Ictio - parâmetros destabilizados


RomeoOscar2

Recommended Posts

Como tens peixes e o ciclo nao está feito de 2 em 2 dias ou de 3 em 3 devias fazer para tirar os excessos de nutrientes e os peixes nao sentirem tanto. cuidado mesmo com a temperatura nas trocas de agua.

Quando comprares o filtro compra um acelerador biologico bom. 50€ o filtro mais 10 com acelerador. Compra o Seachem stability 100ml. O produto é bom. 5ml para 40L. Ou seja, com 10ml tratas o aquario e fica em 1semana pronto. e depois fazes TPAs de semana a semana e deitas sempre uma tampa do stability para ir ajudando. Não esquecendo do prime.

Tu estás a começar entao nao gastes muito dinheiro, um filtro de cascata está mais que bom. Compra o filtro, o stability, o prime, teste PH e medias da NEO.

Vou deixar ai os links se tiveres interessado para veres na loja. Mandas Mail e falas com o ivo sobre o que quiseres, muito acessivel ele.

https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/fluvalc4

https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/seachemprime250

https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/seachemstability100

https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/neomediasoft

 

As medias da NEO sao as melhores e as NeoSoft baixam o ph ligeiramente. Como tu tens PH alto ''teoricamente'', as medias vao ajudar.

Sobre o filtro se quiseres já um externo melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio, muito obrigado mesmo pela tua ajuda! Já tinha visto uns filtros mas este é bem mais barato. E já percebi o porquê de o prime ser melhor, para alem de tirar o cloro ajuda a desintoxicar a água. 

A loja também é perto da minha zona posso facilmente ir lá. Sou do Montijo. 

Para já vou adquirir este que sugeriste, uma vez que é suficiente para dar uma boa vida aos peixes. 

O mais estúpido é que quando comprei o aquario no olx o vendedor me deu a escolher se queria filtro de cascata ou este interior, e eu escolhi o interior 😕

Se soubesse o que sei hoje tinha sido diferente mas pronto já está... Agora é ter paciência. Vou tentar nao stressar muito com isto. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá malta, hoje trago boas notícias 😄

Já não existem pintas brancas no meu aquário. Graças as vossas dicas consegui acabar com esta praga, ou melhor, estou no processo, mas o pior já passou. 

Tenho tido nos 30° e acidentalmente ficou 31° umas horas (arranjei uma tampa de vidro esqueci me que poderia aumentar a temperatura) , mas vou deixar nos 30 mais uma semana e meia só para garantir que fica livre. 

O tratamento que fiz foi só aquecer a água até aos 30 com a ajuda de um segundo termoestato. Também dei comida embebida em alho, para ajudar, muita gente pela Internet fora reportou casos de sucesso com o alho, e experimentei. Claro que a temperatura é que mata o ictio mas o alho foi só para ajudar no sistema imunitário. 

Os parâmetros também estabilizaram, ph, kh e gh. Nitritos sempre 0 e nitratos a 10-15. Tpa 10-15% todos os dias (aspiração do fundo) e 40% + limpeza de filtros de 4 em 4 dias. Tpa com agua sempre a 30°. 

Será que quando voltar a pôr a temperatura a 23° o ictio volta? É que não posso ter muito mais alto devido aos tanichthys. 

IMG-20191210-142337.jpg

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste bem, agora quando começares a descer a temperatura desce com calma, as TPA's quando o aquário estiver ciclado podes ir reduzindo gradualmente até 20 ou 30% semanalmente.

Boa sorte com o aquário.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Romeo

O tratamento do ictio deve ser feito 22 dias apartir do dia em que o termometro  alcança os 30 graus,mas deve-se fazer os 30 dias que e para os restantes dia a completar os 30 dias os xistos que possam estar no substrato morram todos,se já tens o aquário a 30 graus há 30 dias,podes começar a baixar a temperatura gradualmente ate aos 25 graus.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá malta, tenho aqui mais uma dúvida, quando acabar o tratamento quero trocar os 5 rodostomos, por 4 otos. Dado que devido ao aumento de temperatura estes atacaram me o betta e o desgraçado já nem sabe onde se enfiar. Claro que é expectável com o aumento, ficam mais territoriais, o que significa, sobrelotação, falta de espaço... Portanto dado que os otos nao vão competir por espaço com ninguém decidi fazer esta troca. Creio que quando baixasse a temperatura iria voltar ao normal mas não deixa de ser muito peixe para pouco espaço daí terem sido mais agressivos, presumo eu. Vou dar a um amigo que tem um aquário grande e um cardume grande. Certamente vão ficar mais contentes. 

Agora a questão é, será que devo adicionar os otos com a temperatura a 30 ainda, ou só depois de baixar para os 23? E se assim for, será que iam ter ictio? Quando comprar peixes agora vou ter sempre atenção ao ictio. Mas pode nem dar para ver nada.. Claro que era melhor um aquario de quarentena mas na falta dele qual a melhor opção? É que pelo que li na net esta especie tem tendência a apanhar ictio com alguma facilidade. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Romeo

Quando baixares a temperatura,baixa ate aos 25 graus,porque o frio esta a chegar,e de certo que mesmo na tua casa vai descer a temperatura,ora se estiver a 23 o termo vais estar sempre a ligar,acho que nos 25 ou 26 fica bom.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Romeo

Quando baixares a temperatura,baixa ate aos 25 graus,porque o frio esta a chegar,e de certo que mesmo na tua casa vai descer a temperatura,ora se estiver a 23 o termo vais estar sempre a ligar,acho que nos 25 ou 26 fica bom.

Saudações 

Mesmo para os tanytchys? Na loja de peixes por acaso lá diz 20-28 mas tinha visto na Internet que 23 era o ideal para eles 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Romeo

Mas tu não tens só os Tanytchys no aquário,ora se a temperatura ficar nos 25 graus será bom para todos,não podes estar só a olhar para um lado,tens que ver o melhor para o geral dos peixes.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas Romeo

Mas tu não tens só os Tanytchys no aquário,ora se a temperatura ficar nos 25 graus será bom para todos,não podes estar só a olhar para um lado,tens que ver o melhor para o geral dos peixes.

Saudações 

Boa tarde, ok ja percebi. Vou meter a essa temperatura, também ficam mais protegidos de doenças segundo entendi

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá bom dia malta, aproveito este tópico para expor a minha questão e já agora agradecer a todos pela ajuda com o ictio, resultou com 100% sucesso. Arranjei um aquaclear 50 que mantenho em simultâneo com o marina jf50, que acho ser muito bom porque fica muito sujo rapidamente, ou seja funciona a retirar resíduos.
Ora bem fiz aqui umas alterações na fauna e flora. Acho que já se pode chamar um aquário plantado... Tirei os Tanytchys que troquei por 3 alevins, 1 guppy e 2 espadas (quando forem adultos dou os a alguem porque vão ficar gigantes) . e um bebado (atacava me o betta) então agora tenho 4 bebados e continuavam a atacar o betta. Conclusão tive de dar o betta. Troquei por 2 mollys. Ora os bebados atacam a molly dominante que por sua vez ataca guppys e a outra molly que passa o dia enfiada em esconderijos... Não é um ataque que seja grave como antes, não existe danos em nenhum dos peixes. A troca aconteceu ontem pelo que não sei se estão ainda a habituar se e depois relaxam ou vai ser assim pra sempre.  Nunca tive mollies mas o sr da loja disse que se davam bem no meu aquário e disse que 2 eram suficiente, acham que devo ter mais? Acho que são 2 fêmeas, não tenho a certeza, ainda são pequenas. 


Amonia 0, nitritos 0, nitratos 10, ph 6.7, temp. 25, 80L
5 albino cory
4 guppys (1 alevim com 3 semanas)
2 espadas (alevins com 1 semana)
9 neon
4 bebados (vou por mais 2, ficando com 6)
2 molly
11 camaroes
20 caracois (maioria bebes - vou dar alguns quando forem adultos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais