Xibalba


whiteweasel

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

No final de 2008 decidi montar um aquário plantado mas na altura a coisa não correu muito bem.

 

Como já tinha algum material decidi arriscar e tentar novamente a minha sorte nos plantados.

 

 

 

Deixo-vos o setup:

 

Setup:

 

Data de montagem: 26/01/2012

Dimensões: 80 x 45 x 45

Iluminação: 3 x 24w

Filtragem: Fluval 204

Aquecimento: 200w

Substrato: Elos Bottom mineral + JBL Aquabasis plus + JBL Manado + Akadama Shohin + Dupla Ground (substituído posteriormente por Akadama)

Co2: Pressurizado a 1BPS

Decoração: Troncos Red Moor Wood e Seiryu stone

 

Flora:

Didiplis diandra

Eleocharis acicularis

Hemianthus callitrichoides "cuba"

hemianthus micrantemoides

Hydrocotyle verticilatta

Lilaeopsis novea-zealandiae

Ludwigia arcuata

Marsilea hirsuta

Micranthemum umbrosum

Microsorum pteropus "mini"

Microsorum pteropus “windelov”

Rotala sp. Green

Rotala sp. Pink

Rotala Rotundifolia

Taxiphyllum sp flame

Vesicularia montagnei

 

 

 

 

Fauna:

5 Nannostomus unifasciatus

 

 

 

A escolha do hardscape:

 

65188623.jpg

 

 

 

Atar os fetos e o musgo aos troncos... que tortura cabecadura

 

75584663.jpg

 

 

 

O hardscape finalmente no sitio +/- pretendido:

 

91325639.jpg

 

 

 

Depois de cheio e já com algumas plantinhas:

dscf6525w.jpg

 

 

 

E por fim o resultado final, 24horas depois e já com umas pequeninas alterações:

 

img8735g.jpg

 

 

 

 

Já fiz uma boa TPA, cerca de 30% pois hoje quando fiz o teste do NO3 e mesmo depois do fotoperiodo este ainda acusava os nitratos a 5... e ainda não fiz qualquer tipo de fertilização...

 

no entanto e devido a ter uns pés de cuba é melhor fertilizar com alguns micros certo?

 

quanto aos macro nutrientes e devido ao facto de ter muito poucas plantas, e de ter um saco de elos bottom acham que devo já começar a fertilizar, ou espero primeiro para ver as carências das plantas?

 

Talvez para a semana já introduza mais umas plantinhas... ainda queria meter umas cryptocorines, ludwigia arcuata, didiplis diandra e micrantherum micramthemoides

 

 

Todas as criticas e sugestões são bem vindas :)

 

Um abraço e obrigado

Editado por whiteweasel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ora boas!

 

Quanto à fertlização vou deixar os "prós" falarem, mas acho que deves começar de imediato e não apenas pela cuba...

 

Deves também fazer TPA's frequentes.

 

De resto o aquário está bastante agradável e deverá ficar bastante interessante depois da flora se desenvolver.

Que fauna estás a pensar colocar?

 

Para terminar apenas acho esse filtro um pouco "curto" para a tua litragem.

 

O teu aqua tem 162l brutos. É recomendado uma capacidade de pelo menos 5x o volume do aquário (para contar com a perca de caudal com a sujidade acumulada com o uso), o que daria cerca de 800l/h.

Esse filtro anuncia 680l/h...

 

O CO2 dizes que tens a 1bps, mas não dizes se é apenas no fotoperíodo ou se é constante.

Lembra-te que a cuba necessita mais de CO2 do que de luz. Tens neste fórum um tópico que demonstra isso mesmo. Um aqua com pouca luz, mas muito CO2 e que tem um tapete de cuba que "mete inveja"! ;)

Se estiver constante não me parece muito mal, mas se for só no fotoperíodo parece pouco...

 

Abraço e parabéns pelo projecto.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Muito agradável, promete :rolleyes:

 

Agora uma sugestão, julgo que deverias colocar o difusor de CO2, mais abaixo e na parede oposta do aquário por forma a conseguires um melhor aproveitamento do mesmo.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Agora uma sugestão, julgo que deverias colocar o difusor de CO2, mais abaixo e na parede oposta do aquário por forma a conseguires um melhor aproveitamento do mesmo.

 

 

Boas,

 

Mais abaixo sim.

