TÓPICOS A MOVER (área temporária)
Tópicos a mover para os respectivos fóruns nas próximas semanas. Apenas é permitido responder aos tópicos nesta área.
12905 tópicos neste fórum
-
- 13 respostas
- 2.1k visitas
Boa noite Precisava da vossa ajuda para o meu problema. Adquiri um filtro interior com UV incorporado da marca SUN-SUN modelo JUP-02, com lâmpada de 5W dissem eles, mas verifiquei que a potência que vem escrito na lâmpada é de 15W..... A minha dúvida é a seguinte quanto tempo é que devo ter ligado o filtro??? O vendedor disse-me para ter ligado 3 dias por semana.... pelo o que tenho lido aqui no forum eu achei que era muito, por isso precisava da vossa ajuda... O meu aquario tem a capacidade de 200 Lts brutos, tenho dois filtros Eheim Classic um 2215 e 2213 e CO2 caseiro Relativamente à fauna estou a preparar o aquario para receber 4 discos de 4 …
-
Extintor 1Kg
by s4f3- 4 respostas
- 1.1k visitas
Boas. Tenho um extintor de pó, de 1Kg. O que posso fazer com ele? Dá para utilizar como botija de co2?? Se o tivessem o que lhe faziam?? Melhores Cumprimentos Jorge Mota
-
- 1 resposta
- 644 visitas
Olá, Já tive um aqua de 150 litros com discus, cardinais, etc, e foi dos aquários que menos trabalho me deu.Com um bom filtro externo. e tive outros aquários. Deixei de ter peixes por uns tempos. Mas em Set, voltei a ter comprei uma aqua pequenino e desde ai fui mudando, mudando até um Aqua de 60cm, que saudades do meu aqua de 150litros e do filtro. Quanto maior o Aquário mais fácil tudo se torna. Agora tenho um aqua de 54l com esta fauna: Reds, camarões madeira, guppies, cardinais, platties, coridoras, ancistro, otocinto. Ampulárias e neretinas. Meti um filtro interno suficiente para os 54 l, mas como só da para carvão e a esponja. Resolvi montar …
-
encontrei um filtro, para aquarios até 60 litros que custa 9,20 euros. É interno, mas não tenho bem a noção pois sempre ouvi que eram todos caros. Será que é barato demais ou é normal? Outra coisa, como sou principiante, sem dinheiros e ocupado a tempo inteiro pela escola, que peixes acham, para um aquario de 10 litros, que eu devo comprar? a minha ideia é agora nestes primeiros 2 3 meses começar a criar alguns peixes pequenos e quando comprar o grande mudalos para la e colocar peixes maiores. Mas nao sei o que comprar. ajuda precisa-se.
-
- 10 respostas
- 1.5k visitas
Boas Remontei o meu aqua e estou a pensar fazer um sistema de co2 caseiro pois para comprar um sistema acho muitos €€€€ para o tamanho do aqua, hoje descobri este sistema num site alemão, alem conhece isto, é que por 70€ acho bom negocio. Traduzi isto no google: Com o nosso TMT carbono mais 81B receberá uma absoluta inovação para as emissões de CO ² de gestão no seu aquário. O equipamento produz por electrólise de dióxido de carbono necessário para a plantas aquáticas. A água é dividida em hidrogênio e oxigênio. O oxigênio livre agora reage com o carbono do carvão placa de dióxido de carbono, que converte imediatamente na água. A H ² também desenvolveu diffunds ab…
-
- 2 respostas
- 925 visitas
Boas a todos! Tou a montar um aquario e comprei um filtro externo Eheim 2215 Classic e tenho umas duvidas sobre isto... Isto só veio com uma mangueira é suposto eu cortala para ficar com duas uma para carga e outra para descarga? Tenho duas torneiras onde devo colocálas? Tenho também duas peças que não sei para k servem uma é uma peça de plástico toda fechada em forma de cotovelo que nao encaixa em lado nenhum a não ser nas mangueiras e outra é uma em forma de cotovelo que é aberta num dos lados também não sei onde é para pôr... já corri o livro todo e não entendo onde as encaixo. Se poderem ajudar agradeço imenso!
-
- 22 respostas
- 4k visitas
Bom dia, Gostaria de saber como " ferrar" o filtro externo. O filtro é um Jebo (chines) com 900 l/h com torneira de saída e outra de entrada. Ele faz um pouco de barulho. Meti o tubo de saida no aqua e puxei a agua com a boca pelo tubo de entrada até encher o filtro e depois liguei a tomada. A dúvida é se as torneiras ficam abertas enquanto puxo a água para encher o filtro ou ficam fechadas.
