Stoneheart


gmmartins

Recommended Posts

Viva,

 

após o desleixo do verão decidi refazer o layout do meu aqua. O aquário foi montado à 2 semanas tudo com plantas que tenho na minha estufa (estado emerso), pelo que as plantas ainda estão a fazer a transição. A excepção são as rotalas que me deu o Jorge e que plantei este fim-de-semana.

 

Entretanto tive um contratempo e a minha calha da Blau fez curtocircuito pelo que tive que voltar à velhinha com 11W.

 

O aquário está na fase das diatomáceas e também tenho um pouco de cyanobacterias. Tudo controlado.

 

Set up

 

Aqua: 30 x 20 x 20 cm

Luz: Boyu 11 W

Filtro: Eheim liberty 100

CO2: pressurizado JBL

Susbtrato: ADA amazonia

Hardscape: Calhaus apanhados à beira mar.

 

Flora:

Rotala rotundifolia

Hemianthus micranthemoides

Staurogyne repens

Hemianthus callitrichoides

Eleocharis parvula

Echinodorus tenellus

 

Fauna: nada

 

Fertilização: EI

Manutenção: TPA a cada 2 dias.

 

E aqui seguem umas fotos à pressão. Aproveitei uma TPA e tirei o material mas como estive e mexer no substrato está com um pouco de suspensão. Mais tarde ponho umas fotos melhores.

 

 

Geral

 

geralz.jpg

 

Vista do lado

 

sideviewt.jpg

 

Geral com material

 

geral2.jpg

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não há como não gostar de basalto.

 

Que a fauna nade saúda-se, mas não percebi a inclusão da Rotala rotundifolia, podes elaborar?

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

concordo. Os basaltos são fantásticos e há de todas as formas e feitos. Aqui nos Açores é só virar a esquina :)

 

Não percebi o comentário em relação à Rotala. De todas as plantas que pus no aqua, é a única que veio já na forma imersa. E incluí para fazer uma moita atrás do pedregulho maior. Quando crescer espero fazer de modo a que a coroa apareça logo acima do perfil da rocha. Vamos ver como se desenvolve.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Só estranhei porque acho que vai crescer muito em altura e tens pouco espaço.

Mas quero seguir o desenvolvimento deste projecto.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda de volta do penico? :tapfoot: Para quando mais litragem?

Nâo me venhas com a história de que não tens espaço para mais que isso não pega a não ser que sejas um hobbit biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe, esta porreiro! Pequeno e simples! Eu tambem adoro o basalto! Mas gosto mais de usar pedras nao tao redondas! Embora fiquem muito bem nas tuas montagens! Ja vi que gostas de usar pedras redondinhas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Gustavo...

É só para manter o centro plantado?

Quero ver isso daqui a dois meses, vai ficar no ponto!

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

PTuga: sim o centro plantado mas queria que as coroas da Rotala aparecessem por cima da pedra maior. Tenciono podar de acordo com o perfil da rocha. E do lado direito espero ver alguma tenellus a aparecer embora neste aqua ela teime em não crescer tanto como tenho visto noutros aquários. Também estou curioso como se vai desenvolver e a ver se vai de encontro às minhas expectativas...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gustavo,

 

Está muito bom o teu nano, gosto imenso dos basaltos rolados, também ja pensei em fazer uma montagem com basaltos rolados mas aqui na minha residência não há desses calhaus...

A rotala na minha opinião é que acho que está a mais, como tens pouca altura de aquário, ela vai ter de andar constantemente a ser podada mas talvez fique bem com a evolução e crescimento da flora...

De resto é esperar pela evolução das plantas para ver...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas martins

 

O aquario está muito clean...quando ficar todo plantado vai ficar fantastico...essa planta vermelha por tras da pedra vai ficar muito bem ai!

Gostei!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,

 

Gosto muito do layout final :D Quanto à Rotala não vejo grande mal pelo contrário, contudo terás de dar uso à tesoura para a manter controlada... algo que não me parece um grande problema.

Esse basalto é que fica espetacularmente bem, é penanão se arranjar por aqui basalto desse caso contrário tinha feito o meu aquário só com pedras dessas.

 

O que acho mais bonito de tudo é o nome :PPPP

 

Grande abraço

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo. Obrigado pelas palavras.

 

Quando vieres de férias aqui eu levo-te à mina onde tens basaltos de todas as formas e feitios :)

 

Entretanto o aqua está a passar pela fase das diatomaceas. Acho que as plantas se estão a adaptar bem. Não tenho notado muito "melt". Também estou a despejar CO2 que é um abuso. A variação de pH é de quase 2 valores antes e depois da injecção de CO2 :)

 

A única coisa que me está a deixar desgostoso é que me parece que a R. rotundifolia está a perder os belos tons vermelhos com que veio do aqua do Jorge e está a ficar esverdeada :( Vamos ver como é que se desenvolve. Queria mesmo dar um toque de cor...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Se a Rotala rotundifolia não ganhar cor, a Echinodorus tenellus também não vai ganhar...

Aposto até que será a E. tenellus a primeira a sobressair nos tons avermelhados, se intensificares essa iluminação claro está.

 

Dois LED (Cree XM-L talvez) não iam melhor que essa compacta?

Davam-te pelo menos mais flexibilidade, quer na distância à água, quer na intensidade luminosa.

 

Espero que não desleixes esse E.I. senão essa 'gasosa' vai passar de castanha a verde num instante.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso até já tive a E. tenellus acobreada com este set up. Estive ainda agora a ver com atenção a Rotala e apenas um dos pés está a ficar verde. Os outros parecem-me estar a crescer com um tom amarelo a cair para o rosa (se é que isto faz sentido). Mas também só foram plantadas há uma semana pelo que ainda não dá para perceber bem.

 

Eu tinha uma calha com 18W que era perfeito para este aqua mas pifou... Voltei à velhinha. Os Leds são fixes e tal mas eu não sou muito de DIYs. Ou estavas a pensar em alguma coisa comercial?

 

Também é certo que já tive um plantado bem composto com esta calha. Portanto, a luz está lá. Demora é mais :) (vê o My Nano na minha assinatura).

 

Deixar o EI? porque haveria de o fazer? Jamais salomé :naughty:

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas Martins,

Gosto imenso do layout, essas pedras são lindíssimas!

Quem dera encontra-las por cá...

Pelo que conheço da Rotala Rotundifolia, é normal que esses pés percam a cor que tinham quando saíram do meu aquario, é que ela só começa a ganhar essa cor mais avermelhada quando se aproxima da superficie da água e/ou da iluminação. Como esses pes ainda estão longe da superficie e a luz não é muito forte, nesta fase inicial do crescimento pode ou provavelmente perderá esse tom vermelho caracteristico da Rotundifolia.

Alguém me corrija se estiver enganado.

Em todo o caso posso-te dizer que gostei muito do toque que ela dá e com toda a certeza que não a tirava de lá. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

 

obrigado. Pois parece que estas pedras fazem sucesso. Já na montagem anterior me gabaram as rochas. Eu também gosto muito delas.

 

Pois o pé que está a ficar mesmo verde é um que ficou plantado mais abaixo. O que está mais perto da superfície parece estar a manter a cor. Já noto crescimento embora ainda não tenham raiz (tirei uma sem querer quando estava a sifonar durante a TPA).

 

Aproveitei que tinha um tempinho hoje e dei uma poda na cuba e na parvula. Já estavam a mostrar sinais de crescimento e assim tirei praticamente tudo o que era ainda da fase emersa para dar força ao novo crescimento.

 

De resto não há grandes novidades. As diatomaceas estão cheias de força chainsaw

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo. Obrigado pelas palavras.

 

Quando vieres de férias aqui eu levo-te à mina onde tens basaltos de todas as formas e feitios :)

 

Entretanto o aqua está a passar pela fase das diatomaceas. Acho que as plantas se estão a adaptar bem. Não tenho notado muito "melt". Também estou a despejar CO2 que é um abuso. A variação de pH é de quase 2 valores antes e depois da injecção de CO2 :)

 

A única coisa que me está a deixar desgostoso é que me parece que a R. rotundifolia está a perder os belos tons vermelhos com que veio do aqua do Jorge e está a ficar esverdeada :( Vamos ver como é que se desenvolve. Queria mesmo dar um toque de cor...

 

Abraço

 

GM

 

Hey hey!

Ui, tenho mesmo de ir aí, mas algo me diz que a mala volta só com pedras ... :P

Nada de extraordinário no que toca a algas tendo em conta que estás a fazer a adaptação de algumas plantas para o estado imerso, numa fase inicial, podia levar a algum desequilíbrio, mas como estás a "despejar" CO2 vais conseguir uma adaptação mais rápida.

É normal esse comportamento na rotala. As minhas também ficam mais esverdeadas quando estão mais rentes e conforme vão subindo vão ganhando a cor arrosada. Claro que com uma maior intensidade de luz vais notar mais depressa os tons, mas com menos luz também se chega lá :P

 

Grande abraço,

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.