Abnoba


Tomás Coimbra

Recommended Posts

Todo este desafio começou quando fui buscar umas buces havy green e umas hygrophila pinnatifida cedidas pela minha "vizinha" Vera  que me falou do desafio do forum e logo de imediato o bichinho despertou, no principio fiquei um pouco de pé atrás pois nunca tinha feito algo semelhante, quer em termos de aquascaping quer em termos de usar plantas naturais ( deixei o hobby há +/- 7 anos e usava sempre aquelas pedras foleiras e plantas de plastico, nem substrato usava 🙄  e no inicio deste ano comecei novamente a dedicar-me à aquariofilia mas desta vez estudei bem a lição antes de começar a montar o que fosse), mas mesmo assim decidi aproveitar a oportunidade de poder aprender com pessoas que ja têm experiência e tenho a dizer que adorei o domingo passsado na FIL e posso dizer que sai de lá de "coração cheio" como se costuma dizer haha

Passando agora a apresentação do meu aquario :

 

 

Nome do aquário:

 Abnoba

Data de montagem:

13 Outubro 2019

Dimensões do aquário:

45x30x30 cm, 5mm Extra Claro da Ila

Volume:

 40 L brutos

 Equipamentos:

Filtro:

Hailea bio filter cascata SL-306

Débito da bomba:500L/h

Alimentação: 220-240V

Potência:5W

Dimensões: 216mm x 216mm x 135mm

Iluminação/Fotoperíodo:

Twinstar light 300 C, 7000k, 1600lm, 14W, vou começar com 8 horas/dia

Sistema de CO2:

Kit neo co2

Termostato :

AQN PLATINIUM HEATER 50W

Substrato & Hardscape:

 Substrato:

Aquaria Neo Soil, Areia fina

  Hardscape:

Ryuoh stone
 

Red moor wood 

 Fertilização:

 Fertilização caseira feita pelo @brunofasoares, neste momento começo com 0.5ml de micros e macros (substrato ainda a bombar nutrientes) mais para a frente iremos aumentar a dose

Flora:

 1-Vesicularia ferriei 'Weeping' - In Vitro Cup

 

2-Micranthemum sp. 'Montecarlo' - PE

 

2-Cryptocoryne wendtii 'Flamingo' - PE

 

2-Anubias barteri var. nana - PE

 

2-Anubias barteri var. nana 'Pangolino' - PE

 

2-Ludwigia sp. 'Mini Super Red' - PE

 

1-Microsorum pteropus – PE

 

1-Pogostemon helferi - PE

 

2-Eleocharis acicularis-PE

 

Fauna:

12 NEOCARIDINA DAVIDI VAR. "RED FIRE"

2 CARIDINA JAPONICA

10 BORARAS NAEVUS

 

deixo aqui algumas das fotos disponiveis no album que irei regularmente actualizar ou sempre que necessario.

Ha coisas que entretanto vi que não iam resultar, o feto do lado esquerdo nao me agrada e a anubia pangolino por burrice e esquecimento coloquei numa zona com muita luz e para melhorar coladas com supercola em gel  mas  vou tentar retirar com jeito ou coloco o feto atras do tronco a ver se faz alguma sombra que consiga fazer com que as anubias se safem.... vamos ver a proxima tpa decidirá hahah

large.1.JPGlarge.3.JPGlarge.5.JPGlarge.7.JPGlarge.8.JPG

Entretanto tive um dissabor porque cheguei a casa tirei umas pedras do outro aquario para a madeira nao levantar, mas a excitaçao era tanta que nunca mais me lembrei disso, montei tudo enchi o tanque e siga ... resultado:

large.6.JPG

Depois de fumar um cigarrito a olhar para este desastre la consegui remediar e por as pedras a fazer peso na madeira

 

Queria acabar com um agradecimento a todos os presentes no domingo, foi mesmo um dia muito bem passado, agradecer tambem as dicas que me foram dando, sem querer por ninguem de parte, um obrigado ao Filipe e ao Ricardo que como estavam mais perto de mim acabaram por ter de me aturar mais do que o normal e aturar as minhas perguntas básicas xD existem muito bons projectos neste desafio , apesar das dificuldades inerentes ao desafio acho que somos todos vencedores por tentar cada vez mais incentivar o hobby com estas iniciativas. Desculpem o testamento haha mais uma vez obrigado a todos!

