acarloscc

.Membro Ausente
  • Content Count

    333
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

2 :)

6 Followers

About acarloscc

  • Rank
    Hiper Membro Júnior
  • Birthday 08/02/1977

Contact Methods

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Porto (Porto)
  • Localização
    Porto
  1. acarloscc

    acarloscc

  2. acarloscc

    Problema de algas

    sem adicionar químicos na coluna de água eu resolvi sempre esse problema com um apagão de 3 a 4 dias. antes e depois do apagão fazer uma TPA generosa. tem em atenção que as "ciano" aparecem normalmente em aquas com fraca circulação de água.
  3. acarloscc

    tanganyika em 60l

    eu já tenho um 2211 da eheim. mas por uma questão estética estava a pensar talvez num Eheim Liberty 2042. dava-me mais jeito do que o 2211. até para poder ter espaço para "esticar" o aqua. achas curto? (se esticar o aqua posso ir até aos 80(l)*30(p)*25(a))
  4. acarloscc

    tanganyika em 60l

    e se optar por esticar o aqua? isto é, se optar por um aqua com 70 a 80 de frente por 35 de fundo? já seria possível a aposta nos smillis com um casal de julis transcryptus?
  5. acarloscc

    tanganyika em 60l

    boas, povo das águas. pois é, depois de muito tempo nos plantados, a falta de tempo ditou o abandono daquele tipo de aquários. um plantado exige dedicação diária e investimento contínuo (CO2, fertilizantes, etc...) e nesta altura não dava. principalmente a questão do tempo. pensei desistir mesmo da aquarofilia, mas não consegui. já são alguns anitos e o bichinho está cá para ficar. virei-me então para os ciclídeos africanos. dentro destes, pelas limitações óbvias de espaço (só consigo ter um aqua de 60cm de frente), para os tanganyikas. entram aqui as muitas questões: que espécies? apenas shell dwellers? fui aconselhado a colocar uma colónia de smillis (6 peixes, no máximo) e um casal de brevis. seria uma boa opção? ou é preferível ficar-me só pelos smillis? definindo bem duas zonas (rochas e conchas) seria possível ter um casal de julis transcryptus com os smillis? o substrato será areia da praia. o layout, o mais simples possível. já agora, os shell dwellers precisam mesmo das conchas? não se adaptam a esconderijos entre as rochas? estava a pensar num layout apenas com rochas e areia. o mais minimalista possível. quanto à iluminação, qual o mínimo suficiente para um 60l? tenho uma calha com uma 55w (pll) mas tenho receio de ser forte demais e de potenciar o aparecimento de algas... quanto à filtragem, um Eheim Liberty 150 será suficiente? e finalmente, que cuidados específicos terei que ter na manutenção? já vi por aí pessoal a acrescentar um sal qualquer nas TPA's... é necessário?
  6. acarloscc

    combinação de peixes (ajuda)

    acabei por decidir-me por um cardume de rasbora mosquito (boraras brigittae). além disso reforcei a minha comunidade de celestichthys margaritatus com mais 4 rapazolas. thks.
  7. bem. no meu "private lounge" (60 litros +/-) tenho, neste momento: - 8/10 celestichthys margaritatus (ex-rasbora galaxy) - 2 iriatherina werneri - 2 otocinclus affinis - reds (não sei quantos) a questão é que, como certamente saberão, os "galaxy" são do mais tímido que pode haver... conclusão, tenho o aqua quase sempre "ocupado" pelo casal de iriatherina. ando a pensar então em acrescentar alguns peixes. gostaria que fossem, no máximo, das dimensões das iriatherinas. é aqui que vocês entram... sugestões? desde já, obrigado.
  8. acarloscc

    Bonança

    o que este aqua já foi! numa coisa mantens-te fiel... aos tigres! lool!
  9. acarloscc

    Recomeço ...

    cicla com uns flocos (eu faço-o com dois por dia numa aqua de 60l), mas não metas lá peixes nos primeiros tempos. enquanto andares a experimentar "layouts" usa uns panos por baixo das pedras. é que podes ter o azar de deixar cair uma (basta que aconteça de uns cm de altura) e lá vai o vidro.
  10. acarloscc

    private lounge

    bem, depois de uns meses valentes cá estou novamente. novidades, apenas o desenvolvimento da staurogyne sp. que vai crescendo devagarinho mas já ocupa uma boa parte da frente do aqua. estou a pensar tirar a bolbitis já que não se desenvolveu como eu queria. ando a matutar em soluções para o espaço que irá deixar. uma echinodorus uruguayensis... não sei... tenho mesmo que tirar umas fotos... ainda que as últimas se mantenham bem actualizadas (à excepção dos focos de staurogyne sp).
  11. acarloscc

    orion

    acabei por desmontar este aqua há uns tempos. o tempo cada vez era menos para ele e então preferi dedicar-me apenas ao "private lounge". ficou a experiência.
  12. acarloscc

    Separados por um rio

    viva Filipe. por essa descrição apostaria num cardume de danios margaritatus (galaxy). esse comportamento é típico. os meus, já com mais de um ano continuam assim. são precisas artes de camuflagem avançadíssimas para os conseguir apreciar. abraço.
  13. acarloscc

    private lounge

    grazie canito. o objectivo sempre foi esse. dentro do "simples", encontrar uma harmonia que me agradasse. espero que o resultado confirme essa vontade. bem hugo. acabei por arranjar a staurogyne sp por outro lado. já não conseguia esperar mais. de qualquer forma obrigado pela tua disponibilidade. ficam prometidas novas fotos para breve, já com a configuração final da flora. espero dentro de umas semanas ter o aqua como desejo.
  14. acarloscc

    60lt Novo layout 10/2009

    viva filipe. é como dizes... nesta fase talvez seja injusto dizer o que eu disse, pelo simples facto de que o aqua ainda não mostra metade do que vai ser. com estas novas fotos dá para começar a perceber algumas diferenças, principalmente na que foi tirada mais de cima. mas pormenores técnicos à parte (como linhas de tensão, etc), nos primeiros 5 segundos de contacto com esta nova montagem, a minha reacção foi aquela que descrevi... a culpa é tua. as tuas montagens anteriores foram sempre "pedradas no charco" (literalmente!!!) com visões sempre muito inovadoras. ou seja, na minha opinião, tens tido um percurso extremamente coerente nesse aspecto. aqui pareceu-me que, estando perante montagens com diferenças (o tal "v" em contraposição ao "mais centrado" e a diferente "função" das pedras), a visão é sensivelmente a mesma. mas sim, tenho a noção de que, provavelmente em menos de um mês, esta opinião será totalmente arrasada pela evolução do aqua. abraço. para que conste e porque não gosto que me coloquem palavras na boca: okocha, ninguém disse que a montagem está "fraquinha"... em primeiro lugar porque a minha pouca (ou nenhuma) experiência não me permite classificar um aquário do filipe como fraco. em segundo lugar porque a minha referência foi feita ao factor novidade. e se eu elogiei (e muito) a montagem anterior seria totalmente incoerente rotular esta de "fraquinha", já que encontro em ambas muitos pontos em comum.
  15. acarloscc

    60lt Novo layout 10/2009

    do melhor espera-se o melhor. mas, neste caso, admito que fiquei um pouco desiludido. não porque o aqua esteja feio (nem pouco mais ou menos), mas porque inovas pouco relativamente ao anterior... habituaste-nos a ver nas tuas montagens novidade e muita originalidade, ou seja a tal inovação. desta vez, pelo menos eu, fiquei com a ideia de que esta montagem é a anterior com uns toques diferentes. obviamente que estou a falar do hardscape pois a flora será quem mais poderá alterar esta minha ideia (e eu já vi aí umas bolbitis bem catitas). e também estou para aqui a mandar bitaites e tu, muito legitimamente, podes ter entendido fazer esta montagem sem grandes alterações de fundo... porque sim. mas porque se esperam aqui opiniões, deixei a minha (a culpa é tua, criaste um monstro). grande abraço.