Aqua - SUSSOA


Paulo F. Soares

Recommended Posts

Boas Paulo,

Isso está mesmo a bombar,  o video foi feito perto do fim da fotossíntese estou certo?

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,
Isso está mesmo a bombar,  o video foi feito perto do fim da fotossíntese estou certo?
Cumps,



Olá meus amigos,

Estava a fazer o vídeo assim que desligou o co2 que são 3 horas antes das luzes apagarem e de repente a luz aqui na rua foi-se
Mas o pearling ocorre ainda antes disso mesmo.
Alterei o foto período e por sua vez a entrada e saída do co2.
Neste momento está com 10 horas.
O crescimento é enorme mas lá está.. vamos ver se consigo dominar a "máquina" ...
Experiências.. na natureza temos mais que 7 horas de luz .
Deixa lá ver o que isto dá

Está assim olha.bc7cb2b0c55e2077a4184b7d1bd90c30.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta é a Wallichi e a Macrandra. Nestas consigo isto. Na Reineccky sopa...
Diacho...

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se a Reineccky não ficar bem não mando foto nenhuma lá pra cena do concurso. É uma pena realmente esta bacana ta me a moer..recolhes estraga tudo. Olhem lá bem pra ela ali no meio..

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo mostra lá uma frontal. Segundo tenho visto a Reinecki não fica assim tão vermelha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Paulo,
Boa noite

Este aquário, como sempre, respira saúde. O teu domínio sobre as plantas é fantástico. A rotala wallichi, a rotala macandra e a hippuridoides estão com ótimas cores. É uma pena que reinecki estar a deixar esse espaço vazio e não estar a acompanhar o crescimento das restantes. Já pensaste em alguma medida de última instância para remediar essa lacuna?

Devias pensar fazer um "Dutch" de raíz, irias sair-te muito bem! Tudo bem planeado aliado aos teus conhecimentos só poderia correr bem.

Grande abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Assim à pressa.. cheguei agora a casa e como sempre vou direitinho ao aquario passar revista .

Lembram-se que tive aquela pedra com BBA? Pronto.. essa pedra saltou fora do aquario já à algum tempo. Andava a dar H2o2 naquilo e nada..

À duas semanas atrás quando podei a Wallichi reparei que alguns pés (caule) tinha BBA no fundo. Cortei a planta mas ficaram alguns tufos da BBA.
Na altura não Cortei raso raso porque sabia que se o fizesse a planta não cresceria a tempo da foto pro concurso.

A minha ideia era a seguir a essa foto pro concurso então sim dar uma rapazola valente e assim saía a BBA.

Eis que senão..
Dou hoje com a BBA em completa regressão. Está a morrer por si.
Parece uma borra de tabaco a desfazer-se. Em pó.. literalmente. Só vendo ao vivo.

O que fiz de alteração desde a poda?
Aumentei o foto período. Foi a única alteração ao aquario.
Não mexi em mais parâmetro nenhum.

Ou seja... dei mais tempo às plantas e logo fotossíntese.

Agora vejam como está a BBA.
Estava negra negra como bem a conhecem..

Vejam a foto.

E esta??? Agora é que me partiu todo..por esta não esperava eu.. 9134e85addd34dcbc71ea1d3162a218d.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar - 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ali leva com luz que se farta. Porque a planta ainda não cresceu..
Sim senhor.. mas que surpresa.. mais fotoperíodo..agora agora quem diria.

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este hobby é fantástico mesmo... A complexidade disto espanta me.

Também ando a dar mais tempo de luz no Red Canyon porque dei uma rapadela naquilo e quero ver se recupero a tempo, e porque reparei que realmente a luz desliga quando as plantas estão no auge e a fazer fotossíntese à bruta. Não faz sentido. Também ando a dar 10 horas há 3 dias, vamos ver como corre.

Força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, ismael_figueira disse:

Amigo Paulo,
Boa noite

Este aquário, como sempre, respira saúde. O teu domínio sobre as plantas é fantástico. A rotala wallichi, a rotala macandra e a hippuridoides estão com ótimas cores. É uma pena que reinecki estar a deixar esse espaço vazio e não estar a acompanhar o crescimento das restantes. Já pensaste em alguma medida de última instância para remediar essa lacuna?

