Projeto Canister


Recommended Posts

Olá!!!!!!

 

boa sorte nesse projecto Paulo, a montagem não é dificil e bastam poucos acessórios, entretanto vou avisar que segurar a água dentro do filtro vai ser obra.

 

Eu fiz o meu canister com um tubo de pvc 160 e depois de alguns testes de vedação da tampa (silicone, borracha, cortiça), optei por soldar uma boca de visita com tampa de roscar ao filtro. foi a melhor alternativa!

 

aqui estão as imagens do me canister já em serviço vai para 3 meses!

 

Pic_5024_1.jpg

 

Pic_5024_2.jpg

 

como ultima advertênca: não te esqueças do cabo de alimentação da bomba... se tiveres alguma dificuldade manda pm que eu ajudo no que puder.

 

abraço

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz o meu canister com um tubo de pvc 160 e depois de alguns testes de vedação da tampa (silicone, borracha, cortiça), optei por soldar uma boca de visita com tampa de roscar ao filtro. foi a melhor alternativa!

Tenho um semelhante a esse.

Funciona 5* :roll:

 

A melhor opção são sem dúvida as tampas de roscar....

 

kapitonio: tens a bomba dentro do filtro/tubo, certo?

Como é que fizeste os "cestos"?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

 

Eu fiz o meu com um T de inspeção. Utilizei as pontas das estremidades para por os tubos, a de baixo para a antrada e a de cima para a saida, utilizo a do meio para fazer a manutenção, tenho a bomba dentro do T.

 

Apenas uso dentro dele Bio Bols e Lã.

 

Kapitonio: faço a mesma pergunta, como fizes-te os cestos e k matéria filtrantes usas?

 

Falta dizer que a minha bomba debita 800L/H e tenho o filtro atrás do Aqua, mas tenho uma entrada de água de polgada.

O que foi nunca mais volta a ser....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

para fazer os cestos eu cortei uma secção ao tubo de 160 de forma a reduzir o diam para 152 mm, depois para o fundo abri um tubo no sentido do comprimento e com um maçarico transformei-o numa chapa de pvc. em seguida foi simples. cortei o fundo com uma rebarbadora e soldei-o ao tubo. o resto são furos feitos com uma broca de 6 mm.

 

Nuno: o circuito é simples, a água entra pela tampa, passa pelos cestos e é impulsionada de novo para o aquário pela bomba que se encontra no fundo.

 

Dark: Eu uso fibra da Sera, Ehfisubstrat Pro e Chemi-pur, a bomba debita aproximadamente 700 litros hora (isto se os meus cálculos não estiverem errados ehehehehe)

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei um recipiente para espargute em acrilico e uma bomba fora mas acoplada.

 

Vantagens:

 

-foi so fazer um furo e meter la um adaptador plastico para a entrada e colar com epoxi.

-fazer um furo para meter a parte de baixo da bomba a entrar e colar com epoxi.

 

a bomba está ca fora e por isso nao cortei tubo nenhum, tem o-ring o que me permite limpar a bomba muito facilmente

 

é acilico transparente e dá para ver quando está sujo

 

a abertura é muito facil, como naqueles frascos de compota em vidro do antigamente e ja vinha com junta de vedação.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Era bom surgirem umas fotos. Também ando a pesquisar algumas coisas para fazer um filtro desses mas ainda não acertei ideas.

Just_Me: esse filtro feito de um recipiente para esparguete é uma boa ideia, já vi algumas dessas embalagens, se puderes coloca aí umas fotos, nomeadamente como foi feita a adaptação da bomba ao recipiente e como está a funcionar no aqua.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a minha ignorância mas ... para que serve um canister?

É uma alternativa a um filtro externo?

É um filtro externo...

Canister é um termo mais "brasileiro"... :arrow:

 

Se conseguires arranjar o material consegues montar um filtro externo funcional e a um preço porreiro. ;)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na realidade canister é ingles, e no brasil simplesmente importou-se a palavra.

 

existem os filtros externos que são divididos em :

 

-copo (canister)

-seco-humido

-cascata ou mochila

 

pelo menos foi sempre assim que vi a sua classificação

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Gente! era giro se "postassem" algumas fotos dos vossos projectos. Assim todos ganhariamos com as experiências alheias.

 

Já agora ulmo, todos sabemos que a eheim tem bons filtros mas não são os únicos.... eu tenho um fluval 204 e nem por isso o troco por um eheim. já agora os wet-dry pecam por uma coisa... barulhoooooo (24 horas por dia).

 

Entretanto neste instante eu estou seriamente em pensar em reformar os meus filtros externos e passar a usar sumps. só encontrei vantagens nestas ultimas! Já começo a andar farto de levar os canister até à banheira para fazer a limpeza/troca de massas filtrantes.

 

abraço

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just-me

 

Estás a esquecer-te de uma terminologia para filtros :idea:

 

Sump (palavra fina em lingua estrangeira que traduzido para português português não passa de um termo com conceitos associados de sujidade mau cheiro e aspecto muito nojento) ou seja, fossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando referi os Eheim, foi apenas porque foi o primeiro fabricante que me lembrei que tem um filtro externo do tipo Wet/Dry.

 

Eu pessoalmente, vou mais na onda das sumps. Têm uma flexibilidade muito grande, para além de aumentar a estabilidade do sistema pelo acréscimo de água, ainda podemos criar um refugio na mesma para criar especies mais sensiveis ou outra coisa.

 

Cumps.

 

Ricardo Sousa

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje o filtro voltou a casa e tirei umas fotos antes de voltar a instalar.

então aqui vai:

 

O bixo:

 

filtro1.jpg

 

Duas entradas, 1 mangueira para cada lado do aquario, menos risco de entupimento e menos fluxo em cada uma das entradas:

 

filtro-pormenorbaixo.jpg

 

O topo com a bomba acoplada:

 

filtro-topo.jpg

 

Abertura fácil para acesso ás massas filtrantes:

 

filtro-aberturafcil.jpg

 

e manutenção fácil do rotor da bomba (a bomba tem o-ring):

 

filtro-manutenobomba.jpg

 

vantagens:

 

-a bomba em 2ª mao custou-me 10 eurois, dá 1000L/h (especificações, ultimamente nos meus testes bombas que anunciam 1000l/h dão normalmente 600 em plano e sem mangueiras)

 

-tem um bom volume de massas filtrantes

 

-é transparente e dá para ver quando está sujo ou nao(é para ficar escondido)

 

-quando as massas tão limpas é engraçado

 

-manutenção muito fácil

 

-não é preciso cortar cabos das bombas e estragar a garantia...pode é ser dificil descolar a parte de baixo :wink:

 

hope you like it

 

as fotos foram tiradas á pressa só com uma mão enquanto a outra manipulava o filtro, depois talvez substitua por melhorzinhas)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas fotos.

Já me ajuda muito no meu projecto.

Não sei porquê mas pensava que a bomba estava por baixo do recipiente.

Como fixas-te as mangueiras no aqua ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

just me!

À quanto tempo tens a tua bomba?

é que li no aquahobby que o defeito da bomba trabalhar assim é o tempo de vida util diziam que descia para um ano

mas ta um projectop bem conseguido (algo a que ja estamos habituados, vindo de ti)

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba por acaso ainda nao esta a trabalhar faz muito tempo, mas como nao trabalha em seco e nao tem aquecido...nao estou a ver porque iria diminuir o seu tempo de vida.

 

Claro que tem de ser uma bomba que tambem trabalhe fora de agua...normalmente isso consegu-se ver pelos tubos de admissão e de saida de agua e neste caso pelo o-ring...exactamente para a tornar estanque e portanto uma bomba perfeitamente adaptada á vida fora de agua.

 

Gracias :twisted:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Diz-me uma coisa, a água entra no filtro por sifonagem? E entra por baixo, porquê? Como é que a bomba saca a água se ela está acopolada no topo da caixa?

 

Se a água entrasse por cima e se a bomba estivesse na parte de baixo, qual era a diferença?

 

Desculpa as dúvidas, mas estou baralhado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.