Ictio - parâmetros destabilizados


RomeoOscar2

Recommended Posts

Bom dia. 

Antes de mais devo desde já referir que sou iniciante nisto dos aquarios. Embora nunca tenha aqui feito conta, já acompanho o vosso fórum há algum tempo. 

Verifiquei a necessidade de criar aqui conta para expor a minha situação. 

Tenho um aquário de 80L, infelizmente ainda não tive possibilidade de comprar os testes necessários para amonia e etc, mas arranjei uma forma caseira de testar pelo menos o Ph (cozer couve-roxa e a água serve como reagente do Ph) que se tem mantido nos 6.5. Uso agua da torneira com acondicionador. As vezes uso do garrafão quando não estou com paciência para tratar a agua. Troco cerca de 10% de 2 em 2 dias. Os peixes (tropicais) têm se mantido saudáveis bem como os restantes habitantes. Camaroes e caracois. Até aqui tudo bem. Acontece que ontem fiz a troca habitual com agua da torneira. Quando ia encher uma garrafa para beber reparo em pequenas particulas vermelhas. Presumo que sejam provenientes de tijolo partido resultado de uma intervenção na canalização no dia de ontem. Pesquisei na net e efetivamente a argila presente no tijolo aumenta a alcalinidade da água (usei 6L). Como habitual, testei o PH, e está num valor altissimo de quase 8! Isto aconteceu ontem à noite, entretanto já baixou ligeiramente mas ainda se mantem elevado. Os peixes não mostram sinais ainda mas certamente hão de notar a diferença caso nao seja resolvido com brevidade. 

Ja alguém teve este problema? 

Como posso resolver? Entretanto sexta feira já recebo e vou comprar os testes todos e ponho aqui os resultados. 

Alguns detalhes do aquario:

Filtro e termoestato adequados ao tamanho do aquario (não sei de momento os detalhes, estou no trabalho, quando tiver em casa posso ver e pôr aqui os detalhes dos mesmos) 

Temperatura 25 

Tenho cerca de 10 plantas. 

Pedras de xisto