Editado por Tomás Coimbra
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom, espero que esse pequeno acidente com a madeira não tenha alterado muito o aspecto. O ano passado aconteceu me quase o mesmo, uma pedra acabou por sair do sítio e tudo acabou no "ar". 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Inácio Sanches disse:

Está muito bom, espero que esse pequeno acidente com a madeira não tenha alterado muito o aspecto. O ano passado aconteceu me quase o mesmo, uma pedra acabou por sair do sítio e tudo acabou no "ar". 

obrigado! sim penso que nao será muito problematico, acho que vai dar para colocar quase como estava originalmente, vai ser como no dragon ball "nao percam o proximo episodio porque nos tambem nao!" hahah, eu vi todos os scapes do ano passado mesmo com esse contra tempo o teu fico muito fixe mesmo!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Inácio Sanches disse:

espero que esse pequeno acidente com a madeira não tenha alterado muito o aspecto

A 4a foto se reparares ja tem as pedras a fazer peso , esta um pouco desviado da posiçao original mas por enquanto só quero que ele afunde mesmo xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que esse layout com o tronco flutuante está muito louco 😄 Eu não mexia mais... Era tirar a foto final e pronto 😄

Mas falando do que realmente interessa... Antes de mais, já me puseste a pesquisar Abnoba no google! Aquariofilia é mesmo só cultura! 😉

Para rookie temos aqui bastante potencial (e olha que tenho licenciatura em rookismo aplicado),  agora é dar tempo ao tempo, e ver como as plantas crescem. 

Força nisso!

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Pedro Mendanha Dias disse:

Acho que esse layout com o tronco flutuante está muito louco 😄 Eu não mexia mais... Era tirar a foto final e pronto 😄

Era diferente já hahaha só inovações 

 

há 26 minutos, Pedro Mendanha Dias disse:

Antes de mais, já me puseste a pesquisar Abnoba no google!

Heheh mas digo te já que foi o mais difícil , escolher o nome ! Abnoba: deusa gaulesa das florestas e rios 

 

há 27 minutos, Pedro Mendanha Dias disse:

Para rookie temos aqui bastante potencial (e olha que tenho licenciatura em rookismo aplicado),  agora é dar tempo ao tempo, e ver como as plantas crescem

Ya apartir de agora tudo será aprendizagem nunca trabalhei com nenhuma destas plantas nem anubias por mais estranho que pareça ! Pode ser que apareça o messi mano assim faço concorrência ao Cristiano Ronaldo das podas 😝

 

obrigado pela tua opiniao Pedro

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Tomás Coimbra disse:

Ya apartir de agora tudo será aprendizagem nunca trabalhei com nenhuma destas plantas nem anubias por mais estranho que pareça ! Pode ser que apareça o messi mano assim faço concorrência ao Cristiano Ronaldo das podas 😝

Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! 😄

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tomás,

 

Ainda bem que a Vera te falou no desafio, já viste o que ias perder? Um domingo assim não se arranja em qualquer lado e espera pela PET que vai sentir na pele pessoas a olhar para o teu aquário a dizer "Ena, muito fixe este aquário!"

 

Deves sentir-te orgulhoso pelo que conseguiste a nível de layout, está simples mas com muito espaço para as plantas poderem dar aso à sua graça. Um ponto que podes melhorar a meu ver, o feto que tens do lado direito está a rebentar com a escala. O que eu faria era colocar o feto no meio da composição de madeira do lado esquerdo de forma a homogeneizar a visualização e deixas as plantas mais pequenas no direita para que te dêem alguma profundidade na montagem.

Tive pena de não conseguir estar a acompanhar todos os concorrentes da mesma forma e tu foste um deles, no entanto qualquer ajuda que precises não hesites e vem aqui perguntar, a malta está sempre disposta a dar uma mãozinha para que consigas levar esse aquário a bom porto.

 

Força nisso  

  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahahahahaha

Tomás, ninguém pode dizer que gosta de aquascaping, sem que tenha boiado troncos pelo menos 3 vezes... 

Nem te digo quantas vezes isso já me aconteceu 😂

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, ismael_figueira disse:

Um ponto que podes melhorar a meu ver, o feto que tens do lado direito está a rebentar com a escala. O que eu faria era colocar o feto no meio da composição de madeira do lado esquerdo de forma a homogeneizar a visualização e deixas as plantas mais pequenas no direita para que te dêem alguma profundidade na montagem.

sim estava a pensar colocar mais ou menos no centro por de tras da madeira, mas ja tenho aqui uma lista de coisas a melhorar que apartida ainda hoje (dia de tpa) vou tentar fazer!

 

há 13 minutos, ismael_figueira disse:

Tive pena de não conseguir estar a acompanhar todos os concorrentes da mesma forma e tu foste um deles, no entanto qualquer ajuda que precises não hesites e vem aqui perguntar, a malta está sempre disposta a dar uma mãozinha para que consigas levar esse aquário a bom porto

Sim eu vi que andavas ocupado mas sem stress! mas percebi que tu percebes bue de plantas e eventualmente hei de te pedir opinioes aqui no forum, o teu do 1º desafio ficou mesmo brutal , mas eu sou de desconfiar porque adorei todos os layouts quer do 1º quer do 2º . obrigado pelas tuas palavras ismael e pela tua disponibilidade tambem . assimq ue retificar os problemas (fetos, pangolinos na luz etc) actualizo com imagem para o pessoal me dar umas opinioes. Agora o meu objectivo é perceber como cada uma das plnatas desenvolve , ja tenho mais ou menos uma ideia pelo que tenho vindo a ler mas nao ha nada como passar horas a olhar para o aquario e perceber cada pormenor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ricardo Gil disse:

Ahahahahaha

Tomás, ninguém pode dizer que gosta de aquascaping, sem que tenha boiado troncos pelo menos 3 vezes... 

