Ictio - parâmetros destabilizados


RomeoOscar2

Recommended Posts

Boas Romeo

Não precisas de aquecer numa panela a agua. Se fazes trocas de agua num balde basta meteres o balde na pia e rodares a agua da torneira para o quente, até ficar um pouco quente ( mais po frio ). Não precisas de panelas nem nada disso.

O que consideras agua tratada? que colocaste la dentro?

Sobre o Betta, esse peixe gosta de agua mais calma, quase parada. Se o aquario tiver agua calma, vais reparar que ele vai começar a ''dormir'' na superfície ou num galho, ou mesma na sombra de alguma planta como se tivesse morto, mas nao tá. ele gosta de ficar assim. tenta fazer um equilíbrio com as coisas.

Sim, aumenta a temperatura aos poucos. muito rapido tambem dá choque termico.

E cuidado com isso de panelas, nao vás aquecer demais e cozes os peixes, o melhor mesmo é torneira e a mao para testares a temperatura da agua.

Com calma vais la.

Isso dos parametros nao está bem por causa do filtro, nao consegues eliminar toda a massa organica que fica nele....por agora o problema é filtro.

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqueci na panela ligeiramente, só fazendo este teste, coloco a mão no aquario uns segundos, depois na panela, se a agua da panela estiver mais quente como aconteceu, meto agua fria até sentir mais ou menos a mesma temperatura, jogando pelo seguro deixando ligeiramente mais frio porque não ha cura para peixes cozidos... Não arrisquei tirar o termometro do aquario nao o fosse partir lá dentro, já parti um uma vez, mas nesse caso fora. 

Uso agua engarrafada (penacova) , porque devido a uma intervenção na canalização a água vem com ph 8 desde então. Dai não poder fazer como dizes usando a água quente da torneira. No entanto meto o produto  acondicionador da Sera.

IMG-20191204-121957.jpg

No caso estou ainda a usar o pequeno, mas já está a acabar daí ter comprado outro. Mas penso que são o nesmo.

O betta ja encontrou os cantinhos dele com menos corrente, e fica calmo lá, com o comportamento que descreves. Geralmente debaixo do filtro, ou na zona com muitas plantas. Os outros divertem se a nadar contra a corrente, principalmente as corydoras. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vim aqui a loja de animais perto de casa. Encontrei um aqua clear 50, filtro de cascata supostamente para aquarios ate 150L. Mas só dá 750L/h. 

Posso comprar já quando receber o subsidio de natal... Será que é uma solução definitiva, ou mais vale juntar mais 60 euros e comprar aqueles totalmente exteriores que parece um balde? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar agua de garrafa sim mas acho que estás a gastar muito dinheiro em agua.

normalmente deves fazer TPA de 30 a 40L por semana.

Sao uns bons garrafoes. Aquilo que aprendi é que um peixe demora muito mas muito tempo para se habituar a PHs. Ou seja. Eu metia agua da torneira e comprava algo para baixar o ph. Talvez Disco booster. Acho que é assim que se chama.

Deixa o PH baixo e sem stress para peixes. Eu nao conheço isso da sera mas eu gosto do prime.  O teu aquario de 80L e com o Prime era bom. O meu aquario tem 180L e uso prime, e dura uns 3 a 4 meses talvez. No teu caso iria demorar muito mais . custa 18,60€. 5ml trata 200L. entao metia 1/4 da tampa e estava ok.

Sobre o filtro, é como te digo, quanto maior melhor, quanto mais fluxo de agua melhor. Eu esperava e comprava um melhor. Eheim ou oase que sao boas marcas e recomendo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Fábio.R disse:

gastar muito dinheiro em agua. 

 Fiz as contas e dá à volta de 20€/mês. Posso fazer esse sacrifício, tendo em conta que não preciso gastar em produtos/comida durante algum tempo, porque o que já tenho vai durar meses. Talvez compre uma comida ou outra só para dar alguma variedade... 

