Apresentação do meu aquario: Dias Contados


Gonçalo84

Recommended Posts

Como prometido na minha apresentação quero vos mostrar o meu aquário de 140L com 3 semanas:

 

Aquário 100x35x40 - preço: dado

 

Fundo:

 

- Vinil preto com um autocolante de Buda

 

Iluminação:

 

- Lampadas: 1.60m Fitas de led com 14.5w por metro 12V 2000 lumens (acham pouco?) resistente à humidade e simplesmente mandei soldar os terminais no electricista (gratis) e isolei bem depois com termoretratil e fita isoladora. Até agora sem problemas. 10€

Tudo colado na tampa que é numa placa de aluminio forrada a vinil preto (5€) em que fiz os recortes triangulares nos cantos para passagem dos cabos.

 

- Transformador regulado a 12v (oferta)

 

 

Filtro:

 

- Fluval 3 plus bem velhote e roído por um pequinês mas foi dado e cavalo dado não se olha o dente

 

 

Aquecimento:

 

- termostato Fluval 100W

 

 

Substrato:

 

- areia branca fina do areal de Rio Maior peneirada (retirada sem permissão :ph34r:)

 

 

Decoração:

 

- 1 tronco de raiz de pinheiro (dado)

 

- 1 tronco de qualquer coisa fino e alto (dado)

 

- 1 tronco de raiz de compra que estava armazenado (dado)

 

- várias pedras de xisto (retirados sem permissão do monte de restos de um vendedor de pedra :ph34r:

 

- 1 grande calhau de seixo de rio retirado com permissão de outro vendedor de pedra

 

- a adicionar no futuro - 1 tronco bem grande que está neste momento a 'afogar'

 

 

Fauna:

 

- 1 telescopio preto 'Mantorras'

 

- 1 oranda laranja 'Andorinha'

 

- 2 Corydoras sterbai

 

IMG_0594.md.jpg

 

- 16 Neons Innesi

 

IMG_05921.md.jpg

 

- 1 Limpa-vidros Garra Flavatra 'Ajax'

 

IMG_05961.md.jpg

 

- a adicionar no futuro: 1 casal de betas, 1 casal de colisas anãs, 1 casal de ramirezzis, 1 casal de escalares, 1 casal de guppies (pedido expresso da namorada)

 

(aceito criticas sobre compatibilidades entre estes peixes)

 

Flora:

 

- 1 Echinodorus bleheri http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Echinodorusbleheri(071)/4512

 

- 1 Echinodorus reni - 1 Limnophila Sessiflora http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Limnophilasessiliflora(047)/4472

 

- 1 Hydrocotyle Tripartita http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Hydrocotyletripartita(039B)/4458

 

- 1 Ludwigia repens - planeio adicionar mais no futuro mas ainda não sei quais.

 

 

Ph:7.0 Gh: 4 Kh: não testei ainda porque não vi necessidade Temp: 26º

AquaZen15.05.2016.md.jpg

 

Por favor critiquem e dêem ideias.

Editado por João Branquinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Olha o aquário esta bonito,mas o que me fez

vir aqui foi para te dizer que não deves colocares

o tronco de Pinheiro,pois a madeira e resinosa,

não te vai dar muita saúde há água do teu aquário,

agora fica ao teu critério.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas,

 

Quanto ao casal de Bettas eu não aconselho-te por vários factores.
- O Betta não é peixe para se manter "em pares", são peixes solitários(principalmente os machos) e se um macho ver a fêmea, ele estará constantemente a "bater" na fêmea para reproduzir, o que irá originar demasiado desgaste e provavelmente à morte de um deles ou até mesmo dos dois.
- Como estás a pensar colocar Guppys, devido às fortes cores deles, se colocares um macho Betta, o mais certo é o macho matar todos os guppys que apresentem cores fortes por ele pensar que são machos da sua espécie.
- O mesmo irá acontecer com as outras espécies mais "vistosas" em termos de cor e com os escalares devido às barbatanas grandes.

Peixe betta num comunitário é algo difícil de se manter devido à sua agressividade, num comunitário é mais fácil de se manter apenas fêmeas de Betta(sempre em números ímpares e mais de 3, nunca 2) por serem mais pacificas e menos territoriais, e sendo peixes carnívoros, irão comer outras espécies menores, como é o caso dos camarões e até mesmo de algumas espécies de caracóis.

 

Falando por experiência própria, recomendo sempre a nunca colocar Bettas em comunitário, irá limitar bastante a escolha de outras espécies devido aos factores que mencionei acima.

 

Quanto ao Telescópio e a Oranda, são peixes de água fria, a meu ver não os deverias manter nesse aqua a uma temperatura de 26º(É apenas a minha opinião, não estou muito dentro do assunto de peixes de água fria e a sua tolerância em água quente).

Editado por Abel Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ao casal de Bettas eu não aconselho-te por vários factores.

- O Betta não é peixe para se manter "em pares", são peixes solitários(principalmente os machos) e se um macho ver a fêmea, ele estará constantemente a "bater" na fêmea para reproduzir, o que irá originar demasiado desgaste e provavelmente à morte de um deles ou até mesmo dos dois.

- Como estás a pensar colocar Guppys, devido às fortes cores deles, se colocares um macho Betta, o mais certo é o macho matar todos os guppys que apresentem cores fortes por ele pensar que são machos da sua espécie.

- O mesmo irá acontecer com as outras espécies mais "vistosas" em termos de cor e com os escalares devido às barbatanas grandes.

 

Peixe betta num comunitário é algo difícil de se manter devido à sua agressividade, num comunitário é mais fácil de se manter apenas fêmeas de Betta(sempre em números ímpares e mais de 3, nunca 2) por serem mais pacificas e menos territoriais, e sendo peixes carnívoros, irão comer outras espécies menores, como é o caso dos camarões e até mesmo de algumas espécies de caracóis.

 

Falando por experiência própria, recomendo sempre a nunca colocar Bettas em comunitário, irá limitar bastante a escolha de outras espécies devido aos factores que mencionei acima.

 

Quanto ao Telescópio e a Oranda, são peixes de água fria, a meu ver não os deverias manter nesse aqua a uma temperatura de 26º(É apenas a minha opinião, não estou muito dentro do assunto de peixes de água fria e a sua tolerância em água quente).

 

Boas

 

Entretanto muita coisa mudou!

 

Primeiro tenho uma remodelação de layout programada a executar em agosto. (a acompanhar neste post http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250833#entry1378088)

 

Comprei nove guppys a pedido da patroa mas só sobrou uma que está grávida e antes de morrerem ainda houve tempo para uma parir... Resultado: 13 alevins ou alevinos todos contentinhos pelo aquário.

 

Comprei também mais uma sterbai para fazer companhia às outras.

 

Os dourados tiveram de sair e foram para um globo (provisório claro está) porque andavam a roer as plantinhas todas. Logo se vê se voltam para o aquário ou se vão para uma aquáriozinho a comprar. E em relação à sua adaptação à água quente só tenho uma coisa a dizer: adoraram! super animados (até demais) e cresceram muito em pouco tempo.

 

Quanto aos bettas já decidi que um casal não é viável mas o macho se calhar ainda vou tentar porque para além de ser um peixe lindo é também muito adorado pela menina. Gostava mesmo de ter 2 escalares e então vou esperar e adicionar o betta por último para ver se ele não acha que o aquário é o território dele.

 

Vamos lá ver se o betta se orienta com os ramirezzis e os lalia.

 

Cumprimentos

Gonçalo

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Fiquei a saber mais um pouco então quanto à adaptação dos de água fria para água quente, se cresceram só significa uma coisa mesmo, estão bem de saúde :D

 

Quanto ao betta colocar em ultimo, é boa ideia mesmo para ele não demarcar o seu território antes dos outros e assim quando chegar lá já os outros demarcaram os seus territórios e com sorte ele pode ficar "acanhado" e não decidir atacar nenhum dos outros.

Uma boa forma para evitar que ele mate os outros peixes é arranjares um com as nadadeiras grandes(tipo HalfMoon como o da minha foto de perfil), quanto maiores as nadadeiras, mais lentos eles são, o que dará oportunidade aos outros peixes mais rápidos conseguirem se esquivar das investidas dele.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Fiquei a saber mais um pouco então quanto à adaptação dos de água fria para água quente, se cresceram só significa uma coisa mesmo, estão bem de saúde :D

 

Quanto ao betta colocar em ultimo, é boa ideia mesmo para ele não demarcar o seu território antes dos outros e assim quando chegar lá já os outros demarcaram os seus territórios e com sorte ele pode ficar "acanhado" e não decidir atacar nenhum dos outros.

Uma boa forma para evitar que ele mate os outros peixes é arranjares um com as nadadeiras grandes(tipo HalfMoon como o da minha foto de perfil), quanto maiores as nadadeiras, mais lentos eles são, o que dará oportunidade aos outros peixes mais rápidos conseguirem se esquivar das investidas dele.

 

Abraço

 

É exatamente essa a minha intenção. E nem por acaso os halfmoon são os meus preferidos :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização do aquário com os dias contados.

 

gBvBCX.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Como a malta gosta é de fotos aqui vai depois de a adição de muitas plantinhas:

 

 

Hidrocotile Tripartita Japan,
musgo Pelia
Ceratopteris Siliquosa
Foxtail
Elodia Densa
Cryptocoryne Tropica
Bacopas Monieri
Cryptocoryne Wendtii Green
Alternanthera Reinecki Mini
Lobelia Cardinalis Mini

 

IMG_0709_zpsvma2esew.jpg

 

 

IMG_0708_zpspi2zlpbo.jpg

 

 

IMG_0706_zps9z6ohbda.jpg

 

 

IMG_0704_zpsbcm8htyt.jpg

 

 

IMG_0703_zpsvswtqdwp.jpg

 

 

IMG_0702_zpscloa8yt8.jpg

 

 

IMG_0696_zps2fxo7ph9.jpg

 

 

IMG_0695_zpsv3svcxf4.jpg

 

 

IMG_0690_zpshfjfxinn.jpg

 

 

e ainda um pequeno video

 

https://www.youtube.com/watch?v=TVrJdgdMNHQ

 

(não sei como se põe o video directo :sad2: alguem sabe?)

Editado por Miguel Simões
formatação video
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..............

 

(não sei como se põe o video directo :sad2: alguem sabe?)

 

Boas Gonçalo,

 

Assunto do video resolvido! ;)

 

Obrigado pela partilha.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo, já te editei o post e já está o video a aparecer.

 

Quanto ao aquário, acho que ficou bem porreiro, apenas colocava as pedras todas da mesma cor, acho que fica mais harmonioso.

 

A água quente nos peixes de água fria, acelera-lhes o metabolismo por isso é que cresceram mais depressa. Neste caso essa causa / efeito não considero que seja benéfica ou que por esse facto estejam com mais saúde. Acho que fizeste bem em retirá-los , se possível porque não doá-los. Ou bem que se tem um aqua de águas fria ou de água quente.

 

Então mas como é que está de fauna neste momento?

 

Ps: loool já tinha editado, pensamos na mesma coisa ó Miguel, isto é que se chama moderação eficiente!!! :dance:

Editado por Vera Santos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas Gonçalo,

 

Assunto do video resolvido! ;)

 

Obrigado pela partilha.

 

Cumps,

 

Boa, obrigado.

 

Já agora como se faz sff?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boa, obrigado.

 

Já agora como se faz sff?

 

Basta colocares o que está a negrito antes e depois do link sem as * (asteriscos) ;)

 

[*youtube]link_do_video_youtube[/youtube*]

 

Cumps,

 

 

........

 

Ps: loool já tinha editado, pensamos na mesma coisa ó Miguel, isto é que se chama moderação eficiente!!! :dance:

 

heheheheh.......fui o primeiro a carregar no botão!! :drool3:

 

Saudações Portugalenses!!!! ;)

Editado por Miguel Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo, já te editei o post e já está o video a aparecer.

 

Quanto ao aquário, acho que ficou bem porreiro, apenas colocava as pedras todas da mesma cor, acho que fica mais harmonioso.

 

A água quente nos peixes de água fria, acelera-lhes o metabolismo por isso é que cresceram mais depressa. Neste caso essa causa / efeito não considero que seja benéfica ou que por esse facto estejam com mais saúde. Acho que fizeste bem em retirá-los , se possível porque não doá-los. Ou bem que se tem um aqua de águas fria ou de água quente.

 

Então mas como é que está de fauna neste momento?

 

Ps: loool já tinha editado, pensamos na mesma coisa ó Miguel, isto é que se chama moderação eficiente!!! :dance:

 

 

É verdade, este moderadores andam 'sempre em cima' dos acontecimentos lol.

 

Na verdade este aquário tem os dias contados. Em agosto vou fazer uma remodelação, adicionar substrato fertil e fazer as coisas como deve ser. Como podes verificar aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250833&hl=.

 

Os kinguios voltaram para o globo MAS PROVISÓRIAMENTE! Tou em vias de receber um aquário só para eles onde eles podem estar à vontade e podem bem tentar comer me as plantas que vai ter so echinodorus e anubias ou assim. Plantas grandes que eles não consigam roer.

 

Neste momento tenho 12 neons, uma guppy fêmea grávida, 8 alevins (ou alevinos?) 3 coridoras sterbai, uma garra flavatra, um L-180, e uns 10 neocaridinas.

PS: Obrigado Miguel.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pelo som do video. Escolho quase ao calhas lol. Parecia uma música calminha e só agora é que vi que aquilo arrebenta e bem biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Algumas mudanças:

 

Entrou um casal de ramirezzis, um tronco red moor e umas pedras de basalto (já a testar para a nova montagem)

 

IMG_0740_1.jpg

 

 

IMG_0741_1.jpg

 

 

IMG_0742_1.jpg

 

 

IMG_0743_1.jpg

 

 

IMG_0744_1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira vez com uma máquina fotográfica que não dá para fazer chamadas deu nisto...

 

DSC_0090.jpg
DSC_0092.jpg
DSC_0095.jpg
DSC_0098.jpg
DSC_0105.jpg
DSC_0106.jpg
DSC_0122.jpg
DSC_0138.jpg
DSC_0139.jpg
DSC_0141.jpg
DSC_0142.jpg
DSC_0148.jpg
DSC_0149.jpg
DSC_0165.jpg
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito... layout tranquilo e sereno.

 

:drool3:

 

Obrigado! :tongue:

 

Acho que as plantas que comprei aqui no forum e o tronco deram um ar muito mais natural.

 

Mas isto é só um ensaio para a nova montagem! Essa sim, se conseguir que saia como tá na minha cabeça, vai ficar brutal :dance:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DSC_0139.jpg

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, este aquário foi bom para começar, alguns erros de principiante, pressa de o montar, enfim, o costume.

Agora que já aprendi qualquer coiseca vou começar de novo, mas isso fica para outro tópico.

 

Por isso aqui vai o update final antes de desmontar:

 

. Aquário: Aquapor 100x30x40 120L

 

. Iluminação: Led 2000 lumens DIY

 

. Termostato: Fluval 100W

 

. Filtro: JBL e901 Cristal Profi (Cerâmica + esponja + esponja + esponja)

 

. Hardscape:

- areia branca grão açúcar

- pedras de basalto

- tronco de red moor

 

. Flora:

- hydrocotyle tripartita

- bacopa caroliniana

- echinodorus bleheri

- echinodorus reni

- limnophila sessiflora

- ceratophyllum demersum foxtail

- egeria densa

- cryptocoryne wendtii tropica

- cryptocoryne x willisii

- cryptocoryne wendtii green

- musgo christmas

- musgo erect

- althernanthera reinickii mini

- microsorum pteropus trident

- limnobium laevigatum

 

. Fauna

- 10 neons innesi

- 1 casal ramirezzi german blue

- 3 corydora sterbai

- 1 garra flavatra

- 1 ancistros L-180

- 1 guppy fêmea

- 9 alevinos de guppy (nascidos em 31/05/16

 

. Fertilização

- Envy Plants dia sim, dia não

- Seachem Excell diário

 

. Fotos finais: Amanhã

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres depois colocar aqui o link da nova montagem, a ver o que vai sair daí, agradeço.

 

Bruno Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres depois colocar aqui o link da nova montagem, a ver o que vai sair daí, agradeço.

 

Bruno Soares

 

Vai ser só lá para meio de agosto. Será o Jungle Fingers :) Vamos lá ver como corre. Se sair como está na minha cabeça acho que vai ficar porreiro ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Fotos finais antes de desmontar:

 

[img=https://s8.postimg.org/t0o0tt4k5/DSC_0003.jpg

 

DSC_0004.jpg

 

DSC_0013.jpg

 

DSC_0015.jpg

 

DSC_0016.jpg

 

DSC_0019.jpg

 

DSC_0020.jpg

 

DSC_0021.jpg

 

DSC_0022.jpg

 

DSC_0024.jpg

 

DSC_0025.jpg

 

DSC_0033.jpg

 

DSC_0035.jpg

 

DSC_0038.jpg

 

DSC_0049.jpg

 

DSC_0050.jpg

 

DSC_0051.jpg

 

DSC_0054.jpg

 

DSC_0055.jpg

 

DSC_0056.jpg

 

DSC_0057.jpg

 

DSC_0058.jpg

 

DSC_0059.jpg

 

DSC_0060.jpg

 

DSC_0061.jpg

 

DSC_0010.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fotos, gostei de ver.

A aguardar a nova montagem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.