Nem te digo quantas vezes isso já me aconteceu

o pior foi que isto ja me tinha acontecido no 1º aquario que montei ha uns meses ... mal cheguei disse logo nao me vais apanhar na curva.... mas apanhou me xD tive mais olhos que barriga mas como diz o bom portugues só a morte é que nao tem soluçao. sempre a aprender e a reaprender com os erros haha 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Tomás Coimbra disse:

Sim eu vi que andavas ocupado mas sem stress! mas percebi que tu percebes bue de plantas

Nada disso, há ainda muito por aprender, sou um curioso e gosto de partilhar o que sei! Andei na mesma "escola" que o @Ricardo Gil mas com uma ligeira diferença de espaço temporal, além da minha experiência pessoal tenho aprendido muito com os mestres na matéria e claro seria egoísta da minha parte não fazer o mesmo.

 

há 28 minutos, Tomás Coimbra disse:

eventualmente hei de te pedir opinioes aqui no forum

Eventualmente não! Deves mesmo fazê-lo, quer seja comigo como com qualquer outra pessoa que ande por aqui, de preferência com muitas fotos e detalhes para que consigamos analisar ao pormenor os teus pedidos!

 

Abraço

 

 

  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que dizer deste layout, dizes que és principiante?!!!

Porquê? Porque o tronco levantou?

Ando nisto há 15 anos e não há muito tempo levantou-me um. Aliás até o famoso George Farmer aconteceu-lhe levantar nao um tronco, mas todos num aquario que ele montou na EAPLC party de 2017. Sei disso porque eu estava lá e fui um dos ajudou a colocar aquilo tudo de volta.

Entao se é por isso que és principiante, nao te preocupes. Somos todos.

Ou será que é por causa do layout?

Comecei a montar aquarios plantados em 2004,so consegui montar algo semelhante ao teu lá para 2012.

OK os tempos eram outros, não tive a sorte de ter as ajudas que muitos aqui tiveram. Eu era membro do fórum nos seus primórdios e segui os primeiros sucessos do Filipe Oliveira, Rui Alves, o famoso post do Marc entre outros históricos do Aquascaping. Alguns ainda no activo outros retirados.

Mas depois mudei de país e desliguei-me por completo. Não vi a Ascensão de muitos dos nomes referidos pelo Ricardo Gil. E infelizmente também não tive o prazer de aprender com eles.

Mas com isto quero dizer que tens ai algo muito bem feito para alguém que está a começar. Simples mas muito bem feito.
Mais que isso mostraste várias vezes que estás motivado e queres aprender, isso é a tua melhor arma neste mundo.

Usa-a, eu não tendo quem me ensina-se ensinei-me a mim próprio. Muitas horas a ler posts e ver vídeos para perceber porque é que as coisas eram como eram e como é que este layout tinha sido montado e como se fazia isto ou aquilo.

Boa sorte com o layout, no teu caso só por participares já ganhaste. Agora é só disfrutar da viagem.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Bruno R. Carvalho disse:

Mas com isto quero dizer que tens ai algo muito bem feito para alguém que está a começar. Simples mas muito bem feito.
Mais que isso mostraste várias vezes que estás motivado e queres aprender, isso é a tua melhor arma neste mundo.

Obrigado pelas tuas palavras Bruno! Estavas a minha frente ia dando sempre um olhinho no teu aquário porque desde que comecei a seguir os teus trabalhos percebi que tinhas muito skill aliás até comentei contigo que tinha adorado a selva que fizes te . Seria realmente uma pena perder te neste hobby porque sei que tiveste aí uns tempos menos bons! Mas são esses momentos que acabam por nos definir como pessoas e nos fazer crescer, sei que ias com uma ideia diferente do que fizes te mas curti bue do que fizes te lá no domingo e tenho te a dizer que os filtros de cigarros é uma técnica muito boa!

 

há 13 minutos, Bruno R. Carvalho disse:


Boa sorte com o layout, no teu caso só por participares já ganhaste. Agora é só disfrutar da viagem.