Quanto ao prime já tinha lido algures que é melhor que este, é o que o pessoal profissional usa, mas já tinha comprado este. Quando acabar troco, ou compro outro e fica este de reserva. Logo se vê. 

Hoje trago boas notícias! 😀 Os peixes estão todos livres de pintas, porém o termoestato só dá até aos 26° (está neste momento posto para 32° mas o termometro marca 26, deduzo que não tenha potência suficiente) , o que segundo li no fórum é insuficiente, sendo que o ideal é 28 para quebrar o ciclo de reprodução e 30 para os matar. Tenho alimentado com o granulado vegetal com teor superior de spirulina que li que melhora o sistema imunitário. Coloquei 2 folhas de catappa e um coco (tratado por mim), que aumentaram a quantidade de taninos que por sua vez contribuem também para melhoria do sistema imunitário bem como têm propriedades antifúngicas. Isto segundo li... O ph não sofreu grandes alterações, e os peixes parecem estar bem, até os tanichthys que são de água fria. Vou fazendo aspirações diárias para tirar os parasitas que forem caindo. Agora a dúvida é, será que esta temperatura é suficiente para matar os bichos? Quanto tempo devo manter? Já li 3-4 dias, como já li 3 semanas... Já li 26° como já li 30°-32°

De qualquer forma para já parece estar a resultar. Muito obrigado pessoal por toda a vossa ajuda! 

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os "bichos" não morrem com 30ºC o que acontece é que quanto maior a temperatura mais acelerado fica o metabolismo do protozoário e quanto mais acelerado o metabolismo mais rápido envelhece e morre.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exatamente.

Isso funciona assim com todos os animais por exemplo os criadores de guppys aumentam a temperatura para acelerar o metabolismo dos animais e com isto acelerar a gravidez e acelerar o crescimento das crias no entanto isto afeta a esperança média de vida dos animais como é óbvio.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa que tens de ter em consideração é que quando aumentas a temperatura, estás a aumentar tudo, metabolismo dos peixes, plantas etc...

Ou seja, tudo é mais rapido, até algas. Entao quando acabares esse tratamento reduz para 23/24º e está otimo, nem muito quente, nem muito frio.

Eu no meu caso noto que se aumento a temperatura para cima de 25º tudo começa a ir menos bem.

Sobre o termostato é normal. está frio e se o aquario estiver num lugar mais frio da casa é bastante normal.

Tenho um termostato de 300W a marcar 26º e no aquario fica 23/24.

Bem normal. No verão tenho de colocar no termostato no minimo ou desligar porque a agua ja fica quente com o ambiente.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Brunomcc2000 disse:

Exatamente.

Isso funciona assim com todos os animais por exemplo os criadores de guppys aumentam a temperatura para acelerar o metabolismo dos animais e com isto acelerar a gravidez e acelerar o crescimento das crias no entanto isto afeta a esperança média de vida dos animais como é óbvio.

Pois é, conheço um gajo que faz criação de peixes de agua fria e os mete a 30° para crescerem mais rápido 😡

há 49 minutos, Fábio.R disse:

Reduz para 23/24º e está otimo, nem muito quente, nem muito frio.

Eu no meu caso noto que se aumento a temperatura para cima de 25º tudo menos bem. 

Sobre o termostato é normal. está frio e se o aquario estiver num lugar mais frio da casa é bastante normal.

 

Sim assim que terminar meto logo o mais depressa possível, segundo consta os tanichthys não ficam felizes e nem fazem criação em aguas muito quentes, pelo que vi o máximo é 23 para se manter num aquário tropical. Ainda não decidi se os devolvo/troco devido a ser peixe de água fria...

