LOW-TECH
Área dedicada à troca de ideias sobre aquários low-tech, ou seja, aquários com utilização de reduzida tecnologia e manutenção.
311 topics in this forum
-
- 0 replies
- 1k views
Boa tarde. Tenho 3 aquários para venda. rectangulares, de 3 tamanhos diferentes. Têm bomba de limpeza, mas não têm iluminação. Preco negociavel.
-
- 0 replies
- 895 views
Boas pessoal, Após alguns anos de ausência (no site), partilho convosco um projecto que concebi mais um amigalhaço também ele aqui membro @Carecacomgel tanto o móvel, como esta "banheira" de quase 900l brutos, assim como a calha de iluminação. Já tem cerca de 5 anos em funcionamento (corrige-me se estou errado), com altos e baixos (mais baixos que altos). Isto porque, sempre gostei de aquários plantados e manter esta "banheira" com bom aspecto, não tem sido fácil. A maior dificuldade colocou-se com a iluminação, onde inicialmente era composta por 2 lâmpadas 58w 6400k, que para este volume de água era fracamente pouco. Como o objectivo era gastar menos possível, apr…
-
- 4 followers
- 12 replies
- 2.1k views
O Mundo Duplicado O Mundo Duplicado é o meu mais recente projeto que junta dois aquários próximos. Foi objetivo aproximar e dar um efeito de continuidade entre os dois mundos. Trata-se de um projeto low-tech. Ainda assim conto conseguir ter algumas plantas e uma disposição cuidada. Seguem algumas fotos após sete dias da montagem. Ainda está tudo a ambientar-se. Água ainda turva e tingida pela madeira. Resta dar tempo para evoluir durante o período de ciclagem. No futuro, ambos são destinados a acolher apistogrammas (casais ou criação própria) e um cardume (a definir) em cada um. Alguns galhos ainda reservados para apontamentos futuro…
-
- 1 follower
- 9 replies
- 1.2k views
Caros colegas o meu aquario é de 100x30x30 com 4 bettas machos matrizes. Estão colucados em cubos da vodafone com vidros opacos de modo a não se verem, mas removiveis para exercicios semanais. O resto do aquario esta cheio de agua ate ao nivel da agua dos cubos, esta agua circundante esta a 27º e é filtrada por um filtro de canto (interno) de mode a poder usa-la na tpa diaria de 2 copos de agua de modo a remuver o lixo do fundo e renovar a agua em cada cubo. Podece dizer que é um aquario em banho maria. tem mais 2 auxiliares um hospital/reprudoção e o aquario das femias. Quando aprender a colocar fotos eu coloco
-
- 1 follower
- 8 replies
- 1.9k views
Olá, Durante mais de 15 anos tive vários aquários comunitários e de reprodução (Guppies, Zebras, Kribensis, Mollys, Bettas, Escalares, etc...). Por motivos que não vêm ao caso acabei por fazer um interrupção neste hobby que tanto gosto. Recentemente, e após mais de 10 anos sem ter um aquário, convenci a entidade patronal lá de casa a adquirir um Jewel Lido 120l. Ciclo feito. Parâmetros da água estabilizados (Amónia 0 / PH 7,2 / Cloro 0 / Temp 27c). Plantado com Anubias, Microsorum Mini, Echinodoras, etc... e troncos. Comunidade peixes diversa. Setup do aquário | Juwel Lido 120l - Dimensão: 41cm Profundidade + 61cm largura + 58cm altura - …
-
- 2 followers
- 10 replies
- 1.7k views
Basicamente este projecto começou como testes de plantação em areia de sílica. Sendo a mesma inerte e para não usar cápsulas férteis. Basicamente surgiu-me a ideia quando desmontei um dos aquários de apistogrammas e usei parte da sílica carregada de matéria orgânica (folhas desfeitas, etc...) e coloquei como base (cerca de 1cm ou menos) e coloquei silica nova em cima. O facto é que as plantas adoraram. As vallisnerias quase triplicaram no espaço de um mês, as higrophylas Polysperma entretanto retirei, mas cresceram drasticamente e a cryptocoryne desenvolveu folhas novas rapidamente. Obviamente tanta matéria orgânica não foi fácil de controlar. Foram TPAs de início bi…
-
- 0 replies
- 972 views
Boas pessoal, a uns anos tive o aquário que sempre sonhava ter, infelizmente a vida tomou outros caminhos e tive de despacha lo. Desta vez vamos devagar, sem ter que investir muito de uma só vez, vou tentar melhorar aos poucos. Este projecto ainda só tem uns 3 meses, arranjei este aqua 1.20=40=45 se nao me engano, mas devido aos risco terei de o trocar mais tarde. Tambem não gosto do aquario tapado. Portanto a medida que for evoluindo vou postando aqui. Abraços Enviado do meu MediaPad T1 8.0 Pro através de Tapatalk
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1.5k views
A ideia é ter um aquário onde se possa olhar os peixes também por cima. Para isso, o móvel tem 80cm de altura e o aquário 45cm. Data da montagem: 20/09/2017 Dimensões do aquário: 100cm x 50cm x 45cm (com sexto vidro "Basso") (sem travas) (vidro de 10mm - fundo de vidro fumê) Volumes bruto e útil: 225 bruto e 170 útil Equipamentos Instalados: Sump 80cm x 40cm x 50cm (vidro de 5mm) (volume bruto de 160 litros e útil de 102 litros). - Perlon (4 camadas) - Esponja (5cm de espessura) - Bio ball (200 unidades) - Cerâmica Ista (10 litros) - Aquecedor com Termostato OceanTech 300w) - Bomba d'água Sarlo Better SB2000 - 1000l/h - Purigen 200ml - Filtro Uv I…
-
- 3 followers
- 12 replies
- 1.6k views
Boa tarde pessoal, Como já alguns puderam ver, infelizmente os meus tritões morreram... e não penso voltar a ter mais durante uns tempos, como tal quero dar uso ao aquário que tenho e venho pedir ajuda na escolha da nova fauna se possível. A que tenho de momento são 5 Tanichthys albonubes, mas que os vou transferir para um lago exterior mas protegido da chuva com uma litragem maior que este aquário. Já comprei entretanto 2 ampulárias e uns planorbis corneus que devem chegar na próxima semana. O setup atual está assim: Aquário Aquapor ( 53 x 26 x 34cm )Filtro interno dos xinocas daqueles que são tipo canister filter mas têm um tubo com uns burac…
-
- 2 followers
- 12 replies
- 4.2k views
Olá q todos sabem-me indicar se existe alguma planta vermelha, que possa vingar neste aquário low tech? Gostava de saber se há também alguma planta low teck para fazer um tapete/relavado, de modo a fexar toda a zona do manado castanho, seja com plantas, ou com algum musgo que fique bem e que dê para fixar no substrato! Pensei em uzar eleocharis sp. mini, ou eleocharis parvula talvez em simultâneo com Lilaeopsis brasiliensis, axam que podia resultar? Aceito outras sugestões! Obrigado
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1.5k views
Ola malta estava a pensar fazer uma nova montagem low tech non co2 que Tom Barr fala sobre Diana Walstad's, o que acham seria melhor usar tendo em conta os custos também claro, manado com aquabasis ou simplesmente seachem flourite? A minha duvida é que já li algures que flourite dificulta o enraizamento mas por outro lado ja li pessoal a aconcelha lo neste metodo.. ja o manado é super leve será que segura bem plantas como a echinodorus bleheri?
Last reply by Carlos Silva123, -
- 2 followers
- 23 replies
- 2.2k views
Olá, Vou mudar a fauna do meu aquário, quero trocar os guppys por escalares. Gostava de ter a vossa opinião e as vossas dicas para refazer este novo habitat. A minha ideia é introduzir 6 escalares juvenis, um casal de ramirezi e uns 20 tetra cardinais. As minhas grandes dúvidas e indecisões têm a haver com o substrato a usar e com as plantas. Pretendo o mais básico e simples, não tenho CO2 nem capital para investir num substrato fértil bom. Tenho um aquário com 120*45*45 filtro externo eheim 2213 tenho um interno que têm como finalidade fazer circular a água. de iluminação tenho 3 fitas Led termostato 300w para a decoração tenho do…
-
- 0 replies
- 868 views
Não sou novo nestas andanças, já tive salgados e aquários de 1.50 metros com selvagens. Mas quero começar um projecto novo. Ainda está numa fase muito embrionária. Será um lago na varanda. Tipo low tech. De água fria. Composto por alguma fauna, a acrescentar futuramente, e alguma flora, também a acrescentar. Este é um lago pvc de 150 litros. Sugestões? De fauna, flora, decoração, etc. Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
-
- 2 replies
- 958 views
Boas pessoal já tinha este aquário a algum tempo mas estava com problemas de pH e decidi refazer a montagem... As primeiras fotos são da montagem anterior. Na última foto já é a nova montagem o que fiz foi trocar o areão por special Ground inerte preto pus uma mão cheia de turfa por baixo do substrato inerte removi as pedras e pus mais um coco, Espero agora conseguir controlar o pH e voltar a ter posturas dos Laetacara dorsigera que tem como companhia 3 nanostumus Beckfordi eram 5 mas perdi 2 Abraços Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk
-
- 1 follower
- 1 reply
- 1.5k views
Bom dia, Sou novo aqui no forum e perdoem-me se coloquei a dúvida no sítio errado. Tenho um lago exterior com cerca de 200L. Este lago tem como habitantes algumas plantas oxigenadoras e 3 peixes que não sei qual é a espécie (o lago foi "herdado"), que são todos da mesma espécie e têm tamanho entre 5 a 15 centímetros. O lago tem um filtro a funcionar (sem UV). Qual o problema? A água fica com elevada quantidade de algas relativamente rápido, ficando esverdeada e opaca. Compreendo que o objetivo não seja ter uma lago transparente, mas a rapidez com que o "verdete" se instala deixa-me um pouco chateado, visto que não quero andar a mudar a água com tanta frequê…
-
- 3 replies
- 880 views
.galleria, .galleria-container { height:480px !important } .fullscreen { height:100% !important; } Boa tarde. Tenho um aquario de 30 litros com 10 guppies e um peixe de fundo que não me lembro o nome. A minha planta anubia nana está a ficar com as folhas amarelas. Apliquei a amarrada a um tronco a cerca de uma semana. Vou meter foto para vocês verem. Agradeço uma ajuda
-
- 5 replies
- 1.9k views
Meus caros, Vou aqui deixar o meu último projecto de aquariofilia, que já tem uns tempos, mas que só agora, é que tive um bocado para partilhar convosco. Era um sonho que já tinha de "tenra" idade, possuir um aquário, que tivesse mais de 1,5 metros... Assim, surgiu a oportunidade de adquirir um aquário com as seguintes características: Volume: 600 litros (200 cm x 60 cm x 50 cm) Inicialmente, houve a necessidade de proceder a algumas reparações/alterações: Móvel: Tive que reforçar todo o móvel, pois o aquário não assentava todo no tampo do móvel… assim, o móvel foi acrescentado em cerca d…
-
- 1 reply
- 671 views
Montei agora um aquário 50x30x50 com pedras apanhadas e devidamente tratadas, e tronco de Oliveira, reparei hoje que me está aparecendo umas coisa estranhas tipo { teias de aranha } não consigo perceber porque se alguém me poder ajudar Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk
-
- 2 replies
- 878 views
80l Filtro interno termóstato Luz solar areão montes de plantas e red devils à mistura
-
- 5 replies
- 682 views
Boas pessoal , estou com dúvidas perante alguns ciclideos , portanto eu estou em dúvida entre escalares é ciclideos Malawi, tenho um aquário de 80x30x40 para fazer para uma destas espécies ( sei que é um pouco pequeno mas neste momento é o que tenho para uma das espécies ) queria que me ajudassem pois tenho areia sílica e areao normal , tô em dúvida qual escolher , tenho prontos troncos de videira caso seija escalares os escolhidos para esse aquário ( para deixar o ph pronto para eles ) tenho tbm várias rochas para os Malawi, agora gostava que me dessem dicas e que me ajudassem a fazer a escolha certa Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk
-
- 1 reply
- 1.2k views
Boas pessoal tenho um aquário de 80x30 para montar para escalares , gostaria de obter dicas para montar tudo a primeira e nao tar sempre a trocar e a trocar. Tenho areia sílica e areao qual dos dois usar ? Tenho pedras grandes e lisas onde eles poderiam por os ovos , mas se tiverem ideias diferentes tbm agradecia . Irei por troncos de Oliveira para conseguir ter o ph indicado para eles , sou um pouco inexperiente se me poderem dar dicas agradeço. Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk
-
- 1 follower
- 3 replies
- 658 views
Olá Pessoal, Há 5 dias montei um Aqua de 45 litros e utilizei húmus como substrato fértil, mas a agua fica escurecida parecendo um chá. Já realizei duas trocas totais da água, mas continua escurecendo. Como fiz a montagem: 1- Fundo: Coloquei 1cm de Basalto #2 e sobre mais 1 cm de basalto # 0; 2-Intermediário: 1 cm de húmus tratado. 3-Camada superior: em contato com o Humus 1cm de basalto #0 e por cima 1 cm de basalto #2 Esse efeito de escurecer a agua será temporário, ou preciso desmontar o aqua e refazer a montagem. Obrigado
-
Boas Este é uma montagem para viviparos e com o objectivo de ser de muita pouca manutenção. Esteve a ciclar e está a ser desenvolvido na minha casa mas é para oferecer no dia 20 de outubro à minha afilhada que faz 6 anos. Agora digam lá, quando tinham 6 anos não gostariam de ter recebido um presente destes? Setup Aquário: 40x40x40x6 Iluminação: Calha dupla LED AQUA G SMD5050 500 lumens Filtragem: Filtro de Cascata Super Aquatic LB-501 com esponja e Seachem Matrix Substrato: Areia de filtro de piscina CO2: N/A Temperatura: 100w 24º Hardscape: Tronco de Pinheiro Fertilização: N/A Flora: - Echinodorus bleheri - Limnophila sessiliflora - Crypto…
-
- 1 follower
- 7 replies
- 1.1k views
boa noite, tenho um aquário com 150x50x50 e neste momento esta vazio. gostava que me dessem uma ajuda com o que meter la dentro! nao quero nada de dificil manutençao, apenas quero que o aquario esteja com alguma coisa, nem que seja caracois e camaroes! obrigado
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.3k views
Boa noite pessoal! Iniciei na aquariofilia no início de 2017. Segue meu setup: - Aquário: 72x45x28 (90 lts). - Iluminação: 31 W de lâmpadas bulbo LED (9W + 7W + 6W + 9W). - Termostato: 100W - 28ºC. - Não possui substrato fértil. - Filtragem: - Hang-on: 600 lts/h, com perlon e 2 litros de Ista mini. - Filtro de plantas: 170 lts/h (aguapé, jibóia, lírio da paz, batata doce + 1 litro de matrix. Fauna - 5 x Espadas - 3 x Platis - 4 x Matogrossos - 2 x Coridoras - 4 x Tetra negro - 1 x Comedor de algas siamês (falso eu acho) Flora - Não sei direito o que são. Estão em sua maioria verdes em cima e escurecidas embaixo. T…
-
- 25 replies
- 2.7k views
Ola, ontem à noite deram-me um aqua grande, foi oferecido não paguei nada por ele, por isso cavalo dado não se olha o dente. Tem 76 comprimento 36 largura e 62 altura. Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk
Last reply by devilspeed999r, -
- 97 replies
- 7.1k views
Ola pessoal, Obrigada a todos pelas dicas aos poucos vou lá... Comprei JBL Manado 10l, já agora digo o preço 16€. E para já vou meter as plantas que tanto me pediram. Tive a pesquisar e ate existe uns "domésticos" ao cultivo e à venda de packs com plantas, não sei se já ouviram falar piscelância. Tou na tentação para começo comprar um pack a 10 euros, com: Heterandria zoestrofica 4pes Rotala rotundifolia 8 pés Myriophyllum matogrossense 4 pés Musgo riccia 5x5 Oferta de lenma minor penso 10x10 E comprar tambem na mesma pessoa um xisto de 10x5 com musgo que penso ser spiky. Queria ter este layout, com 3 grutas com pedras basalto. E onde tem cru…
-
- 41 replies
- 4.1k views
Boas pessoal, Sou iniciante no que à aquariofilia diz respeito. Como sou um "engenhocas" decidi fazer um projeto DIY o mais possivel! O aqua é um de 96lts (80x30x40 cm) que comprei por 20€. Pensei em montar um, mas o vidro sai caro, porque o silicone tenho muito (Soudal Sirirub), e assim já vem com base e com tampa. O filtro irei fazer um com uma caixa de pastilhas para lavar a roupa da Skip, com materia filtrante: lã de vidro, biomax e carvão ativo. A iluminação será com fita de led que comprei no Ebay, com um transformador de 12v. O termoestato não será DIY pois ainda não pesquisei como fazer um, mas será um Eheim de 150W. Flora: um tronco …
-
- 2 replies
- 897 views
Com a ajuda da minha Action Cam entrei no meu aquário!! Guppies Endler, Camarões e Coridoras em harmonia !!! https://www.youtube.com/watch?v=wGNoDTc86V8
-
- 59 replies
- 4.7k views
Boas faz mais ou menos meio ano vendi o meu aquário de 100l, por motivos de mudança de casa... Mas ficou sempre o bichinho, ontem passei por uma loja veio a vontade de novo. Mas desta vez será algo mais pequeno género de cubo, e será para GAMBAS,... o substrato em principio será ADA Amazonia, ou aqua gro soil com uns efeitos de areia branca pelo meio para contraste (ainda em duvida)... Flora será de fácil manutenção porque o local onde o aquário vai estar não permite muitas aventuras... mas será talvez musgo de java e fetos de java, depois queria uma ou outra maior. Quanto a fauna ainda estou na duvida... quais escolher mas em principio será os RED…
-
- 81 replies
- 6k views
Boas, após vários anos sem ter aqua, tentar voltar devagarinho... tudo o que de momento tenho foi re-aproveitado, ainda não gastei 1€... Filtro foi o primeiro que tive há cerca de 25 anos atrás... (não perguntem, liguei e funcionou como se fosse novo,só alterei os filtrantes) Aquecedor veio do aqua da outra amiga cá de casa (tartaruga = 2º amor da minha mais que tudo) pois está tão big que decidimos há algum tempo passa-la para agua fria. Por incrível que pareça as plantas estão a dar-se extremamente bem, já tive de fazer poda passado 1 mês(estive fora) e replantei pois agarraram logo... Aqua: 60x30x40 (deixa ver se pega o bicho para poder investir em m…
-
- 61 replies
- 13.5k views
Esta é a foto do meu aquário no dia da montagem 25 Abril 2016 aquário de 80x40x40 Filtro Eheim EcoPro 200 Termostato Eheim 150w Co2 Botija Lampadas 2 calhas led construídas por mim Flora: Echinodorus quadricostatus Anubias berteri nana (em rocha vulcânica) Echinodorus 'Vesuvius' Vallisneria americana 'asiatica' Musgo de java Flora para já do outro aquário: 4 tetra pristela 4 tetra neon 8 guppy (Alguns já nasceram aqui talvez mais não consigo ver com a agua assim) 1 corydora Panda 1 corydora Albina por volta de 15 red cherry Desde o inicio que tenho tido alguns problemas com algas, já foi com filamentosas, e neste momento é com alga…
-
- 11 replies
- 1.5k views
Bom dia! Deixo aqui umas fotos do primeiro aquário que montei. Para já é low tech e neste momento a ciclar. Data da montagem: 30/11/2016 Cubo 50cm 125 lt Hardscape: tronco dirftwood; Lava rock Plantas: bocapa monnieri, e um pouco de Java no tronco. Substrato inerte Pastilhas fertilização perto das raízes Iluminação: beamswork 7 horas luz diária Filtro: Eheim ecco 200 Aguardo comentários[emoji106]
Last reply by Sonardub, -
- 10 replies
- 1.3k views
Setup: 1 - Aqua MauMau do marido 2 - 30 de outubro (filtro/cerâmicas) Ofereceram este aqua alterei tudo para lá. Data da adaptação: 30 novembro Data de readaptação: 26 Dezembro (coloquei um pouco jbl Manado.) 3 - Dimensões do aquário: Comp - 51,5 cm Alt - 25 cm Larg - 25,5 3.1 - 30l 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro diy (garrafa coca-cola com entrada de agua no cu, saída pelo gargalo, passa pela fibra filtrante e cerâmicas (vivas desde 30 outubro) 4.2 - Termostato 75w wave 4.3 - Iluminação: sylvania gro-lux 14w / 16h-00h 8h 4.4 - Sistema de CO2: não têm 4.5 - Outro equipamentos adicionais 5 - Substratos & decorações 5.…
-
- 24 replies
- 2.2k views
Ola pessoal, Quando era criança meu pai meteu o "bixinho" da aquariofilia, tinha um aquário pequeno talvez de 25l, mas quem fazia a sua manutenção era a minha querida mãe. Ou seja eu tinha umas luzes mas na prática não tinha. Hoje em dia, tudo começou com uma tartaruga. Ofereceram a minha filhota (4anos) uma tartaruga dentro de uma tartarugueira (cemitério), sem condições nenhumas. Como eu não gosto de viver mal, pus mãos à obra e tentei arranjar-lhe condições. Comprei uma caixa de plástico de arrumação, comprei uma bomba de agua com capacidade de 1000l/h, um termostato de 25w,e toca de dar condições... Só que como "faltei as aulas praticas" com a minha mae…