Classificação


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 03/17/19 Em todas as areas

  1. 4 points
    Boas malta! Deixo mais uma actualização. 11º dia Até agora tudo a correr bem, em média tenho feito TPA de 2 em 2 dias. Não estava completamente satisfeito com o Layout, sobretudo o lado esquerdo, então fiz algumas alterações, com a retirada de um ou outro elemento, e a introdução de mais flora. Já actualizei o tópico inicial com a flora correcta. Depois de analisada a água do aquário em Loja e dos valores de amónia e nitritos estarem bons, coloquei a primeira fauna: duas Caridinas japonicas e dois Otoclinclus Affinis. A ideia é ir progressivamente aumentando a equipa de limpeza. Estou também a pensar em experimentar inserir a curto/médio prazo CO2 no aquário. Abraço.
  2. 4 points
    Boas a todos! Gostaria de apresentar o meu aquascape de 60x34x35 cm! É ainda o único scape que mantenho em casa (por falta de espaço principalmente) e foi o aquário que me lançou na aquariofilia (lembro-me apenas vagamente do meu irmão ter uns aquários de guppys quando era muito novo...). Está a trabalhar desde 2016 sem interrupções, mas viu imensas alterações de layout, de equipamento e foi evoluindo de acordo com o meu conhecimento da aquariofilia e noções de aquascaping. O vidro em si não é nada de especial, foi comprado numa Agriloja nesse ano, em kit com umas luzes terríveis e um filtro interno que claramente não servia para esta litragem. No entanto, tem estado fortissimo até hoje, nunca tive problemas de fugas nem nada do género e apesar de há tempos para cá me irritar um pouco o silicone preto ou o rodapé, hoje em dia olho para ele com algum carinho precisamente por ter sido (e continuar a ser) o aquário onde aprendi e vou aprendendo todos os dias. O aquascaping para mim é a forma mais bonita que encontrei de conciliar a minha formação (Biologia), com um hobby extremamente completo, e gostaria muito de poder utilizar esta arte como forma de consciencialização ambiental para as questões de conservação dos ambientes aquáticos, muito em linha com a "missão" do mestre Amano. Juntamente com o @JoaoCandeias.flow (que me ensinou 90% das coisas que sei hoje em relação ao aquascaping) criámos a nossa "marca", para poder então transformar um passatempo em algo profissional e com objectivos alargados. (Atenção, por favor não levem este post como tentativa de publicidade, apenas seria impossível não referir o flow. nesta história) Assim sendo tenho para vocês algumas fotos e um video do estado actual do aquário. Segue também a lista de equipamento: Aquário: 60x34x35 Iluminação: MasWas 60cm Filtragem: Hydor Prime 20 CO2: Pressurizado com difusor inline JBL ProFlora Direct Hardscape: Xistos colectados por mim, e Red Moor Wood Substrato: Aquario Neo Soil Plant Fertilização: Tropica Specialized e Premium Flora: Background: Heteranthera zosterifolia; Pogostemon erectus; Nesaea crassicaulis; Eleocharis acicularis mini Middleground: Anubias (variados tamanhos); Bolbitis heudelotii; Hygrophila pinnatifida; Proserpinaca palustris 'cuba'; Cryptocoryne sp.; Bucephalandra Wavy Leaf, Brownie e Green; Taxiphyllum barbieri; Nymphaea lotus. Foreground: Pogostemon helferi; Cryptocoryne albida ‘Brown’; Micranthemum "Monte Carlo"; Lilaeopsis brasiliensis; Fauna: Um casal de Puntius titteya (Barbo Cherry); 5 Aplocheilichthys normani (Lamp Eye); 3 Hyphessobrycon bentosi; 6 Corydoras sterbai; 1 Rineloricaria sp. (Red Lizard Whiptail Catfish); 3 Ancistrus sp. Alguns Caridina multidentata e Neocaridina "Blue Dream" Video: Fotos: Espero que gostem!
  3. 4 points
    Boas pessoal Vamos la atualizar isto. Aqui ficam umas fotinhas para verem como es encontra o menino 😃 De momento parece-me tudo ok. Fertilização ok, luz ok, o co2 voltei ao atomizador para lhe dar outra chance. se em 1 semana nao tiver os resultados que quero mudo mesmo para o difusor e nao mexo mais. Claro que tenho uns verdes aqui outros ali mas nada demais. Hoje TPA com poda com replantação de algumas plantas. Para a semana é limpeza do filtro ( os tubos estao limpos entao nao vou mexer) Vou tentar puxar ao maximo o que conseguir para depois tentar tirar uma melhor foto. Nas plantas caule comecei a dar forma entao vamos ver quando crescer para ver se consigo dar aquela forma redonda a seguir a pedra grande da frente. Decidi tirar as fotos sem nenhum equipamento, nao sou nenhum profissional mas dá para ver bem como está a ficar, acho =D. Bom vamos la as fotos que o que a malta quer é isso =D O que acham? Grande abraço
  4. 3 points
    Dia 85 - 17 de Março Por aqui o tempo é muito escasso... Mas vamos lá actualizar o tópico. Retirei um pouco de mote carlo a zona central e acrescentei mais um pouco de reineckii. Uma foto um pouco manhosa mas dá para perceber. Isto foi na passada semana. Hoje foi dia de poda geral, inclusive tapete, ficou um pouco amarelado em algumas partes mas depois vai ao lugar, pelo menos é o que dizem vocês. Depois as moitas lá trás que já deviam ter sido podadas a semana passada. A areia do caminho estava tão bonita, agora os amanos arranjaram maneira de dar outra cor, mas percebi donde vinha e coloquei lá uma pedritas a impedir o deslizamento de substrato. Era dali do meio, entre as pedras, espero que resulte, e desarrumem menos a casa. Depois a geral, estás podas assim drásticas dão - me cabo da cabeça, insegurança da minha parte e "noobisse", enfim, tá difícil mas estou a esforçar - me. Estás buces é que me desarmam, dão - se aqui muito bem, é mesmo lindo de se ver. Faz-se primavera e isso anima-me. A fauna parece-me animada... E pronto, assim vão andando as coisas.
  5. 2 points
    Olá Boa Noite a todos!! Sou o Luís Miguel Silva, tenho 39 anos de idade, sou Licenciado em Engenharia Informática desde Dezembro de 2013 pela UAL ( Universidade Autónoma de Lisboa). Sou um fã enorme da Aquariofilia , em especial curioso e entusiasta na criação do Guppy. Comecei há muitos anos atrás quando comprei o meu primeiro aquário de 30 L . A minha grande curiosidade levou-me a ir a uma Loja de Animais onde moro e para meu espanto um dos peixes que mais chamou a atenção foi o Guppy pelas cores lindissimas. Com o passar do tempo fui começando a investigar a genética e a origem real dele o que causou grande espanto porque o Guppy no ambiente natural é cor prata completamente sem pigmentos de cor. O Guppy e realmente um animal fascinante e que causa muita curiosidade a quem quer começar com o Hobby da Aquariofilia. Facilmente adaptável, sociável, tudo o que podemos de um peixe. o mais interessante de tudo e a genética e a forma como foi gerada a cor na pigmentação das barbatanas e no corpo.
  6. 2 points
    Boas Vai mais um update a este projecto. Hoje fiz uma poda ainda mais radical ao ponto de expor de volta todo o hardscape escondido neste layout. Após isso aqui tenho uma foto tirada a pressa antes de sair para o trabalho. Como disse as plantas foram podadas ao máximo de forma a revelar o hardscape que estava escondido. Isto trouxe o problema de que nas traseiras as plantas estavam danificadas na parte debaixo. No entanto plantei alguns dos topos e espero que recupere. Outra coisa que notei foi que o hardscape já não é 100% igual ao original, houve um compactamento significativo do substrato e também talvez devido ao peso algumas rochas afundaram-se no substrato. Fui fazendo o que podia para restaurar a forma original. Além disso adicionei uma pedra extra nas traseiras lado esquerdo. Não sei porquê, não estava contente com esse lado. Agora fica a faltar uma limpeza profunda das Rochas para ficarem todas com a cor original, hoje já não tive tempo. Como é visível na foto as plantas não estão no seu melhor após a poda, mas tou a contar que recuperem bem. Que acham? Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
  7. 2 points
    Boa tarde pessoal. Como sabem este aquário foi o meu segundo projecto neste mundo... Sendo que o primeiro foi apenas para iniciar, e este para aprofundar conhecimentos. Já tenho algumas noções, mas sei que ainda tenho muito para ver e aprender... O que eu quero neste momento, e uma ajuda da vossa parte, quero redesenhar o meu layout... Pois o querer adquirir conhecimento sobre tudo ao mesmo tempo, levou a que tenha metido tudo e mais alguma coisa para dentro do aqua... Incluindo fauna incompatível e etc (conforme foram acompanhando e ajudando). Agora que me sinto mais confortável e com algum conhecimento mínimo de como as coisas funcionam, olho para o meu aquário e não vejo uma paisagem bonita e harmoniosa... E como é óbvio quero contornar isso! O objetivo neste momento é fazer as devidas modificações, MAS sem fazer alterações profundas! Vou deixar foto geral do aqua, e fotos de pormenores. E quero que me ajudem e dêem ideias do que eu possa fazer, mas relembro que não não quero mexer em pedras estruturais e etc... Como por exemplo a lateral esquerda, que tem um monte rodeado de rochas. Nesse local não quero mexer pois é onde as minhas Collies se sentem bem e com muitos esconderijos criados. Quero que me dêem ideias para tornar o landscape harmonioso, assim como a flora. O que deva remover, trocar ou adicionar. Obrigado desde já malta! Cumprimentos, Edgar Mendes
  8. 1 point
    Acho que o lado esquerdo já está bem definido. O lado direito parece-me confuso.
  9. 1 point
    Boa tarde Galera!! Segue abaixo o segundo vídeo do projeto!!! E não ta fácil ein...kkkkkkkk Se inscrevam no canal!!!!
  10. 1 point
    Se fosse mais perto ficava com as anubias. O tronco guarda-o algures, mais tarde ou mais cedo vais precisar dele... acredita.
  11. 1 point
    Eu não acho que esteja mal! E se o sistema está saúdavel não convém mexer muito! Podes por exemplo colocar mais umas plantas seja no solo seja agarrado aos troncos. Não! Só em casos extremos de muita circulação que impeça os peixes de conseguir apanhar a alimentação atempadamente.
  12. 1 point
    Grande apresentação, gostei do vídeo e gosto muito do layout, estás no bom caminho mesmo, esse red lizard é mesmo um espectáculo. Vai actualizando. A acompanhar.
  13. 1 point
    Boas MrRodri22 Só se for xisto,o que na zona onde moras vai ser muito difícil de encontrares,aqui nessa zona há muita pedra mas são muito calcarias. Cumprimentos
  14. 1 point
    Obrigado pelas palavras Tozé. O musgo entretanto já preencheu mais e parece me estar melhor agora, também não gosto muito de como estava nessas fotos. O vídeo é mais recente que elas. A BBA vem de há bastante tempo quando ainda tinha outro layout aqui. Este aquário dificilmente teve um historial de "estabilidade".. flutuações de co2, luzes diferentes com horários diferentes, fertilizantes DIY... E a óbvia preguiça e falta de noção de técnicas básicas de manutenção durante muito tempo. Entretanto apenas se manteve pelo hardscape e atualmente está quase só nos troncos .. nem queiras ver quando tinha aquele xisto á esquerda completamente tapado por BBA 😋 Aos poucos vou dando uns tratamentos localizados e há muito tempo que está controlado. A luz coloco nesses suportes quando faço a manutenção, facilita muito o acesso e continua a iluminar o aquário enquanto trabalho nele. Foram colocadas quando tinha um foco LED para exterior comprado no Aki... Enfim invenções atrás umas das outras 😅 Ah e o catfish é um paz de alma. Adora estar no meio das moitas a quando se faz a manutenção tem de se insistir muito com ele para sair da frente 😁.
  15. 1 point
    Muito bonito esse teu plantado, Pedro. Bastante harmonioso. Só não gosto muito da maneira como tens o musgo nos troncos. Esse catfish é espectacular 😀 dasse bem com os ancistrus? Nas fotos tens a calha presa a uma prateleira bem acima do aquário e também apoiada nos vidros. Qual é a versão que mantens agora e porquê? Muito boas fotos e vídeo! Ah! O meu cotovelo mandou dizer que tens aí uns focos de BBA 😂
  16. 1 point
    Boas Diana Rebelo Bem vinda ao Fórum,deves saber o que são hierarquias,pois bem esta ai,um dos Guppys manda ai no bairro,ou outro terá que esperar ate ter uma abébia para subir na hierarquia. Cumprimentos
  17. 1 point
    Finalmente cheio! La consegui arranjar uns pots, não foram todas as que queria mas ja tava cansado de olhar pro aquário vazio todos os dias de manha. Ao encher ainda tive uns deslizes, praia ficou cheia de substrato e ainda me descaiu algum substrato prá frente, é o que faz ser maçarico!!!
  18. 1 point
    Boas.. Ora então.. Antes de mais o meu nome é João..tenho 34 moro em Oeiras e sensivelmente à um ano montei o meu primeiro aquario. Desde essa altura que tenho vindo aqui buscar ajuda.. E deixo desde já um grande agradecimento a todos os que dispendem um bocadinho do seu tempo a partilhar conhecimentos. Espero um dia ter alguns para a troca também. Boas pescarias 😊
  19. 1 point
    Boas Umas opiniões pessoais: - o substrato não faz sentido assim côncavo, mais valia deixares direito na frente e aproveitar e metê-lo para trás fazendo um declive mais acentuado. - a rotala atrás desse grupo de pedras nada acrenscenta, mais valia meteres atrás do grupo principal (se tiveres espaço e é se não está lá já plantada) De resto tudo bom!
  20. 1 point
    Segui o teu conselho e hoje fiz uma manutenção com poda radical para tentar redescobrir o hardscape deste layout. Acabei agora mesmo por isso ainda está um pouco turvo. Fiz poda, limpei as rochas com a escova de metal, usei um pouco de água oxigenada no musgo que tem lá bastante algas, a semana passada enganei-me ao dizer que eram filamentosas, a alga que tenho no musgo é claphodora. Comum em áreas que tem muita luz, pouca circulação e plantas que crescem lentamente e musgos. Foto do aquario acabada de tirar e com telele. Quando limpar tiro outra com mais cuidado. Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
  21. 1 point
    Fábio isso está com muito bom aspeto. Gosto muito do layout, só falta as plantas crescerem. Algas até certo ponto são normais nesta fase. Mantém o teu plano de CO2 e de fertilização e vais ver que daqui a dois meses elas já foram. Vai podando das folhas afetadas. Apenas podava agressivamente as anubias para conseguires folhas mais pequenas. Se as deixas andar acabas com folhas que ficam desproporcionais relativamente ao layout. Abraço
  22. 1 point
    Boas pessoal Espero que tenham tido um bom ano. Aqui fica umas fotos. Dos meus rams. E do aquario, uma geral. Infelizmente o aquario ficou 3 dias sem CO2. O CO2 acabou, no proprio dia telefonei ao senhor para me vir trazer outra garrafa mas ele so podia ir no dia seguinta mas so veio no outro. Os vidros ja tavam a ficar verdes e algumas BBA pela oscilação/ falta de CO2 acabaram por aparecer. O co2 ja está a bombar e a poda ja foi feita nas zonas criticas. Ainda nao estou a fertilizar. O aquario tem 44 dias e tem as tabs da NEO. entao entao n sei ate que ponto posso precisar de fertlizar. Algumas plantas apresentam carencia, folhas amarelas e transparentes e algumas castanhas, principalmente folhas velhas. Vou tentar tirar umas fotos mais ao pormenor mais logo. Talvez tambem tenha sido da falta de CO2. A staurogyne foi a que mais sentiu. As fotos: O senhor da Casa. A senhora do senhor =D Abraço
  23. 1 point
    Acho que a questão não é tanto se deves, é mais - se podes, e à partida sim, depende da litragem do aqua, que tú não referiste.... quanto ao número, mais uma vez está condicionado ao tamanho/litragem do aqua, mas se for suficiente, numa menos de 3/4, pois os gajos adoram andar em grupo. Esses ancistrus tambem são compativeis, tens é de arranjar uns esconderijos fixes, pois os gajos são timidos... Já agora, e embora realmente não veja diferenças de maior nos parametros exigidos pelos diferentes peixes, embora tenhas aí alguns de aguas mais acidas e macias (assim como os que perguntaste), esse comunitário está um pouco disperso, com muitas especies muito diferente de peixes... Ok, deve ser o teu gosto pessoal, mas isso com um comunitario do mesmo biotopo devia ficar mais bacano... Cumps Fausto
  24. 0 points
    Muito obrigado meus senhores, Assim que tiver tempo vou fazer um estudo sobre rotalas, para ver quais escolher. Acho que primeiro vou começar por retirar a mattogrossense, e depois vou avançando. Tenho medo que mudar tudo de uma só vez desequilibre o aquário... Vou tentar cortar o musgo seguindo essa técnica ancestral que o caríssimo @ismael_figueira sabiamente me apresentou... no entanto não tenho uma bomba que me permita fazer com que a água retorne ao aquário. Sabem-me indicar onde é que posso comprar uma, sem ter que vender um rim? Em relação aos fertilizantes, já tinha pensado comprar os sais, até porque adoro trabalho de laboratório, e as cadeiras de Química sempre foram as minhas favoritas no curso. Só que quando pesquisei por sais, encontrei apenas uma loja inglesa que vendia um kit todo fixolas, mas o método de pagamento não era muito simples, e por isso não avancei... mas mais cedo ou mais tarde acho que vou enveredar por esse caminho. Quis experimentar os da ADA porque ouvia dizer maravilhas sobre eles: ah e tal, com os da ADA, as plantas em vez de florirem, libertam diamantes... mas até agora ainda não vi nada... é certo que não tenho algas, mas também não tenho as plantas a transbordar sensualidade... Jardinagem... hmmmm... sou apenas especialista no campo de varrer folhas caídas das árvores... e sou muito bom a apanhar espargos selvagens... conta??? Química tá forte!!!! Canalização??? Domino a dicotomia torneira aberta/torneira fechada, bem como o conceito de inundação (que aliás é uma especialidade minha)... Electrónica avançada... A minha estava poderosa, e mesmo muito avançada, durante o período áureo do Paleozóico... a desgraça foi quando chegou o Jurássico, e o T-rex comeu todo o meu conhecimento... neste momento estou super primitivo nesse campo do saber... mas com oração, eu chego lá!!! Veterinária é piners, como diz o grande mister... se nada, está vivo... se não nada, está morto... se está morto, vai para a sanita... Conclusão... Acho que estou mais que apto para ser um aquascaper de luxo... mais não seja, dedico-me ao ramo das naturezas mortas... ámen!!!
  25. 0 points
    Ena ena! O Rookie está turbinado e o Aurora está em modo WILD! Isso com pequenos ajustes vai lá, concordo com a seleção de plantas e respectivas posições aconselhadas pelo Gonçalo. A meu ver não precisas de tirar o musgo mas sim dominá-lo! Há uma técnica de poda bastante eficaz, cortar, aspirar e repor a água ao mesmo tempo. Sei que pode parecer complicado mas é bastante simples, vê aí o esquema! Convém que tenhas um pedaço de esponja/lã filtrante no intake da bomba para que água regresse ao aquário sem qualquer vestígio de musgo. Quanto ao resto das plantas, tesoura nelas! As partes de baixo pode estar mais feias mas é normal, aproveita os topos que cortares e replanta que sempre disfarça um pouco. No que diz respeito a fertilizantes, ainda te vou ver um dia a deixares o comodismo dos fertilizantes comerciais e a aventurares-te no mundo físico-químico dos sais de fertilização! Este hobby requer capacidades a todos os níveis, desde jardinagem até à química, e desde capacidades de canalização e electrónica avançada e até mesmo médico veterinário! Abraço