Bonança


João Lopes

Recommended Posts

  • Replies 222
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

não sei se ja o estas a fazer , mas podias ir retirando um pedra de cada vez e escova-la muito bem , uma vez que isso ja estava num estado muito avançado e o mesmo se aplicando a esses vidros. o resto a medicaçao trata de todo o resto e ires removendo com a aspiraçao o maximo possivel das cianos e restantes algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se ja o estas a fazer , mas podias ir retirando um pedra de cada vez e escova-la muito bem , uma vez que isso ja estava num estado muito avançado e o mesmo se aplicando a esses vidros. o resto a medicaçao trata de todo o resto e ires removendo com a aspiraçao o maximo possivel das cianos e restantes algas.

 

 

Pois, eu só agora comecei a limpa-las, tem que ir por partes! :? Já retirei praticamente todas da akadama... Agora vou atacar o resto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se ja o estas a fazer , mas podias ir retirando um pedra de cada vez e escova-la muito bem , uma vez que isso ja estava num estado muito avançado e o mesmo se aplicando a esses vidros. o resto a medicaçao trata de todo o resto e ires removendo com a aspiraçao o maximo possivel das cianos e restantes algas.

Ainda bem que não sou o único... :chair:

 

:?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma, calma...

Não queiras resolver os problemas todos ao mesmo tempo, porque assim podes acabar por criar novos problemas!

Neste momento estás a atacar as cianobactérias.

Concentra-te nisso!

Vai controlando a amónia, faz TPAs com aspiração de detritos e algas, pelo menos uma vez por dia, cerca de 30%. Mantém as outras rotinas (iluminação e fertilização). è importante que manatenhas sempre os valores dos nutrientes dentro dos valores recomendados.

Se tinhas o aqua muito afectado, podes prolongar o tratamento por mais um dia que o teoricamente necessário... depois, faz uma TPA de 50% (ou +), coloca carvão activado no filtro, adiciona um activador de bactérias e espera uns 4 ou 5 dias (sempre monotirizando a amónia/amoníaco).

Então sim, o problema das ciano estará resolvido e então sim, é tempo de atacar outro(s) problema(s)...

Neste momento, quanto menos "mexeres", melhor.

A limpeza de outro tipo de algas é outra "batalha". Não lutes em duas frentes, a não ser que saibas muito bem o que estás a fazer.

Eu também pensei que talvez fosse melhor desmontar o meu aqua e recomeçar do zero, mas afinal depois ficou mais lindo do que alguma vez havia estado!

Tem calma que tudo irá correr bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora bem, depois de um tratamento com sucesso às cianos, novas fotos!!

Introduzi fauna "útil" , 4 Oto's e 1 SAE , para dar recado das filamentosas que me têm aparecido!

 

Fotos!

 

P2150030.jpg

 

As algas!

P2150039.jpg

 

P2150044.jpg

 

Sempre a trabalhar

P2150049.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem. Agora sim, é tempo de atacar as outras algas. Não te esqueças de fazer os testes e mantém esses valores de Nitratos e Fosfatos o mais estável possível.

Vais ver que com a nova equipe de limpeza isso vai melhorar a olhos vistos.

Daqui a uma semana já vai parecer outro.

 

PS: Esses Barbos fazem um contraste giríssimo num aqua plantado -)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esses tipos (sumatra) têm tanto de fantásticos quanto de terroristas... :(

 

estou a dedicar-me a 100 (e muitos) % ao meu 60cm (o dos danios margaritatus) para convencer a minha namorada a colocarmos um 90cm na sala.

aí sim, seria todo para esses talibans.

 

acho que perdem um bocado quando crescem (no 60cm).

 

e agora sim, é tempo de limpar esse alguedo!!! :)

 

ps. não te faz confusão esse "branco" dessas pedras, na frente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

Muito bem. Agora sim, é tempo de atacar as outras algas. Não te esqueças de fazer os testes e mantém esses valores de Nitratos e Fosfatos o mais estável possível.

Vais ver que com a nova equipe de limpeza isso vai melhorar a olhos vistos.

Daqui a uma semana já vai parecer outro.

 

PS: Esses Barbos fazem um contraste giríssimo num aqua plantado -)

 

Sem as cianos até dá um novo espirito! :cry4: Os testes tenho feito e os parametros continuam estáveis, No3 a 5ppm e po4 a 0.5 . Noto que os nitratos são consumidos sem irem a zero enquanto os fosfatos passam de 0.5ppm para 0.25ppm , penso que esteja bom. Outra coisa é que já nao limpo o vidro frontal todas as semanas ;)

 

esses tipos (sumatra) têm tanto de fantásticos quanto de terroristas... ;)

 

estou a dedicar-me a 100 (e muitos) % ao meu 60cm (o dos danios margaritatus) para convencer a minha namorada a colocarmos um 90cm na sala.

aí sim, seria todo para esses talibans.

 

acho que perdem um bocado quando crescem (no 60cm).

 

e agora sim, é tempo de limpar esse alguedo!!! :D

 

ps. não te faz confusão esse "branco" dessas pedras, na frente?

 

A Barbagem é aquela base! ;) Alem do contraste a vida que dão a um aquário é excelente!

Nas fotos, as cores dessas pedras parece que ainda ficam mais brancas, ao vivo ficam mais discretas! Mas o resultado de estarem assim tão brancas foi os oto's e o sae, limparam lhe o "sebo"!

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem melhor João!

Isso ta quase no ponto...de limpar as algas :puppydogeyes:

Tens de dar uma revolução forte nisso, aspirar tantas algas quanto conseguires, limpar os vidros, usar agua oxigenada nos inertes que não conseguires limpar e excel nas plantas. A minha experiência diz-me que algas conduzem a mais algas! Se tiveres algas no aquário elas vão crescer... não é por as plantas conseguirem captar nutrientes mais rápido que as algas deixam de conseguir também fazê-lo, só que o fazem menos e mais devagar. E uma bomba de circulação? Eu no nano tou com cerca de 20x o volume do aquário por hora, e apesar de a camaroada andar toda de lado, o que é certo é que algas nem vê-las!

 

Força nisso!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem melhor João!

Isso ta quase no ponto...de limpar as algas :puppydogeyes:

Tens de dar uma revolução forte nisso, aspirar tantas algas quanto conseguires, limpar os vidros, usar agua oxigenada nos inertes que não conseguires limpar e excel nas plantas. A minha experiência diz-me que algas conduzem a mais algas! Se tiveres algas no aquário elas vão crescer... não é por as plantas conseguirem captar nutrientes mais rápido que as algas deixam de conseguir também fazê-lo, só que o fazem menos e mais devagar. E uma bomba de circulação? Eu no nano tou com cerca de 20x o volume do aquário por hora, e apesar de a camaroada andar toda de lado, o que é certo é que algas nem vê-las!

 

Força nisso!

 

Boas!

Para já o excel e a bomba extra está fora de questão (€€€€). Comecei com a água oxigenada mas como tinha pouco apenas 2 ou 3 pedras foram "tratadas"!

Isto vai melhorando pouco a pouco.. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA's, TPA's e mais TPA's

NO3=5 e PO4=0,5 está correcto mas é muito à justa.

Descuidas-te um fim de semana, desce o PO4 para zero e lá voltam as algas a atacar. Estabiliza isso em 10 e 1 que tens maior margem de segurança.

Para além disso, como tens maior consumo de PO4 até podes colocar um niquinho mais, mas pouco, pois com PO4 baixo as green spot desenvolvem-se mais e lá tens tu de andar a limpar os vidros todas as semanas.

Já agora, cuidado com a agua oxigenada, não abuses. Tem calma que com TPA's valores de NO3 e PO4 controlados e CO2 suficiente isso vai ao lugar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA's, TPA's e mais TPA's

NO3=5 e PO4=0,5 está correcto mas é muito à justa.

Descuidas-te um fim de semana, desce o PO4 para zero e lá voltam as algas a atacar. Estabiliza isso em 10 e 1 que tens maior margem de segurança.

Para além disso, como tens maior consumo de PO4 até podes colocar um niquinho mais, mas pouco, pois com PO4 baixo as green spot desenvolvem-se mais e lá tens tu de andar a limpar os vidros todas as semanas.

Já agora, cuidado com a agua oxigenada, não abuses. Tem calma que com TPA's valores de NO3 e PO4 controlados e CO2 suficiente isso vai ao lugar.

 

Agua oxigenada só tenho usado sobre as algas nas pedras e algumas na akadama, mas TPA só me descuidei no carnaval, agora ritmo normal 2 em 2 dias Tpa + fertilização!

 

Vou por aqui umas fotos de hoje!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos! Agradecimentos ao Rui pelas fotos! Fotos destas é que tá bem :mrgreen:

 

Geral

DSC02755edit.jpg

 

Uma perola :shock: Ao principio não gostava muito desta planta mas agora revela-se um planta bem bonita

DSC02765edit.jpg

 

As algas e o funcionario :lol:

DSC02770.jpg

 

Han? que tal?

DSC02778edit.jpg

 

DSC02780edit.jpg

 

 

Agora uma ajuda, devido as guerras constantes, como posso tratar isto? Ele come e está normal, mas está dificil de sarar e se continuar a levar vai ser dificil!

DSC02777.jpg

 

 

 

Abraços

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que come bem (ele e os outros) nota-se. ;)

julgo que aumentar o nº de sumatras não é uma boa solução. eles ainda vão crescer e o aqua não tem espaço para mais... (e eu que o diga, não é?)

 

isso continua verde qb, hem!?! :music_singguitar:

faltam aí contrastes. mesmo os verdes estão muito "monótonos".

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que come bem (ele e os outros) nota-se. ;)

julgo que aumentar o nº de sumatras não é uma boa solução. eles ainda vão crescer e o aqua não tem espaço para mais... (e eu que o diga, não é?)

 

isso continua verde qb, hem!?! :thumbup3:

faltam aí contrastes. mesmo os verdes estão muito "monótonos".

 

abraço.

 

 

Comer bem é com eles, papa + flocos, desde que os comprei já se nota bem o crescimento! Comprar mais tambem nao acho solução, já tive 8 barbos e acabavam por saltar do aquario, isto 2x....

Tenho uma lótus que está muito escondida, estou a espera que cresça! Penso que a lótus mais umas cryptos que tenho que tambem estão pequenas vão ficar bem!

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente essas higrofilas como as tens dispostas ficam muito bem ;)

Donde é que elas terão vindo? :thumbup3:

Falta o tapete e a lotus aparecer, depois fica ok ;)

 

Eu tento mante-las baixas, que é como as gosto de ver onde estão e onde ganham esta cor excelente porque depois quando crescem vão perdendo a cor, por isso muita tesoura ;)

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom esse aquário. E os Barbos são muito bonitos... agora, estás com uma luta valente com esse alguedo!! Coragem a limpar isso! :)

 

 

;)

Tem que ser! Aos poucos isto vai indo ao sitío! :P

Comecei hoje a por água oxigenada nas algas que estão na akadama, vamos ver como corre!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.