Ictio - parâmetros destabilizados


RomeoOscar2

Recommended Posts

Bom dia. 

Antes de mais devo desde já referir que sou iniciante nisto dos aquarios. Embora nunca tenha aqui feito conta, já acompanho o vosso fórum há algum tempo. 

Verifiquei a necessidade de criar aqui conta para expor a minha situação. 

Tenho um aquário de 80L, infelizmente ainda não tive possibilidade de comprar os testes necessários para amonia e etc, mas arranjei uma forma caseira de testar pelo menos o Ph (cozer couve-roxa e a água serve como reagente do Ph) que se tem mantido nos 6.5. Uso agua da torneira com acondicionador. As vezes uso do garrafão quando não estou com paciência para tratar a agua. Troco cerca de 10% de 2 em 2 dias. Os peixes (tropicais) têm se mantido saudáveis bem como os restantes habitantes. Camaroes e caracois. Até aqui tudo bem. Acontece que ontem fiz a troca habitual com agua da torneira. Quando ia encher uma garrafa para beber reparo em pequenas particulas vermelhas. Presumo que sejam provenientes de tijolo partido resultado de uma intervenção na canalização no dia de ontem. Pesquisei na net e efetivamente a argila presente no tijolo aumenta a alcalinidade da água (usei 6L). Como habitual, testei o PH, e está num valor altissimo de quase 8! Isto aconteceu ontem à noite, entretanto já baixou ligeiramente mas ainda se mantem elevado. Os peixes não mostram sinais ainda mas certamente hão de notar a diferença caso nao seja resolvido com brevidade. 

Ja alguém teve este problema? 

Como posso resolver? Entretanto sexta feira já recebo e vou comprar os testes todos e ponho aqui os resultados. 

Alguns detalhes do aquario:

Filtro e termoestato adequados ao tamanho do aquario (não sei de momento os detalhes, estou no trabalho, quando tiver em casa posso ver e pôr aqui os detalhes dos mesmos) 

Temperatura 25 

Tenho cerca de 10 plantas. 

Pedras de xisto

2 pedras brancas e 2 conchas que sei que aumentam o PH, mas como tenho também um tronco para compensar, tem se mantido estável sem qualquer oscilação de PH, já esta assim pelo menos ha 2 ou 3 semanas. 

O aquario já está clicado, claro que sem os testes não tenho como ter a certeza 100% mas houve um pico de amónia ha umas semanas (cheiro) mas agora estabilizou e atualmente tenho :

7 neon tetras, 2 bebados (eu sei, vou pôr mais destes na sexta feira) 4 albino corydoras, 2 guppys (bebés), 2 camaroes transparentes (não sei o nome), 1 caracol do rio, 1 caracol maçã, 1 zebra neritite. Todos com boa cor, com apetite e brincalhões, sem aparentes sinais de stress, posso assumir que estão saudáveis e felizes penso eu... 

Sei que não estou a fazer tudo 100% correto mas tenho aprendido com os erros (infelizmente - já matei 3 neons de início) 😞

Peço desculpa pelo texto gigante, e agradeço quem puder ajudar com dicas para repor o PH. 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, RomeoOscar2 said:

cozer couve-roxa e a água serve como reagente do Ph

Boas, ao ler este tópico já aprendi uma coisa nova e até fui perguntar a uma colega professora de físico-química se era verdade.😀

Quanto ao pH talvez fosse melhor retirares essas conchas e talvez a pedra branca não seja calcária.

Os peixes que tens são praticamente todos para águas mais ácidas por isso seria só vantagens.

Convém dares mais informações sobre o filtro e coloca umas fotos.

Se fazes TPA só de 10%  não é numa TPA que se vai alterar o pH.

Pela minha experiência com espécies que referes tenho que usar sempre água engarrafada para estabilizar o pH em valores mais ácidos adequados às espécies.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, e sim eu também não acreditava mas fiz o teste com liquidos ácidos e alcalinos e realmente muda de cor em conformidade. Quanto à TPA, neste caso foi um garrafão cheio de 6L de agua torneira, agua esta que estava cheia de pequenas particulas de tijolo em pó resultantes da intervenção na canalização. Só reparei nisso tarde demais... Vou retirar as pedras e as conchas. Também já arranjei outras para substituir (para esconderijos). E obrigado pela sugestão, já tenho visto garrafões com PH 4.5 vou comprar para ver se consigo equilibrar o PH do aquario. 

Quanto aos detalhes e fotos, assim que chegar a casa trato disso. Obrigado mais uma vez 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, na sequência do post anterior seguem as informações do material. 

Filtro marina jf50 (ideal para 50L) que é mais ou menos a quantidade de agua que estou a usar. Porque este filtro ja tem o ciclo completo e ainda não tenho bem a certeza como começar a usar o filtro Boyu Sp-1800b que tenho, sem acabar com as bactérias que tanto trabalho me deram a criar... Daí ainda nao usar o potencial todo deste aquario como podem ver nas fotos. 

Termostato comprei em segunda mão, não sei a marca, mas parece ser um Boyu dos que vendem na ornimundo. Temperatura actual: 25°

Tenho luz de led azul e branco. 

Update: morreram 2 corydoras bebés 😞 quando cheguei a casa já só havia as espinhas. (o caracol comeu-as) agora nao sei é se o caracol as matou ou se foi da brusca mudança de ph de 6.5 para 8. O resto dos habitantes parece estar bem. Coloquei água de ph 5.3 (Penacova) devidamente tratada com acondicionador. 

Aparentemente parece ter voltado ao normal, vamos ver se mantém com tanta oscilação que têm tido... 

Já agora, fugindo um pouco do assunto principal, alguém sabe como tirar as manchas de água sem contaminar a água? 

Obrigado, 

Cumprimentos 

 

IMG-20191126-175335.jpgIMG-20191126-175326.jpg

IMG-20191126-175322.jpgIMG-20191126-175319.jpgIMG-20191126-175315.jpgIMG-20191126-175310.jpgIMG-20191126-181742.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação aos filtros, ambos são internos e por isso a sua capacidade de filtrar é reduzida. Apesar de ambos terem circulação de 300l/h ou 700l/h, dependendo a qual escolheres, a capacidade de teres matérias filtrantes é muito reduzida. O melhor seria arranjares um filtro externo tipo canister ou mochila. E por aqui poderá ser o principal motivo das tuas perdas. Quanto à introdução de um novo filtro faz-se deixando o antigo a funcionar e adicionando o novo até criar a colónia de bactérias.

Não vejo nenhum motivo para não encheres o aquário na sua total capacidade, só seria benéfico. Quanto às pedras parecem me mesmo ser calcárias e fazem subir-te o ph.

Quer optes por usar água da torneira ou água engarrafada o melhor será optares por uma e manteres essa escolha para não haver variações bruscas e depois ires adequando a fauna às caraterísticas da água.

para a limpeza do aquário procura por esponja mágica no Continente, AKI e sitios como esses. Ou então mandas vir da china:

ttps://www.ebay.com/itm/100X-Borrador-de-Esponja-Magica-Quitamanchas-Eficaz-Limpieza-para-Cocina-Bano/333215755163?hash=item4d9534eb9b:g:xMwAAOSwgPVcsA90

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Marco, 

Grande obrigado pela ajuda! Vou seguir os teus conselhos. 

Tive oportunidade de comprar um aquário de 200L + móvel por 75 euros... Não comprei porque poderia eventualmente não conseguir suportar a despesa do filtro exterior... Parece que vou ter de arranjar um de qualquer das formas... 🙄 Tenho andado ver como construir um por menos de metade do preço, parece ser fácil. Vou dar uma volta pelo fórum a ver se alguém já teve essa ideia. 

Obrigado, 

Cumprimentos 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vê esta publicação:

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/246670-diy-filtro-externo-%E2%82%ACcon%C3%B3mico/

Exstem lojas dos chineses que às vezes vendem filtros tipo mochila e mesmo em lojas de aquariofilia eles não são muito caros.