Devias pensar fazer um "Dutch" de raíz, irias sair-te muito bem! Tudo bem planeado aliado aos teus conhecimentos só poderia correr bem.

Grande abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Olá Ismael amigo bom dia, 

Antes de mais um bem haja pelo apoio e apreciação. 

Nunca tive problemas com a Reinnecky a não ser agora. E tudo começou devido a uma poda que lhe dei bem lá para trás. 

Desde aí que embirrou comigo ;) 

Designios da natureza.. não percebo porquê. 

Já estive tentado a retira-la e meter nova mas esse seria o caminho mais facil. Estou mais apostado em perceber a razão de não acompanhar o crescimento das outras. A unica diferença é que esta não é da Tropica. E Logo na altura que a comprei estranhei a coloração que trazia dentro do pote.

Deixa lá ver se com mais horas de trabalho a coisa vai ao lugar. 

Grande abração. 

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Gonçalo84 disse:

Este hobby é fantástico mesmo... A complexidade disto espanta me.

Também ando a dar mais tempo de luz no Red Canyon porque dei uma rapadela naquilo e quero ver se recupero a tempo, e porque reparei que realmente a luz desliga quando as plantas estão no auge e a fazer fotossíntese à bruta. Não faz sentido. Também ando a dar 10 horas há 3 dias, vamos ver como corre.

Força nisso.

Boas meu caro, 

Por acaso não alterei o fotoperiodo para acelerar as coisas com vista ao concurso. Até porque não estou a ver jeitos de a coisa ficar composta como eu quero. Há ali muito espaço a ser preenchido. 

Aumentei porque à semelhança do que tu referiste eu já defendia essa ideia à muito tempo. No forum que fechou (AF) eu tinha lá um debate interessante sobre isso. 

Isto é.. sempre defendi e sou da ideia de aplicar aos aquarios o que vemos na natureza. E uma dessas coisas é o tempo. 

Na natureza temos sempre mais que 7 horas de fotoperiodo. Nunca percebi muito bem porque se tem esse tempo como o ideal.. será provavelmente mais uma daquelas "correntes" que se segue e a malta não se questiona. 

Já havia tentado noutros aquarios fazer isto, apenas que nesses creio que não soube aguardar e não dei tempo suficiente para as plantas se adaptarem, o aquario ir maturando, e puchar pela máquina a pouco e pouco. Por exemplo eu comecei este aquario apenas com UMA T5 durante o primeiro mês. E contudo as plantas lá agarraram bem e até tiveram um crescimento fantástico para uma lampada apenas e 3200 Lumens. E nota.. nada dos problemas que a maioria sofre no primeiro mês com as tão tradicionais diatomaceas e afins. Nada de nada. Se tivesse começado com 6000 e tal lumens e porradas de potência estaria a exigir das plantas um crescimento que elas não poderiam acompanhar. Este creio ser um dos principais problemas de quem inicia um aquario. Exigência a mais para umas bébes que acabaram de nascer e ainda nem aprenderam a gatinhar. Isto foio que tentei evitar e neste caso aposta ganha. Estava relutante ao inicio apenas com um T5 mas conforme os dias iam passando e via o crescimento, lento mas bonito e sustentado cada vez mais me convencia que estava no bom caminho.

E só a partir daí do primeiro mês mais coisa menos coisa, fui aumentando a luz espaçadamente. Já tinha a ideia de chegar a um fotoperiodo bem longo. 

Agora ao fim de seis meses e picos decidi empreender isso mesmo. 

Porque senão vejamos.. o que eu defendia e defendo. 7 horas de fotoperiodo? 

Se levarmos em linha de conta que a fotossíntese não é um "click" assim que as luzes ligam, então quantas horas proporcionamos às plantas para fotossíntese? 5? 6? Ou menos até? 

