Marão - ADA 90P


Francisco Matos

Recommended Posts

Olá,

Aproveitando algum tempo livre, iniciei o projecto que espero evoluir a tempo para participar no IAPLC 2012.

Tenho este sistema completo desde Julho de 2011, data em que montei um Iwagumi relativamente simples e básico. Trata-se de um ADA 90 P (90 x 45 x 45 ), com cerca de 180 litros.

IMG_7869.jpg

O resultado que tive foi muito compensador.

Agora, resolvi apostar em algo fora da minha zona de conforto. Usar plantas teoricamente mais difíceis e optar por um layout que apesar de não ser inovador, eu nunca tinha utilizado.

Depois de alguns ajustamentos, os layout final foi este ...

IMG_8544%2520-%2520Version%25202.jpg

A data da montagem foi dia 29 de Janeiro de 2012 e as fotos seguintes corresponde a 1 semana (05 de Fevereiro de 2012), com algumas podas de correcção. Como o que gostamos é de fotos (pelo menos eu gosto), aqui ficam uma série delas ...

IMG_8640%2520-%2520Version%25202.jpg

IMG_8642%2520-%2520Version%25202.jpg

IMG_8590%2520-%2520Version%25202.jpg

IMG_8598%2520-%2520Version%25202.jpg

IMG_8636%2520-%2520Version%25202.jpg

IMG_8585%2520-%2520Version%25202.jpg

IMG_8577%2520-%2520Version%25202.jpg

IMG_8584%2520-%2520Version%25202.jpg

Eu e esta planta temos uma guerra antiga ...

IMG_8578%2520-%2520Version%25202.jpg

IMG_8630%2520-%2520Version%25202.jpg



IMG_8563%2520-%2520Version%25202.jpg



Por fim, aqui fica uma foto do sistema completo.

IMG_8605%2520-%2520Version%25202.jpg


Aquário/ ADA Cube Garden W90xD45XH45
Luminária/ ADA Grand Solar I (2x36w PLL + 1 x 150w HQI)
Filtragem/ ADA Super Jet filter ES-1200 (Bio Rio L)
Substrato/ Power Sand Special S, Aqua Soil Amazonia
CO2/ Pollen Glass Bettle 30, 1 bolha por segundo com CO2 bettle counter
Plantas/ Rotala Rotundifolia; Rotala sp. "green"; Rotala Wallichi; Didiplis diandra; Hemianthus micranthemoides; Hemianthus callitrichoides "cuba"; Hydrocotyle sp. "Japan"; Fisidens Fontantus; Echinodorus tenellus; Proserpinaca palustris "cuba"; Staurogyne Repens; Utricularia graminifolia
Peixes e Invertebrados/ Caridina Japonica;

Agradeço os vossos comentários e sugestões para a fauna.

Abraço
Francisco

Editado por Miguel Reis
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal!! Isto sim é aquascaping ao mais alto nível ehhe Muito bom, mesmo!

Vou continuar a acompanhar como é óbvio :)

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo ADA.. meu deus.. estou de boca aberta ainda... que qualidade!!!

 

Muito bom mesmo.

 

Continua a actualizar..

Tópico para acompanhar seguramente.

 

Cumprimentos,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Muito bom, sim senhor.

Sistema CO2 e Filtro feitos por ti?

 

DarkMoon

 

ADA... Como tudo o resto xD

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei imenso do layout que tem declives extraordinários!!!

De que material são as pedras que usaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Radon, antes de mais parabéns.

 

Não é todos os dias que se vêm aquários com essa qualidade de material aqui pelo forum.

 

Fico contente por saber que temos participação portuguesa num concurso com esta envergadura, e desde já desejo-te muita sorte.

 

Em relação ao aquário vou dar-te aqui a minha humilde opinião. Ao nível do hardscape a escolha dessas pedras parece-me muito boa para o tipo de layout...já esses declives, estão brutais, muito bom mesmo.

 

No vale do lado esquerdo o arranjo das pedras está muito bem conseguido 5*, no entanto tenho algumas duvidas no local onde colocaste a palustris, também vai depender muito da maneira que fizeres as moitas nessa zona, mas mesmo assim :eusathink: ...pode ser que me engane.

 

Já o arranjo de pedras no vale do lado direito não gosto tanto. Acho que falta um pouco de harmonia entre elas, algumas parecem muito direitas, principalmente a pedra mais escura que é a que desperta mais à vista.

 

Relativamente à flora apenas tirava a echinodorus, de resto estou curioso para ver o aspecto final, com certeza que vai ficar muito bom.

 

Esta é a minha opinião em relação ao teu aquário, isto não querendo dizer que eu estou certo, apenas dei-te o meu ponto de vista.

 

Vai actualizando que todos ficamos gratos.

 

 

 

Abraço e boa sorte.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Agradeço todos os vossos comentários.

 

Para já, estou satisfeito com o resultado. O aquário tem evoluído como se espera neste curto período de vida e, mais importante, acho que representa uma evolução face ao anterior layout. Acho que é isto que todos procuramos, evoluir e fazer um novo aquário que seja melhor que o anterior. Fazendo isso, acho que teremos sempre razões para estar satisfeitos.

 

Boas

Muito bom, sim senhor.

Sistema CO2 e Filtro feitos por ti?

 

DarkMoon

 

Não. A única coisa da minha autoria é o Layout :smile2:. Os sistemas que referes são da marca ADA de origem japonesa.

 

Gostei imenso do layout que tem declives extraordinários!!!

De que material são as pedras que usaste?

 

Paulo, as pedras que utilizei são Manten Stone. Confesso que adoro a textura e cor desta pedras que têm a vantagem de ser um material inerte.

 

Boas Radon, antes de mais parabéns.

 

Não é todos os dias que se vêm aquários com essa qualidade de material aqui pelo forum.

 

Fico contente por saber que temos participação portuguesa num concurso com esta envergadura, e desde já desejo-te muita sorte.

 

Em relação ao aquário vou dar-te aqui a minha humilde opinião. Ao nível do hardscape a escolha dessas pedras parece-me muito boa para o tipo de layout...já esses declives, estão brutais, muito bom mesmo.

 

No vale do lado esquerdo o arranjo das pedras está muito bem conseguido 5*, no entanto tenho algumas duvidas no local onde colocaste a palustris, também vai depender muito da maneira que fizeres as moitas nessa zona, mas mesmo assim :eusathink: ...pode ser que me engane.

 

Já o arranjo de pedras no vale do lado direito não gosto tanto. Acho que falta um pouco de harmonia entre elas, algumas parecem muito direitas, principalmente a pedra mais escura que é a que desperta mais à vista.

 

Relativamente à flora apenas tirava a echinodorus, de resto estou curioso para ver o aspecto final, com certeza que vai ficar muito bom.

 

Esta é a minha opinião em relação ao teu aquário, isto não querendo dizer que eu estou certo, apenas dei-te o meu ponto de vista.

 

Vai actualizando que todos ficamos gratos.

 

Abraço e boa sorte.

 

Hugo, Obrigado pelos teus comentários.

 

Antes de mais espero que não estejas a pensar em não participar no concurso com o Crystal Roots. Seria uma pena. Aliás, este ano temos que concorrer em força nesse concurso pois tenho vistos alguns layouts muito bons aqui no fórum. E o que interessa é participar e divertirmo-nos. Será a primeira vez que espero participar.

 

O facto de ter usado a palustris foi por tua culpa. Gostei das fotos da planta no teu aquário e resolvi investigar. Fiquei com o bichinho de a utilizar e, assim foi. O meu objectivo é com luz suficiente e podas frequentes a consiga manter com moitas baixas e compactas. Vamos a ver como resulta.

 

O arranjo das pedras do lado direito também me deu alguma luta. Fiquei razoavelmente satisfeito com o resultado e espero que a evolução da flora permita corrigir alguns defeitos. Aquela pedra que referes (mais escura) é muito interessante e, de facto, na foto parece mais escura que ao vivo (defeitos do fotógrafo).

 

Quanto á echinodorus tenellus, não concordo contigo. Gosto da planta como está pois, na minha opinião torna o layout menos linear e artificial.

 

Por fim .... e sugestões para a fauna ?

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco

 

Parabens pelo aquario, acho que podes conseguir um bom lugar no IAPLC 2012!

O aquario está fantastico e com um ar muito clean!

Sobre a fauna para dar um ar maior ao aquario escolhe peixes pequeno e mete um bom cardume, tipo 30 micro rasboras!Iria ficar fantastico!

Quando ao resto fico á espera de novidades!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco,

 

uma vez que as inscrições só acabam em finais de Maio, também estou a pensar em concorrer. Apenas participar para aumentar o contingente de Portugal.

 

Como tu dizes, é para participar e divertir-mos. Era bom que mais membros fizessem o mesmo, para mostrar que cá em Portugal nós não andamos desatentos...apesar da troika...LOL

 

Em relação à palustris estou a perceber o que queres fazer, sim uma moita baixa com as palustris vermelhas ficava a matar, mas toma atenção a estes 2 pontos:

 

- ao fazeres uma poda à palustris, assim que começar a nascer novo rebento ele nasce verdinho e vai manter essa cor durante algum tempo, à medida que vai crescendo é que vai ganhar cor. Não sei se tens altura suficiente para fazeres aquilo que queres. Atenção, falo isto pela minha experiência com esta planta em aquários com 100L (com 4x39W T5) e 80L (3x24W T5).

- outro pormenor que tens de ter e conta é, ao fazeres a poda, vai se conseguir ver a transição no caule (caule podado e o novo caule que vai nascer) é que no layout não tens nada que te possa tapar isso...se é que te importas.

 

Eu a ti com a palustris deixava crescer até ficarem bem vermelhinhas, quando o resto do layout estivesse no ponto podava muito rasteirinho e plantava as podas todas vermelhas no lugar delas para a foto final.

 

Em relação à fauna, um cardume como é obvio, e eu sugeria Boraras Brigittae.

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco,

 

uma vez que as inscrições só acabam em finais de Maio, também estou a pensar em concorrer. Apenas participar para aumentar o contingente de Portugal.

 

Como tu dizes, é para participar e divertir-mos. Era bom que mais membros fizessem o mesmo, para mostrar que cá em Portugal nós não andamos desatentos...apesar da troika...LOL

 

Em relação à palustris estou a perceber o que queres fazer, sim uma moita baixa com as palustris vermelhas ficava a matar, mas toma atenção a estes 2 pontos:

 

- ao fazeres uma poda à palustris, assim que começar a nascer novo rebento ele nasce verdinho e vai manter essa cor durante algum tempo, à medida que vai crescendo é que vai ganhar cor. Não sei se tens altura suficiente para fazeres aquilo que queres. Atenção, falo isto pela minha experiência com esta planta em aquários com 100L (com 4x39W T5) e 80L (3x24W T5).

- outro pormenor que tens de ter e conta é, ao fazeres a poda, vai se conseguir ver a transição no caule (caule podado e o novo caule que vai nascer) é que no layout não tens nada que te possa tapar isso...se é que te importas.

 

Eu a ti com a palustris deixava crescer até ficarem bem vermelhinhas, quando o resto do layout estivesse no ponto podava muito rasteirinho e plantava as podas todas vermelhas no lugar delas para a foto final.

 

Em relação à fauna, um cardume como é obvio, e eu sugeria Boraras Brigittae.

 

 

 

Abraço

És tu e eu apesar de ter a perfeita noção que o meu aquário não dá para os primeiros 1000! No entanto, é como tu dizes, só temos a ganhar em representar o nosso país. E quantos mais melhor :)

Espero novidades desta beleza!

 

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que belo exemplar temos aqui para representar Portugal, tá muito bom mm ;) parabéns!

Gostaria de participar tb, se o aquario evoluir favoravelmente, talvez mande tb uma foto, só pq sim!

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens, de certeza que não vais deixar mal o nosso país :Smile-PT:

 

Agora é ir cuidando do bebé até ele começar a andar ehehe.

 

Fotos, muitas fotos e se possível videos em full hd para nosso prazer, sff.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ADA nunca ouvi falar.. Manda me isso que é para ver se é mesmo bom.. :D hehe

Quanto ao layout gostei bastante agora acho que ficaria a ganhar muito mais com um fundo preto e o tapete tinha que ficar certinho!

O lado direito acho que equilibra o esquerdo que tem muita diversidade de plantas.

Resumindo estás num bom caminho e não quer ver só o FAAO nos concursos :)

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.