E se tiveres mais dúvidas estamos por aqui ;)

Cumprimentos

 

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Alvaro Silva disse:

Boas  RomeoOscar2

Como e que não queres teres o PH alto se tens para ai conchas,pedras calcarias,e sabe-se lá mais o que.

Saudações 

Já tirei isso tudo 😁 deixei só uma concha para efeitos de decoração. Mas adicionei mais madeira para ficar equilibrado e ligeiramente ácido com o tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/11/2019 at 10:40, brunofasoares disse:

E como está o KH?

Boas, ontem comprei o teste e fiz muito rapidamente porque estava com pressa, não consegui perceber ao certo aquilo mas creio estar um pouco elevado, até porque os salpicos que caem na lampada, deixam manchas brancas. Logo posso deduzir que é uma agua muito mineralizada. Mais tarde quando perceber melhor aquilo meto aqui os resultados concretos. Agora, pelo que tenho lido (tenho andado maluco para meter isto a funcionar corretamente e dar uma boa vida aos peixes) pior que parâmetros incorrectos, é instabilidade de parâmetros. Tenho já 2 troncos pequenos (fervidos 3x) que pouco ou nada fazem em relação a tornar a agua acida/mole, mas tou a pensar introduzir um outro, fervrndo apenas uma vez e deixar libertar os taninos. Bem como aquelas folhas de catappa, se não for suficiente a madeira. Ora isto tem areia/pedrinhas brancas, que nao tenho a certeza se são ou nao calcarias. Após a introdução destes novos elementos, será que me vai disparar o ph se começar a dissolver material calcario? Eu sei que escolhi a fauna errada mas agora já está e sinceramente não acho piada aos ciclideos, prefiro os que tenho actualmente que sao: 

Neon chines x6, tetra neon x9, cory albino x4, bebados x5,  9 camaroes e 3 caracois. 1 betta

Temperatura tenho de ter nos 22, devido ao neon chines ter me sido vendido como peixe tropical mas descobri ser peixe de agua fria. Que pode ir ate aos 22.... 

Enfim todos gostam de agua mais pro mole /acido. Apesar de estarem estaveis para já, sei que parametros incorretos a longo prazo reduzem o tempo de vida. 

A ideia é assim que arranjar elementos suficientes para manter os parâmetros estaveis, fazer tpas com agua engarrafada (2-3 garrafões por semana)... Sai um bocado caro mas é um sacrifício que tenho que fazer para manter estes peixes, porque a agua da torneira é muito mineralizada e iria destabilizar o ecossistema. Mas mais tarde ainda hoje meto aqui os dados exatos. 

Opiniões? Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/11/2019 at 07:24, RomeoOscar2 disse:

Não comprei porque poderia eventualmente não conseguir suportar a despesa do filtro exterior... Parece que vou ter de arranjar um de qualquer das formas... 🙄 Tenho andado ver como construir um por menos de metade do preço, parece ser fácil. Vou dar uma volta pelo fórum a ver se alguém já teve essa ideia.

Pensa num sump, é o melhor filtro externo que há e geralmente são feitos há mão.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/11/2019 at 10:40, brunofasoares disse:

E como está o KH?

No3 25
No2. 1
Gh 6°D
Kh 8°D
Ph 6.9
Cl 0.5

Esta tudo fora dos parâmetros aceitáveis.... Será que se fizer tpas com água pouco mineralizada tipo luso ou vitalis irá equilibrar? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, desculpem lá chatear novamente, mas isto não está fácil... E acho que é desta que desisto disto... Agora 2 peixes nariz de bebado e o betta têm pintas brancas, segundo li aqui pelo forum é ictio... E segundo consta a cura é comprar o produto, aumentar a temperatura, e por sal. Ora, tenho corydoras - não se dão com sal. Tenho tanichthys, não se dão em agua muito quente.... Tenho um aquário de 20L que poderia usar para os separar, mas sem equipamento para lá meter. Depois de mais de 200€ investidos e semanas de espera até tar tudo estável, eis que tenho esta m****.. É impossível não ser ictio o betta ainda podia ser outra coisa qualquer é só uma pinta, agora um bebado tem umas 5 e outro umas 3. Não consigo tirar foto... Agora não sei se é das plantas que comprei no olx ou se de que raio foi... Mas não sei que mais fazer à minha vida, andei maluco para por isto tudo direitinho a tentar ajustar os parâmetros e estabilizar os mesmos e agora isto. Amanhã la vou a procura do produto e gastar sabe se lá quantos mais euros, alguém já teve sucesso em condições destas? Que devo fazer? Conheço quem tenha peixes de agua fria a 30° para desenvolverem mais depressa para vender... Portanto será que os tanichthys iriam sobreviver? Não concordo com submeter os peixes a condições destas, mas se lhes salvar a vida estaria disposto a tentar... 

Aquario 80L

Temperatura 23

Filtro 300L/h

Manutenção 2 em 2 dias (aspirar porcaria, Tpa 10%)

Limpeza de filtro 4 em 4 dias (é pequeno para tanto peixe) 

No3 30
No2 0.5
Gh 6
Kh 7
Ph 7
Cl 0

Cumprimentos 

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Romeo, peço-te que não cries tópicos sobre cada assunto ou problema porque a informação fica dispersa e não se consegue ter percepção do que se está a passar com o aquário. 

Tpa's podes fazer de 20 a 30 % duas vezes por semana, 10% não resolve problema nenhum que tenhas no aquário, ainda tens nitritos por exemplo.

Como fazes a limpeza do filtro, que filtro é, marca... Já percebi que é interno o que acaba por não ser aconcelhável. Um filtro de cascata era melhor mas adequado ao volume do aquário. 

Qual é o tamanho do aquário, comp. X largura(profundidade X altura? 

Podes tentar subir a temperatura até aos 28°, aumenta o metabolismo dos peixes mas não é isso que os vai matar. 

Sal não podes meter, podes é dar banhos de sal aos peixes afectados num recipiente à parte, isto por causa das corydoras. 

Não sei que tipo de testes estás a usar, se gotas ou de tiras, sendo que os primeiros são muito mais fiáveis, mas para estares a dizer valores de cloro devem ser de tiras.

Leste o tópico que está na secção das doenças em destaque? Diz-te as quantidades de sal a utilizar, e medicamentos se calhar o mais fácil de arranjar é o escha exit, mas estão lá mais que podes tentar comprar. 

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/250215-faq-doenças-prevenção-sintomas-causas-e-possíveis-tratamentos/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera peço desculpa pela confusão e obrigado por agrupares tudo num só topico ficando mais fácil para quem queira ajudar. 

O filtro é um marina jp50, amanhã estou de folga ja vou instalar o boyu sp 1800b em simultâneo, até adquirir o exterior no fim de Dezembro. Já o devia ter feito mas ainda não tive oportunidade.

Limpeza do filtro faço na agua do aquario, tiro um pouco para um balde que tenho só para isso e limpo lá as peças. 

O teste é de tiras (da sera), foi o mais barato que arranjei com quase todos os testes, os outros são mais fidedignos mas era a volta de 10 € cada teste de cada parâmetro, começo a pensar que me meti no hobby errado tendo em conta o dinheiro que tenho para gastar nisto... Penso que se isto não der certo desisto mesmo 😞

Aquário 70x30x40.

IMG-20191202-195027.jpg

Consegui tirar a foto ao peixe, um deles, as cores normalmente são vivas mas liguei agora a luz só para a foto, devia estar a dormir,daí a cor mais fraca. 

IMG-20191203-220355.jpg

Vou aumentar a temperatura aos poucos até aos 28 como disseste, e vou limitar o uso de luz (está na sala portanto durante o dia ainda apanha alguma luz solar - não fica 100% escuro) , li algures que ajuda também. 

Tpas... Realmente pensava que fazia alguma coisa, mas hoje quando me deparei com os nitritos fiz os 10% e efetivamente ficou na mesma... Amanhã tenho de comprar mais agua (a agua da torneira vem demasiado alcalina agora por algum motivo). 

Vou estudar isso do sal e tentar amanhã, obrigado pelas sugestões. 