-
- 7 respostas
- 2k visitas
Boas! Tenho um aqua 80*30*40 sem tampas um fitro externo eheim 2211 e a temperatura a cerca de 26Cº. O nível da água tem vindo a baixar um poco, cerca de 1,5cm numa semana. Como é o meu primeiro aqua sem tampas tou com uma dúvida.Será que a água evapora? Já vi o aqua todo e não encontro algum possível ponto de fuga, também vi as tubagens do filtro e o armário onde o aqua está e nada, nem uma pinguinha. Alguém me consegue ajudar. Todas as opiniões são bem vindas. Cumps Paulo
-
- 2 respostas
- 667 visitas
boas, tenho substrato de argila cozida da marca red sea parcida com a ada amazonia, a minha duvida é a seguinte tenho o substrato á 1 ano e agora vou montar um aquario maior será que posso usar o mesmo substrato ou akele já perdeu propriadades?? cumps
-
- 2 respostas
- 1.5k visitas
olá, o pH do meu aquario de guppys está a 6.5 e continua assim mesmo com a adiçao de sal. pelo que hoje apanhei uma pedra calcaria (daquelas da calçada). é suficiente para fazer subir o pH até 7.5 aproximadamente? o aquario tem 25 litros! tem um filtro interno com capacidade para aquario até 60 L e um termostato de 100 W á temperatura de 26C. é a pedra que tenho suficiente para subir o pH? como é que preparo a pedra para colucar no aquario?
-
- 5 respostas
- 1.2k visitas
Boas ! Esta noite cheguei a casa e descobri que a empregada usou a tomada onde estava ligado todo o equipamento do aqua de 120 L para o aspirador e...esqueceu-se de voltar a ligá-la. Pelo temporizador o equipamento terá ficado desligado cerca de 10 horas...! Apenas se manteve o CO2 a brobulhar porque é caseiro ! Voltei a ligar tudo e os peixes pareciam ok. Água a 19º C....Tinha feito uma TPA de quase 50% ontem. Tenho um filtro interno e um externo: o que terá sucedido às bactérias ? Tenho muitas plantas e poucos peixes. Será que é de esperar alguma catastrofe ? O que fariam ?
-
- 34 respostas
- 22.7k visitas
Estou desenvolvendo um uma especie de filtro canister "caseiro", neste final de semana estarei iniciando a montagem.. gostaria de algumas criticas e sugestões! espero que gostem!
-
- 11 respostas
- 1.6k visitas
Boa tarde pessoal! Tenho um aquário nano onde estou a dedicar a plantados, ultimamente tenho-me visto obrigado a aumentar a quantidade de CO2 na agua, coisa que a minha mistura caseira não esta a conseguir acompanhar! Então pensei num reactor externo de CO2 para misturar melhor a agua com o CO2. A minha duvida é a seguinte, posso usar o meu filtro 2211 (300L/h) para "alimentar" o reactor com a agua? A entrada de agua no aquário é feita pela cascata deste modelo, isso não ira desperdiçar grande parte do CO2? Um á parte, pensei numa forma de regular a quantidade de CO2 num sistema caseiro e queir igualmente a vossa opniao! quando a agua sai do filtro é dividida por …
-
Boa noite, há 4 dias fiz uma receita caseira com gelatina: 1 garrafa 7up 1,5L 1 saqueta gelatina 85g (fiz a gelatina como diz na embalagem) 125g de açucar (deixei a gelatina 24h no frigorifico) quando a gelatina esta solidificada, coloquei: 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 1 colher de chá de fermento ramazzotti 1 colher de sopa de açucar passado uma meia hora de ter ligado a mangueira (com pedra difusora) ao aqua ele começou a deitar umas bolhas (pequenas), mas essas bolhas não são constantes, deita +/- 1s e para para aí 3s. Alguêm me sabe dizer o porquê? cumps Diogo
-
- 8 respostas
- 1.1k visitas
Boas, Depois de bem sucedido com o meu aqua de 120l, decidi mudar para um maior: 264l brutos (120x40x55) Tenho tudo montado, mas agora surgiram-me algumas duvidas. No filtro novo coloquei metade das cerâmicas do antigo (antigo eheim ecco 2234, novo eheim pro 2028), juntamente com as esponjas, ceramicas eheim (bolinhas) e la filtrante. No enchimento do novo, usei também 20l de agua de uma TPA que fiz do antigo. Na agua nova juntei acondicionador, para neutralizar o cloro e metais pesados. A minha dúvida foi, depois de colocar o filtro a funcionar no aqua novo e tudo mais...a temp da água estava nos 18º. Será que esta diferença de temperatura me matou a colónia …