 

Na parede oposta parece-me desnecessário pois a corrente é produzida pela flauta que é uniforme ao longo da lateral do aqua!

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para terminar apenas acho esse filtro um pouco "curto" para a tua litragem.

 

O teu aqua tem 162l brutos. É recomendado uma capacidade de pelo menos 5x o volume do aquário (para contar com a perca de caudal com a sujidade acumulada com o uso), o que daria cerca de 800l/h.

Esse filtro anuncia 680l/h...

 

Em primeiro lugar obrigado a todos pelas vossas opiniões :)

 

É sempre reconfortante ouvir elogios quando iniciamos um novo projecto.

 

Quanto ao filtro eu tenho consciência que tem o caudal "mesmo à risca"...

 

O aquário embora tenha 162 litros brutos levou 25 garrafões de 5 litros, ou seja 125 litros... de momento como está deve ter uns 120 litrinhos de água lá dentro lol...o que se calhar pode deixar uma pequena margem de conforto em relação ao filtro... de qualquer das maneiras de momento não posso mesmo estar a investir num novo filtro... talvez daqui a uns tempos :)

 

O CO2 dizes que tens a 1bps, mas não dizes se é apenas no fotoperíodo ou se é constante.

Lembra-te que a cuba necessita mais de CO2 do que de luz. Tens neste fórum um tópico que demonstra isso mesmo. Um aqua com pouca luz, mas muito CO2 e que tem um tapete de cuba que "mete inveja"! ;)

Se estiver constante não me parece muito mal, mas se for só no fotoperíodo parece pouco...

 

Quanto ao CO2 está ligado apenas no fotoperiodo... inicialmente estava a sensivelmente 2 bolhas por segundo mas o indicador de CO2 fica amarelo... daí ter reduzido... se voltar a aumentar para 2 bolhas não corro o risco de baixar abruptamente o pH?

 

Ainda tenho de perder uns tempos para explorar melhor essa questão do CO2 a ver se encontro a relação ideal...

 

 

 

 

O Hardscape está agradável!

 

Que fauna pensas colocar?

 

Abraços desde o Alentejo ;)

 

NG

 

Grande Nelson obrigadão ;)

 

em relação à fauna uma coisa é certa... tem de ter uns camarões hehe.. agora não sei se traga os red cherry que estão aí em baixo em casa dos meus pais ou se vou investir nuns CRS... também gostava de experimentar a ter uns heteropoda yellow pois sempre tive curiosidade de ter essa espécie...

 

Em relação a peixes devo trazer os iriatherina werneri que também estão aí no alentejo.

 

Depois tenho de arranjar um ou dois otos para a equipa de limpeza.

 

Outras duas espécies que tenho curiosidade e que nunca tive oportunidade de ter e que se calhar vou aproveitar este aquário para tentar arranjar são os boraras maculatus e os pseudomugil gertrudae...

 

Depois quando tiver peixinhos dou noticias ;)

 

Viva,

 

Muito agradável, promete :rolleyes:

 

Agora uma sugestão, julgo que deverias colocar o difusor de CO2, mais abaixo e na parede oposta do aquário por forma a conseguires um melhor aproveitamento do mesmo.

 

Abraço,

 

Muito obrigado :)

 

faz sentido colocar o difusor mais abaixo... agora uma pequena dúvida: para colocar o CO2 mais abaixo e visto ter uma pedra quase encostada ao vidro terei que o meter em frente da pedra a cerca de poucos centimetros do vidro da frente. Ao colocar o CO2 tão perto do vidro da frente não vai haver uma dissipação mais localizada apenas naquele canto porque já não apanha tanto o caudal da flauta do filtro como estando no centro do aquário?

 

Um abraço a todos e mais uma vez obrigado pelos vossos comentários :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!

Continuarei a acompanhar certamente :P

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!

Continuarei a acompanhar certamente :P

 

Hehe,

 

obrigadão pelo comentário... é sempre motivador ouvir bons elogios...

 

 

E criticas pessoal??? também estou aqui para aprender hehe :)

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, parabéns e boa sorte, afinal o que correu mal antes?

Gosto do layout, somente retirava essa pedra que está ao alto encostada ao vidro esquerdo, aproveitas e baixas o difusor de co2.

Gabo-te a paciência a separar a cuba, mal se vê.

Vou acompanhar ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jaime,

 

não te aconselho os boraras para um aquario desse tamanho. São muito pequenos, mas se quiseres mesmo experimentar tens de comprar um cardume grande senão parecem mesmo "mosquitos" (tal como são designados vulgarmente) no meio do aqua. Falo por experiência própria, conheces o meu aqua de 60 cm, e ves que é pequeno, eu tive lá 6 boraras e mal os conseguia ver ::) Os pseudomugil gertrudae também é algo que gostava de experimentar. Em março vou remodelar o meu, o comprar um maior ::) e na nessa altura gostava de colocar lá uns melatonina praecox, dá uma vista muito agradável ao aquario.

 

Cumps,

NG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quanto ao CO2 está ligado apenas no fotoperiodo... inicialmente estava a sensivelmente 2 bolhas por segundo mas o indicador de CO2 fica amarelo... daí ter reduzido... se voltar a aumentar para 2 bolhas não corro o risco de baixar abruptamente o pH?

 

Ainda tenho de perder uns tempos para explorar melhor essa questão do CO2 a ver se encontro a relação ideal...

 

 

Terminaste com uma frase que diz quase tudo!

 

Nós podemos fazer muitos comentários por aquilo que "nos parece" correcto.

No entanto cada aquário é um aquário!

Depende sempre muito da carga de flora que tenhas e das suas necessidades. Depende da quantidade de fertilização que coloques (quanto mais fertilização mais CO2 podes ter pois é consumido - até um certo limite claro...)

Eu pressupus (inconscientemente...) que tens uma carga razoável de plantas e fertilizas regularmente (logicamente pensei no meu aqua...) mas TU tens de ver o que realmente precisas!

 

:)

 

Abraço e boa sorte!

 

Vai pondo fotos da evolução!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Bom layout...ficou bem conseguido e dp das plantas fazerem o seu papael vai ficar com algo muito bonito.

Qt ao CO2, agora podes abusar sem ter grandes preocupações já que não tens fauna!

Se foras para os boraras, tens mesmo que fazer com já disseram...pelo menos ai uns 60-70 individuos, são muito pequenos e timidos..num aquário grande só com muitos individuos é eles naturalmente se vão mostrar (de outra forma sempre escondidos). Tem outra coisa, as outras espécies tem de ser compatíveis!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não fosse pelos camarões apostava nuns escalares para te dar aquele impacto :P Fora isso, podes sempre arranjar uns ramirezis, apistos, etc.

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, parabéns e boa sorte, afinal o que correu mal antes?

Gosto do layout, somente retirava essa pedra que está ao alto encostada ao vidro esquerdo, aproveitas e baixas o difusor de co2.

Gabo-te a paciência a separar a cuba, mal se vê.

Vou acompanhar ::D:

 

Com o outro layout (que ainda podes ver na minha assinatura) fiz tudo "muito em cima do joelho"... Depois também não coloquei substrato fértil e comecei logo a fertilizar à grande porque já tinha uma grande massa vegetal... enfim, erros que não vou voltar a cometer...

 

Pois essa pedra deve ser daqueles casos em "que se ama ou se odeia". Digo isto porque gosto bastante do efeito que dá e espero que depois com umas plantinhas por trás consiga ter o impacto que eu imagino na minha cabeça ;)

 

Pois em relação a plantar a cuba assim acho que foi outro erro que cometi... assim nunca mais vai desenvolver mas também na altura só tinha €€ para estar a investir num vaso... mais tarde talvez volte a comprar ou então se ela não se der bem posso sempre tentar trocar por outra planta de tapete.

 

Obrigado pelo teu comentário brancaman ;)

 

 

Jaime,

 

não te aconselho os boraras para um aquario desse tamanho. São muito pequenos, mas se quiseres mesmo experimentar tens de comprar um cardume grande senão parecem mesmo "mosquitos" (tal como são designados vulgarmente) no meio do aqua. Falo por experiência própria, conheces o meu aqua de 60 cm, e ves que é pequeno, eu tive lá 6 boraras e mal os conseguia ver : :) Os pseudomugil gertrudae também é algo que gostava de experimentar. Em março vou remodelar o meu, o comprar um maior : :) e na nessa altura gostava de colocar lá uns melatonina praecox, dá uma vista muito agradável ao aquario.

 

Cumps,

NG

 

NG, quanto aos borara acho que se encontrar à venda vou mesmo arriscar a comprar alguns apenas por mera curiosidade de os ter... depois compro uns binóculos para olhar para o aquário lol.

Já agora compras-te os teus em Évora na tal loja?

Em termos de tamanho os pseudomugil gertrudae também são pequenos, mas eu também não quero predadores para os camarões :)

 

 

Terminaste com uma frase que diz quase tudo!

 

Nós podemos fazer muitos comentários por aquilo que "nos parece" correcto.

No entanto cada aquário é um aquário!

Depende sempre muito da carga de flora que tenhas e das suas necessidades. Depende da quantidade de fertilização que coloques (quanto mais fertilização mais CO2 podes ter pois é consumido - até um certo limite claro...)

Eu pressupus (inconscientemente...) que tens uma carga razoável de plantas e fertilizas regularmente (logicamente pensei no meu aqua...) mas TU tens de ver o que realmente precisas!

 

:)

 

Abraço e boa sorte!

 

Vai pondo fotos da evolução!

 

InCoGniTuS, mais uma vez obrigado pelo teu comentário... ainda não arranjei uma relação fixe para o CO2 sem estar a desperdiçar... tenho estado a carregar um bocado, aproveitando agora que ainda não tenho peixes mas a boa noticia é que até já a cuba fez pearling ;)

 

Viva...

Bom layout...ficou bem conseguido e dp das plantas fazerem o seu papael vai ficar com algo muito bonito.

Qt ao CO2, agora podes abusar sem ter grandes preocupações já que não tens fauna!

Se foras para os boraras, tens mesmo que fazer com já disseram...pelo menos ai uns 60-70 individuos, são muito pequenos e timidos..num aquário grande só com muitos individuos é eles naturalmente se vão mostrar (de outra forma sempre escondidos). Tem outra coisa, as outras espécies tem de ser compatíveis!

 

Abraço

 

Ptuga obrigado pela dica do CO2 que já meti em execução hehe :)

Uma vez que pretendo ter uns camarões penso que as outras espécies vão ser compatíveis pois também não quero predadores para os camarões... mas lá está, isto é apenas um pressuposto porque depois ainda vou ter de arranjar €€ para os comprar e uma loja que os venda hehe

 

Se não fosse pelos camarões apostava nuns escalares para te dar aquele impacto :P Fora isso, podes sempre arranjar uns ramirezis, apistos, etc.

 

Janf obrigado mais uma vez pelo comentário,

neste aquário os camarões vão mesmo ser uma prioridade. Em relação aos escalares e aos ciclideos anões nunca tive assim grande pancada por eles... talvez devido ao facto de já à algum tempo ter um aquário de 120cm com mbunas... mas lá está, gostos não se discutem.

 

E realmente tens razão pelo facto de este aquário ser excelente para ramirezis e apistos...

 

Obrigado pelos vossos comentários.

 

Já há umas novidades na calha mas se calhar só disponíveis amanhã ou na quinta.

 

Depois vou actualizando

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas WhiteWeasel!

 

Mas que belo aquário que aí tens! :)

 

Agora é deixar o musgo alastrar pelos troncos e deixar que as plantas de fundo cresçam e vais ter aí algo espectacular!

Em relação à pedra do lado esquerdo, também sou da opinião que a devias mudar, mas como tu próprio disseste.. tu é que tens de gostar!

 

Boa sorte com o projecto e vai actualizando! bigsmile

 

Abraço,

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os boraras mandei vir da Crystal Red. Em Évora consigo arranjar os melatonina praecox, as iriatherina werneri e as rasbora galaxy (isto no que toca a especies mais fora do normal).

 

Coloca é mais fotos quando tiveres ai peixeirada :)

 

Cumps,

NG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas WhiteWeasel!

 

Mas que belo aquário que aí tens! :)

 

Agora é deixar o musgo alastrar pelos troncos e deixar que as plantas de fundo cresçam e vais ter aí algo espectacular!

Em relação à pedra do lado esquerdo, também sou da opinião que a devias mudar, mas como tu próprio disseste.. tu é que tens de gostar!

 

Boa sorte com o projecto e vai actualizando! bigsmile

 

Abraço,

Daniel

 

 

Obrigado Daniel,

 

nada que se compare ainda ao teu magnifico tapete de cuba com aquela bela parede vegetal por trás ;)

 

mas com tempo espero lá chegar :)

 

quanto à bendita pedra amanhã ou sexta vou ter de mecher no aquário e logo vejo se consigo arranjar uma forma mais harmoniosa da colocar... mas eu até gosto dela assim...

 

Um abraço e obrigado ;)

 

 

Os boraras mandei vir da Crystal Red. Em Évora consigo arranjar os melatonina praecox, as iriatherina werneri e as rasbora galaxy (isto no que toca a especies mais fora do normal).

 

Coloca é mais fotos quando tiveres ai peixeirada :)

 

Cumps,

NG

 

Peixarada ainda não há... nem camarões... apenas caracois que crescem a olhos vistos lol... mas assim que tiver novidades aviso grande Nelson ;)

 

 

 

Deixo apenas mais uma foto, nada de especial.

 

dscf6590.jpg

 

Novidades não há... apenas não liguem à alternanthera que está atrás no lado esquerdo... está lá apenas para ajudar a baixar os nitratos.

 

continuo a fazer TPA's mas para minha infelicidade e inexplicavelmente a água da torneira já vem com nitratos... até fui fazer o teste à agua de uma garrafão de compra podia o teste estar estragado mas o resultado confirmou a minha suspeita...

 

Hoje já dei pelas primeiras algas mas nada de alarmante... até porque como já tive um "algário" já pouca coisa me surpreende lol.

 

Um abraço e obrigado pelos comentários ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e novidades a nível de flora, não há? ;)

Depois mete uma foto de pormenor desses conta-gotas :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já agora, acrescentava..., umas fotos maiorzitas eram bem-vidas..., eu já vou ficando pitosga e esse tamanho é de há 3 anos atrás :tapfoot:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e novidades a nível de flora, não há? ;)

Depois mete uma foto de pormenor desses conta-gotas :crazyeyes:

 

novidades de flora até há hehe... a tua crypto e umas ludwigia arcuata que vieram do aquário do N1keslb... mas confesso que na minha imaginação a crypto ficava muito melhor :?. Acho que vou optar por cryptos mais pequenas tipo a cryptocoryne parva ou a wendtii green... mas obrigadão na mesma brancaman ;)

 

Esse gonta gotas em espiral está aí apenas pelo pormenor estético porque faz um efeito muito engraçado a funcionar...

 

eu já tinha o conta gotas normal (o de cima) e a valvula anti retorno em vidro, mas a minha namorada viu um em espiral a funcionar no youtube e achou-o muito engraçado (sabes que uma mulher tem muita força).

 

Acabei por mandar vir do ebay porque ficava mais barato e depois montei tudo o que tinha pois dá um efeito brutal principalmente com o CO2 a 1BPS.

 

Amanhã quando o CO2 estiver a funcionar tenho de tentar tirar umas fotos... ou fazer um video... mas se quiseres podes sempre pesquisar no youtube que tens lá montes deles a funcionar ;)

 

Um abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já agora, acrescentava..., umas fotos maiorzitas eram bem-vidas..., eu já vou ficando pitosga e esse tamanho é de há 3 anos atrás :tapfoot:

 

Abraço,

 

haha... pois estas fotos são foram tiradas com uma maquina que já tem 8 aninhos... e está na resolução máxima...

 

quaquer dia tenho de pedir uma maquina fotográfica emprestada para tirar umas fotos a sério e fazer uns macros...

 

mas por agora é tudo o que tenho :roll:

 

 

Ora boas,

 

Gosto principalmente da disposição dos troncos..

 

Esperemos mais novidades e fotos, muitas fotos!!!

 

Abraço,

 

Obrigado pelo teu comentário Rodolfo,

 

olhando para o aquário que tens na tua assinatura (que está mágnifico :shock: os meus sinceros parabéns) percebe-se porquê :)

 

vamos ver se depois das plantas crescidas vou conseguir ter o efeito que imaginei

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedido de muitas familias ontem à noite ainda estive a tentar arranjar uma forma mais harmoniosa de colocar a bendita pedra do lado esquerdo do aquário:

 

aqui está o resultado:

img8872yb.jpg

 

 

penso que este seja já o layout final a nível de hardscape... pelo menos eu até estou satisfeito com o resultado final.

 

Entretanto meti também mãos à obra e fiz algo que já queira fazer à algum tempo, umas mini prateleiras para colocar dentro do móvel..

 

Fica muito melhor em vez de estar tudo ao molho como eu tinha... e apesar de parecer ainda bastante desarrumado acreditem que estava bem pior lol:

 

img8889h.jpg

 

 

Depois mete uma foto de pormenor desses conta-gotas :crazyeyes:

 

brancaman não sou grande fotógrafo (aliás, sou péssimo) mas espero que dê alguma ideia de como funciona:

 

img8865kt.jpg

 

 

Deixo também um video:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel, obrigado pelo video e pela descrição do conta-gotas, bem me parecia ser igual a um que tenho cá por casa, oferta do meu amigo Pedro e que eu por preguiça ainda não montei. Agora depois de ver o seu funcionamento fiquei com mais vontade de o montar. A ver vamos.

Fiquei triste por não teres apreciado a crypto que te enviei, eu gosto bastante delas e tenho-as plantadas em ambos os aquários.

Faz lá um esforço e coloca-a lá num cantinho :puppydogeyes::priere:.

E em relação à outra plantinha, não falaste nela ainda.

 

A meu ver a mudança da pedra do lado esquerdo foi benéfica, nem que seja por assim teres podido baixar o difusor de co2.

O pormenor do balde é delicioso, já tiveste algum problema com o filtro ou é só para precaução?

Abraço

Só gostava de realçar que gostava mais dos troncos na 1ª foto que colocaste ainda sem água, nomeadamente quando eles faziam uma ponte/arco mais alto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel, obrigado pelo video e pela descrição do conta-gotas, bem me parecia ser igual a um que tenho cá por casa, oferta do meu amigo Pedro e que eu por preguiça ainda não montei. Agora depois de ver o seu funcionamento fiquei com mais vontade de o montar. A ver vamos.

Fiquei triste por não teres apreciado a crypto que te enviei, eu gosto bastante delas e tenho-as plantadas em ambos os aquários.

Faz lá um esforço e coloca-a lá num cantinho :puppydogeyes::priere:.

E em relação à outra plantinha, não falaste nela ainda.

 

A meu ver a mudança da pedra do lado esquerdo foi benéfica, nem que seja por assim teres podido baixar o difusor de co2.

O pormenor do balde é delicioso, já tiveste algum problema com o filtro ou é só para precaução?

Abraço

Só gostava de realçar que gostava mais dos troncos na 1ª foto que colocaste ainda sem água, nomeadamente quando eles faziam uma ponte/arco mais alto.

 

hehehe Daniel?... acho que estás a fazer confusão com o N1keslb, ele é que é Daniel :mrgreen:

 

ofereceram-te um conta bolhas destes? só eu é que não tenho amigos assim... mas monta que não te vais arrepender ;)

 

a crypto é brutal e está muito bem desenvolvida... apreciei bastante e eu por acaso gosto bastante de cryptos para dar aquele pormenor a uma aquário. o problema é que as cryptos que eu queria meter acabam por ficar gigantes... vou optar por cryptos mais pequenas tipo a c. parva.. mas não te preocupes que ela será bem tratada mesmo que não fique neste aquário :)

 

a marsilea está num nano :)... estive a ver umas images brutais de uns aquarios com tapetes de marsilea e até queria tentar fazer mas pelo que tenho estado a ler da planta já vi que só para o ano tenho o tapete formado... também já estive a pensar se ele se desenvolve-se entretanto colocava também uns pezinhos neste aquário no lado esquerdo junto à hygrophila verticillata.

 

em relação ao balde é apenas para precaução... já tive problemas com este fluval 204 e com outro fluval 304 em que o O-ring com o desgaste começou a deixar sair água. O problema é que da ultima vez que aconteceu só dei por isso quando já tinha uma poça dentro do móvel... "gato escaldado de agua fria tem medo"

 

Realmente parece que os troncos na foto em que o aquário não tem agua estão mais levantados... mas é estranho porque eu não lhes mexi... e nem posso porque esse tronco está colado com ventosas ao fundo do aquário... talvez seja de eu depois ter acrescentado um pouco mais de substrato para acentuar mais aquele declive...

 

Obrigado pelo teu comentário brancaman

 

Um abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.