário. Ainda assim era merecedor de mais uns pontinhos! Não concordo com a classificação desta montagem, ainda que lhe veja alguns pontos de melhoria como por exemplo uma rocha visível de menor volume na moita direita e um melhor cuidado com a forma da moita esquerda que a mim me transmite a sensação de que está ali uma parede verde logo por trás do ponto focal (a árvore).

De resto nota-se que é um aquário cuidado com mestria e sem desespero de preenchimento de última hora. Plantação densa e luxuriante, com qualidade e simplicidade. Parabéns pelo aquário independentemente da pontuação obtida.

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que vejo a imagem original, compreendo melhor o teu aquário. Acho que é uma criação mais pessoal do que para o concurso e, não vendo qualquer mal nisso, seria muito difícil ao júri fazer uma avaliação do conceito. Uma coisa é certa... provaste aqui que és capaz de recriar com muita fidelidade a natureza. Para a próxima só tens que encontrar uma paisagem um bocadinho mais fácil de identificar 🙂 . É que nem o título diz nada! Podias ter-lhe dado o nome de "Fukinagashi - varrido pelo vento".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.