principiante


FAlex

Recommended Posts

Preciso de alguns conselhos,á uns 2 dois anos ofereceram-me um aquário,se é que o podemos dizer,coloquei um filtro miserável que tinha de outro aquário. e claro os bichinhos morriam todos. tive o aquario parado sem nada 7 meses(desde que nasceu a minha filha),e ai o bichinho voltou,limpei-o todo,comprei um filtro Elite Jet-Flo 150 que estou a usar só como filtro(sem os acessórios para entrada de ar) e uma bomba de ar que me foi aconselhada(apesar de eu não estar muita certa disso) da elite até 57lt e uma pedra difusora,fui fazendo algumas pesquisas e ainda ando as aranhas com a iluminação,se bem percebi preciso de 1 w por cada litro para ter peixes e plantas,mas,como o aquario não tinha tampa densenrasquei para li uma coisa maluca e tenho uma lampada de 20w T8 Aqua-Glo,e na caixa diz que deve ser combinada com a Power-Glo ou Life-Glo tenho-a todo dia ligada,enquanto não recebo o orcamento da tampa que pedi com 4 calhas, apesar de assim só conseguir colocar 80w e tenho medo que que seja pouco.tive a bomba e o filtro ligado quase quinze dias, só com uma plantita que comprei e aí asneira da grossa já sei,comprei 2 telescópios,4 orandas e 2 cometas,queria colocar uma equipa de limpeza,mas,não sei o que é melhor.

na altura eu não sabia quantos litros levava o meu aquário,e ao dar as dimensões falaram-me em 90 Lt,mas tendo em conta que é 40x40x70cm,parece-me é que é de 112 lt. O que me faz esbarrar na iluminação não sei quantos w é que vou por e já comprei esta T8,não sei quantas tenho que por de cada e qual a combinação adequada. se alguém puder dar uma ajuda agradecia. :wink:

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 140
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Preciso de alguns conselhos,á uns 2 dois anos ofereceram-me um aquário,se é que o podemos dizer,coloquei um filtro miserável que tinha de outro aquário. e claro os bichinhos morriam todos. tive o aquario parado sem nada 7 meses(desde que nasceu a minha filha),e ai o bichinho voltou,limpei-o todo,comprei um filtro Elite Jet-Flo 150 que estou a usar só como filtro(sem os acessórios para entrada de ar) e uma bomba de ar que me foi aconselhada(apesar de eu não estar muita certa disso) da elite até 57lt e uma pedra difusora,fui fazendo algumas pesquisas e ainda ando as aranhas com a iluminação,se bem percebi preciso de 1 w por cada litro para ter peixes e plantas,mas,como o aquario não tinha tampa densenrasquei para li uma coisa maluca e tenho uma lampada de 20w T8 Aqua-Glo,e na caixa diz que deve ser combinada com a Power-Glo ou Life-Glo tenho-a todo dia ligada,enquanto não recebo o orcamento da tampa que pedi com 4 calhas, apesar de assim só conseguir colocar 80w e tenho medo que que seja pouco.tive a bomba e o filtro ligado quase quinze dias, só com uma plantita que comprei e aí asneira da grossa já sei,comprei 2 telescópios,4 orandas e 2 cometas,queria colocar uma equipa de limpeza,mas,não sei o que é melhor.

na altura eu não sabia quantos litros levava o meu aquário,e ao dar as dimensões falaram-me em 90 Lt,mas tendo em conta que é 40x40x70cm,parece-me é que é de 112 lt. O que me faz esbarrar na iluminação não sei quantos w é que vou por e já comprei esta T8,não sei quantas tenho que por de cada e qual a combinação adequada. se alguém puder dar uma ajuda agradecia. :bs_quesexclaim:

 

Viva.

A primeira coisa que deves fazer, antes de mais nada é vender os peixes todos que compraste, pois esse aquário nem para um deles chega, e eles comem as plantas também.

Seguidamente devias de comprar um termoestato, pois assim poderás ter as plantas e os peixes de água quente que são mais pequenos e bonitos. Quanto á iluminação para teres um plantado de alta manutenção e plantas exigentes (coisa que dúvido que vás ter) sim precisas de 1w por litro, mas se quiseres ter plantas de fácil manutenção nem precisas de 0,5 w por litro... E se agora vais comprar esssa iluminação e pões plantas de fácil manutenção, vais ter muitas alguinhas !

E sim o aquário tem 112 l .

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

A primeira coisa que deves fazer, antes de mais nada é vender os peixes todos que compraste, pois esse aquário nem para um deles chega, e eles comem as plantas também.

Seguidamente devias de comprar um termoestato, pois assim poderás ter as plantas e os peixes de água quente que são mais pequenos e bonitos. Quanto á iluminação para teres um plantado de alta manutenção e plantas exigentes (coisa que dúvido que vás ter) sim precisas de 1w por litro, mas se quiseres ter plantas de fácil manutenção nem precisas de 0,5 w por litro... E se agora vais comprar esssa iluminação e pões plantas de fácil manutenção, vais ter muitas alguinhas !

E sim o aquário tem 112 l .

Boa sorte

 

 

Obrigado,por acaso já comprei o termometro e o termostato. Os peixes,sempre os posso oferecer.Quanto às suas dúvidas de eu conseguir manter um plantado,também as tenho porém,nada como um bom desafio na vida. Mas,para isso claro temos que aprender. E é isso que eu estou a tentar.

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me dá a entender é que tu queres plantas fáceis de manter.

 

Tipo elodeas, musgos, valisnerias, cabomba.

 

PAra isso essa tal calha de 80 watts chega e sobra!

 

mas isso nunca é demais, caso repares que estão a aparecer algas apagas uma das lamapdas onde a sua luz incida menos na zona plantada.

 

Continuando, despacha esses kinguios,

 

São peixes desajeitados para comunitário e super destrutivos!

 

Podes fazer muito melhor de sse aquário.

 

Só precisas de imaginação!

 

COm essa luz, só precisas de ir dar umas voltas ao campo arranjar umas rochas inertes, tipo xisto e basalto, fazer um hardscape porreiro, plantar umas coisas, deixar as plantas a crescer e a agua a maturar com calma e depois ir introduzindo os peixes.

 

Vais ver que fazes umas coisas fixes.

 

Vai ver o meu aquário, tambem comecei sem nada, e agora até já tenho duas plantas!

 

boa sorte e um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me dá a entender é que tu queres plantas fáceis de manter.

 

Tipo elodeas, musgos, valisnerias, cabomba.

 

PAra isso essa tal calha de 80 watts chega e sobra!

 

mas isso nunca é demais, caso repares que estão a aparecer algas apagas uma das lamapdas onde a sua luz incida menos na zona plantada.

 

Continuando, despacha esses kinguios,

 

São peixes desajeitados para comunitário e super destrutivos!

 

Podes fazer muito melhor de sse aquário.

 

Só precisas de imaginação!

 

COm essa luz, só precisas de ir dar umas voltas ao campo arranjar umas rochas inertes, tipo xisto e basalto, fazer um hardscape porreiro, plantar umas coisas, deixar as plantas a crescer e a agua a maturar com calma e depois ir introduzindo os peixes.

 

Vais ver que fazes umas coisas fixes.

 

Vai ver o meu aquário, tambem comecei sem nada, e agora até já tenho duas plantas!

 

boa sorte e um abraço

 

obrigado,neste momento ando por Côja e já apanhei kg de xisto,dá para não sei quantos aquarios. Mas,são tão bonitas que só quando chegar a lisboa é que escolho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

A primeira coisa que deves fazer, antes de mais nada é vender os peixes todos que compraste, pois esse aquário nem para um deles chega, e eles comem as plantas também.

Seguidamente devias de comprar um termoestato, pois assim poderás ter as plantas e os peixes de água quente que são mais pequenos e bonitos. Quanto á iluminação para teres um plantado de alta manutenção e plantas exigentes (coisa que dúvido que vás ter) sim precisas de 1w por litro, mas se quiseres ter plantas de fácil manutenção nem precisas de 0,5 w por litro... E se agora vais comprar esssa iluminação e pões plantas de fácil manutenção, vais ter muitas alguinhas !

E sim o aquário tem 112 l .

Boa sorte

 

já dei os kinguios,e vou começar um plantado.Comprei o substrato e o areão,recolhi xistos lindissimos,comprei Um tronco de videira. Logo vou recomeçar. agradeço sugestões em relação á fauna e à flora,iluminação decente e filtro exterior.

obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Recomeçei... Deí os kinguios. e aventurei-me a um plantado... vou tentar colocar fotos brevemente.

Até agora penso que fora a iluminação e umas plantas em que estou a abusar da sorte(de factor vermelho),até nem está muito mau(sou suspeita,para falar)... Aceito criticas e sugestões.Neste momento encontro-me numa encruzilhada, estou à nora quanto à fauna, por causa do ph.

Neste momento aquário tem 6 kg de substrato, 20 kg de areão fino,1 tronco de videira,xistos recolhidos por mim,as plantas peço desculpas,mas, não sei o nome de todas,iluminação de 80 w (1 aqua-glo,1 life-glo,1 flora-glo,1 power-glo),eu sei que é uma salada russa que fui adquirindo aos poucos,e que agora não dá muito jeito(€) trocar. o aquário já está montado à cerca de quinze dias e tenho andado a pensar num comunitário,tinha pensado num botea-palhaço para me ajudar com os eventuais caracois que venham a aparecer,uns camarões red cherry,guppyis,neons... porém neste momento debato-me com o ph, estou com 7.6 e não podemos culpar nada a não ser a agua inserida que sai da torneira com 7.6,ainda pensei em produtos para ajudarem a baixar,mas, li nalguns sitios que o efeito tampão pode ser pior que um ph certo,mesmo sendo alto,e para já o CO2 ainda não está nos meus planos. Preciso realmente da vossa ajuda, para tomar uma decisão.obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só uma duvida. o ciclo do azoto está feito??

quando tiveste o aqua a trabalhar 15 dias inseriste comida para fazer o ciclo?

outra coisa, para plantas fáceis o Co2 nãoi é obrigatório mas que te deixa as plantas muito mais lindas, lá isso deixa. e ajuda-te com o Ph.

podes sempre colocar aquele sistema de co2 da nutrafin em que compras o material por cerca de 25 euros e depois compras as (recargas) em pó.

não sei se é muito fiável mas dá uma ajuda.

o tronco é tratado?

mesmo tratado deves colocá-lo em água fora do aquário para eliminar alguma cor que possa deitar.

tens teste para fazer à água além do Ph?

já tens valores?

 

(tenho pena de nao consegir ver as fotos mas isto aqui (no trabalho) está quase tudo bloqueado). LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

Vamos la ver se te csg ajudar....

1- Paciencia... É obrigatoria! Vai com calma q as coisas vão ao sitio

2- Setup - iluminação - 80w - Chega e sobra para praticamente tudo o que queiras por a nivel de plantas.

 

Filtragem - que filtro estás a usar? o ideal seria externo, algo como um eheim 2215. Pelo que vejo tens um interno e um filtro de fundo... será? se for tira pra fora q isso é um acumulador autentico de porcaria. A bomba de ar é dispensavel podes tirar.

 

Substrato - se queres plantas isto tem de existir debaixo do areão, as plantas tb precisam de comer. :roflroll2:

 

Testes - essencial pra saberes o q se passa com a tua água. pH, Amonia, Nitritos, Nitratos são Obrigatorios. Se enverdares por plantas precisas tb do de fostafos. (haverá mais ainda..mas isso é qd a coisa se torna mais séria).

 

CO2 - caso tenhas plantas isto definitivamente dá uma ajuda. Os kits pressurizados são caros (150€) por isso por agora enquanto vais evoluindo a bela da receita caseira serve. Ve aqui no forum o q precisas e como se faz. Dp qd o bixinho pegar logo pensas em evolui pra uma coisa mais profissional. O CO2 tem a vantagem de te ajudar a descer o pH...q no teu caso é alto!

 

Peixes- isto é a ultima coidsa em que deves pensar. Primeiro montas tudo direitinho e deixa CICLAR. um mês com tudo a bombar so que SEM PEIXES. Fazes os testes regularmente para ir vendo o q se passa.. TPA de 10% uma vez por semana. Importante - UM MÊS A CILCLAR, n custa nada e vais ver q poupas muito trabalho, alem do q dá-te muito mais manobras para alterações q possas ou tenhas de vir a fazer. So mais uma coisa cuidado com as especies..qd vais à loja ja deves saber o q queres e nao o contrario. Assim evitas incompatibilidades de espécies ou espécies desadequadas aos teus parametros da água. P.e. Botias NAO. o teu aquario é pequeno pra isso! se queres peixes de fundo tens muitas coydoras diferentes q podes escolher.

 

Pronto acho q de inicio é tudo.

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só uma duvida. o ciclo do azoto está feito??

quando tiveste o aqua a trabalhar 15 dias inseriste comida para fazer o ciclo?

outra coisa, para plantas fáceis o Co2 nãoi é obrigatório mas que te deixa as plantas muito mais lindas, lá isso deixa. e ajuda-te com o Ph.

podes sempre colocar aquele sistema de co2 da nutrafin em que compras o material por cerca de 25 euros e depois compras as (recargas) em pó.

não sei se é muito fiável mas dá uma ajuda.

o tronco é tratado?

mesmo tratado deves colocá-lo em água fora do aquário para eliminar alguma cor que possa deitar.

tens teste para fazer à água além do Ph?

já tens valores?

 

(tenho pena de nao consegir ver as fotos mas isto aqui (no trabalho) está quase tudo bloqueado). LOL

 

penso que preciso de dar mais uns dias,mais que nao seja por segurança,mas,além da comida inseri bactérias,e já fiz 2 mudanças parciais, 1 uma que considerei normal e outra a 50% porque aindeia aspirar os restos das plantas e a dar-lhe uma cortadela,e pensei que era os pequenos detritos das plantas que me estava a subir o ph,só ao fim de dpois ou três dias é que me lembrei de testar a àgua da rede. Em relação ao sistema de CO2 da nutrafin ja andei a ver mas o mais barato que vi foi 44 euros,se me puder indicar onde estão a 25 euros posso ir ver.o tronco foi numa loja estava tratado,mas fervi tudo tronco,pedras,mas,fervi em várias águas e muito tempo, o areão foi muito bem lavado, tanto que reguei a minha relva.Até fiquei surpreendida porque fiz a montagem,coloquei tudo a funcionar e a àgua continuou translúcida, e tenho lido bastantes posts por causa da àgua turva. E testes só tenho os do ph, porque numa loja disseram-me que para já era o suficiente, para não estar a gastar muito mais. e o valor do ph continua em 7.6.Fico a aguardar sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

Se tens a água de casa com pH 7.6m a do aquário dificilmente irá ser diferente se não tiver nada que o force a mudar.

 

Para baixares pH terás que colocar algo, turfa no filtro mas fica água mais escura, tronco ajuda mas pode não chegar, co2 tb baixa, isto tudo depende do efeito tampão da tua água claro.

 

Para saberes mais sobre o efeito tampão, terás que comprar e realizar testes de kH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Co2 da nutrafin compras no bricomarche a 27 euros, mais coisa menos coisa.

testes, se não quizeres comprar os de gotas, que são sem dúvida mais fiáveis, podes comprar os de tiras da JBL. não são tão fiáveis mas desenrascam bem.

se na loja te disseram que só precisavas do teste de Ph muda de loja. Lol.

estou a brincar mas só esse não chega.

tenta baixar o PH. arranja Co2 e se o tronco for pequeno tenta colocar outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Co2 da nutrafin compras no bricomarche a 27 euros, mais coisa menos coisa.

testes, se não quizeres comprar os de gotas, que são sem dúvida mais fiáveis, podes comprar os de tiras da JBL. não são tão fiáveis mas desenrascam bem.

se na loja te disseram que só precisavas do teste de Ph muda de loja. Lol.

estou a brincar mas só esse não chega.

tenta baixar o PH. arranja Co2 e se o tronco for pequeno tenta colocar outro.

 

coitadito do rapaz da loja,eu e ele sabemos que precisamos, porém ambos temos pena da minha carteira.

o tronco até tem um tamanho razoável. se quiser mando-lhe as fotos para o seu mail. obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

Vamos la ver se te csg ajudar....

1- Paciencia... É obrigatoria! Vai com calma q as coisas vão ao sitio

2- Setup - iluminação - 80w - Chega e sobra para praticamente tudo o que queiras por a nivel de plantas.

 

Filtragem - que filtro estás a usar? o ideal seria externo, algo como um eheim 2215. Pelo que vejo tens um interno e um filtro de fundo... será? se for tira pra fora q isso é um acumulador autentico de porcaria. A bomba de ar é dispensavel podes tirar.

 

Substrato - se queres plantas isto tem de existir debaixo do areão, as plantas tb precisam de comer. :roflroll2:

 

Testes - essencial pra saberes o q se passa com a tua água. pH, Amonia, Nitritos, Nitratos são Obrigatorios. Se enverdares por plantas precisas tb do de fostafos. (haverá mais ainda..mas isso é qd a coisa se torna mais séria).

 

CO2 - caso tenhas plantas isto definitivamente dá uma ajuda. Os kits pressurizados são caros (150€) por isso por agora enquanto vais evoluindo a bela da receita caseira serve. Ve aqui no forum o q precisas e como se faz. Dp qd o bixinho pegar logo pensas em evolui pra uma coisa mais profissional. O CO2 tem a vantagem de te ajudar a descer o pH...q no teu caso é alto!

 

Peixes- isto é a ultima coidsa em que deves pensar. Primeiro montas tudo direitinho e deixa CICLAR. um mês com tudo a bombar so que SEM PEIXES. Fazes os testes regularmente para ir vendo o q se passa.. TPA de 10% uma vez por semana. Importante - UM MÊS A CILCLAR, n custa nada e vais ver q poupas muito trabalho, alem do q dá-te muito mais manobras para alterações q possas ou tenhas de vir a fazer. So mais uma coisa cuidado com as especies..qd vais à loja ja deves saber o q queres e nao o contrario. Assim evitas incompatibilidades de espécies ou espécies desadequadas aos teus parametros da água. P.e. Botias NAO. o teu aquario é pequeno pra isso! se queres peixes de fundo tens muitas coydoras diferentes q podes escolher.

 

Pronto acho q de inicio é tudo.

 

Abraços

 

não estou a pensar colocar os peixes para já,tenho toda a paciência do mundo,só ando a pensar nas minhas hipóteses.Neste momento a minha prioridade é o ciclo do azoto,o ph,o crescimento das minhas plantitas.

Quanto ao filtro interno é o Elite Fet-Flo 150.

quanto ao substrato coloquei 6 kg debaixo dos 20 kg de areão e tenho mais um liquido para adicionar á agua.

Quanto aos testes só tenho o de ph,agradeço sugestões de lojas com preços razoáveis... obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Tens luz e está fixe pra esse aquario, tens sustrato agora é esperar q as plantas crescam. Fertilização liquida n começes para ja! Deixa as plantas enraizarem e por agora consomem tanto do substrato como o que existe na coluna de água. Qt ao ciclo do azoto é esperares com calma q ele se faça. Mas para ires verificando esse mm ciclo precisas dos tais testes e como tens plantas o de fosfatos torna-se tb necessario. Qq loja de animais vende testes pra aquario, agora é sondares tu os preços na tua zona. Sim e definitivamente testes de gotas.

 

- pH - 7,6 - a maneira mais facil de o fazeres descer é injectando CO2 e como tens plantas, elas agradecem. faz uma receita caseira (pesquisa aqui no forum) que por agora serve muito bem.

 

- Bomba de ar n esta ai a fazer nada.

 

- Tens filtro interno. Se puderes investir, como te tinha dito, num externo (p.e. eheim 2215 ,por 80€ ja arranjas um e terás de comprar as ceramicas) era o ideal, senao pra ja mantem-te com esse mas n descures as TPAS semanais.

 

vasco

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois

ey tb tenho esse problema, eheh

mas tenta os teste de titras da JBL, nao sao assim tao caros.

e vai aobricomarche ver se têm o Co2, ou entao faz o Co2 caseiro (nunca fiz mas ando tentado a isso.

 

peço desculpas por ainda não ter mandado as fotos mas, peguei nas pernitas e fui ver umas lojas e arranjei um sistema para o CO2 por 15,80. Quanto aos testes não tive tanta sorte, comprei também ferro para as minhas plantitas e comprei algo que me vou remeter ao silêncio para que vocês não me batam(com razão).Mas, que me disseram ser imprescendivel para concluir o ciclo do azoto.

o sistema de Co2 consiste numa bomba como se fosse a do ar que vai libertar gota a gota, ligado a uma garrafa com CO2 caseiro. mas,só me entregam para a próxima semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Tens luz e está fixe pra esse aquario, tens sustrato agora é esperar q as plantas crescam. Fertilização liquida n começes para ja! Deixa as plantas enraizarem e por agora consomem tanto do substrato como o que existe na coluna de água. Qt ao ciclo do azoto é esperares com calma q ele se faça. Mas para ires verificando esse mm ciclo precisas dos tais testes e como tens plantas o de fosfatos torna-se tb necessario. Qq loja de animais vende testes pra aquario, agora é sondares tu os preços na tua zona. Sim e definitivamente testes de gotas.

 

- pH - 7,6 - a maneira mais facil de o fazeres descer é injectando CO2 e como tens plantas, elas agradecem. faz uma receita caseira (pesquisa aqui no forum) que por agora serve muito bem.

 

- Bomba de ar n esta ai a fazer nada.

 

- Tens filtro interno. Se puderes investir, como te tinha dito, num externo (p.e. eheim 2215 ,por 80€ ja arranjas um e terás de comprar as ceramicas) era o ideal, senao pra ja mantem-te com esse mas n descures as TPAS semanais.

 

vasco

quanto ao sitema de CO2 já resolvi o problema por uns meros 15,80€, em relação ao filtro externo vou esperar um pouco, é que este não é o meu unico hobbie,além dos peixes adoro animais com pêlo. Tenho 1 mestiço de São Bernardo com Bordoel,1 pastora Alemã lobeira Pura, 2 gatos(em casa, porque agora apareceu mais um no quintal), 2 caturras.Por isso têm que ter paciência comigo,e dar-me umas sugestões que não firam muito os câmbios. :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':discuss_gathering:' />

obrigado pelas dicas,

Alexandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também podes ter animais com pêlo dentro do aqua, uma lontra por exemplo :shocked028: Estou a brincar, obviamente.

 

Gosto do layout e acho que quando tiver mais preenchido em termos de flora, ficará bastante agradável.

 

Relativamente ao filtro interno, o que realço para além de não poderes descuidar as TPA's semanais é o facto de deveres limpar o filtro também semanalmente, com a água que retiras do aquário.

 

Relativamente ao CO2, sou adepto da receita caseira. A desvantagem é não haver um fluxo de gás muito constante à medida que a receita vai perdendo força, mas tem a derradeira vantagem de ser extremamente barato.

 

Boa continuação.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também podes ter animais com pêlo dentro do aqua, uma lontra por exemplo :crazyeyes: Estou a brincar, obviamente.

 

Gosto do layout e acho que quando tiver mais preenchido em termos de flora, ficará bastante agradável.

 

Relativamente ao filtro interno, o que realço para além de não poderes descuidar as TPA's semanais é o facto de deveres limpar o filtro também semanalmente, com a água que retiras do aquário.

 

Relativamente ao CO2, sou adepto da receita caseira. A desvantagem é não haver um fluxo de gás muito constante à medida que a receita vai perdendo força, mas tem a derradeira vantagem de ser extremamente barato.

 

Boa continuação.

 

por acaso ainda não tinha pensado nisso,mas,adorei a ideia da lontra... vou ter que arranjar um tanque e colocá-lo no lugar da piscina da sofia.... quais serão as dimensões adequadas? :shocked028:

 

agora falando mais a sério, agradeço desde já as dicas.Quanto à flora já está mais preenchido com algumas plantas de factor vermelho,mas,não estou a gostar muito do aspecto.vou tentar colocar a foto para me darem sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá..

Continua q o teu aqua está no bom caminho. com o tempo vai la

So duas coisa:

1- nada do q possas ter comprado é essencial para concluir o ciclo do azoto. isso foi conversa de vendedor :P

2- n csg os testes.. mas n te esquecas de os comprar mm..so assim podes saber o q se passa com a tua agua e evitar surpresas desagradaveis

 

Vasci

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá..

Continua q o teu aqua está no bom caminho. com o tempo vai la

So duas coisa:

1- nada do q possas ter comprado é essencial para concluir o ciclo do azoto. isso foi conversa de vendedor :alberteinstein:

2- n csg os testes.. mas n te esquecas de os comprar mm..so assim podes saber o q se passa com a tua agua e evitar surpresas desagradaveis

 

Vasci

 

Eu sei,mas,eu também sou vendedora, e sofro de um terrivel mal,detesto saír sem comprar nada,principalmente se sou bem tratada... :horse:

obrigado pelo apoio

 

alexandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.