Calculei que tivesse relacionado porque hoje de manhã estavam 6 graus na rua. Tenho estado atento às temperaturas, de meia em meia hora estou a olhar para o termometro, não vá aumentar a temperatura ambiente e consequentemente a temperatura do aquario disparar e cozer me os peixes 

Felizmente ainda não tive nenhum problema de algas, nada que os guppys, camarões e caracois não consigam lidar. Não sei se é por ter mais de 50 plantas no aquário... Li algures que competem com as algas por nutrientes

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, RomeoOscar2 disse:

o mais depressa possível

A redução deve ser feita com calma se não acabas o tratamento e voltas a ter Ictio, vai reduzindo 1 ou 2 graus por dia.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok ok tava a pensar fazer 1 grau a cada 2 ou 3h. Obrigado pela dica! Felizmente dei conta do ictio numa fase inicial e foi facil tratar, ou seja não foi necessário stressar ainda mais os peixes ao tirá-los do aquário e meter noutro com sal. Ou comprometer o ecossistema com medicamentos... Foi uma experiência a não repetir! Provavelmente foi devido a umas plantas que comprei no olx, sendo que uma delas vinha numa agua que cheirava mal... Pensei que a quarentena que fiz fosse suficiente, mas pelo que tenho lido, peixes/plantas de fontes suspeitas convem ser à volta de 2 semanas de quarentena. Também comprei uns peixes em lojas em que os funcionários não percebem a ponta dum corno de peixes. Ou seja algo já veio infetado... E depois como não aquecia a agua e a despejava logo no aquario, de forma relativamente rapida, deu se isto. Ah e às vezes metia a agua em que vinha os peixes, no aquário 😔 Felizmente correu bem e aprendi muito. 

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas em OLX normalmente dá asneira. E sim quarentena normalmente é de 2 a 4 semanas mas nao se faz quarentena ás plantas.

O que podes fazer se queres ter algum cuidado com isso ( mesmo que venha de lojas, coisa que nao faço nem nunca fiz ) é comprares excel, limpas as plantas em agua corrente, tiras caracoes, ou alguma planta que n seja dali ou alguma alga. preparas um balde com agua normal, metes 2 ou 3 tampas de excel e esperas 30min +/-. Retiras, voltas a lavar em agua corrente e plantas no aquario. Eu nao vejo necessidade desses tratamente, a nao ser que a planta esteja horrivel. nunca aconteceu.

O que podes fazer é comprar em lojas online, vais mais bem servido e nao tens esses stresses. é caro? sim é mas como te disse o barato sai caro.

Não sabes de onde vem essas plantas, se tao contaminadas, se estao de boa saude etc e estás a colocar no teu aquario. Eu prefiro gastar um pouco mais e gastar 5€ numa planta do que  2 no OLX. Sei que tenho algo de qualidade.

O teu aquario não está estabilizado ao que parece e com a falta de filtro pior. Tenta comprar no soluçoes aquaticas, compro la tudo e tem coisas bem baratas. Se nao podes comprar, espera uns tempinhos. E quando comprares o filtro compra algo para acelerar a biologia. Vai ajudar muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, nunca mais, mais vale gastar 5 euros numa planta saudável e limpa do que por em risco todo um ecossistema. Ja tive a ver o site e tem lá material com preços acessíveis. Vou juntar para um de cerca de 100 euros que vi lá. 

O que queres dizer com o aquario não está estabilizado? O ciclo ainda não está completo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver nao, ainda nao tens o ciclo feito, mas tambem pode ser por nao teres um bom filtro.

O que eu fazia era (+/- por ordem):

Comprar filtro

Acelerador Biologico

Teste PH ( so para saberes como isso ta )

TPA's 30 a 50% de semana a semana.

 

TPA de 2 em 2 dias 10% acho que n resolve nada. No estado em que está talvez tenhas de fazer 30%  duas vezes por semana mas cuidado com a temperatura ou vais ter itio de novo.

à quanto tempo o aquario está montado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um mês, mais ou menos... Pensava que era mais tempo mas tive aqui a ver umas fotos e a primeira foi a 13 de Novembro, mas já tinha o filtro há uns dias quando tirei esta foto. Embora tenha começado num aquario de 20L e entretanto comprei este de 80L e passei tudo para este. Não sei se o ciclo começa no momento que adquiro o filtro (no de 20L), ou quando o meto no aquario de 80L.