-
- 25 respostas
- 2.8k visitas
Boas pessoal, ora gostava de fazer uma pequena sondagem para saber se acham que o CO2 pressurizado é a melhor opcção ou ñ, na utilização de CO2 nos nossos aquários... Por outro lado, gostava que o pessoal dissesse que tipo de kit's têm em vossa casa... caso tenham! E se ñ tiverem, e se o preço for um obstáculo, pq valores até pensariam duas vezes em comprar um kit destes... Estou a recolher esta informação, pois estou a ponderar a hipotese de tentar introduzir kit's de CO2 pressurizado por valores um pouco abaixo dos valores que se veem por aí... e sinceramente gostava de saber até que ponto o pessoal gostaria de apostar neste tipo de kit's ou se a grande ma…
-
Boas! Tenho o Ph do meu aquário de 54L a 6,6 e como tenho guppys queria aumentar para 7,2 mais ou menos. como posso fazer?? o meu aquário é este:
-
- 3 respostas
- 774 visitas
Boa noite Tenho um aquário de 50L, com pH a 7,6. Se fizer um DIY de CO2 com uma garrafa de 1,5L até onde é que o meu pH poderia baixar? Esta baixa iria ser lenta ou brusca? Obrigada!
-
- 7 respostas
- 1.1k visitas
boas!!! acabei de comprar o sistema de co2 mais o reactor da aquatic-nature. O vendedor da loja disse-me q eu tinha que por 5 gotas por minuto.. MINUTO!!! e ligar a bomba de co2 uma hora de manha e outra hora antes de desligar as luzes... Será a quantidade suficiente???? uma vez qque tenho lido varios topicos sobre o sistema de co2 e todos dizem que colocam duas por segundo!!! Afinal quem está errado??? Eu bem faço o teste e o liquido esta azul( significa que está insuficiente, embora eu tenha começado a colocar o co2 ontem) Agradeco a colaboração de todos... muito obrigado
-
- 6 respostas
- 1.5k visitas
Boas, andei a pesquisar e não encontrei resposta para a minha dúvida, comprei um aqua a um membro do forum, mas os vidros têm um pouco de calcário, não sei se poderei usar um anti-calcário normal ou se haverá algum produto especifico.
-
boas! como sou novo...gostava de saber se existe um filtro e uma bomba de ar num só elemento...se sim...poderiam indicr uns para aquários de 10l e de 40l.... boa aquariofilia.....
-
- 5 respostas
- 955 visitas
Boas eu iniciei-me a pouco tempo na aquariofilia e estou a fazer um plantado, a minha duvida e: como e que eu sei se preciso de ter um sistema de CO2? Cumpts
-
Tenho uma pergunta ... A minha mae usa uma terra especial para os vasos das orquideas (ou la o que e ) a questao e se posso usasr essa terra xpto como substracto
-
- 0 respostas
- 518 visitas
Boa Noite! eu tou para montar um aquario de 2m e gostava de saber qual é que acham que seja o melhor substracto para ele, vai ser um aquario plantado de discus, eu já tenho um de 1,20m que vai encostar á boxe por enquanto e vou montar esse de 2m. tenho na ideia que tanto a ada como a elos é uma boa marca (isto sem contar com o preço pois sei qual é), já pensei em utilizar, ADA Aquasoil Amazonia e Power Sand, gostava das vossas opiniões já agora alguém me diz o que é melhor e a diferença? aquasoil amazonia, aquasoil amazonia powder, aquasoil amazonia II quais são as diferenças? gostava tb que me dessem a opiniao de fertilizantes e marcas, já possuo Potássio da ADA…
-
- 40 respostas
- 6.2k visitas
Boas pessoal. Tive a fazer limpeza do aquario e agora nao consigo ligar o filtro novamente. O filtro e um filtro externo da eheim, modelo 2213. De que maneira posso po-lo a funcionar? Alguem que me ajude? Será que esta avariado?O filtro tem agua,o tubo que suga a agua do aquario tb esta cheio, mas dps o que sai do filtro pa mandar agua nova po aquario n tem força pa bombear. O filtro apenas faz um barulho, mas nao bombeia.Ajudem-me.
-
- 5 respostas
- 940 visitas
Boas Gostaria que me tirassem uma duvida, tou a pensar montar um aquario de 100x50x50 com vidro de 10mm há necessidade de levar travamentos? tenho visto aqui no forum pessoal com aquarios com estas medidas e alguns tem outros não. hoje tive uma loja a falar sobre isso e o homem disse que era melhor levar um travamento ao meio pelo menos senão faz barriga. O que acontece e que eu não gosto de ver travamentos no aquario.. CUmprimentos
-
Boas! Comprei o segunte kit de CO2 à Naturpets... Gostaria de saber se montei tudo direito e gostaria de saber como é que controlo a quantidade de bolhas que entram no aquário... desculpem a ignorância mas não percebo mesmo nada... Já estive a ler umas coisas e supostamente controla-se com a válvula de agulha... onde é que está? o redutor só tem um manómetro...! Neste momento, olho para o difusor e vejo +/- a quantidade de bolhas/segundo por aí... pode ser assim? Cumps!
-
- 2 respostas
- 718 visitas
olá tenho uma aqua que ja esta em "funcionamento" a quase 1 ano não tem substrato fértil nem laterita agora, vou trocar o cascalho, colocar um mais fino, para que eu possa colocar algumas plantas puco exigente, como cabomba, bananinha... vo colocar apenas laterita mais ao fundo minha duvida é a seguinte posso tirar os peixes,esvaziar o aquario, trocar o cascalho,encher novamente e colocar os peixes logo, ou vou ter que fazer algum tipo de ciclagem? pois penso em deixar os peixes em um balde, enquato troco o cascalho. mas se tiver que esperar já não vai dar certo.. grato
-
Boas eu sou novo por aqui. Queria colocar uma questão para a qual penso que alguém que seja mais entendido me esclareça. Tenho uma botija com CO2 e preciso de a carregar. Posso carrega-la com o CO2 de uma maquina de soldar semi-automática? Desde já peço desculpa se não é o sitio mais indicado para esta questão. Obrigado.
-
- 5 respostas
- 1.1k visitas
Boa tarde. Tenho o aquário (80x40x35) montado à mais ou menos 2 meses com coridoras, plattys e guppys, etc. A minha duvida é a seguinte, tenho um tronco que ao fim de 2 meses é que foi ao fundo (finalmente) e gostaria de o colocar no aquário, mas tenho receio que os peixes por alguma razão se "passem". O tronco é um pouco grande, cerca de 35cm! Gostaria de saber a vossa opinião se possivel.
-
- 2 respostas
- 942 visitas
Gostava de saber como posso manter o ciclo do nitrato sem ter peixes no aquário por um periodo de cerca de 10 dias. Deitar comida no aquário como se lá estivessem peixes resultará? Obrigada
-
- 14 respostas
- 6.7k visitas
Caros camaradas (guerra das TPA's, lol), recentemente adquiri uma bomba de transfega de agua! Já a testei, sem que seja no aqua, e funcionou! Não necessitou de ser ferrada! Ao ser colocada em funcionamento, provoca vacuo no tubo, aspirando a agua! Gostaria de saber se mais alguém comprou e se já pos em funcionamento integral! Aqui fica a foto da bomba! É possível ver a montagem nas fotos da embalagem! E SIM, é com um berbequim! Diz transferir 2,4m3/h de agua! Ou seja, 2400L/h! Já agora, LIDL foi o local da compra!
-
hailea v-60
by zix- 2 respostas
- 1.2k visitas
boas alguem sabe quem vende o kit de reparação da bomba de ar da hailea v-60 cá em portugal. ou quem é o importador
-
- 10 respostas
- 2.3k visitas
Boas, Será que alguem me consegue ajudar com uma coisa... ? É assim, eu tenho um filtro eheim 2213, que acho muito bom (para o que eu preciso ), mas tenho uma duvida que gostava de ver esclarecida se possivel.. Eu tenho as torneiras montadas, mas nunca consegui entender ao certo quais é que tenho que fechar quando necessito de limpar o filtro.. Qual a primeira a ser fechada? E primeiro desligo o filtro ou não? È que é sempre uma "salganhada" para o voltar a ferrar novamente.. Uma outra questão.. de quanto em qunto tempo se terá que "lavar os filtros? (esponjas) .. Obrigado pelas ajudas..
-
- 1 resposta
- 624 visitas
Boas tal como o noke do tópico indica estou com uma ligeira dúvida de como ligar o filtro UV ao filtro. Se em série, usando a força do filtro directamente no UV ou em T fazendo com que a água passe mais lentament no filtro? A questão de ser em T preocupa-me a diminuição significativa de caudal do filtro O filtro em questão será o 2180 ou o 2078 (nao sei ainda a qual dos 2 filtros vou ligar o UV) e o filtro UV-B o Helimax 55w. Obrigado!
-
Members