O pedaço de rio amazonas, que passa na nossa sala....


cabares

Recommended Posts

Meus caros,

Vou aqui deixar o meu último projecto de aquariofilia, que já tem uns tempos, mas que só agora, é que tive um bocado para partilhar convosco.

 

Era um sonho que já tinha de "tenra" idade, possuir um aquário, que tivesse mais de 1,5 metros...

 

Assim, surgiu a oportunidade de adquirir um aquário com as seguintes características: Volume: 600 litros (200 cm x 60 cm x 50 cm)

 

 

Inicialmente, houve a necessidade de proceder a algumas reparações/alterações:

 

 

Móvel:

 

 

Tive que reforçar todo o móvel, pois o aquário não assentava todo no tampo do móvel… assim, o móvel foi acrescentado em cerca de 5 cm, na parte traseira.

 

large.5a04d70f59934_Movelatrs.jpg

Levou mais um tampo, para que a base do aquário ficasse todo assente no móvel.

 

 

 

 

Foi todo electrificado por dentro:

 

 

 

large.475392988_3x.jpg

 

Toda a base do móvel foi reforçada:

 

 

large.5a04d70ff02bc_Movelfundo.jpg

 

Este é o aspecto final:

 

 

large.5a04d70df2f3a_475392988_1x(1).jpg

 

No vidro traseiro, coloquei um vinil preto:

 

Aquário:

 

 

Houve que fazer uma limpeza de todo o aquário e à estrutura de suporte, bem como que tive que colar uma das travessas que estava partida.

 

 

 

 

 

 

 

 

Colei vinil preto, no vidro traseiro:

 

large.Vinil.jpg

Pormenores da instalação:

 

 

 

A instalação do aquário foi muito pensada, pois haveria que garantir, que fizesse chegar a água ao aquário, para não ter que andar para a frente e para trás, com mangueiras para as TPAs, bem como teria que fazer com que a água saísse do aquário para o esgoto.

 

Tive que furar paredes:

 

large.IMG_1316.JPGlarge.IMG_1317.JPGlarge.IMG_1320.JPG

 

 

Para garanti que a água que utilizasse nas TPAs, tivesse a menor quantidade de cloro possível, coloquei um filtro de partículas e de carvão activo, na toma de água. Um outro cuidado, foi arranjar uma torneia que me permitisse controlar a velocidade de entrada de água no aquário, pois posso regular a diferença de temperatura da agua, com a velocidade da água (quando pretendo induzir as posturas, posso fazer com que a entrada de água, seja mais rápida).

 

 

large.IMG_2946.JPGlarge.IMG_1528.JPG

 

 

 

Por fim, e um “pormaior”, coloquei uma válvula de autoclismo, na entrada do aquário, que me permite que a agua feche, quando atinge o nível pretendido… com este sistema, permite-me fazer a TPA à noite, sendo que muitas vezes, o aquário para repor uma TPA de 100 ou 200 litros, poderá demorar mais de 6 horas a repor o nível… Só mais um pormenor, normalmente efectuo as TPAs à noite, pois aproveito o “bi-horário”, logo a energia gasta para aquecer a água, é de 1/3 do valor da energia nas horas fora do “vazio”.

 

large.IMG_2948.JPG

Resultado da montagem do sistema de tubagem de entrada e saída de água do aquário:

 

 

 

large.IMG_1337.JPGlarge.IMG_1334.JPG

 

Inicio do enchimento:

 

 

large.IMG_1338.JPG

 

Fauna:

 

 

- Pterophyllum scalare Rio “Nanay” e Manacapuru “Red Shoulder”;

 

- Ivanacara Adoketa;

 

- Satanopercas Leucostictas;

 

- Hasemania nana Red;

 

- Danio Zebra Brachydanio rerio Long Fin;

 

- Viuva - Gymnocorymbus ternetzi;

 

- Pristella maxillaris /riddle;

 

- Ramirezi German Blue e Ramirezi Dourado – Mikrogeophagus ramirezi;

 

- Nariz bêbado - Hemigrammus rhodostomus;

 

- Tetra Cardinal - Paracheirodon axelrodi;

 

- Otocinclus affinis;

 

- Ancistrus sp.e Super Red;

 

- Corydoras Sp. Sterbai, metae, black venezuela e albinas;

 

Aqui algumas das personagens:

 

 

 

large_36.pnglarge_38.pnglarge_40.pnglarge_35.pnglarge_44.pnglarge_28.pnglarge_24.pnglarge_26.pnglarge_22.pnglarge_23.pnglarge_32.pnglarge_33.pnglarge_17.pnglarge_10.pnglarge_20.pnglarge.IMG_3432.JPGlarge.IMG_3504.JPGlarge.1.pnglarge.9.pnglarge.7.pnglarge.3.pnglarge.IMG_3011.JPGlarge.IMG_2831.JPGlarge.IMG_2644.JPG
Flora:

 

 

- Vallisneria gigantea;

 

- Cryptocoryne;

 

- Anúbia - Anubia barteri var. nana;

 

Descrição do Biótopo:

 

 

 

O aquário foi idealizado e criado com base no biótopo de um pequeno Rio Sul-americano. Bem sei, que algumas espécies utilizadas da fauna e flora, não são originários do Continente Sul Americano, mas de certa forma, foi porque já possuía de anteriores montagens, como por exemplo o Botia Tigre (Syncrossus hymenophysa) ou do Escalar Koi (Pterophyllum scalare), que é originário de grandes alterações genéticas. De qualquer forma, tentei na medida do possível, recrear algo parecido com o “natural”, sendo que utilizei muita madeira, com o intuito de criar alguns esconderijos para os peixes utilizados, e de conseguir de certa forma, diminuir os valores de ph que, no local a onde vivo, sai da torneira com valores de 7,4.

 

Para o solo, utilizei areia de sílica, que é excelente para as Corydoras Sp., pois não lhes destrói do “barbilhos” e dá um ar muito natural ao aquário, tendo como contras, a difícil desenvolvimento das plantas, pois é um material completamente inerte e que compacta muito, não deixando que as raízes das plantas se desenvolvam bem e que os nutrientes “penetrem” entre as partículas de areia. Para além destes problemas, também tem um outro problema, que se prende com a sujidade, pois os dejectos dos peixes, fica na parte de cima da areia. Por forma a “minimizar” este problema, promovo que uma corrente continua no aquário, com a água que sai dos filtros, e que “conduzem” todos os detritos, para uma zona de “refúgio”, a onde se localizam as aspirações da filtragem instalada. Possuo ainda um sistema de “wave maker” que está ligado durante 3 horas por dia, e que encaminha toda a sujidade para a zona de refúgio (lado direito do aquário) que por alguma razão, tenha ficado presa em algum tronco, planta ou pedra. De referir, que as mais de 50 corydoras que possuo, fazem um excelente trabalho de limpeza da areia, por são elas as responsáveis por “partir” em pequenos pedados, todos os detritos do aquário, facilitando o encaminhamento para o sistema de filtragem.

 

Características da água - Resultado do último teste efectuado à água, obtive os seguintes valores:

 

 

Temperatura: 27ºC;

 

pH – 6,8;

 

Kh – 30 mg/l;

 

Gh – 60 mg/l;

 

Nitratos - 5 mg/l;

 

Fosfatos (PO4) – 1,2 mg/l;

 

Amónia – 0.6 mg/l;

 

Equipamento:

 

 

- 2 Filtros Externos Eheim Profissional 3 (filtragem biológica e mecânica) – 600 – 2 x 1250 litros/hora. A saída do filtro é através de difusor. A entrada de um dos filtros, é utilizado um “skimmer” Eheim 3535;

 

- 1 Filtro UV Eheim reflex UV 800 11w;

 

- Filtro interno Fluval U4 (filtragem mecânica) –1000 litros/hora;

 

- Wave Maker Sunsun JVP – 201 – 6000 litros/hora;

 

- 2 aquecedores Eheim/hager 300 W;

 

- 1 Controlador de temperatura Stp 1000;

 

large.IMG_2583.JPG- Pré filtro 10” de carvão activo + filtro de partículas;

 

- Sistema de boia, para fecho automático da água;

 

- 2 Lâmpadas Fluorescentes Led T8 150 cm (PW 4000-4500K e CW 6000-6500K) ligadas das 15:30 às 24:00

 

 

- 2 Lâmpadas Fluorescentes T8 90 cm (Daywhite L58W/840) ligadas das 19:30 às 24:00

 

- 1 fita led “moonlight” com 90 cm ligada da 23:30 às 01:00.

 

Manutenção:

 

 

Troca Parcial de água duas a três vezes por semana (100 litros/cada). Numa das vezes, é efectuada uma sifonagem de fundo.

 

Limpeza dos filtros externos – 3 em 3 meses;

 

Limpeza do filtro interno – 15 em 15 dias;

 

Limpeza do vidro frontal interno, com uma lâmina de limpeza – 15 em 15 dias.

 

Limpeza das plantas, com pequena poda semanal.

 

Alimentação:

 

 

De forma variada, os peixes são alimentados diversas vezes ao dia (dependendo da disponibilidade, pois há dias em que só comem uma vez…) mas a alimentação passa por flocos, granulado para discus e pastilhas spirulla (tenho este três tipos de comida, toda junta numa só caixa).

 

Papa caseira, efectuada por mim e que possui coração de boi, camarão, mexilhão, pescada, espinafres, cenoura, maçã, massa de pimentão, massa de alho, aveia em flocos, gelatina incolor.

 

Artémia congelada, e a comida congelada “Community Plus” da CE (httpa//cefishessentials.com/:::http://cefishessentials.com/).

 

Quando o Rei faz anos, comem minhoca de limo viva.

 

Resultado:

 

 

large_54.pnglarge_51.pnglarge_53.pnglarge_50.pnglarge_47.pnglarge.IMG_3504.JPGlarge.IMG_2644.JPGlarge.IMG_2805.JPG

 

Espero que gostem.

 

Editado por cabares
Actualizar fotografias
  • Gosto 1
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

espectacular trabalho, muitos parabéns.

 

para mim, o único "senão", é que é uma pena o vidro estar um pouco riscado quando se apreciam essas belezas ao pormenor.

 

continua o bom trabalho.

 

abraço,

Editado por A. Ferreira
pontuação...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Gostei das duas coisas,do móvel esta muito bom,

e gostei muito do aquário,esta muito bonito,e muito

bom,esta ai um bom trabalho,parabéns,muita boa

sorte,tudo corra bem.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom. Grande projeto. Um dia ainda vou ter um assim mas tenho de mudar de casa primeiro :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

espectacular trabalho, muitos parabéns.

 

para mim, o único "senão", é que é uma pena o vidro estar um pouco riscado quando se apreciam essas belezas ao pormenor.

 

continua o bom trabalho.

 

abraço,

Muito obrigado A. Ferreira,

Tens toda a razão, a única coisa que alteraria neste projecto, era ter mudado o vidro da frente, pois tem alguns riscos.... de qualquer forma, quando está bem limpo, não se nota quase nada....

Abc.

 

Boas

Gostei das duas coisas,do móvel esta muito bom,

e gostei muito do aquário,esta muito bonito,e muito

bom,esta ai um bom trabalho,parabéns,muita boa

sorte,tudo corra bem.

 

Comp: Álvaro Silva

Muito obrigado Álvaro,

O móvel deu algum trabalho, mas sempre durmo mais descansado....

Abc.

 

Muito bom. Grande projeto. Um dia ainda vou ter um assim mas tenho de mudar de casa primeiro :D

Muito obrigado Gonçalo,

Vale a pena o ter um destas dimensões....

Abc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.