Tenho feito 10% todos os dias só para aspirar o fundo, porque como o filtro é fraco, grande parte da porcaria fica no fundo, e nas minhas folgas vou começar a fazer 50%, ou seja de 4 em 4 dias. O filtro devo lavar na altura da troca de água? É que fica sujo rapidamente... Tenho medo de acumulação de amónia, mas por outro lado, lavar filtro tira algumas bactérias... Agora tenho outro a trabalhar em simultâneo, um que já tinha aqui em casa. Mas também é fraco, portanto não deve adiantar grande coisa, embora seja ligeiramente melhor que o outro. 

So para tentar perceber como isto funciona, o que te leva a crer que o ciclo não está completo? O aparecimento de ictio? Ou o facto de ainda ter nitritos? (desde os 50% de ontem que se tem mantido a 0)

Infelizmente fui estúpido e ignorante e fiz o ciclo com peixes, nomeadamente neons, e mais tarde rodostomos, ambos extremamente sensíveis, naturalmente morreram alguns, mais tarde percebi porquê.... Mas já ha algum tempo que não morre nenhum. Daí pensar que já estava completo o ciclo. Como disse no início do post, comecei isto a pensar que basicamente era meter água, material e peixes, só quando tive problemas é que fui pesquisar e tenho aprendido a ciência por detrás disto, desde então. A ideia até era fazer um paludario mas ainda bem que não fiz! 

Vou fazer isso que disseste, quando receber compro esse material. 

Acho que a minha sorte é ter muitas plantas, que segundo li, consomem nitratos e amonia... Já agora aproveito para expor mais uma dúvida. Tenho 3 plantas (alisma) que embora se estejam a dar muito bem, cresce um ramo novo praticamente todos os dias, e tem raizes novas por todo o lado, tem raizes antigas a apodrecer... O que deixa um cheiro a amónia... Devo retirar as plantas? 

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao se bem percebi tu tinhas um aquario de 20L com esse filtro ( provavelmente o filtro correto para esses 20L)

Logo de inicio meteste peixes que morreram ( o ciclo de certeza que nao estava feito ), depois passaste para um aquario de 80L com o mesmo filtro.

O ciclo ainda nao estando feito e ao passares para um aquario maior ainda foi pior, pois o ciclo ja nao estava feito, ficaste com o mesmo filtro, adicionaste peixes, os peixes so a fazer porcaria e o filtro nao dava conta porque nao tinha as bacterias para eliminar isso.

Ou seja, o filtro nao tem o ciclo feito. e provavelmente irá demorar 1 ou duas semanas.

Quando se começa um aquario plantado seria bom nao adicionar peixes durante 1 mes, fazer TPA na primeira semana de 50% na 2º semana de 2 em 2 dias, na 3 semana de 3 em 3 até chegares ao ponto que so fazes uma vez por semana. Filtros com esponjas nao gosto, acumulam muita porcaria e nao te fazem o trabalho que um bom filtro de ceramica iria fazer. Ceramica é a chave para te ajudar.

Estás aqui para aprender, é normal errares.

O teu erro foi mudares de um de 20L para 80L com o mesmo filtro e cheio de peixes.

Outra coisa quando se faz um aquario plantado para alem de filtro, colocar o maximo de plantas possiveis. tens um aquario de 80L com 3 plantas, as algas vao aparecer mais tarde ou mais cedo.

Deixa estar as plantas e quando fizeres TPA tenta aspirar o maximo.

Terás de comprar um filtro novo, bom com 10x o volume do teu aquario. ou seja 80*10=800. Tens de ter um filtro que faça 800L/h. Termostato de 100W até 150W. e a luz e CO2 depende das plantas que queres. o resto é paciencia e muita pesquisa e TPAs claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aquario antigo tinha cerca de 6 peixes. O que contribuiu também para a sua morte, dado que ambas as especies são peixes de cardume números baixos só os stressa ainda mais..