Já agora, li que as folhas de catappa também podem ajudar... Alguma experiência com isso? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas romeu quanto ao ictio não te sei ajudar muito mas na questão da luz podes sempre tapar o aquário.
Quanto ao resto tem calma que aos poucos isto vai lá e depois dos gastos iniciais é só aproveitar.
Tens que encontrar um ponto de equilíbrio para não estares sempre a alterar. O mais importante é arranjares esse filtro externo. As tpa como já te disse eu uso agua engarrafada compro no lidl da penacova a 0.60 e poucos cêntimos o garrafão e gasto 6 em cada tpa 1x por semana quando tenho o aquário mais sobrelotado ou então como tenho agora mais liberto só faço de 2 em 2 semanas.
O ph nesse valor que referes já é bom e basta manteres, os nitritos só deves conseguir resolver com o filtro externo. Eu uso folhas de cattapa (arranjas baratas através do ebay ou aliexpress) não noto grande diferença no ph mas os taninos que libertam fazem bem aos peixes.
Tem calma que tudo se resolve.

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, é isso mesmo que vou fazer, por acaso ontem andei a ver as aguas e a da penacova (que é também a que bebo) parece me ser a que tem melhor preço /qualidade, pena que o minipreco trocou de agua porque antes a marca branca deles era penacova e bem mais barata. Vou agora comprar 4 garrafões deve dar para uns 30% do aquario. Só uma pergunta como é que aqueces a agua, com tanto garrafão? Se for no plástico liberta toxinas na água... Daí eu fazer sempre 10% para não estranharem tanto a diferença de temperatura. Já pensei por ao pe do aquecedor mas tenho medo que o plástico liberte toxinas. De qualquer das formas tenho boas noticias, os bebados (rodostomus) já não apresentam pintas brancas, pelo menos não tantas.... Qual a possibilidade de nem sequer ter sido ictio? O betta ainda tem a tal pinta branca. De qualquer das formas vão levar uns banhos de sal e a temperatura também vai aumentar durante umas semanas

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aqueço a água, adiciono é muito lentamente a água. No Inverno chego a demorar 2h a repor toda a água da tpa e introduzindo muito lentamente cada garrafão para não ter diferenças de temperatura maiores que 1 ou 2°.
Não sei se é ictio, mas faz o tratamento na mesma porque parece.
Boa água (bom filtro) e boa alimentação (não poupes neste capítulo) é sinónimo de peixes saudáveis.


Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ok vou fazer isso 🙂 a alimentação penso que seja boa, apesar de ter começado de forma ignorante, aquelas embalagens de 1€ de flocos para peixe de água fria, na loja disseram que é bom, mas entretanto deixei de usar. Também ja usei da civet (comprei no pingo doce). Mas como todos os meus animais comem comida de qualidade os peixes não podiam ser excepção. Tenho 3 tipos da sera, uns que parecem comprimidos, para peixe de fundo, que todos gostam de comer, tenho é de reduzir tudo a pó. Tenho um granulado vermelho e verde que afundam lentamente. E recentemente comprei um granulado vegetal com algas e spirulina etc, como é tudo peixes omnivoros a excepção do betta achei que pudesse ajudar também. Depois uma vez por semana dou minhocas de mosquito aquelas vermelhas. Congeladas, mas que deixo descongelar em agua do aquario num copo, depois com uma seringa retiro o excesso de água vermelha para haver menos contaminação no aquário. Agora só me falta adquirir aquelas comidas que deixam as cores mais intensas através de produtos naturais, beterraba, cenoura etc. Vi um da tropical que parece ser bom. E penso que em relação a comida já tenho variedade suficiente. Faço criação de minhocas da terra para ir a pesca, pensei em dar as minhocas bebés que mal se vêem, mas o sr. Da loja disse que pode eventualmente alterar a quimica da agua então decidi não arriscar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Romeu

Entao vamos la. O itio é originado pelas grandes alterações de temperatura. imagina o aquario a estar a 26º e deitares agua da torneira de 10º.

Ou tu a tomares banho de agua quente e depois banho de agua gelada. o choque termico, um grande choque termico.

As minhas tpas tento sempre colocar agua com a mesma temperatura, claro que nunca é exato porque nao uso nenhum medidor. Tambem se for uma diferença de 1 ou 2 graus nao irá ser problema nenhum, nao pode ser é uma diferença muito grande. No verão nao aqueço... a temperatura é quase a mesma.

E ainda adiciono Prime para tirar cloro e etc.

Colocas a mao na agua do aquario e na agua da torneira e ves mais ou menos. mas nunca gelada, mesmo peixes de agua fria merecem um termostato.

Entao para acabar o itio tentas aumentar a temperatura para o maximo que conseguires( Que os peixes aguentam). e por favor NADA DE SAL. isso é so em ultimo recurso e num aquario separado.

Qualquer tratamento em um aquario separado. e Itio nao precisa de sal e no inicio tambem o tive e apenas aumentava a temperatura e nunca usei esse tipo de medicamentos.

Sobre testes, não é preciso testes de amonia etc. Precisas sim de um bom filtro, e boas medias. Pode ser de Cascata como a vera disse porque interno nao vais conseguir fazer grande coisa. Se no caso disso nao tiveres dinheiro agora vai juntando e acredita e aqui fica uma dica: junta primeiro e depois faz, nada te vai valer fazer as coisas aos poucos.

Ou seja, comprar coisas baratas...sai sempre mal... so para veres eu tenho o meu aquario á uns 4 ou 5 anos ( o novo ) e so agora é que o estou a finalizar mas tudo com boa qualidade. Já tinha um filtro bom mas agora comprei um bem melhor, luz CO2 etc.

Entao compra as coisas de qualidade porque o barato sai caro.

Sobre comida, sinceramente quase tudo serve, mas se conseguires dar aos animais o que eles pedem melhor. São animais. Só para teres uma noção gastei 20€ em comida para peixe, congelada, para cores, etc e nao achei caro.

Sobre as minhocas podes dar sim, DESDE QUE COMAM. O problema de alterar a quimica do aquario é 2 questoes. Não tens um bom filtro entao nao te ajuda a tirar os excessos que ficam e 2º, se ficarem la dias. Podes fazer uma pequena dose e ver como os peixes reagem. TAlvez uma colher de sobremesa. ou de café.

Entao relaxa e nada de stress com o aquario. simplifica. Aumenta temperatura e junta para um filtro melhor. minha dica.

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos testes 90% não são necessários são muitas das vezes úteis para iniciantes porque não querem ouvir o pessoal que já monta aquários há muitos anos, os testes servem para reforçar aquilo que nós tentamos aconselhar.. o mais importante(se souberem respeitar os tempos) é pH e nitratos o resto não tem muita importância.

Quanto ao €€€.. como já disseram o barato sai caro e é verdade, por vezes o pessoal pensa que estamos a exagerar quando dizemos que o aquário necessita de um bom filtro... acabam por perceber mais tarde quando os peixes e o aquário em si começa a ter problemas que afinal é realmente preciso um bom filtro e acabam por gastar 2x num filtro mau e depois num bom, ao fim de 3 anos a montar aquários cheguei a um ponto em que prefiro demorar 6 meses a montar 1 aquário do que montar em 1 semana e depois andar com problemas e não gostar do aquário etc etc... isto é um hobby é suposto gostarmos e passarmos um bom tempo a fazer aquilo que gostamos e não stressar com os aquários, tenha calma, respeite o aquário, invista nos pontos certos e deixará de ter problemas.

Quanto ao Ictio podes simplesmente aumentar a temperatura, se estiveres numa fase mais grave há medicamentos para acelerar o tratamento e reduzir a probabilidade de ter baixas, eu gosto de tratar com medicamento principalmente porque o Ictio é uma doença contagiosa e prefiro não contagiar os outros peixes, prefiro evitar isso, mas isto sou eu há outras formas de resolver o problema uma delas é simplesmente aumentar a temperatura.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Bruno disse e muito bem é so aumentar a temperatura, apesar de ser sim contagiosa. Só em casos '' avançados'' devemos usar medicamentos e ainda mais avançados sal e no extremo operaçoes ( um veterinario nao faz esse tipo de coisas).