E nesta lógica a quem estamos a dar mais e melhores condições de crescerem/prevalecerem? Provavelmente às algas.. porque senão dermos tempo suficiente às plantas para produzirem os açucares necessários elas não ganham às algas e estas marotas é que acabam por beneficiar dos nutrientes. 

Depois colocava-se essa questão que referis-te e muito bem. Quando nos apercebemos de que o conjunto está no auge da força desligamos as luzes.. o que para mim também não fazia sentido nenhum. 

Por ora fica assim com as 10 horas. E parece que pelo menos a guerra à BBA está ganha e não me chateeei muito. 

Só uma nota adicional que me esqueci de referir e pode ser muito importante: 

Na primeira semana que aumentei o fotoperiodo fui fazendo TPA dia sim dia não de 50%. Pois com algum receio é claro desta ligeira aceleração achei por bem fazer TPA´s para ter alguma garantia que a coisa não dava para o torto ou se começasse a aperceber-me de algo errado seria residual e sempre a tempo de corrigir. 

Alterar o fotoperiodo e deixar correr a semana toda ou 15 dias e esperar para ver é que não podia ser. 

Nesta ultima semana já só fiz TPA à quarta feira. Ontem já cheguei tarde vou hoje fazer outra TPA. Faço duas por semana como sempre. 

 Grande abração. 

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Paulo, 

Quanto à reinecki, tenho por experiência própria que são plantas bastante sensíveis. Nos dias seguintes a uma poda demoram bastante tempo a arrancar... Já tive reinecki mini que fez melt completo, e neste momento tenho a rosanervig que lá se vai aguentando mas tal como disse é uma planta de bastante dificil adaptação.. 

Tens aí umas BBA's muito estranhas mesmo... nunca observei tal fenómeno! 

A questão do fotoperiodo é sempre uma incógnita, eu neste momento só consegui atingir algum equilíbrio com 6h de disponibilidade de luz. Quando dava 7h de luz no aquário eu notava que as plantas perto do fim do fotoperiodo começavam a fechar a copa, quase como que quem diz "não me dez mais luz, por hoje já chega". Tendo em consideração o que dizes e com toda a lógica (pelo menos é o que podemos observar na Natureza) um fotoperiodo de 10h seria o ideal, mas se ao fim de 7h as plantas já "dizem" chega não será inutil as ultimas 3h? 

Grande abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, ismael_figueira disse:

Quando dava 7h de luz no aquário eu notava que as plantas perto do fim do fotoperiodo começavam a fechar a copa

Ola Ismael,

Nunca observei isso desde que tivesse luz ligada. E confesso que nunca tinha ouvido de ninguém. 

Supostamente a planta desde que tenha luz não se fecha. E esse é o problema. Como têm luz e não fecham se for um fotoperiodo muito extenso, para lá do normal quando pensamos na natureza (Dia / Noite) aí sim talvez sofram. Do mesmo modo que 6 ou 7 horas pode não ser o ideal porque a meu ver na sexta e sétima hora estão no pico da fotossíntese (e esta tem varias fases), e o que se pretende é prolongar este pico dando melhores condições para a fotosintese, também creio que para lá das 12/14 já pecará por excesso. Mas as plantas não morrem.. e não fecham. 

As plantas têm duas fases que são a de fotoquimica e bioquimica. (com luz e sem luz) E precisam delas. Se expostas só a uma fase continuadamente há quem diga que acabam por morrer devido ao esforço. 

Contudo há registos que não morrem, porque por exemplo devido ao excesso de consumo ou necessidades dos habitantes do planeta, com o intuito de terem cada vez mais produto para vender os produtores começaram a aplicar nas estufas fotoperiodos de 24 horas e os vegetais e plantas e não morriam. Depressa chegaram à conclusão foi que não valia pena porque o crescimento esperado versus o consumo de energia não valia a pena. As plantas não crescem mais por estarem mais tempo expostas à luz (Mais tempo ! Não é mais intensidade! ) a partir de determinado ponto. A partir de determinado ponto é apenas desperdício de luz. Mas não morriam.  