Mas sim, quando passei para o de 80L tinha alguns ainda, morreram 2, e devido a uma oscilação de PH (o que referi que agora o ph da torneira sai a 8), morreram me mais 2, ou porcausa do ciclo, ou das duas coisas.. 

De qualquer das formas agora já sei que não se deve ter sequer um único peixe durante o ciclo.. 6 ou 60 o resultado iria eventualmente ser o mesmo. 

Entretanto achei que já estava completo e fui adicionando peixes até ter o número que tenho actualmente. Nenhum deles morreu. 

Actualmente tenho cerca de 50 plantas umas submersas outras flutuantes.

IMG-20191205-173636.jpg

Mas os 3 exemplares de alisma, têm as raizes antigas podres. Mas já tem muitas raízes novas.. Daí estar a ponderar se as tiro ou não. 

Quando fizer o paludario já vai ser tudo direitinho espere o que tiver que esperar... Aliás, só estou a pensar tê-lo pronto daqui a um ano, vou começar daqui 2 ou 3 meses quando este estabilizar. 

Olha já aprendi mais uma, pensava que a esponja era boa, e o meu problema era que esta é pequena. Vou ter de pesquisar mais, pensava que todos os filtros eram de esponja, e claro com a camada de cerâmica. 

Neste momento tenho isto:

IMG-20191205-173628.jpg

Filtro 300L/h com pequena esponja + pequena caixa com cerâmicas. 

IMG-20191205-173601.jpg

Filtro 700L/h, primeiro módulo tem metade cerâmica, metade carvao ativado. O segundo módulo tem a esponja. 

Será que chega até completar o ciclo ou até ao fim de Dezembro que é quando vou comprar o filtro exterior, sem mortes? 😕

Sim o papel que está colado no fundo, é horrivel (ja vinha no aquário - comprei no olx) há de ser trocado eventualmente... Quando o mais importante tiver resolvido. 

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, desculpem lá chatear novamente mas vocês percebem mais disto que a malta das lojas. Ora bem aqui vai mais uma. Ha cerca de 3 semanas atrás apanhei um camarão preso no filtro.. Afastei o filtro e ele fugiu logo de lá. Até aqui tudo bem. Entretanto começou a ficar todo branco por dentro. Ele anda dum lado pro outro mas a cor parece manter se. Agora a duvida é, será que isto contribuiu para aparecimento de ictio ou vice versa, segundo pesquisas que fiz pode ser várias coisas... O homem da loja diz que passados uns dias morre. Mas já está assim ha uns bons dias e anda sempre dum lado pro outro. Devo tirá-lo para fora não vá infectar os outros 8 camaroes?

Quanto ao ictio... Hoje apareceram mais pontos brancos☹️ o betta voltou a ter 3pintas, tenho um guppy com umas 3 também e um neon com uma. O guppy esfrega se no areao... E consequentemente fica com mais pontos. Será que devo comprar o esha exit? ainda não decidi se saco o camarao pra fora e lhe dou uma morte digna..... Todas as doenças que vi com este sintoma, nenhuma tem cura e eventualmente resulta na morte do animal. 