Obrigado Bruno! Já tou a disfrutar desde que mandei mensagem ao toze a dizer “JÁ PAGUEIIIII” Hahahah sem duvida que tou fascinado com toda esta experiência e que enquanto houver estes desafios podem contar comigo! Não entrei para ganhar porque tenho de ser humilde e saber que há aqui pessoal mesmo mesmo muito bom , mas não podia perder a oportunidade de aprender ainda mais , não pode ser só vídeos da greenaqua, do Filipe ou do George hahah e lá está aprendi muito com vocês 12, não falei com alguns mas bastava olhar para os Aquas e já tirava algumas notas mentais porque não há nada como ver ao vivo

 

há 15 minutos, Bruno R. Carvalho disse:

Ou será que é por causa do layout?

Principiante em tudo , mas mesmo com muita vontade de evoluir e aprender ! E aprendi muito no domingo mesmo não falando com alguns (deixem me ganhar confiança vão ver o chato q sou  é muito curioso sobre assuntos relacionados com o hobby😂😂)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais



não pode ser só vídeos da greenaqua, do Filipe ou do George


Se eu tivesse tido vídeos da green aqua, Filipe ou o george para aprender era um homem feliz. O primeiro YouTuber de aquarios que encontrei foi o dustinsfishtanks, e com tempo eu consigo ensinar o meu gato a desenhar layouts mais bonitos do que ele faz.

Para mim em termos de YouTube quem mudou a minha perspectiva do aquario plantado foi o James findley e a green machine. Até aí eu apenas montava aquarios plantados, a partir daí eu abracei completamente a ideia do Aquascaping.
Tivesse eu a minha disposição na altura o que temos hoje.

Havia o forum sim, mas o nível conhecimento colectivo era muito menor,era tudo muito experimental, gajos como o Filipe iam aprendendo e criando técnicas novas a medida que iam evoluíndo.
Nós hoje apenas seguimos os passos que eles já deram no passado, no global e muito mais fácil ter sucesso hoje.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Bruno R. Carvalho disse:

dustinsfishtanks

 

há 2 horas, Bruno R. Carvalho disse:

green machine

Também sigo o trabalho deles , muito bom mesmo. Não tenhas dúvidas hoje em dia já há muita coisa interessante aí pela internet , como o contrário também haha

mas ya vamos ver como corre , agora é ir estudando e observando 😝

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Troncos a flutuar é a praxe do Desafio. Este ano calhou-te a ti lol

Está interessante, vamos ver como fica com o crescimento das plantas. 

  • Obrigado(a) 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.SKYQ9300.JPG Mais uma moedinha mais uma tpazinha XD , bem desta vez decidi mudar o filtro de posiçao uma vez que a circulaçao nao estava grande coisa, a agua estava a ficar sem qualidade, passei o co2 mais para a frente tambem e para a frente do filtro para tentar dispersar melhor o co2 e ele "andar" pelo aquario em vez de subir só que nem um maluco 😝 ainda nao estou convencido quanto a posiçao dos 2 .O tronco ainda nao afunda por si portanto mantive a dragon stone a fazer peso. Por enquanto fica assim. Tou a contar para a semana ja nao precisar de peso para ficar assente no substrato, na pior das hipoteses tou a pensar colar uma pedra no fundo do red moor mas so mesmo em ultimo caso, assim que assente por si mesmo vou coloca-lo no sitio correcto. vou tirar as pangolino que estam directamente sobre a luz, vou po-las mais a sombra, o feto java vai mudar tambem de lugar nao gosto do ver onde está e vai acabar por tapar as Ludwigia sp. 'Mini Super Red'. Tou a ponderar passar tambem as flamingo mais para a frente .. veremos na proxima tpa 😛

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Pedro Mendanha Dias disse:

Muito bem... Concordo com a aproximação ao vidro da frente por parte das flamingo. Como têm folhas grandes, aumentam a profundidade do teu layout se estiverem cá à frente!

obrigado pelo feedback Pedro!  mas so mudo quando o tronco afundar mesmo , ate la vai ser tipo pinguins do madagascar : SORRIR E ACENAR XD

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia pessoal! Como ja sabem a minha experiencia em plantados é pouca xD sei que as plantas precisam de micro e macro nutrientes e se nao me engano oligoelementos (?) e  estava agora a ver os fertilizantes da seachem (Flourish, Flourish Excel, Flourish Trace ), o que me parece mais completo a nivel de ingredientes seria o flourish... nao sei se ha algum tipo all-in-one? (https://www.aquariumcoop.com/products/easy-green-all-in-one-fertilizer )

tambem andei a investigar os da tropica (o laranja e o verde (plant growth) que tambem parecem fixes )

Gostava de ouvir a vossa opiniao sobre o assunto! obrigado

Editado por Tomás Coimbra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os oligoelementos que as plantas necessitam estão disponíveis no Flourish Trace.

Se andas com dúvidas quanto à fertilização dá uma olhadela neste site:

https://www.advancedplantedtank.com/fertilisers-why-bother.html

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais