Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation since 06/07/2022 in all areas

  1. Acho que os vou manter pelo aquário...não me faz sentido descartar só porque não são tão bonitos... Penso que não. Se eu quisesse continuar com todos vermelhinhos tinha de ir seleccionando a cada vez que nasciam...deitar estes de low grade fora e ficar só com os mais vermelhos. Deixo-te umas fotos para veres o aspeto geral. Corre tudo bem à excepção da minha Hygrophila polysperma e que honestamente estou a pensar retirá-la. Todas as outras plantas estão bem. Ando também na luta para a parte de cima do aguário não ficar marcada com calcário(?!)... Entretanto também ando a estudar o que fazer para deixar 15 dias o aquário sozinho porque vou estar de férias. Uma boa quantidade de dinheiro em seres vivos...Como está a questão das cianobactérias?
    4 points
  2. Este início de semana, foi dia de ir gastar mais uns euros à loja... Adicionado: 5 x Caranguejos Eremitas Vermelhos 5 x Caracóis Nassarius 5 x Caracóis Trochus Coral NCF Yellow Eagle Eyes Zoanthid (2 pólipos) Agora as fotos: Anémona contente Anémona teimosa, que não sai debaixo da rocha para apanhar mais luz Hammer Coral (e não, não aumentei a saturação da foto, o verde é mesmo assim) Camarão, caracol e eremitas A concha a olhar para mim e com a trombinha de fora Fotos "de corpo inteiro" O objetivo aqui é ter anémonas suficientes para não se ver rocha... mas já comprei um "coralzinho" novo, não me vou aguentar sem comprar mais qqr coisa! 😅
    3 points
  3. E chegou o último peixinho do aquário. Um Betta Halfmoon todo irisdescente: Primeiras impressões: Betta pacífico (estava na Solaqua juntamente com Rasboras e super tranquilo). Em relação ao temperamento dele com as neocaridinas claro que já as tentou petiscar, mas como tem barbatanas muito compridas, não é suficientemente rápido para as apanhar. No que toca aos outros peixes, os Ember Tetra e as Corys tem um bocadinho medo dele e não tentam petiscar as barbatas do Betta. O Betta tenta ir atrás deles , mas mais uma vez, demasiado lento para os apanhar. Nota-se que ainda está um bocadinho stressado, só entrou ontem no tanque e é dar tempo ao tempo mas parece-me possível estarem os vivos todos em harmonia.
    3 points
  4. Bem, já comprei os Otocinclus. 12 no total. Na última mudança de água tive que limpar muitas algas, e apesar de não ter sido uma tarefa muito difícil achei que estava na altura de introduzir uma equipa de limpeza no tanque. A esta dúzia juntei 6 Amano Shrimp que tinha em outro aquário. Por enquanto vou ficar só com estes. A ideia era ter uns 15 Otos e 20 ou 25 Amanos, mas os bichos estão caros, e não dá para comprar tudo ao mesmo tempo. Em relação às plantas… continuo a ter crescimento em algumas zonas e melt em outras. Um bocado esquisito… posso ainda estar num período de transição. Mas como tenho mais crescimento que melt, não estou preocupado. Está até a ser engraçado ver como as diferentes espécies se estão a misturar umas com as outras… penso que vou gostar do resultado final. As cianobacterias é que não me têm dado descanso. Julgo terem diminuído… há dias até em que não as vejo… mas de um momento para o outro voltam a aparecer e lá tenho que as retirar outra vez. Já percebi que vai ser um processo longo, mas aos pouquinhos tenho esperança que elas comecem a desaparecer. Ainda não tive que pensar em antibióticos, o que é muito bom. Paciência e tempo… os ingredientes principais para um bom aquário 🙂 .
    2 points
  5. Boas Cristina Magalhães Foi muito sensato vires aqui fazeres essas perguntas antes de fazeres asneiras. Depende de qual decoração estas a falar,há decorações que contem tinta e essa tinta vai começar a sair para a água e acaba por poluir e matar os seres vivos,o melhor mesmo e ter tudo natural como seija rochas,ou troncos de madeira. Cristina deves ler sobre o ciclo do azoto antes de montares o aquário, vê aqui. Mesmo depois de leres e se tiveres alguma duvida vem aqui a este mesmo poste e diz quais as duvidas que haverá sempre quem te possa ajudar,outra coisa sempre que queiras comprar alguma coisa para o aquário mesmo antes de comprares vem e pergunta se merece a pena comprares,pois a sim poupas dinheiro em não compres coisas que não te vão servir para nada. Saudações
    2 points
  6. Ando a ganhar coragem para desmontar isto... mas gosto demasiado dos balões... Estes aquários estão quase em piloto automático
    2 points
  7. AHAHA o teu não tinha um nome muito melhor 🤣
    2 points
  8. 4 dias superados ... e tudo a zero 😄 next phase 7 dias para TPA e fertilizante caseiro para cima .... Fauna Introduzida nas últimas 2 semanas: Checks na última mudança de água 4 Endlers - Check 11 Ottos - Pelo menos 10 Check 8 Amanos - Pelo menos 7 Check
    2 points
  9. Vamos lá mostrar os novos habitantes do meu aquário: Pygmy Cory, são umas fofas!!! Muito simpáticas 😍 E E novo caracol (ops...I did it ahahha): Hoje tive a cortar plantas, tirar algas dos vidros, fazer uma grande TPA, colocar o Seachem Excel e pronto, siga! Aconselharam-me a comprar um Amano por causa das algas, mas achei que um só era pouco e ele ia sentir-se sozinho e como já vou ter imensas neocaridinas não quis estar a ir por aí.
    2 points
  10. novas adições ao Aqua como anteriormente dito ... 6 Ottos e 8 Amanos aqui ficam umas chapas; Os amanos são uns timidos primeiro que veja um vai la vai ... hj de manhã consegui encontrar 3 estavam juntinhos 😄 depois de almoço já só consegui ver 3 ... espero que nao se tenham suicidado, ontem tinha um que parecia que ia fazer a maratona de um lado para o outro do aquario ... e ... os Ottos todos satisfeitos a banquetearem-se nas diatomáceas
    2 points
  11. Olá bom dia a todos. Queria só deixar aqui um sincero obrigado e um caloroso abraço a todos aqueles que, usando dias de férias, com despesas do próprio bolso, muito trabalho e poucas horas de sono, proporcionaram a presença da aquariofilia e mais especificamente dos Bettas (Associação Portuguesa do Betta) na PETFESTIVAL deste ano. Obrigado mais uma vez a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!
    2 points
  12. fotes do que se vai passando por aqui 😄 No petisco das diatomaceas pareçe que está feliz da vida 😄 e como está tudo Wide
    2 points
  13. E as pedras!!! Que essas é que precisam de ser limpas. Eheh. Agora os camarões e depois os Tetra.
    1 point
  14. Fiz uma novo video do aquario , alguem sabe de quem sao os ovos? Eu acho que é das coridoras. fotos em baixo Habitantes 4Escalares (Penso que sao 2 casais) 4 boteas palhaço 10 Nariz de bebados 4 coridoras Albinas 2 coridoras Bronze 2 coridoras Sterbay 2 garras rufas(peixe dr) 4 otos 1 Ancistru https://photos.app.goo.gl/CxzkPzn5jQqYADj9A
    1 point
  15. Ja disseram tudo, se tens quem va a casa, tambem pode ser boa ideia pedires para repor a agua evaporada, e o que costumava fazer. Agora que comprei o waterrefil da Eihem, ate tem ficado sozinho sem nenhum stress... As plantas la sofrem um bocado, mas nunca nada de muitooo grave.
    1 point
  16. Obrigada! Não sei se reparaste mas a Eleocharis está praticamente a tomar conta de todo o tapete, o que não me incomoda particularmente. Em relação à Hygrophila vou fazer o que me aconselhaste. Honestamente parece-me falta de Potássio (pelo que li na internet...). Fico feliz em saber que tens conseguido manter controlado e que os teus esforços estão de alguma forma a dar frutos. Não me digas que ainda vais querer algas nesse aquário? 😅 Sim sim, o melhor é não fazer contas ahahah mas a verdade é que gastar todo de uma vez ou aos poucos é basicamente o mesmo... Obrigada pela dica. A única coisa que vou fazer é arranjar um alimentador automático e ver como funciona durante uns dias. Tentar reduzir ao mínimo a quantidade de comida que sai para não haver picos de amónia durante a minha ausência. Uns amigos meus também vem cá a casa ver a minha gata e por isso dão um olhinho do aquário.
