Jorge N. Ferreira

.Membro Ausente
  • Content Count

    2,950
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Everything posted by Jorge N. Ferreira

  1. Um Betta vai tentar morder um peixe maior que ele????
  2. A parte da alimentação e a altura da coluna de água nãop me preocupa. O que me preocupa é a compatidilidade.
  3. Como se pode ver, é um "problema" discutível. Há mais opiniões?
  4. Boa noite, Muitos de vós já me conhecem pelos meus estranhos aquários e pelos meus DIY. Não sendo uma pessoa a dar "os primeiros passos", mas que acredita que todos os dias aprendemos, neste momento surgiu-me uma dúvida pertinente para a qual agradeço a vossa ajuda. Eis o caso: Contra a vontade da esposa, montei mais um aquário com as medidas 120x40x55 (55 é a altura). Antes que perguntem, tenho 2 termostatos de 200w, um filtro JBL e901, subtrato fértil, substrato inerte, plantas, pedras, tronco com musgo e etc e tal. Também tenho luz. Neste aquário existem: - 13 Corydoras aneus bronze (apróx 1,5 cm cada) - 19 Axelrodi (crescidos, mas não são os XL) - 3 Hemigrammus rhodostomus (já crescidos e quero aumentar a população para um total de 7 ou - 4 DISCUS jovens com cerca de 5 cm Status do aquário em termos de plantas: foi plantado à pouco tempo, o que significa que as plantas de fundo ainda nem chegaram a meio da coluna de água. O problema: tenho um aquário de 50cm de frente (50x25x30) com um magnífico macho Betta Crown Tail. Sabendo que são territoriais, quais os contras de o juntar neste novo aquário com o resto da fauna? Andei a pesquisar na internet e a falar com algumas pessoas e as opiniões são totalmente diferentes. Gostaria de saber a vossa. Obrigado pelo tempo despendido.
  5. Tenho um comprado à 3 anos, com 3 meses de uso. Mas não faço envios.
  6. Não sei se sabem, mas até os "chineses" vendem vinil...
  7. Comentário triste. Tenho aquários onde 40 quilos de pedra não chega para nada....
  8. Eu tenho um Resun CY-20 num de 60 litros e estou mais do que satisfeito.
  9. Eu tenho uma estrutura com essas medidas. Se interessar envie MP
  10. Pedro Carmo, isso é uma grande verdade. A diferença é que existem no mercado termostatos que de x em x horas ligam para fazer uma "verificação" de funcionamento. Outra situação é que se fores repor água no aquário que esteja um ou dois graus mais fria, mesmo pouco variando a temperatura do aquário, ele pode ligar-se. Isto já para não falar em termostatos digitais que tem que estão sempre a consumir electricidade.
  11. Eu em casa tenho os termostatos desligados. Durante o dia os aquários rondam os 28 graus durante o dia e 25 durante a noite. Nunca tive problemas. Na garagem, onde tenho vários tenho que manter ligados. Durante o dia (mesmo com eles desligados, o que não adianta nada pois como não trabalham não gastam energia) atinge nesta altura os 29 graus mas de noite se não os ligar baixa para os 22 graus. No verão já tenho a experiencia que em casa de dia é 32 graus e à noite 30 graus. Na garagem é 35 graus de dia e à noite 30 graus. Nada de grave e sempre sem baixas.
  12. Que tipo de pedra é essa com que fizeste o fundo e onde arranjaste?
  13. O mal é que há muitos funcionários que não percebem nada de aquariofilia. Mas a culpa é das lojas, que preferem pagar pouco a ter pessoas com experiência. Arranjou os Kribensis? Se não tem ainda, envie-me MP.
  14. Eu ia lá e trocava os peixes. Em caso de criarem problemas, pedia o livro de reclamações. Seria bem saber qual a loja para ficarem mais pessoas avisadas.
  15. Eu uso um Resun CY-20 e estou satisfeito.
  16. Se ele verte água não deve ser pela tampa. O melhor é detetar a fuga e reparar. Em relação à tampa, tem muitas hipóteses, desde fazer uma em madeira até fazer em vidro com uma luminária por cima. Para os meus faço em vidro ou em madeira, dependendo do local para onde vai.
  17. Ganda matagal Ainda me lembro deste aquário praticamente "careca" e do seu nascimento.
  18. Mas as crias desaparecem se não houver muitos e bons esconderijos. Não atacam os grandes mas a taxa de natalidade baixa ou desaparece.
  19. Peixes e camarões normalmente dá mau resultado. E sim, os guppies atacam os red cherries.
  20. O termostato nessa posição, com a evaporação de água ou alguma pequena fuga que surja no aquário, arriscaste a que fique descoberto e queimar
  21. Para esconder alevins de guppies colocas um monte de berlindes (abafadores) que eles escondem-se nos espaços que ficam entre eles
  22. Peço desculpa em meter o meu bedelho. O problema não é a bomba. O problema é o diâmetro dos tubos de escoamento. Isto pode ser feito com uma bomba que debite milhões de litros hora, depende se tem capacidade de escoamento ou não. (Isto é a minha opinião, que vale o que vale (ou seja...NADA) porque não percebo nada de DIY).
  23. Boa noite, Em primeiro lugar, o ciclo nunca acaba ou está completo, senão não se chamaria ciclo. Se montar um aquário de 300 litros com filtro e no mesmo dia colocar um peixe (dependendo do tamanho do animal) não terá problemas pois a água não ficará contaminada devido ao seu volume. Em segundo lugar, se usar as massas filtrantes de outro filtro, água, areão, pedras, etc, claro que terá bacterias nitrificantes mas, usando o mesmo exemplo dos 300 litros, poderá colocar "meia dúzia" de peixes e não encher o aquário (novamente... atenção ao tipo de animal). E por fim, em terceiro lugar e em relação às algas,setup e fotos poderiam ajudar, assim como o tempo de luz e se o aquário está perto de uma janela ou apanha com luz do sol mesmo que esteja na sombra feita por cortinados. Eu (e repito: EU!) não me preocupo com o ciclo (já sei que vão vir experientes criticar e depois os moderadores, mas os moderadores sabem como sou). Isto funciona como um elevador. Acho que vou dar o exemplo mais estúpido que já me passou pela cabeça (mas também já disse que era o mais estúpido muitas vezes): Um elevador com um volume de 20m3 com 3 pessoas com gases e sem força para os segurar não é agradável. Mas se o elevador tiver 2000m3... não se sente.