Mas mesmo assim, mesmo que tenhamos um aquario 24 horas de luz ligada acho que a planta não deveria fechar. Se tem energia (sol) ela não deveria fechar. Se pegares por exemplo numa caixa de plástico preta com um buraco pequeno na tampa e colocares um bocado de terra lá dentro com uma planta e ligares uma luz 24 / 24 passado uns dias vês a planta a sair pelo buraco. Não se fecha. Ela cresce sempre em busca da luz e não pára. 

Pode ser que haja por aí algum botânico ou  biólogo que possa esclarecer melhor. 

Grande abração

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a chover para cima nesse aquário eheh.

Paulo, eu faço o mesmo que o Ismael, quando as plantas começam a fechar é para quando eu programo o fim do fotoperíodo. Quando tive a walichii até era das primeiras a fechar.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Paulo,

Estou só a partilhar a minha experiência, de facto nunca vi uma abordagem clara sobre este tema mas se dermos uma voltinha aqui pelo fórum conseguimos encontrar mais exemplos do que observo no meu aquário. Faz sentido o que dizes sim, se tivermos em conta o que observamos na Natureza, mas se formos a ver bem as coisas os nossos aquários são totalmente controlados por nós e as plantas acabam por se adaptar ou não ao que lhes proporcionamos. A situação que expus pode ter em conta outras condicionantes, como por exemplo as fertilizações. A planta pode ter esgotado os nutrientes que estavam disponíveis na coluna de água e com isto usar a retracção das folhas como mecanismo de defesa ou dar sinal que estará algo em falta. Isto é apenas uma suposição tendo em base a observação pois não tenho qualquer base cientifica para explicar isto...

Cada aquário é um aquário e esta questão da disponibilidade de horas de luz pode sempre ser discutível.
 

Vamos ver se alguém pode esclarecer este pormenor...

Estas abordagens são deveras construtivas e é aqui que está a beleza da partilha aqui no fórum. Assim podemos tentar dar as melhores condições possíveis aos nossos aquários e desfrutar da melhor maneira deste fascinante hobbie.

Grande abraço

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basta ver alguns dos vídeos de time-lapse no YouTube, em vários consegues observar esse fenómeno. Podia procurar um para pôr aqui mas não posso gastar dados no YouTube

Edit: Já que a curiosidade foi despertada, podem pesquisar, se quiserem claro, por nictinastia.

É uma resposta da planta á presença ou falta de luz. (mas) Mantendo intervalos fixos de luz e escuridão, o ciclo circadiano da planta pode se adaptar, aprendendo que está na hora de abrir ou fechar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha wallichi fecha lá para a 6 h do fotoperiodo. As rotalas é mais ou menos uma hora depois. Acontecia o mesmo com a sessiflora no outro Aqua. Creio que continua a fazer fotosintese mas lá na ideia delas se calhar não precisam de mais luz. Já armazenaram bastante? Não sei, mas que fecham lá isso fecham. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

No meu não fecham. Isso garanto-vos já. Só lá para meio da noite, umas boas horas depois de as luzes apagarem é que a folhagem alterna a posição. 

Abração 

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se for de ainda usares T5... É a única diferença que vejo entre o teu aqua e o meu, do Ismael ou do Inácio. Pode ser que difuse mais a luz, que não seja tão intensa, sei lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo,

Aqui está ela.. já consegui bem melhor que isto.
Mas acho que está no bom caminho. Vamos ver

Foto Tirada agora. 0234df13152fd0c583cbfc14dbffb9f9.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se for de ainda usares T5... É a única diferença que vejo entre o teu aqua e o meu, do Ismael ou do Inácio. Pode ser que difuse mais a luz, que não seja tão intensa, sei lá.


Sim há diferenças e não são poucas.. já experimentei aqui uma Twinstar e não tem nada a ver. Mas isso já sabemos que a eficiência LED comprada com a T5..

Contudo continua a ser luz.
Ainda agora cheguei a casa e estou a 3 horas de fechar o fotoperíodo e elas cá estão bem abertas.

Abracao

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.