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retiro o que disse do esha exit..... Tenho tado a manha toda a ver tópicos de ictio (de manhã não há grande coisa para fazer no trabalho) e embora o pessoal experiência reporte grande taxa de sucesso com medicamentos ..os novatos reportam sempre mortes, ou por não seguir o procedimento corretamente, ou por usarem o medicamento errado, dado que há uns que têm sal e matam peixes de casca... Enfim já tou a dar em maluco com isto e até receber não tenho muito dinheiro para gastar. O termoestato não dá mais que 26. Ate dia 13 posso sacrificar uns 10-15€ mas mais que isso é impossível... Devo investir na medicação ou num termostato nem que seja o mais fraco de todos só para meter o aquario a 30° (em simultâneo com o que já tenho)? Realmente detesto chatear os outros com os meus problemas, mas estou a ficar sem opções e não quero perder peixes. Noto também que estão a começar a ficar stressados os rodostomos começaram me a atacar o betta. Esses foram os primeiros infetados, aparentemente livres neste momento. Vou começar é a fazer 50% de tpa todos os dias... Não va haver amonia (não tenho teste). Queria dar os rodostomos a um amigo meu, mas tenho medo de infetar o Aquário dele. A única coisa que posso fazer nesse sentido é arranjar mais esconderijos.... Não tenho material para outro aquario. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Romeo

Bom sobre o camarao nao te sei dizer, mas os camaroes sao muito sensiveis, pode ter alguma doença como n ter. tirar acho que nao vai ser soluçao, o bicho ainda pode estar bem.

Sobre o ictio, ja começaste a diminuir a temperatura? se sim nao o devias fazer, esperar pelo menos mais 2 a 3 semanas, os peixes aguentam bem com isso.

Se nao mexeste na temperatura e nao consegues aumentar a temperatura, era melhor um termostato com mais potencia.

Sobre medicamentos no aquario, é preciso ter muito mas muito cuidado com isso. tens biologia a ser feita no aquario e ao medicares vais perder o pouco que tens de ate pode nem dar em nada. Eu tive um rams com fungos, infetou mais 2 rams. esses 2 rams morreram, mas o primeiro ficou vivo, ainda com o fungo. nao comia, nao nadava, apenas estava ali.

Eventualmente iria morrer, e como iria colocar rams iria infetar tudo o resto, tive de sacrificar infelizmente. mas sobre o camarao nao vejo necessidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com as TPAs a 50% neste momento. Tens ictio, qualquer diferença de temperatura ja pode alterar alguma coisa.

Sobre a temperatura, acho melhor o termostato. Mas sinceramente eu dava tudo á loja. so ficava o betta e os camaroes.

Se comprares outro termostato, metes um em cada canto do aguario. cuidado onde e como les depois disso a temperatura no aquario. Se tiveres o termostato no lado direito por exemplo, o termómetro se tiver do lado direito vai estar mais quente. ( o termómetro tem de estar sempre do lado oposto ao termostato , eu ja nao tenho isso porque fica sempre dentro do filtro e aquece a agua melhor)

E nao stresses, porque senao vais desistir. é normal isso acontecer a pessoas novas no hobby. Eu tambem ja passei por isso e acho que toda a gente já passou.

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda! Vou deixar o camarao estar então, já teve pior alias até o tentaram comer... Mas já está bem mais ativo. Vou aguardar. O sintoma não é de fungo, é interior, ele é transparente mas ficou todo branco o que coincide com necrose muscular. Mas como os outros tão bem... Pode até ser outra coisa qualquer. Também ja ouvi que pode só estar a trocar a casca e demorar mais tempo devido à instabilidade de parâmetros. 

Quanto à temperatura o termoestato não dá mesmo mais que aquilo e já está no máximo, e sim tenho o termometro na outra ponta. Vou experimentar com um termoestato de 25w ou de 50 so para aumentar 4 graus, ficando com 30 e meto um em cada ponta e o termometro no meio do aquario. 

Melhorias não devo ver cedo, mesmo que resulte dado que demora alguns dias. Mas se a condição agravar vou devolver e fico só com o betta. Acho que qualquer idiota pode ter um betta... 🙄

Neste caso poderá ate ter agravado devido à TPA apesar de ter aquecido a água, baixou 2 graus por algum motivo, pode ter sido o suficiente para desencadear um novo surto... Vou mas é comprar um termometro, que até é barato. E assim posso fazer as tpas à temperatura exacta para não haver discrepâncias. Ou devo ainda assim seguir o teu conselho de 30-40 duas vezes por semana? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais