principiante


FAlex

Recommended Posts

Não foram encontradas imagens

 

estranho,eu ainda agora consegui abrir. se quiser posso enviá-las por mail,ou então consulte a página seis da galeria de membros.

 

cumps

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 140
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa tarde a todos,tenho boas e más noticias. Comprei os testes de tiras da JBL e os de fosfatos da SERA,os primeiros está tudo ok, porém os niveis de fosfatos estão muito elevados acima de 2,0 mg entretanto,na embalagem diz que se estiverem muito elevados para colocar-mos uma planta de crescimento rápido, o que já fiz, por sorte tinha-a comprado ontem e para fazer uma mudança parcial de 10 a 30%, porém éstou com vontade de fazer uma a 50%, já que andei a aspirar, plantar, cortar e etc. Preciso da vossa opinião,queria fazer a mudança parcial ainda durante a tarde. A todos os que me possam ajudar,agradeço desde já.

 

 

Alexandra

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Uma prioridade num Aqua a ciclar são plantas de crescimento rápido.

As flutuantes têm no entanto a vantagem de crescerem rápido (consomem muitos nutrientes da coluna de água) e não deixam passar muita luz para baixo, contribuindo dessa forma para não dar condições (de iluminação e alimentação) às algas.

 

Outra coisa que deves prioritariamente colocar é o CO2 a bombar.

As plantas na presença deste elemento denotam um desenvolvimento muito mais exuberante, no entanto o 'reverso dessa medalha' é que em caso de falta prolongada as algas aparecem com muito maior facilidade. Se o colocares, e reafirmo que é 'quase' uma necessidade, tens de zelar para que não falte.

Por paradoxal que pareça, ao colocares o CO2 a bombar estás a deixar de ter necessidade de uma bomba de ar para oxigenar os peixes. As plantas vão realizar a fotossíntese de uma forma mais intensa, aumentando assim os níveis de oxigénio, tem no entanto atenção para que não o deixes ligado durante a noite, pois durante esse período as plantas vão estar a consumir o oxigénio e a libertar CO2.

Se puderes posta aí umas fotos desse tal de sistema de CO2 que encontraste por 15,80€, parece interessante, não que eu tenha percebido o que quer que seja da explicação que deste, mas parece, não sei :o ...

Agora que penso nisso, espero que quem te vendeu esse tronco como sendo de videira não seja o mesmo do sistema de CO2, é que esse tronco tem tanto de videira como o meu escalar tem de Altum :o

 

A filtragem é outro aspecto que não podes descurar.

Para já esse filtro interno dá para a encomenda, mas quando aumentares a fauna a carga biológica vai ser maior do que a que ele consegue aguentar.

Claro que podes ir lavando mais vezes, mas não vai durar para sempre, a médio prazo tens de arranjar uma solução externa.

 

A iluminação deve chegar para as plantas que tens, pelo menos em termos de potencia, agora a qualidade dessa iluminação é que deixa um pouco a desejar.

Experimenta aconselhar-te com o sergiocaneca, ele costuma andar aqui no fórum e além de excelente pessoa é quase teu vizinho.

Também tens o membro ramirezi que é outra referencia em termos de iluminação e certamente te ajudará no que puder.

 

Espero ter sido útil.

 

 

Abraço

P.S. Quando vais desvendar esse "algo que me vou remeter ao silêncio para que vocês não me batam(com razão)" que compraste junto com o ferro para as tuas plantitas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Uma prioridade num Aqua a ciclar são plantas de crescimento rápido.

As flutuantes têm no entanto a vantagem de crescerem rápido (consomem muitos nutrientes da coluna de água) e não deixam passar muita luz para baixo, contribuindo dessa forma para não dar condições (de iluminação e alimentação) às algas.

 

Outra coisa que deves prioritariamente colocar é o CO2 a bombar.

As plantas na presença deste elemento denotam um desenvolvimento muito mais exuberante, no entanto o 'reverso dessa medalha' é que em caso de falta prolongada as algas aparecem com muito maior facilidade. Se o colocares, e reafirmo que é 'quase' uma necessidade, tens de zelar para que não falte.

Por paradoxal que pareça, ao colocares o CO2 a bombar estás a deixar de ter necessidade de uma bomba de ar para oxigenar os peixes. As plantas vão realizar a fotossíntese de uma forma mais intensa, aumentando assim os níveis de oxigénio, tem no entanto atenção para que não o deixes ligado durante a noite, pois durante esse período as plantas vão estar a consumir o oxigénio e a libertar CO2.

Se puderes posta aí umas fotos desse tal de sistema de CO2 que encontraste por 15,80€, parece interessante, não que eu tenha percebido o que quer que seja da explicação que deste, mas parece, não sei :o ...

Agora que penso nisso, espero que quem te vendeu esse tronco como sendo de videira não seja o mesmo do sistema de CO2, é que esse tronco tem tanto de videira como o meu escalar tem de Altum :o

 

A filtragem é outro aspecto que não podes descurar.

Para já esse filtro interno dá para a encomenda, mas quando aumentares a fauna a carga biológica vai ser maior do que a que ele consegue aguentar.

Claro que podes ir lavando mais vezes, mas não vai durar para sempre, a médio prazo tens de arranjar uma solução externa.

 

A iluminação deve chegar para as plantas que tens, pelo menos em termos de potencia, agora a qualidade dessa iluminação é que deixa um pouco a desejar.

Experimenta aconselhar-te com o sergiocaneca, ele costuma andar aqui no fórum e além de excelente pessoa é quase teu vizinho.

Também tens o membro ramirezi que é outra referencia em termos de iluminação e certamente te ajudará no que puder.

 

Espero ter sido útil.

 

 

Abraço

P.S. Quando vais desvendar esse "algo que me vou remeter ao silêncio para que vocês não me batam(com razão)" que compraste junto com o ferro para as tuas plantitas?

 

Boas, obrigado, pelas dicas. O sistema de CO2 é para ligar a uma garrrafa de àgua,com a receita caseira, e só o entregam lá para quinta-feira.Quando tiver tudo explicado, passo a palavra para vocês.Quanto ao tronco, posso ter sido eu a perceber mal,mas,assim que voltar à loja tiro a duvida.

Já agora... hoje de manhã fui á pesca do caracol,não apanhei nenhum... tudo estáva ruído,menos a folha de alface.

Quanto ao segredo,não é nada de especial,é apenas algo que jurei a mim própria que não iria fazer, que disse a quem me têm ajudado que não faria... Comprei 4 neons,numa das minhas incursões à procura dos testes. E para rematar a asneira,no dia seguinte,quando encontrei os testes,achei que precisava de trazer alguém que ache graça a comer detritos (confesso que também são a minha paixão)comprei 2 red cherry a 1,50€,2 red cherry e 2 green a 1,35€ e a dona da loja ofereceu-me mais 1 red cherry. :D

Ufffffffff. É Bom espiar os pecados. :)

Felizmente,estão todos de boa saúde, os testes estão todos Ok,até os fosfatos. Quase que posso dizer que uma das minhas mascotes(red cherry) está maior.

Obrigado, a todos pela ajuda.

 

Cumps

Alexandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal, como havia pedido ontem,aqui vai:

 

Aquário 70x40x40

 

Iluminação:

1 aqua-glo 20w

1 power-glo 20w

1 life-glo 20w

1 flora-glo 20w

 

Filtro interno da Elite-Jet-Flo 150

 

Termostato da Elite 150 w

 

Bomba de Ar também da Elite(que vai desaparecer)

 

2,5 kg de substrato da JBL

 

3,5 kg de substrato AquaPlant

 

20 kg de areão fino da Aquaplant(10 Kg de preto,10 kg do mais claro)

 

Estou a utlizar Nutrafin Aqua-plus,Ferropol da JBL(2 gotas dia),tenho também adubo liquido da Plant-Gro, os teste de pH são da Nutrafin, tenho também os testes de 50 tiras da JBL,e o teste de fosfatos da SERA e Nutrafin CYCLE. A comida é a da JBL-Novo BEL, e para alguma eventualidade tenho o PROPER pH 6.5 (2 saquetas)

 

A Flora:

1 anubia nana

2 vasos(são muitos pés,perdi a conta) de Lialeopsis brasiliensis

Echinodorus Rose

As outras não sei os nomes,mas,à noite coloco fotos para me puderem ajudar a indentificá-las.

 

A Fauna:

4 neons

5 red cherry

2 green

e dois ou três caracóis malandros, que provavelmente,vou apanhar à mão, quando os vir... :o

 

 

obrigado,a todos.

 

P.S- Vasco,desculpa não ter contado logo,mas,estava um bocado envergonhada. :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,em relação ao CO2 é uma simples bomba que liberta as bolhas,nada de especial.

Neste momento,também já coloquei musgo de java para dar abrigo aos meus adorados camarões.Aproveitei e coloquei mais dois (camarão da madeira),tenho andado também a ver as tabelas e estou a pensar colocar também a carnidina japónica-camarão amano. Quanto ao resto da fauna estou muito indecisa,é que nem tudo o que é pacifico realmente o é em relação aos camarões,fico a aguardar as vossas sugestões.

Quanto aos caracóis,estou a fazer matança nas horas de insónia... :) o método é extremamente simples,fico só com 50% da iluminação do aquário,eles começam a trepar os vidros,eu vou com a pinça e zás,morreu....coitadinhos.

obrigado

 

 

Cumps,Alexandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, na tua fauna tens aí red cherrys e greens que greens são esses?

 

Se forem heteropoda verás na tabela que são a mesma espécie, logo cruzam e perdes as cores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, na tua fauna tens aí red cherrys e greens que greens são esses?

 

Se forem heteropoda verás na tabela que são a mesma espécie, logo cruzam e perdes as cores.

 

 

Boas,Na realidade eles foram-me vendidos como sendo os greens porém,eles estão a crescer de uma forma impressionante e de greens parece que não têm nada,ando a tentar a apanhar um a jeito para a foto,a ver se consigo compará-lo.

Em relação as fotos já não sei o que fazer,estou farta de colocá-las,tanto que se eu clicar no link,aparecem repetidas,não sei o que fazer.

 

 

cumps,Alexandra

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre as fotos, pelo que percebi estás a colocar na galeria do membro (tua galeria certo?) verifica se estão publicas ou privadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação as fotos já não sei o que fazer,estou farta de colocá-las,tanto que se eu clicar no link,aparecem repetidas,não sei o que fazer.

 

 

cumps,Alexandra

Boas

 

Experimenta isto...

 

Crias uma conta nova aqui (ou noutro sitio qualquer, mas eu só sei criar aqui... :crazyeyes: ).

Segues os passos que te forem sendo indicados e alojas lá as fotografias.

Em seguida, ao passares com o rato por cima das fotografias que alojaste, aparecerá uma 'legenda'.

Num dos campos terá escrito a negrito: Direct Link, à frente disso aparece um endereço.

Copias esse endereço e quando postares algo aqui, carregas neste botão rte-image-button.png e colas na linha que aparecerá.

É grátis, tem montes de espaço e ajusta o tamanho das fotos automaticamente.

 

Tenta, não perdes nada em tentar e nós podíamos ver que tipo de aquário de camarões é esse.

 

O gingarelho do CO2 que referes é só uma bomba de água? E funciona bem?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já estou a fazer o envio da foto novamente no photobucket, mais tarde ensiro mais algumas. Os camarões é que não se consegue capturar muito bem,e a culpa não é da máquina,é mesmo minha...

A bomba é de ar,e está a funcionar lindamente,também já está com relógio, acende e apaga ao mesmo tempo que as luzes,vou postar também uma foto do desenrasque.

Nas próximas fotos vão ver que já não está tão giro como estava,mas,tive que adicionar mais uma pedra para preender o musgo de java,vou deixá-lo crescer um pouco e depois tento dar-lhe outro aspecto.

 

13.jpg

 

 

Espero que consigam ver

 

cumps,Alexandra

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já enviei as fotos. Eles parecem ser os greens,mas,como ainda me esbarro um pouco,se puder agradeço que me ajude a identificá-los.

Comprei-os ainda antes de saber da tabela. e agora não sei o que fazer com eles,são dois. Além de perder as cores,cria-se mais algum problema?

É que eles até são engraçados,passam a vida a correr o aquário. E os Red, é quase preciso um milagre para os ver.

 

Cumps,Alexandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais,uma vez tenho que lhe agradecer.Não havia forma de dar com isto das fotos. Obrigado,pelas dicas.

Fico à espera de criticas e sugestões.

Em relação ao CO2 parece-me que está a surtir bastante efeito. Pode se constatar principalmente nas,de factor vermelho. Como a que se encontra no canto direito do aquário.

 

Sem CO2:

15.jpg

 

Com CO2-há três dias:

DSC01322.jpg

 

 

Abraço,

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dizer qual a marca da bomba de CO2 que usaste e onde compraste? E dizer mais ou menos o tamanho e o preço?

 

Só uma coisa, não metas tantas fotos. Depois a página fica tempos imensos a carregar. Estive quase 30 segundos à espera de descer na página, porque isto estava sempre a subir porque apareciam fotos novas...lol. E quando fores meter fotos, vê se no site há uma solução para reduzir o tamanho da foto, pois escusam de aparecer tão grandes e quando alguém quiser ver em maior, é só carregar na foto...

 

Pessoal, quando quiserem responder ao comentário das fotos, por favor não façam quote das fotos todas, se não para abrir este tópico levará minutos...lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço desculpas,vou retirar algumas das fotos. não sei como é que as posso diminuir.

quanto ao CO2 é uma simples bomba de ar,custou 15,80. é extremamente pequena e fácil de camuflar.

A receita que estou a utilizar é:

450 ml de àgua do aquário

10 gr de bicabornato de sódio

5 gr de fermento padeiro

100 gr de açucár

 

em relação à bomba eu coloquei duas fotos para que pudessem ver e comprei-a na malveira (mafra).

 

Já agora,fora o comentário das fotos não me disse o que achou do aquário...

 

cumps

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, desculpa, esqueci-me de comentar aquilo que realmente é importante. lol. O aquário parece-me que está muito bem. Está demasiado simples, nem demasiado complexo. Eu particularmente não aprecio tanto o fundo com areão branco, mas isso são gostos.

 

Só uma ideia, na parte de trás do aquário, podes meter uma cartolina preta ou azul marinho escuro. Vais ver que dá um toque de beleza muito giro e (principalmente) dá para esconder os fios eléctricos, o que dá um ar mais natural. De resto, acho que metia uma planta alta para esconder o termostato, tal como me parece que fizeste para o filtro. Tentar esconder ao máximo a intervenção humana/mecânica num aquário, dá logo um ar mais natural.

 

Nunca pensei em meter CO2 no meu aquário, pois é uma coisa pequenina e sou novo nisto. Mas agora deram-me muitas plantas novas para o aquário e como são a coisa preferida da minha mãe, estava a pensar arranjar uma coisa dessas. Como eu tenho um filtro que tem uma função de bomba de ar incorporado (não é o filtro principal, mas que eu uso também para ajudar a manter o aquário mais limpo e criava algumas bolhinhas) e nunca me tinha apercebido que o engenho até é relativamente fácil (pelos menos no teu caso parece). O filtro tem uma espécie de palhinha que fica fora de água e que suga o ar. A minha ideia então é arranjar uma mangueira esubstituir a "palhinha", fazer essa receita numa garrafa e meter a ponta da mangueira na garrafa. Será que funcionará?

 

Já agora, vê se me sabes tirar umas dúvidas: a bomba de CO2 fica ligada quanto tempo? Essa receita fica "para sempre", ou tens que andar a trocar e fazer uma nova? Se sim, de quanto em quanto tempo? Onde é que se compra bicarbonato de sódio? (Desculpa estar a utilizar um tópico teu para tirar as minhas dúvidas lol)

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, desculpa, esqueci-me de comentar aquilo que realmente é importante. lol. O aquário parece-me que está muito bem. Está demasiado simples, nem demasiado complexo. Eu particularmente não aprecio tanto o fundo com areão branco, mas isso são gostos.

 

Só uma ideia, na parte de trás do aquário, podes meter uma cartolina preta ou azul marinho escuro. Vais ver que dá um toque de beleza muito giro e (principalmente) dá para esconder os fios eléctricos, o que dá um ar mais natural. De resto, acho que metia uma planta alta para esconder o termostato, tal como me parece que fizeste para o filtro. Tentar esconder ao máximo a intervenção humana/mecânica num aquário, dá logo um ar mais natural.

 

Nunca pensei em meter CO2 no meu aquário, pois é uma coisa pequenina e sou novo nisto. Mas agora deram-me muitas plantas novas para o aquário e como são a coisa preferida da minha mãe, estava a pensar arranjar uma coisa dessas. Como eu tenho um filtro que tem uma função de bomba de ar incorporado (não é o filtro principal, mas que eu uso também para ajudar a manter o aquário mais limpo e criava algumas bolhinhas) e nunca me tinha apercebido que o engenho até é relativamente fácil (pelos menos no teu caso parece). O filtro tem uma espécie de palhinha que fica fora de água e que suga o ar. A minha ideia então é arranjar uma mangueira esubstituir a "palhinha", fazer essa receita numa garrafa e meter a ponta da mangueira na garrafa. Será que funcionará?

 

Já agora, vê se me sabes tirar umas dúvidas: a bomba de CO2 fica ligada quanto tempo? Essa receita fica "para sempre", ou tens que andar a trocar e fazer uma nova? Se sim, de quanto em quanto tempo? Onde é que se compra bicarbonato de sódio? (Desculpa estar a utilizar um tópico teu para tirar as minhas dúvidas lol)

 

Boas.

Não me importo nada.

Eu também sou nova nisto,e não sei se vou aconselhá-lo bem. Porém,parece-me que esse filtro é igual ao meu,que também tem as duas funções,mas,eu nunca o usei dessa forma,coloquei quando montei o aquario uma bomba de ar da elite,mas,externa;que neste momento serve apenas para ajudar na aspiração(ligo-a ao aspirador,que foi super em conta à volta de 3euros no continente).

Penso que não será aconselhável fazer a injecção de CO2 dessa forma,poderá tirar alguma força ao filtro e não ser muito seguro,se bem que o melhor é esperar que alguém mais entendido diga alguma coisa.no meu caso é uma bomba de ar submersivel,com o tubo da própria bomba,onde na terminação inseri uma agulha(de seringa),que faz ligação com a garrafa.

O CO2 deixa-se ligado ao mesmo tempo que as luzes,porque,sem a luz as plantas vão começar a libertar CO2,pode sempre colocar um temporizador.

A mistela tem também a sua durabilidade,quando se faz é totalmente castanha,com o passar do tempo começa a perder a cor,e aí convém trocar. Se o colocar,não pode deixar que falte.O bicarbonato de sódio vende-se em drogarias,supermercados,é super barato,eu pelo meu pacote dei 30 cêntimos,mas,atenção,dez gramas,são dez gramas,o bicabornato é que vai criar agitação na àgua da garrafa,por segurança não abuse. se a balança aí de casa não dá para pesar à grama,entre em algum sitio com balança digital,leve um copo ou recipiente de plástico, o bicarbonato e um marcador,peça para lhe pesarem as dez gramas,aí marca e usa sempre isso como medida.Foi o que o senhor da loja fez para mim. O fermento PADEIRO,também se encontra nos hipermercados,na secção do pão,claro que não vai comprar 5 gr, traz as 25gr ou 100gr divide em saquinhos e congela.

Espero ter ajudado.

 

Em relação ao meu aquário,comprei há tarde as restantes plantas,para o fundo. A cartolina com o tempo fica toda molhada, mas,também,há disso em plástico preto ou azul.Se não crescerem tanto como eu espero,é o que vou fazer(em preto),mas,obrigado pela dica.

 

 

cumps,Alexandra

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizo uma cartolina no meu caso, e ela não se molha...Mas qualquer coisa serve, o que importa é o efeito com que fica (uma dica, limpar o vidro de trás antes de meter o que seja, para não ficar sujo e notar-se com o fundo preto, por exemplo, as marcas de pingas escorridas).

 

Quanto ao CO2, eu criei um tópico só para esta dúvida (se quiseres ver, para veres melhor a minha dúvida). O que eu iria usar como bomba de ar, não é o meu filtro principal. É um segundo filtro, que eu meti mais para servir como bomba de ar. Por isso não perderia potência no filtro.

 

Eu sei de qual aspirador falas, também o comprei. Só que no meu caso, não consigo adaptar para a minha bomba de ar, pelo que é totalmente inútil...Mas até me pareceu ser fantástico, pelo menos a ideia é porreira. Mas segundo percebi, tu ligas a mangueira à entrada de ar da bomba de ar e a outra ponta no aspirador não é? Ainda hei-de tentar arranjar a coisa, para ver ponho a funcionar.

 

Quanto à receita, de quanto em quanto tempo é que tu fazes uma nova mistura? Só para ter uma noção...É que pelo menos no início eu não vou ter noção para ver quando é que devo trocar...

 

Utilizas a agulha porquê? Para que a entrada de CO2 seja menor, ou para evitar que o buraco na rolha seja muito grande e entre ar de fora? É que uma agulha eu já não estou a ver como adaptar no meu sistema. Estava a pensar meter a mangueira directamente na garrafa, através de um buraco na rolha.

 

Fiquei com uma dúvida: tu tens um filtro, uma bomba de ar submerssível e uma externa, para aspirar. É isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu caso, não consigo adaptar para a minha bomba de ar, pelo que é totalmente inútil...

Boas

 

Não devia, a tua bomba de ar deve ter uma mangueira onde ligar o difusor, é essa a mangueira que deves ligar ao aspirador.

uma mangueira (de ar) normal de silicone dá.

 

Quanto à receita, de quanto em quanto tempo é que tu fazes uma nova mistura? Só para ter uma noção...É que pelo menos no início eu não vou ter noção para ver quando é que devo trocar...

Sempre que as bolhas produzidas diminuam de ritmo (depois de abanar a garrafa), geralmente duram uns quinze a vinte dias.

 

Estava a pensar meter a mangueira directamente na garrafa, através de um buraco na rolha.

Podes fazer de uma maneira ou de outra, se utilizares a agulha, há menos possibilidade de alguma espuma ir parar ao Aqua.

Se utilizares a mangueira, tens mais garantias de vedar a saída do CO2.

 

Fiquei com uma dúvida: tu tens um filtro, uma bomba de ar submerssível e uma externa, para aspirar. É isso?

Não, tem um aspirador de fundo que funciona com uma bomba de ar (que é utilizada depois das luzes apagarem para que não haja excesso de CO2) e uma bomba de circulação de água (que faz a injecção do CO2).

 

Se começares a injecção de CO2, vais notar um desenvolvimento mais rápido das plantas, porém se parares essa injecção as algas vão-te cair em cima.

Se reparares, no caso dela as plantas 'vermelhas' após uns dias de CO2 reagiram 'avermelhando' e crescendo um pouco, mas se ela deixar de injectar o CO2 por uns dias as algas vão aproveitar os nutrientes em excesso e vão aparecer em massa.

O CO2 é apenas um catalisador, não é um fertilizante, as plantas utilizam-no para produzir massa e energia, portanto se ele não estiver presente quem vai lucrar são as algas e vão-se desenvolver rapidamente.

 

FAlex, gostei do teu Aqua, devias era na minha opinião, colar um pouco de vinil (já que o papel fica molhado) na traseira.

Encontras disso facilmente, mas quando (ou se) comprares, pede para te ensinarem a coloca-lo, uma imagem vale mil palavras e se te mostrarem percebes logo.

Anda por aí um vídeo do Antonio Violante que elucida como se coloca, tem participação especial da passarada dele e tudo.

O video está aqui, o chinfrim dos pássaros também.

 

Agora que sabes, posta lá aí umas fotos das novas plantas [mas em tamanho reduzido(as fotos, não as plantas)].

 

 

Abraço

P.S. Não quero garantir, mas acho que esses red's e esses green's vão hibridar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que penso, acho que na altura que andei a experimentar o aspirador, ainda não andava a usar a bomba de ar... :mrgreen: Vou ter que experimentar outra vez...Porque o aspirador é fabuloso, pelo menos a sua ideia. E mesmo para aquários pequenos como o meu, deve dar.

 

Obrigado babykhan, vou seguir as tuas indicações.

 

FAlex, se fizeres como no video do António Violante, depois de limpares o vidro, seca-o bem, se não vais ter a mesma dificuldade que ele para colar, uma vez que cola e água não funcionam muito bem. Aquilo estava sempre a descolar e podes acabar por ficar com bolhas ou vincos, o que estragaria o efeito. Atendendo que já tens o aquário montado e não o consegues mexê-lo devido ao peso, aplicar o vinil seria uma carga de trabalhos...

 

Continuo a achar a ideia da cartolina melhor e mais barata (provavelmente só terias o problema de não haver no tamanho do teu aquário, o que seria chato estar a colocar duas folhas, pois ficaria uma divisória (a sobreposição de folhas) à mostra, o que podias esconder com plantas). Desde que os bordos da cartolina estejam bem colados, ao longo de todo o seu comprimento, entre a cartolina e o vidro não entra água. Do outro lado, se forrares com aquela película que se usa para forrar os livros, ou um outro material autocolante qualquer que proteja da água, também ficas livre de perigo.

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.