Entao podes aumentar a temperatura para 28. Acho que aguentam na boa. Se em uma semana isso nao passar fazes itio mas aconselho a comprares um bom filtro para  isso.

Se fizeres no aquario principal lembra-te de fazer depois uma boa TPA no final do tratamento.

Cuidado com caracoes e camaroes, temperaturas altas e medicamentos por vezes matam esses animais. e como eu disse SAL so em casos específicos.

Podes ver os meus aquarios todos e ver os setup deles. Vais reparar que em alguns tem um filtro chamado jebo. Era bom para eu iniciar, ficou bem fraco quando percebi o que era isto. Mas aquario com luz filtro etc até foi barato. Depois tive um eheim que o troquei á uma semana por um OASE... melhor filtro até hoje que ja usei.

Tens o OASE thermo filter 250. Custa 185€ com termostato dentro.

Ou o fluval C4 de 49,90€ de cascata. Tudo Na soluções aquaticas, onde compro as minhas coisas.

O filtro é quanto mais espaço para media biologicas melhor, por isso que os externos sao os melhores. Mas nao quer dizer que os de cascata nao façam o efeito desejado. vai do bolso e gosto de cada um.

Outra coisa que era para dizer no outro comentario. Tira as conchas. Eu sei que é bonito MAS isso aumenta o PH e tu precisas de agua ligeiramente acida. E sobre os testes como o bruno disse não ha necessidade. Talvez mesmo so o PH e nitritos e ja ta bom demias. Isso de cozer couves nao vejo necessidade e logica.

As mortes de peixes vao acontecer entao relaxa mas tenta dar a melhor vida a eles. Porque se algum dia tiveres animais de grande porte podes ter de os sacrificar se tudo der errado. Mortes acontecem mas se conseguires fazer o minimo para eles, eles agradecem.

Qualquer duvida diz, tambem nao sei tudo, mas no que der para ajudar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal já fiz uma boa troca de água, a qual foi previamente aquecida numa panela de aço inoxidável, lavada previamente com agua tratada, vou deixar circular um pouco e já faço o teste, muito obrigado pelas dicas. E realmente é verdade, o barato sai caro! Entretanto já consegui por o filtro da boyu também interior em simultâneo com o outro tem uma esponja maior e mais espaço para carvao e ceramica. Vou juntar para comprar um exterior melhor, espero que até lá isto seja suficiente porque é o que tenho. Foi muita ignorância minha e falta de paciência para esperar e querer fazer tudo a pressa como vocês dizem e muito bem, e que resultou inclusive na morte de alguns peixes. Felizmente não me morre nenhum já há algumas semanas. Mas claro, com equipamento fraco não se pode esperar muito. A temperatura já vai em 25 tenho estado a aumentar aos poucos. 

Quanto ao que falei dos peixes estarem stressados com a corrente do filtro da boyu... Foi novamente ignorância, os peixes estão é contentes a brincar na corrente! 🙂 excepto o betta esse sim ficou stressado mas já ajeitei o tubo para que o espaço dele na zona com muitas plantas tenha pouca corrente, parece ter voltado ao normal 🙂

Quando comecei com o aquario, foi precisamente pelos efeitos antidepressivos, passo horas e horas a olhar para o aquario, a observar todas as criaturas e como vivem, acho deslumbrante. Fiquei bastante triste quando percebi que podia tudo dar errado. Mas enfim espero que agora seguindo as vossas dicas estabilize, pelo menos até comprar um filtro exterior. Vou investir aquilo que tiver de investir.

Muito obrigado pessoal, vou publicado as novidades 🙂

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E sim já tirei todas as conchas e pedras brancas, não sei quais são calcarias, mas tirei tudo o que era branco só para ter a certeza. 

Os nitratos mantém se a 25 por algum motivo, mas os nitritos passaram a 0, ph mantém se a 7, kh 6 gh 6, cloro 0

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais