Open mind _ Iniciante 100L


Duarte Magalhaes

Recommended Posts

Boas pessoal, venho apresentar o meu primeiro projecto,

Setup:

Aquario
80x40x40cm

Filtro
Jbl901

Aquecedor
Eheim jager 150W

CO2
Kit Ecoarium 3b/s

Luz
Hi lumen 60 Plant version

Substrato
Jbl Proscape Vulcanic mineral 9L
Jbl Proscape Plant Soil 9l

Pedra
Ryuoh Preta


Fauna
3 Amano Shrimp
6 Tetra Fogo
4 Otos

Plantas
Eleocharis sp.mini
Montecarlo
Pogestemon erectus
Rotala Vietnam
Pongostemon Helferi

Fertilizaçao
Micro e macros ecoarium

Foto Actual (28-8-2016)
14159914_1183254115030914_903247698_n.jp


Esta montagem começou nos fins de maio, provavelmente alguns ja viram algumas infos noutro topico de inicios de plantado, mas como estava muito incompleto decidi fazer um melhor seguimento por aqui, visto achar que aqui é que é o local certo para todo o acompanhamento do meu projecto
Ora bem, o aquario esta no quarto, aos pes da cama, em cima de um movel, tenho a tv mais acima na parede, uma janela na parede do lado esquerdo, ainda afastada do aquario cerca de metro e meio, mas no por do sol, os raios de luz vao la ter, sei que nao devia, mas nao ha como fugir, mas tambem, tenho essa fase horaria incluida nas minhas horas de luz, penso que nao haja problema
Sempre achei piada aos aquarios, e no ultimo meio ano, tenho trabalhado com um rapaz que tem alguns, o que puxou um bocado por mim, la me indicou um sitio bom para ir buscar o aquario, e la fomos nos, acabei por trazer aquario, o filtro e termostato....
pesquisei logo pelas lojas aqui de perto, e fui visitando, para tambem conhecer mais deste mundo, fiquei encantado com a ecoarium, boa gente, boa variedade de produtos, comprei na hora rochas, substratos e as primeiras plantas,
peço desculpa pela qualidade destas primeiras fotos, meias a pressa pois nao me lembrei desde o inicio
13661993_1147767045246288_43415926980613

13584622_1147767051912954_35810249374080
Depois la começei a procura da areia, recomendaram-me procurar silica na maxmat, para piscinas e afins, la vim eu com um saco de 20kg ahahah
13641240_1147767121912947_8202243449323813576883_1147767151912944_80657887688714
A finalizar o ciclo, ja na 4a semana, coloquei um cometa, disseram-me que ajudava, e tinha no trabalho um sr que ficaria com ele, pois tem mais peixes de agua fria...depois de se começar, conversa puxa conversa, e ja tenho 3 pessoas que trabalham comigo que tem aquarios...
13603489_1147767231912936_9357856447314313662064_1147767335246259_83500529087692o gajo estava sempre a arrancar-me as plantas xD tinha de andar sempre a replantar, fotos sempre em alturas de podas e pequenas alteraçoes, dai o "lixo" na agua
cerca de duas semanas depois, ja andava a minha mae a ciclar um aquario para o receber, nao o cheguei a dar, esta neste momento na sala num cubo de 40 cm, 65l
Com o aquario novamente vazio e o ciclo supostamente terminado, la fui aos peixes, vendedor que é vendedor, la me pos a sair de la com 4 peixes, 2 rams e 2 escalares, escalares esses que seriam para começar a crescer para um projecto que tenho em mente, gosto bastante das duas especies.....
13585215_1147767348579591_8905916024437313613373_1147767431912916_5931601351499213603758_1147767448579581_3230419075868513613185_1147767471912912_1952472614985913653102_1147767621912897_1779745588951913613368_1147767881912871_5864373961189413603319_1147768065246186_45441969025699

Depois de uma infelicidade, la se foram os escalares, cerca de semana e meia depois, um a noite, e outro de manha, e no dia seguinte estavam os rams de barriga para o ar, nem uma tpa gigantesca os salvou... ate ao dia de hoje, ainda julgo ter sido por causa daqueles sprays dos mosquitos, no entanto ja proibi ca em casa virem por daquilo no meu quarto....
aquario vazio, altura para mexer de vez naquele layout, comprei algumas pedras, de uma coleçao da dennerle, Baikal 10-30 5kg a caixa, ainda me sobrou bastante, apesar da indicaçao interior na caixa de nao ser preciso lavar, que ja tinha as bacterias e afins, achei bastante poeirento, e decidi passar por aguas, ficou bastante preta por sinal, e mesmo depois de algumas mudas, ainda me "pintou" o aquario depois de colocar, o meu objectivo era desviar a areia, para nao ser tao a direito, e colocar alguma pedra a volta das maiores para dar um efeito tipo lascado, nao ficou bem como pretendia, mas nao faz mal, com o tapete a crescer vai ficar melhor =) aproveitei para tambem tentar criar uma especie de separaçao entre a areia e o resto, acabei com um bocado de altura a mais na frente, mas pronto, foi o meu melhor
13603636_1147768135246179_32677053655926
Comprei tambem co2 com algum reforço de plantas
13652925_1147768198579506_13803833496661Dois dias depois, foi a altura dos lilly pipes ,difusor mais adecuado ao tamanho do aquario e mais algumas plantas
13653450_1147768275246165_7677090067630713641072_1147768258579500_32408031599935
13653168_1147768391912820_84941519279883
no entanto por achar que as bolhas estavam a subir muito atras do bocal, passei a entrada de ar para o lado esquerdo do aquario ao fundo, e o inflow do filtro para o lado esquerdo tambem, mas junto ao vidro frontal, passei o difusor para o local entre as duas rochas, +- a meio do vidro esquerdo do aquario

Editado por Duarte Magalhaes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas ideias de futuro seriam um cardume, tetra ember, rasbora halequim ou semelhante, assim com uns camaroes que vi +- 4 cm, nao tenho a certeza, mas acho que sao compativeis, ou entao o cardume e um outro peixe, ainda nao vi compatibilidades mas gosto dos apistogramas, microgeophagus, geophagus(secalhar grandes demais para aqui)

Gostava tambem de tirar uma duvida sobre o co2, como fazem?? deixam a botija sempre igual, e o selonoide é que faz tudo? noto que quando desliga, a maioria das vezes, ao ligar, o selonoide deixa de fazer o barulho electrico dele, e as bolhas nao andam, eu inicialmente fechava a botija, retirava o ar do redutor, e tentava outravez, mas a unica coisa que achei eficaz, foi tentar desapertar um pouco o copinho do contabolhas, ouço quase como ar a entrar, o selonoide volta a fazer barulho, e as bolhas começam a fluir
13662272_1147768268579499_78419662475971
Sabem tambem alguma maneira de "calar" o selonoide? o barulho é irritante xD ja o pousei em esponja, mas mesmo assim o barulho electrico é irritante

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto de como está, ficaria melhor se em vez de xistos tivesses partido ryohu aos bocados. Até acho que sem areia também estava bem.

As válvulas Solenóides costumam fazer esse barulho, no entanto não sei o volume do teu se será normal. Uma que sei que quase não faz são as da jbl, com o transformador separado da Solenóide.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei mesmo o que fazer xD por pouco que a botija nao cabe no movel, o selenoide como esta meio caido (peso dele vindo de um tubo a apontar para cima) ate esta naquela beira do movel, ja meti uma espuma por baixo mas nao adiantou xD nao sei mesmo como colocar isto,
ryohu provavelmente ficaria melhor, mas tambem seria dificil partir tao pequeno, e tambem praticamente nao havia stock quando esprimentei esta gama da dennerle =)
o que achas do tal problemazito (chega a hora do co2 acender) e o selenoide fica em silencio, a unica soluçao que encontrei foi desapertar um pouquinho o copo contabolhas, mal começo a desenroscar, barulho de ar, e começa o selenoide com o barulho normal, e as gotas a passar....
esta a chegar a semana, e durante a semana a essa hora nao estou em casa =s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser simplesmente a bobine. Custa uns 2 ou 3 euros numa loja de pneumática. Mas só vendo mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sinceramente nem me tentaram vender um, mas como este mês já foi uma grande quantia para este hobbi, co2 lilly pipes, difusor, mais alguns testes, umas plantitas, fertilizantes e afins, so mesmo para o próximo mês, vim abocado da loja, ja veio top, ja não bloqueia nem faz barulho :) como sepre muito prestaveis na ecoarium

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,
testes de ph tenho bastantes "liquido", o problema é que isto é so "despesas" tive mesmo de meter o travao, ja se foi mais de metade do ordenado este mes para esta "brincadeira" valor esse que nao devia passar os 15%, ja me distabilizou as contas....
ja agora....ate que ponto é "normal" este "melting"?
esta a um ponto que ja me começo a preocupar =S
13680110_1150835104939482_81451989141147
13735541_1150835101606149_20435501273215
13669543_1150835108272815_57273424039639
13690892_1150835174939475_70987926734859
esta ultima partiu na tpa de ontem, super fraquinha que esta, parte ao minimo toque =S
menos horas de luz? mais co2??
a lampada é da beam work - hi lumen 60 v2, propria para plantados tenho sempre em modo full pois o nocturno é igual, mas com 1/3 dos leds ligados
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Duarte.

Começando por partes...

Antes demais parabéns pela montagem e pelo inicio nestas lides, ao inicio a coisa parece mais difícil mas depois vai ao sítio.

- Relativamente ao melt - sim, corta os caule e replanta as pontas

- Relativamente à iluminação, não opino quanto à quantidade (por uso T5 e nisto de iluminação gosto de experimentar antes de opinar) mas relativamente à distribuição, os leds já têm um pouco esse problema que é terem um angulo de projeção "curto", se tu colocas uma calha que não acompanha o aquário todo vais ter zonas de penumbra em que plantas mais exigentes ao nível da luz vão se ressentir.

- Uma regra de ouro - montagem nova aquário cheio....DE PLANTAS!!!!!! tudo funciona melhor e dás muito menos oportunidade às amigas algas. Toca a encher isso de plantas.

- Entraste com as espécies erradas de peixes. Até porque te davam jeito por uns camarões como equipa de limpeza e tens aí duas espécies de caçadores de marisco natos. Eu vendia-os e colocava equipa de limpeza e posteriormente colocava a fauna com uma espécies de cardume. Escalares a entrar ao inico antes de outras espécies é potencialmente um problema no futuro aquando da introdução de outros peixes/espécies

- Quanto ao CO2, se ele liga e desliga às horas programadas eu não mexia. Tenta arranjar uma caixa para abafares esse ruido da solenoide.

 

Espero ter ajudado

E força nisso que o layout está muito interessante e bonito, necessita é de muito mais verde para o complementar.

 

Cumps

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vasco, entretanto como tinha dito acima, acabei por ficar sem peixes, estou com o aquario sem fauna(tirando um caracolzito) que deve ter vindo nas plantas xD
eu tinha receio de comprar muitas plantas, e me morrerem todas,
sobre o melt, fiz ontem na tpa isso, replantei os topos das que tinham os caules ja a dar de si, moles praticamente a desfazer,
iluminaçao, eu fui por esta luz pelo consumo, embora os 80 apercebi-me ser uma medida ingrata, sem ser zetlight, perto de mim apenas encontrei 60 ou 90 cm, sera suficiente a que tenho? nao tensiono ter muitas mais plantas, uma especie de tapetito, e umas plantas do genero do que tenho atras, em todo o fundo, em tons verdes e vermelhos intercalado.... a calha esta ligeiramente para a parte traseira do aquario para ajudar mais nessas plantas maiores do fundo,
acho ter tido alguns progressos com a montecarlo, embora a maneira como foi plantado, nao ajude muito a perceber os progressos, parece ter bastantes folhinhas verdes pequeninas, a eleocharis mini, nao notei grandes avanços, talvez pela luz tambem estar mais chegada a traseira,
peixes estava a pensar num cardume de rasboras halequim ou de tetras ember, e uns camaroezitos maiorzitos, que vi, ou recomendas outra coisa para equipa de limpeza?
começei a cerca de 1 semana a começar a reparar num esverdear na parte traseira das rochas do fundo, de resto so uma especie de "po" castanho nas pedras, que levanta facilmente ao passar com a rede perto a limpar bocados de plantas que se soltem
o selonoide era problema do mesmo, ja foi resolvido, no entanto agora estou sem co2 a dois dias, pois do nada, tive uma fuga num dos manometros, mesmo junto ao mostrador, levei a loja para ver se conseguiam alguma reparaçao

obrigado pelo comentario, vai seguindo o topico, vou precisando de mais informaçoes de quem percebe disto =p so ler, muitas vezes nao resolve, pois ha sempre diferenças de caso para caso =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz provavelmente algo que vais ter de repensar... o teu aquário nota-se claramente penumbra nas laterais.

Qt ao CO2 resolve isso pq convém que esteja sp a funcionar, não é bom teres e dp n teres e andares nesta inconstância.
Isso são algas ou diatomáceas, normal em plantações novas

Qd fizeres as tpas tenta aspirar.

Quando introduzires a equipa de limpeza eles tratam do assunto.

Quanto mais plantas melhor o sistema se porta, tens é de dar as condições adequadas, luz, fertilização e CO2.

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vasco, infelizmente quanto ao co2 nao posso mesmo fazer nada, fui la hoje ver se estava resolvido, e tinha de ser trocado, e nao tinham mais em stock
em principio mais uma semaninha, e entra equipa de limpeza, estava a pensar nuns amanos, ou achas que tem fraca compatibilidade? a minha ideia era so meter um cardumezito, mas como estou a começar...nunca se sabe ate quando dura a ideia xD
juntamente vira tambem mais plantas =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As japonica são boa opção... resolve isso do co2. Dp carrega nas plantas que é importante. vai dando noticias

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte,

 

Penso que o pessoal tem sido muito assertivo naquele que tem dito. Ao longo dos post tem dito tudo o que precisas.

 

Realmente este e um hobby que ao principio e muito dispendioso, eu notei uma grande melhoria nas minhas montagens quando comecei a adquirir equipamento melhor.

 

Numa primeira fase penso que e mesmo pensares na questao da luz, uma calha boa e uma grande diferenca.

 

Depois poderas realmente colocar uns SAES, uns amanos ( atencao que os escalares comem os camaroes)

 

Outro experiencia que adquiri e a dureza da agua que na minha zona sempre foi um problema e muitas das plantas faziam me melt. Penso que aqui as plantas tem duficuldade em assimilar os nutrientes

 

Tens de ter paciencia que com o tempo vai la. E sempre que poderes vai investindo devagar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem, cada caso é um caso, mas para ser sincero essa era uma calha que eu não comprava.

Na minha opinião há melhor no mercado; se fores por exemplo à Aquaeden não as vês lá, nem calhas com LEDs de várias cores - sim, existem MasWas com LEDs coloridos, mas eu pessoalmente prefiro LEDs 'full-spectrum'

 

Quanto à fertilizantes, ou a pessoa sabe aquilo que está a fazer - não é pensar que sabe - ou então utiliza por exemplo ADA, Tropica ou Seachem.

 

A circulação da água é muito importante, tanto por causa da limpeza, como para fazer chegar os nutrientes a todas as plantas.

Não confundir circulação com caudal.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o fim do mês la fui as compras mais uma vez, ja tenho o co2 novamente operacional, comprei "pongo" helferi e rotala vietnamita, fiquei bastante surpreendido com a primeira, pela "quantidade" que obtive

Tambem vieram 4 amanos fazer umas limpezas a casa, coloco fotos assim que puder passar no pc,

Sobre a luz, bem que ja me custou dar 70/80 por uma lâmpada, fui para leds por causa da suposta poupança, e escolhi-a pelos 6500. . . Esta apenas tem luz branca. . .

Este mês tive de repor algum que gastei a mais o mês passado, por isso este mês não fazia intençoes de gastar ainda mais, com as plantas e os amanos ficou porreiro, e mesmo que daqui a duas semanas começe um cardume, nada se assemelha ao custo de uma "luz" nova. .

Para o próximo mês estava a pensar no termostato, interno u externo ainda nao sei bem, mas o que me aconselhavam ao certo sobre a lâmpada?

Sobre o fertilizante, será que faz assim tanta diferença um de marca, com este mais "caseiro" da loja? Parece-me estarem-se a dar bem as plantas, o tapete estava a progredir bem ate este problema no co2, a única planta que vejo pior" é a eleocharis, mas provavelmente será da luz devido a sua localização

A circulação da agua, esta a entrar a esquerda atras, apanha o co2 a direita, com o skim a ajudar, projectando a agua de tras para a frente, e termina a volta na esquerda a frente, sobre o caudal, tinha a pouco mais de meio, mas já me foi acobselhado a meter ao máximo se não afectasse as plantas, e assim ficou

Nao levem as minhas respostas a mal, eu estou a gostar de ler os vossos comentários, estou a aprender bastante, infelizmente so a ler os casos dos outros é complicado pela diferença de caso para caso, e também, muitos dos posts ou são muito antigos, ou estão abandonados no tempo :S gostava de ver as coisas mais activas por ca. . .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, primeiro que tudo sê bem vindo à comunidade, fica já o aviso que este hobby é bastante viciante :)

 

Quanto ao que tens de material parece-me ser muito bom para quem está a começar, boas escolhas e sobretudo tiveste a sorte de teres uma boa loja perto de ti ;)

 

A calha que tens é suficiente, não precisas de mudar nada! O mesmo para a fertilização, tens um plano e basta segui-lo, não vale a pena andar a mudar tudo a toda a hora - erro de principiantes mais comum!

O que convém voltares a ter é o fornecimento de co2 o mais rápido possível! Aperta com eles ;)

Optaste por plantas exigentes e que são mais sensíveis o que obriga a mais cuidados...devias ter optado por umas mais fáceis de crescimento rápido para compensar.

 

Agora faz as tpas certinhas, poda sem medo e desfruta da natureza :)

 

e mete fotos que o pessoal gosta de ver tudo ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Ja tenho o co2 operacional, ja o tinha mensionado acima =) tenho mesmo sorte, tem sido 5* comigo, é a minha loja de eleiçao,

Infelizmente o pessoal do meu dia a dia, que tambem descobri andar por este hobbi, sao todos apologistas de um bocadinho de areia e peixes com fartura, tudo o resto para eles sao "mariquices", por isso tenho mesmo de vir aqui buscar inspiraçao e algum apoio para as ditas mariquices que gosto bastante de ver, pode-se ter 20 aquarios, e todos diferentes, nao podemos ser todos iguais uns mais basicos, outros mais realistas, outros mais paisagisticos...

A calha ate acho ter uma boa luz, e forte, o fertilizante nao sou eu a fazer a mistura, compro ja feito, tenho o beneficio da pessoa saber tudo o que tenho no aquario e tambem ir vendo algumas fotos do mesmo

As plantas foi um pouco pelo que gostava, e ate estavam a andar bem, tirando esta semanita sem co2, que fez-se notar no tapete, que ja tinha bastantes folhinhas verdes e pequeninas, e agora esta mais desajeitado, mais amarelado
estou a fazer duas tpa semanais, 4a 20% e sabado 50%

fotos vou colocar mal consiga, o cabo para ligar o telemovel ao pc anda meio maluco, nao esta estragado, mas tem dias em que começa a carregar, mas nao detecta =S vamos a ver quando colabora comigo =p

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas pessoal, trago novidades, apos uns dias fora, e uns ensinamentos rapidos a um familiar por causa do fertilizante, ja se nota desenvolvimento nas plantas, tambem ja me deu motivaçao para ir logo arranjar uns peixitos para iniciar o meu cardume =) entraram 6 tetra flame
Neste momento estao 3 amanos e os 6 tetras
So agora vi ali o lado esquerdo a arrebitar(pongestemon erectus) raizes e pontas
o montecarlo esta a ganhar novamente as folhinhas verdes ,
a eleocharis é que tirando um ou outro pezinho, estao a ir a vida, provavelmente nao irei insistir mais com elas
13920135_1168068426549483_75131805468061
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Tenho pena de ver os foruns quase parados, provavelmente devido as redes sociais, no entanto, apenas la vejo anuncios, a maioria a vender material a preço de novo, mas pronto....secalhar ainda nao encontrei a verdadeira "comunidade"
Entraram a semana passada 4 ottos para dar uma ajuda nas limpezas, de momento o layout esta como na foto abaixo
So uma duvida, é "normal" os tetras irem para as sombras das rochas quando a luz acende? mesmo no minimo, eles tem esse comportamento, com a luz solar ja nao acontece, ja andam a vontade
14159914_1183254115030914_903247698_n.jp

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte, estamos em agosto! Deve andar tudo a caçar pokemons ou a fazer fotos a p/b...

 

Quanto ao problema dos teus tetras da uma olhada aqui:

http://www.seriouslyfish.com/species/hyphessobrycon-flammeus/

Lá fala em sombras para eles.

Se tiveres dificuldade no inglês avisa ;)

 

Já agora uma duvida, precisas do termostato nesta altura do ano? Os meus estão todos guardados, o problema mesmo é manter a temperatura da água fresca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sr Antonio,
Eu liguei o meu termostato a cerca de uma semana, choveu bastante aqui em gaia 3a de manha salvo erro, e tem estado algum frio de manha, é mais por percauçao =) tenho para 26º e tenho estado atento, e muito raramente acende
estive a dar uma olhadela no habitat para te responder, e decaminho ja leio mais atentamente =) realmente fala nas sombras, mas nas primeiras duas semanas eles andavam na boa, devia ser por estarem habituados a na loja nao ter onde se esconder da luz, assim sendo fico mais descansado, era estranho ligar as luzes e eles irem a correr para detras das pedras =)
sobre a comida, estou a dar uns flocos da tropical "supervit" premium 8 mix, foi-me recomendado anteriormente, e ainda tenho cerca de meio frasco 150gr +- e entao queria gastar antes de comprar, outra, falaram-me num granulado fino, acha que tem muita influencia? ou a qualidade da mesma é mais importante que o tipo de comida?
a flora ja passou pior, a pongo (esquerda) esta a recuperar, ganhou bastante raiz mesmo na parte que era o caule, e esta a abrir as pontas, a vietnam (direita) tambem esta com as pontas a abrir e a desenvolver, montecarlo tambem ja teve dias piores, na parte da direita esta a espalhar bem, na esquerda esta mais a ganhar forças e aumentar a densidade no mesmo local em vez de para fora, a eleocharis é que coitada xD so resta um tufo da mesma.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por favor esquece lá o Sr! Já me basta os cabelos grisalhos que tenho :P aqui nesta comunidade tratamos-nos pelo nome próprio ;)

 

Eu também dou Tropical Supervit em flocos aos meus peixinhos e eles gostam. Para não estarem a comer sempre o mesmo vario com Hikari micro pellets e Pleco's Tabin da Tropical para os ancistros de vez em quando. Também costumo dar comida congelada da Tmc uma vez por semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.