"Obrigado Filipe Oliveira" - 4ª edição do desafio de Aquascaping


RodolfoProvenzano

Recommended Posts

há 22 horas, RodolfoProvenzano disse:

O nome do aquário é muito importante na avaliação. Quando o juiz recebe o nome do trabalho junto com a foto (a maioria dos concursos é assim), há o "link" para que os juízas entendam a "alma" do aquário

No teu caso, sim. Mas a maior parte das vezes quer dizer nada!  O aquário da Vera tem o nome do cão,  o meu uma aldeia de xisto perto da casa do meu pai... Como disse o Bruno se precisas de um título para explicar o que a foto não faz, é porque o trabalho não foi feito! Aliás,  o júri não está ali para avaliar títulos mas sim layouts, plantas, peixes e a qualidade da foto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Tozé Nunes said:

No teu caso, sim. Mas a maior parte das vezes quer dizer nada!  O aquário da Vera tem o nome do cão,  o meu uma aldeia de xisto perto da casa do meu pai... Como disse o Bruno se precisas de um título para explicar o que a foto não faz, é porque o trabalho não foi feito! Aliás,  o júri não está ali para avaliar títulos mas sim layouts, plantas, peixes e a qualidade da foto!

Não concordo contigo, Tozé. O título, sendo a única coisa que pode ser transmitida ao júri juntamente com a fotografia do tanque, pode dizer alguma coisa. Na maioria dos casos não é assim, eu sei, mas neste caso poderia ajudar alguma coisa.

Se usas um título genérico, como "Farewell My Friend" ou "Margarida", é óbvio que o júri não o vai ter em conta na avaliação, mas se o título disser "Rocky Mountain" ou "Red Valley", o júri vai perceber o sentido da montagem, ou aquilo que o autor procurava alcançar, e em alguns casos até pode funcionar contra na avaliação.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo contigo, Tozé. O título, sendo a única coisa que pode ser transmitida ao júri juntamente com a fotografia do tanque, pode dizer alguma coisa. Na maioria dos casos não é assim, eu sei, mas neste caso poderia ajudar alguma coisa.
Se usas um título genérico, como "Farewell My Friend" ou "Margarida", é óbvio que o júri não o vai ter em conta na avaliação, mas se o título disser "Rocky Mountain" ou "Red Valley", o júri vai perceber o sentido da montagem, ou aquilo que o autor procurava alcançar, e em alguns casos até pode funcionar contra na avaliação.
Discordo completamente, aliás numa das masterclass da green aqua, tenho a certeza que foi o Josh Sim, se não estou em erro.
Mas numa dessas masterclass foi claramente explicado que, se precisas algo para explicar o teu layout, seja ele titulo ou outro metodo, então o layout falhou, falhaste em criar um layout que por so só consiga contar uma historia.
Os juízes apenas tem uma foto para julgar o teu trabalho, é lá que tens que contar a história do teu layout, é lá que tens que explicar.
Eu nao preciso que me digas que é uma Rocky Mountain, devia ser mais que óbvio que é uma. Senão é algo está mal.
Nao preciso que me digas que é uma floresta, devia ser obvio que é uma floresta, se não é, de novo falhaste.
Lembro aqui o layout do Steve chong de ha uns anos atrás, talvez o layout mais original daquele ano, mas toda a gente pensou que era um layout com neve, quando na realidade aquilo representava um Rio, se não estou enganado.
Foi bastante discutido até pelo autor que os juízes nao entenderam o layout, logo ele falhou em ganhar a qualificação que merecia pois era um layout com bastante qualidade.

Mais uma vez digo aqui, se precisas do titulo, para transmitir a mensagem ou provocar alguma reação no observador então esse layout não só falhou, como estás a reduzir o impacto do mesmo para a sua audiencia.
Os melhores layouts são para ser descobertos, a quantidade de detalhes que alguns aquascapers como josh, fukada entre outros metem nos seus layouts sao incriveis, ao ponto a cada vez que olhas podes descobrir algo que nao notaste antes.

Reduzir esse processo a um titulo, é em si reduzir a experiência de apreciar a nossa arte.




  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, JoseCarlosMarques disse:

🙂É que nem o título diz nada! Podias ter-lhe dado o nome de 

"Fukinagashi - varrido pelo vento".

Nem mais, foi o que pensei quando li a resposta dele! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Os juízes apenas tem uma foto para julgar o teu trabalho, é lá que tens que contar a história do teu layout, é lá que tens que explicar.

Aceito a tua opinião, Bruno, mas essa frase só vem dar sentido ao raciocínio que eu fiz. O Júri não tem só a fotografia... tem o título também!

Repara... eu também acho que um aquário deve falar por si, e que não deve ser preciso um texto para explica-lo. O mesmo sempre defendi em todas as obras de arte. Em alguns casos, porém, pode ajudar. Tu falaste na masterclass do Josh Sim. Existe outra do Juan Puchades (se não me engano) que diz exactamente o contrário. São opiniões diferentes. Eu vou continuar a defender que esta montagem teria ganho se o título fosse diferente - mesmo que "Fukinagashi" não seja o termo mais fácil de compreender 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

. Eu vou continuar a defender que esta montagem teria ganho se o título fosse diferente -

É por isso que ninguém te convida para fazer parte de júris 😆

Brincadeira à parte, em 4 edições,  48 aquários,  nunca se pôs este assunto! 

Para mim,  é um não-assunto! 

Eu nunca enviei as fotos com título, apenas numeradas para os juízes avaliarem o trabalho e não o conceito...

Tu defenderes que se tivesse título era suficiente para ganhar parece ser algo arriscado de defender,  mas é a tua opinião,  respeito. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para fechar a minha participação neste assunto dos títulos,opiniões respeito, cada um tem a sua, mas acho que no dia que se ganhar concursos de aquascaping com base nos títulos,algo muito grave se passa.
Eu acho o trabalho do Rodolfo fantástico, entre o meu top3, no entanto dizer que ganharia com outro titulo é tirar valor ao trabalho dos outros concorrentes que ficaram melhores classificados.
Isto é muito subjectivo, para mim a unica coisa que tinha poucas duvidas era de que o aquario da Vera merecia o primeiro lugar.
Fora disso é subjectivo aquarios que eu pessoalmente acredito que eram melhores que o meu ficaram atras de mim.
E dou o exemplo do Ismael que ficou em terceiro quando o próprio disse que o layout dele estava fraco.
É importante fazermos a autocritica dos nossos layouts para que consigamos melhor no trabalho a seguir, por isso não creio que a melhor maneira de tentar evoluir seja dizer que teriamos melhor classificação com outro titulo, mas sim o que melhorar no design do layout para que o juri compreenda o que estamos tentar mostrar.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, Tozé Nunes said:

Tu defenderes que se tivesse título era suficiente para ganhar parece ser algo arriscado de defender,  mas é a tua opinião,  respeito. 

 

11 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

dizer que ganharia com outro titulo é tirar valor ao trabalho dos outros concorrentes que ficaram melhores classificados

Não foi isso que quis dizer. Apenas que o aquário ganharia (alguns pontos) com outro título. Expressei-me mal, mas longe de mim querer tirar mérito a algum dos outros aquários. 

 

12 hours ago, Tozé Nunes said:

É por isso que ninguém te convida para fazer parte de júris 😆

Eu sou amador, Tozé! Nunca consideraria fazer parte de um júri de nenhum concurso. Estou aqui apenas para aprender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.