    1 point
  17. Viva. Se fizeres uma boa TPA antes das férias o aquário aguenta relativamente bem. O que não aguentam são os peixes sem comida tantos dias. Ou consegues que alguém vá colocar comida nem que seja dia sim/dia não ou então arranjas um alimentador automático. Nunca tive nenhum, mas segundo já li, convém arranjar um antes das férias para te habituares ao funcionamento dele. Aquelas barras de comida que dizem durar uma data de tempo só estragam a qualidade da água e não alimentam nada de jeito.
    1 point
  18. Ah... as manchas de calcário... embebe uns guardanapos com sumo de limão e bicarbonato de sódio e deixa-os em cima das manchas umas horas. Depois tiras os guardanapos e é só limpar. Não deixes é isso escorrer para dentro do aquário 😉 .
    1 point
  19. Mais de 6 meses sem updates aqui ->> Check! A bem da verdade também não houve grandes alterações nisto e daí não ter grandes razões para vir aqui fazer update. Algumas plantas foram alteradas, foram adicionadas mais umas pedritas e a fauna teve uma ou outra alteração. De resto, tem sido basicamente só tpa's. Quando a luz ligar a ver se tiro uma foto do estado actual. (Já está).
    1 point
  20. Mais uma pequenas alterações, uma tampa feita a medida e os Lily Pipes. Em relação a tampa depois de a colocar no sitio fiquei com a sensação se o aquário não estaria muito fechado. Mas tem 5mm ao redor do aquario e um espaço onde tem o tronco de fora e a entrada dos tubos. Apesar da Calha ser pequena em tamanho, não estava a pensar em mudar porque o que tenho não requer nada de especial, uso a 30% de intensidade, então cortei uns apoios de um acrílico que tinha no trabalho e penso que fica assim. Notei que tinha alguma gordura na superfície e todos os dias parava o filtro e com papel absorvente ia limpando ja estava melhor e ficou melhor ainda com os Lily Pipes. Tenho o tubo a fazer um bocado de pressão e o skimmer fica ligeiramente inclinado, tenho de tentar dar a volta a isso, penso que seja só questão estética.
    1 point
  21. Coitaditos. Que lhes vais fazer? Há alguma hipótese desses degenerados terem bebés que se assemelhem aos seus progenitores? (não percebo nada de bebés camarões...) E o resto do aquário, como vai? Eu ando a fazer contas à vida para ver se compro a minha equipa de limpeza... mas não está fácil. Queria ficar com uns 20 Amano e uns 10 Otocinclus. O valor total é de quase 100€ 😞 .
    1 point
  22. Aqui está o motivo pelo qual eu não via camarões ahaha há uns degenerados:
    1 point
  23. É para isso que aqui estamos,para ajudar no que for possível sempre. Saudações
    1 point
  24. Eu já não quero outra coisa.
    1 point
  25. 😍😍😍 Este fim de semana avistei pela primeira vez bebés camarões:
    1 point
  26. cardume só para depois das ferias nao me quero ausentar e meter aqui 30 peixinhos a botarem amonia e nitratos á farta e eu nao poder controlar lollll ficam aqui mais umas fotos de outra perspectiva e um filmezito de uns bigodes 😄 https://photos.google.com/share/AF1QipMdlUN-0fT6bqYOKA_8N6hcqAdtQ3Hv4VAadcAPNcsGI0gmcqHqrwcjp-EI-Ztd5w/photo/AF1QipNxGIwBZkmFqhcUPwDX6-P1cgwjY0DXgfaDDHsI?key=UDRyNjBHVVBDalBqSXVOdjM1aE01UWthR0hQVDlB
    1 point
  27. Não fiques triste. Em algum momento terias que passar por alguma desilusão. Vais ver que isso muda do dia para a noite. Quanto aos Tetra andarem a comer as crias de caracóis... não sei como te ajudar. Talvez tentar uma maternidade e colocar lá as mães enquanto estiverem grávidas. Também já ouvi experiências com esfregonas dentro do aquário, para os bebés se poderem esconder.
    1 point
  28. A saga continua... A "árvore" deu "frutos" O reflexo é que me dá cabo disto tudo... Quando o @Tozé Nunes te avisa para ter cuidado com a Hidrocotyle e tu não ouves... ela fica-te com a casa! Eu pensava que estavas a falar só do aquário!!! 😂
    1 point
  29. Tivemos uma baixa no aquário...desta vez foi o Clithon subgranosa. Basicamente o que acho que aconteceu foi que ele descolou se do vidro, num dia que não estava em teletrabalho e ficou demasiado tempo de "patas para o ar" 😭 péssima "mãe" de caracóis. Entretanto hoje ainda não vi as minhas neocaridinas 🙄 os bebés nunca os cheguei a ver... Não faço ideia se estão vivos ou não, mas estou desconfiada que os Ember Tetra os comeram 😢 Tirando isso, todos os peixes me parecem estar tranquilos uns com os outros 😀
    1 point
  30. Obrigado pela força, Diogo! Grande abraço.
    1 point
  31. Deixo aqui um update... A minha mulher disse que queria tudo pronto, ja estava cansada de ver "coisas" desarrumadas no terraço... e assim foi. Dei uma limpeza nos tubos e na entrada e saída de agua, pareciam novos e pus em uso até encontrar outros que me chamem a atenção. A ideia de deixar a parte de trás aberta era para passar os tubos e as fichas elétricas e mas tive de fazer um furo lateral para a passagem dos tubos e até ficou impecável. Num futuro vou acabar por fechar a parte de trás e tratar de ter mais espaço para a arrumação dentro no móvel. Entretanto tinha me aparecido umas raízes que alguém se estava a desfazer delas mas tinham 1 metro e tive a serrar até conseguir fazer uma ligação entre as 2 e perece-me que ficou bem, apesar da diferença de cor mas a que eu tinha já tinha estado debaixo de agua a mais tempo e as 2 ultimas semanas esteve fora de agua e deve ter perdido volume. Uni as 2 raízes e as prendi a uma pedra com 1 dedo de grossura mas com uns 15cm de comprimento e já as consegui fazer ir ao fundo. Com tudo montado, raízes, areia, pedras comecei a encher de agua. Passado 1 semana, eu jurava que tudo estava dentro de agua, mas foi saindo aos bocados, foi ganhando altura. Agora estou lixado, nem sei como vou fazer com a tampa. Sábado falei com o Sr. da loja ontem tenho ido desde o inicio, onde me disse que a ciclagem no meu caso era um bocado diferente porque não tinha um plantado, tudo era inerte, areia, pedras e troncos, tinha tirando as cerâmicas do outro filtro e tinha passado para o filtro novo e se tivesse tudo a 0, a amônia, nitrato e nitritos podia iniciar a introdução dos peixes. Levei a agua para testar e tinha tudo OK e comecei por introduzir 2 Ansistrus Sp e la andam eles tronco a cima e tronco a baixo. Enquanto ainda não recebi os apoios para a tampa e estando sem a tampa, fiz um apoio só para testar se a calha led seria pequena no tamanho mas como o que tenho não precisa de muita luz e tenho a luz a 30% penso que fica esta mesmo. Depois tenho de tirar umas fotos com uma maquina melhor.
    1 point
  32. Com um bocado de mangueira de ar faça um circulo (tipo aro de anjo) e ponha à volta de onde o filtro cai na água
    1 point
  33. Ahahah só fica rosinha porque na verdade ele é "branco", com partes dar barbatanas alaranjada e azuis. É difícil descrever a cor deste Betta, muda muito com a luz mas é super diva ahahah Quando ele tiver mais ambientado tento tirar com um espelho a foto de barbatanas abertas. Acredito que dê para fazer truques e sem dúvida o peixe mais esperto que tenho aquário.
    1 point
  34. Obrigado aos dois pelo apoio. Não vou desistir já. Nem pensar! Tenho muito trabalho investido naquele aquário. Por um lado é menos mau que tenha acontecido nesta fase, ainda sem os vivos no tanque. Se tiver que reiniciar o ciclo do azoto, pelo uso do antibiótico, só perco mesmo tempo. Mas não queria nada. Obrigado mais uma vez.
    1 point
  35. Bom dia todos! Estive meio ausente da aquariofila durante alguns anos, mas nunca completamente fora. É impossível :) Sempre houve alguma água (pouca) e algumas barbatanas por casa. Verão passado (2021), tive a oportunidade de arranjar um aquario de 270L bem em conta, e como a filha (7 anos na altura) até gosta de ver uns peixinhos... Hora de arregaçar as mangas com um pouco de bricolage. O aquário necessitava de uma boa limpeza e algumas mas pequenas "obras", mas nada de mais... com mais um par de mãos da filha, rapidamente se concluiu :) Objetivo eram peixes peixes dourados. Ora, estes peixes crescem um bom bocado e são um bocado "cagões", o que implica um bom filtro! E um bom filtro externo iria lá para um par de centenas de euros! Há muitos anos, tinha feito uma pequena experiencia com umas garrafas plasticas e midia de filtros... e aquilo apesar de não ter resultados comparáveis com um bom filtro externo, até que fazia a função básica de conversão da amónia em nitritos e nitratos! Retomei a ideia do filtro DIY para este aquário, mas agora de uma forma um pouco diferente! É basicamente uma pequena caixa de cultivo de aquaponia! Uma caixa plastica de arrumações, bolas de argila expandida, tubos PVC e uma bomba para transferir áqua do aquário para caixa. Na caixa está construido um sifão, que sempre que o nivel de água chega ao seu máximo, descarrega rápidamente toda a água de volta ao aquario. São cerca de 25L de agua constantemente a subir e a descer no filtro DIY! No filtro existem cerca de 40L de argila expandida que após ciclagem de todo o sistema, mantem amónia e nitritos a zero! O componente de maior custo é uma bomba de retorno de 1500L/h, que ronda os 25/30 Eur. Numa tentativa de reduzir a quantidade de água nas TPAs, foi adicionada iluminação por cima do filtro e plantadas varias plantas de crescimento rápido! A iluminação é constituida por 4 tubos T8 LED (36W no total) de luz branca (6400ºK), o que rondou os 20 EUR. Já estive mesmo muitas plantas diferentes à experiência durante estes 10 meses :) Os peixes mais que duplicaram em tamanho e consequentemente a quantidade de amónia libertada na água terá também mais que duplicado! Atualmente são 5 dourados com tamanhos entre cerca de 5/6Cm e cerca de 12Cm! No entanto as TPAs de cerca de 40L (+/-15%) semanais têm sido suficientes para manter os nitratos a rondar os 25mg/l. Com o crecimento dos habitantes, já se exige mudança para algo maior! Com jeito, o trabalho do próximo verão será a construção de algo entre 600/700L. O preço do vidro está assustador ... mas alguma solução se irá arranjar Consequentemente, será também construindo um novo filtro semelhante ao atual, mas de volume também substâncialmente superior! Infelizmente, não tenho fotos da construção do atual filtro, mas poderei colocar da construção do novo, assim que o construir! Ficam aqui algumas do filtro atual ao longo dos seus 10 meses de funcionamento: Até Dezembro, básicamente era um simples filtro biológico. A partir daqui começaram as experiências em extrair também os nitratos da água! Várias plantas à experiencia... aquaticas (debaixo das caixas transparentes), alface, aromáticas, etc...
    1 point
  36. Otocinclus, então. Ou compras umas plantas de carpete, para consumirem os nutrientes a esse nível.
    1 point
  37. Ahaha chateia nada 🤣 como tenho o aquário na sala, acabo por estar imensas vezes a olhar para ele 😂 vejo tudo em primeira mão ahaha
    1 point
  38. Shiiii as Corys são tão fixes! Acho-as espectaculares e sinceramente ando a pensar em por umas no meu aquario.
    1 point
  39. 🙂 Olá! É verdade estou a conseguir controlar as algas mas isto está complicado para as que estão agarradas às rochas. Tenho de ver um metodo qualquer para as tirar de lá. Mas de resto...é verdade, está super interessante. Dos bebés ainda não percebo quais são machos e quais são femeas. Vamos lá ver o que sai dali 🙂 E sim @Sofia Correiao teu aquários está mesmo muito muito giro. Hei-de experimentar fazer um nesse formato. Adorei.
    1 point
  40. Relaxa. É normal que por vezes te sintas assim. Já dei por mim muitas vezes irritado com o aquário, e isso reflete-se depois em outros ambientes. Não podes deixar que te afecte. Tens que pensar que um aquário é um microsistema em constate progresso, e que há dias bons e outros menos bons. Esperemos que nunca chegues aos dias maus 🙂 . Que também se ultrapassam, mas trazem mais trabalho. Olha à tua volta... a tua casa não é perfeita... o teu emprego não é perfeito... tu própria não és perfeita. Porque é que o aquário havia de ser? É verdade que devias ter reduzido a luz antes de ires de férias. Julgo ter chegado a mencionar isso. Mas também pode ser coincidência. Não há nada por que ele tenha passado que não teria passado se tu tivesses em casa. Não ia ser por desligares a luz mais cedo que ele ia ter outro comportamento. As algas podem ter apenas aparecido por teres agora mais matéria orgânica a circular no aquário, com a introdução dos vivos. Faz parte. Eu recomendava-te usar Seachem Excel, mas não sei se queres estar a por químicos na água. Outra coisa que podia ajudar era o CO2, mas isso já percebi que não queres colocar por agora. Em relação ao fungo nos troncos... é ir limpando e ir esperando que ele deixe de aparecer. Em relação a isso não conheço mesmo outra solução. Cabeça para cima e ânimo. Tens um belo aquário. Só precisa de alguns ajustes, e ainda estás em processo de aprendizagem.
    1 point
  41. Bom dia, Já desenvolvi mais uma bocado a parte logística da localização do aquário e espero não ter grande influencia estar ao lado da lareira, como o aquário só tem 30cm de largura está fora do campo de calor que a lareira, mas vou controlando a coisa quando acender a lareira la para Dezembro. Bem, depois de andar a volta com a estrutura e estes aumentos de preços generalizados, o ferro aumentou bastante e a madeira também o que demorou um bocado o planeamentos das coisas, mas foi andando. Fui aproveitando tintas e madeiras que tinha e tive de ir comprar mais madeira e fui revestindo a estrutura. E depois as portas e 2 de mãos de verniz... Não sei se é a qualidade da madeira ou do verniz mas pensei que ia ter mais detalhe das madeiras, mas não ficou visível. e depois já no sitio final. Ainda falta fazer uns furos laterais para passar os tubos do filtro, como ainda nao estava no sitio nao tinha bem a ideia de como iriam ficar os tubos. E ontem a noite ainda consegui meter o vinyl por trás e felizmente não ficou nenhum bolha 🙂
    1 point
  42. fauna já posto umas fotitas que introduzi uns 4 só para mijarem e cagarem á vontade 😄 Vou ter Endlers (já lá estão 4 mas meto mais) apenas machos mas com o tempo são para retirar deste e passarem para um outro aqua uns Ottos ainda nao sei qtos mas minimo 6/8 caramonada gostava de meter uns neocaridina Blue ... acho que o contraste com o verde e o avermelhado das rochas notava-se bem ou entao uns Red para fazer contraste com o tapete depois um cardume de Borara brigitae e um cardume de Corydora Pigmae e umas Niritinas para ajudarem na limpeza
    1 point
  43. Nesta altura pintas brancas na parte grossa das barbatanas e da "cara" pode ser apenas um macho pronto para acasalar. Sem foto, é impossível de saber. Fezes brancas pode ser simplesmente de não estar a alimentar de maneira adequada, mas tambem podem ser parasitas. Os peixes dourados não têm estômago, pelo que devem ser alimentados pelo menos 2 ou 3 vezes por dia. No meio disto tudo, faltou a informação mais importante... Qual é o tamanho do aquário? Tem filtro? Já fez testes á água?
    1 point
  44. A cada mudança de água, as pedras ficam mais claras e mais bonitas. As plantas ainda não começaram a recuperar, mas aquele “apodrecimento” que estava a piorar de dia para dia parece ter estagnado. As coisas estão no bom caminho.
    1 point
  45. 1 point
  46. Olhem quem vai ser mamã 😍: PS - Preciso limpar estes vidros 😬
    1 point
  47. Boas pessoal! Então aqui ficam as novidades. Aquário com cerca de 1 mês e 7 dias de ciclagem. Nas últimas duas semanas, começaram a aparecer as belas das algas, tanto diatomáceas como uns filamentos verdes. Tentei aligeirar a coisa introduzindo Seachem Seagel no filtro e notou-se diferença. Tenho introduzido também Excel e o Advance. Mesmo assim as pedras (e vidros) têm sido limpas a cada TPA (tenho feito de entre 40-50% de troca de água, nas primeiras semanas de 3 em 3 dias e agora mais espaçado) Quanto à flora, tudo ok excepto a MonteCarlo que meltou quase por completo mas agora parece que quer desenvolver qualquer coisita e espero que comece a fechar como tapete. No dia de ontem introduzi uma equipa de limpeza composta por Otto's, um Sae, umas Japonicas e duas Pulligeras. Aqui fica o aspecto geral actual: Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
    1 point
  48. Primeiro esboço: Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
    1 point
  49. Eu por acaso não como marisco, mas tanto quanto percebo, quem gosta de marisco gosta mesmo!!!
    0 points
  50. Chama-se o quê!?!?!? Coitado do moço! Isso é nome? O meu chamava-se Zé Pila.
    0 points