José Prada

Moderador GERAL
  • #Conteúdo

    1143
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    13
  • Country

    Portugal

Community Answers

  1. José Prada's post in Ajuda - Caracóis was marked as the answer   
    Boas,


    Não tens. Tens é que perceber o que é o "ciclo do azoto" num aquário para perceberes porque é que há quem opte por colocar comida (ou mesmo bactérias).
     
    Tens aqui muita informação: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=248841
     
    Muito resumidamente, o objectivo é que se estabeleça no aquário uma colónia de bactérias capas de decompor os dejectos dos habitantes em compostos menos tóxicos (como os nitratos) que depois vão ser retirados do aquário nas trocas de água. Essas bactérias existem em todo o lado, mesmo num aquário recém montado... mas em número reduzido. Daí que se encheres o aquário de peixes logo a seguir, os níveis tóxicos vão aumentar muito rapidamente e as poucas bactérias não conseguem dar conta do recado e acaba por matar os peixes.
     
    A solução é aumentar a colónia de bactérias. Uma das formas é ir adicionando comida... que vai acabar por apodrecer e criar os mesmos compostos tóxicos dos dejectos dos peixes e que servem de alimento à colónia de bactérias. Mais comida, mais reprodução de bactérias. Assim, quando colocares os peixes já existe uma colónia de bactérias suficiente para os suportar.
     
    Outra solução (e que eu prefiro) é colocares os peixes lentamente. Em vez de colocares 10 peixes de uma vez, colocas só um. Os dejectos desse peixe não são suficientes para o aquário entrar em colapso, mas fornecem comida à colónia de bactérias para se desenvolver. Passado uma semana ou 15 dias, colocas mais 2... e repete-se o processo... e depois mais 4 e assim por diante até teres todos os que queres (dentro dos limites do aquário, claro). Este processo deve ser sempre feito, mesmo em aquários ciclados... se tiveres um aquário há 1 ano com 3 peixes e, de repente, meteres lá mais 20, provavelmente vai entrar em colapso pelas mesmas razões de um aquário novo. Novas introduções devem ser sempre faseadas.
     
    Boa sorte com o projecto.
  2. José Prada's post in o que é isto was marked as the answer   
    Boas,
     
    É uma physa. Não fazem mal nenhum, e até limpam o aquário de algas e restos de comida.
     
    Mas têm a tendência de se tornar uma praga muito rapidamente, principalmente se houver excesso de alimento (o que acontece quase sempre).
     
    Não aconselhava a meteres no aquário se não souberes exactamente o que estás a fazer!
     
    Cumps.
  3. José Prada's post in Aquário para camarões- dúvida was marked as the answer   
    Para CRS eu não o faria.
     
    Mas depende da manutenção que tiveres disposto a dar ao aquário, das características da água de reposição, das plantas que vais ter...
     
    Possivelmente a areia de sílica vai precisar ser aspirada para se manter branca, o que não é aconselhado num aquário de camarões, muito menos com substrato fértil por baixo, ficas sem efeito tampão para o ph que os substratos específicos proporcionam, é demasiado fina para o gosto das plantas... é só desvantagens.
     
    Cumps.