LOW-TECH
Área dedicada à troca de ideias sobre aquários low-tech, ou seja, aquários com utilização de reduzida tecnologia e manutenção.
311 topics in this forum
-
- 8 replies
- 1.7k views
Boas, aqui está mais um projecto, a ciclar desde ontem: Tamanho: 120x40x50 (aprox. 240 lt) Filtragem: eheim professional 2, e bomba de circulação 300l/h Material: Cortiça, Seixos, rocha vulcânica preta e vermelha, xisto Flora: anubia nana, feto de java, Hygrophila polysperma Enviado do meu ASUS_Z00LD através de Tapatalk
-
- 7 replies
- 1.2k views
Boa tarde pessoal vim apresentar o meu novo aquario e perguntar uma duvida. Bem o meu aquario tem 283Liros de agua quente e semi plantado as plantas consegues visualizar nao sei o nome de alguma os peixes que tao sao: - 2 escalares - 1 gibbiceps leopardo - 2 comedores de algas chines(Gyrinocheilus aymonieri) - 2 colisas - 4 neons azuis -6 neons negros - 6 tetras limao - 1 tetra fogo - 4 tetras serpae - 4 tetras amarelos (Hyphessobrycon bifasciatus) - 2 coridoras cinzentas - 2 coridoras bronze - 1 coridora albina - 1 peixe borboleta(Beaufortia kweichowensis) - 1 limpa fundo L "Quase nunca se ve so a noite" - 1 camarao. O aqua…
-
- 267 replies
- 16.2k views
Olá a todos, Sou novo cá no forum e antes desde post, andei umas horas a ler o tópico de iniciação e gostei muito, deu para ver os básicos deste mundo! O meu nome é Tiago, tenho 25 anos, sou Açoriano de São Miguel e sou militar, Desde criança que sempre liguei-me com o mar por ser o meu meio envolvente, Tive um aquário quando tinha uns 7 anos mas nao correu nada bem pois lendo o que li, sei que fiz tudo mal, na altura pensei que ter peixinho era só dar comida e deixa-lo no globo lol! Agora e juntamente com a minha companheira, decidimos iniciar-nos nesta nova responsabilidade e espero que me corra melhor do que antes Aqui fica a ficha do aquário: 54l (60x30x30) Luz…
-
Boas Desenvolvimento e discussão de um novo projecto de água fria (20º) Setup Início da montagem: provavelmente dia 1 de outubro Aquário: 40x40x40x6 64L vidro extra-normal Paulo Vieira Aquários Móvel: Aparador da sala Iluminação: Calha Led 5050 DIY 40cm com 1120 lumens aproximadamente Filtragem: A decidir mas provavelmente um de cascata Marina Slim Substrato: Areia de Rio Maior (areia branca de grão tipo açucar) ou leca ou areia de construção Temperatura: N/A Hardscape: Xisto prateado Fertilização: N/A Flora: N/A Fauna: - 1 Carassius Auratus (oranda telescópio) aka Mantorras Fotos: Inspiração: Banca de Ensaios:
-
- 5 replies
- 1.1k views
Após paragem forçada de alguns anos voltei com o único aqua que restou de tudo o que tinha e tive de me desfazer. O melhor foi ver de novo o sorriso na cara dos meus putos. Acima de tudo devo agradecimento publico a alguns membros aqui do fórum que tornaram este sonho que estava adormecido em realidade desde o passado dia 5 de outubro. Para já está a ciclar com algumas plantas pois peixes tenho de esperar. Também não tenho como fazer teste de amónia e como tal vai ser à moda antiga ou seja duas semanas a rolar só com plantas e depois qdo tiver t€€€mpo vou tentar conseguir uns peixes (vivíparos), pois são de fácil manutenção e é o que pode ser nesta altura. Aqua: …
Last reply by devilspeed999r, -
Boas, Primeira vez que público aqui espero estar no tópico certo, é tudo de baixa manutenção e tentei fazer o melhor qualidade/preço e quero ver o que o pessoal diz, primeira tentativa de plantado rasca dps de um longo tempo 😁😁, Filtro: AquaticNature Luz: SeaStar led-120 Aquecedor: Newa (24) Solo Inerte CO2: caseiro 2x por semana Fertilizante: amtra flora complex Fauna: 1Casal gardneri killifish 3 Cory Pigmeu 1 Otocinclo Sp 1 Neritina 3 Camarões Red Cherry 3 Iriatherina werneri Fauna: 1Valisneria 1Anubia 1Cryptocorine wendtii Musgo de Java Bola Marimo 1 Ludwigia (Não tenho a certeza se é) Já tenho a cerca de 2 meses ainda não morreu nenhum…
Last reply by Tiagoorr, -
- 30 replies
- 5k views
Ola a todos, Partilho convosco o meu singelo aqua que tem um nome adequado a minha sorte Murphy´s Law Data de Montagem: Dezembro de 2012 Aquário Aquatlantis Aquadream 104--220 litros brutos Luminária com 2 lâmpadas t8 30w daylight sylvania Filtro Turbojet 3378 - 1000 L/h+ Filtro JBL Crystalproof E701 700L/h Aquecimento: termóstato de 200w+termostato de 150w não me recordo a marca mas não é conhecida Hardscape:Pedras apanhadas no rio(seixos e basalto) possicionadas consoante a vontade dos botias e nem vale a pena tentar contraria-los e um tronco red moore Substrato:Inerte, 14kg de areão preto 2mm e aprox 7kg de areia de silica. Fauna: 4 botia…
-
- 10 replies
- 3k views
Olá a todos, Na altura da minha apresentação fiz uma breve descrição do meu aquário. Aqui fica o setup completo de um aquário low tech em muitos aspectos e que tem evoluído e mudado um pouco ao longo do tempo. Montagem: 03/2012 Aquário: Aquatlantis 100x40x50 (200L) Termostato: Tecatlantis 300W. 26 graus. Filtro: JBL cristal Profit e901 + filtro interno de esponja para circulação. Matérias filtrantes: EHEIM cerâmicas cônicas + bolinhas, cada um no seu prato. Esponjas em cima e em baixo. Iluminação: T5 Aquatlantis color 74,2cm + T5 Aquatlantis Nature 74,2cm. Fotoperíodo: 8H. Substrato: Areão rio. Hardscape: Tronco. Fauna: 5 Plattys 3 Corydoras 4 Cari…
-
Garbage Swamp Boa noite a todos, Venho novamente ao fórum, após ausência prolongada, para actualizar a situação daqui de casa e abrir um novo tópico onde poderão acompanhar o desenvolvimento do meu novo projecto. A minha bateria foi desmontada. O meu comunitário pequenino foi desmontado. Este projecto será feito com o material restante das duas coisas. Vou começar a actualizar as coisas. Material: 1. Calha Boyu 3x21 T5. 2 de 6500k e 1 de 10000k penso eu 2. Aquário 90x40x40 +/- com cantos redondos à frente. - não gosto muito de cantos redondos mas fará todo o sentido neste projecto. Filtro Fluval qualquer coisa 150 acho eu...sei que s…
-
- 42 replies
- 3.2k views
Boa tarde! Sou o Sérgio, sou de Lisboa, e sou iniciante neste maravilhoso mundo. Relativamente a experiencias passadas, tive apenas um peixe de agua fria enquanto garoto (lol), e tive aqui um registo no fórum há uns anos, onde li e apreendi bastante, pelo menos as noções básicas para me iniciar nesta aventura. Infelizmente não me foi possível avançar com nenhum projecto antes, por um conjunto de factores, mas essencialmente porque até então não tinha casa própria. Entretanto isso mudou, e fiz as obras de remodelação projectando já a montagem de um aquário como peça central da casa, que ficará entre duas paredes, aparentando estar encastrado e com vista para duas divisõ…
-
- 3 replies
- 925 views
Boa Tarde, Iniciei um projeto de Low Tech me baseando em vários artigos/posts e cheguei a uma encruzilhada. O aqua é de 30 litros: Comprimento: 45 Profundidade: 25 Altura: 30 Sendo um low tech iniciei com plantas que não necessitam muito de CO2, sendo as principais: Musgo de Java Anubia Petite Utilizei Substrato Fértil: Mbreda Substrato Inerte: Areia de Rio e Quartzo por cima Iluminação: Uma Lampada Led de 10W com 6400 lumens ligada 10 horas por dia Filtragem: Filtro externo simples, com perlon e Siporax Pretendo colocar um Betta no aquário, utilizarei Corydoras(duas) para limpeza do fundo e Caramujos Red Ramshorn para os vidr…
-
- 10 replies
- 2.2k views
Depois de ter mantido com algum sucesso um aquário plantado que apresentei aqui no fórum senti que essa montagem já não me permitia ir mais longe então comecei a idealizar uma nova montagem que já começou há algum tempo. Tive um plantado low-tech que considero que foi um sucesso. Fazia uma TPA semanal e fertilizava em EI. Na sua melhor fase o Aqua tinha quase 0 algas, as plantas estavam com boas cores e bom crescimento e os peixes saudáveis. Mas como tirei tudo o que imaginei dessa montagem parti para outra, usei toda a flora do aquário anterior, introduzi mais algumas espécies e meti mãos à obra. No entanto desta não me está a correr tão bem. Vou apresentar…
-
- 12 replies
- 1.8k views
Boas pessoal, após muitas leituras e entusiasmo comprei o meu "primeiro" aquario, um Bermudes 60 Vamos então aos dados: - 60x30x42.5 -Mini BioBox 2 -T8 15W by tecatlantis - Termostato 50 W EasyKlim Como estive fora deixei o aquario a ciclar umas 3 semanas com agua da torneira com tratamento para coloro (AquaSana)e coloquei alguma comida. Após as 3 semanas coloquei 3 corydoras aeneus e 6 Neon Tetra. ( eu sei que não deveria ter colocado tantos mas como fui a uma loja ver uns produtos e peixes comprei os tetras) e uma planta de baixa manutenção. Dados da agua: 28º ph: 6.5 ( com as tiras é dificil perceber mas parece-me sempre perto deste valor) kh: 6ºd gh:…
Last reply by Fábio Cardoso, -
Após sucessivos adiamentos no iniciar dum projeto de água salgada devido a variadíssimos fatores, cansei-me de olhar para o magnífico mono que tinha no corredor e lancei-me num projeto low tech de água doce que ando há mais de 10 anos para pôr em prática. Trata-se dum biótopo inspirado no Rio Negro que estou a apontar para conter no máximo duas a três espécies de peixes. O nome é inspirado nesta estação do ano e no aspeto do tanque (por razões óbvias). Vamos a dados técnicos: Tanque: 130x60x55 = 429 litros brutos (tenho uma sump de 100 litros mas para já não a estou a usar) Iluminação: aqui é complicado porque estou a usar a calha DIY mista leds +…
-
Disasterpiece 1 2 3
by Rui_B- 61 replies
- 4.4k views
Boas! Montei o meu aqua há 4 meses e entre altos e baixos lá tem vindo a desenvolver (pouco). Para já deixo aqui o setup e umas fotos. - Aquário Ciano Aqua 80 (80x30x30cm - 71lt brutos) - Filtro Biobox (Bomba 260l/h 600l/h; esponja filtração mecânica; cerâmicas Eheim Substract Pro; carvão) - Iluminação T8 18W Sylvania Luxline Plus 1300lm Zetlight Lancia ZP4000 742 Plant (finalmente!) - Aquecimento Termostato Resun 100W - CO2 Tropica System 60 - Subtrato Fértil JBL Aquabasis Plus - Substrato Inerte Basalto - Tronco Red Moor - Rocha Seyriu Stone - Flora Limnophila Sessiliflora Valisneria Spiralis Tiger Musgo Java Ludwigia Palustris (a definhar lentamente)…
-
- 1 reply
- 758 views
Boas Tenho um Aquário , com 600x300x300 .. Neste momento tenho 3 cometas , sei que são muitos pelo que já vi para ter lá .. Gostava de reiniciar , sou principiante aserio nisto .. E gostava de avançar com algo mais , como aquário de agua doce quente Algúem me pode ajudar , com o tipo de mecanismos que devo usar ? Enviado do meu HUAWEI G510-0100 através de Tapatalk
-
- 7 replies
- 1.9k views
Quero partilhar com vocês mais uma das minhas experiências LOW -TECH Aquario montado a 4 meses Aquário: 1.5 m Filtros: 3 filtros chineses Termostato: 300 Substratos: nao sei o nome Iluminação: 2 lâmpadas chineses Hardscape: 1 Tronco grande CO2: Não tenho Flora: A - 1 Anubias barteri var. barteri B - 5 pés Hygrophila polysperma 'Rosanervig' C - 5 pés Pogostemon Stellata D - 3 pés Limnophila Aromatica E - 5 pés Rotala Rotundifolia F - 5 pésRotala sp. 'Nanjenshan' G - 5 pés Sagitária Subulata H - 5 Vallisnéria Spiralis Tiger I - 3 molhos pequenos de Marsilea hirsuta J - 3 pés Myriophyllum mattogrossense L - 10 pés Utricularia gibba M -3 pés Alt…
-
- 3 replies
- 1.4k views
O aqua, já está montado à mais de 10 anos, mas só começou a ser tratado por mim desde Agosto de 2014, é um Aquatlantis 118x41x43, 200L Iluminação: Calha Led Beamswork Hi-Lumen 120 substituiu 2 Lâmpadas T8 que estavam a criar curto circuito e a mandar o quadro a baixo. Filtragem: Eheim Professional II + JBL E701 Eheim Jagger 300W Fertilização: Usava Tropica Premium Fertilizer não estava contente com o resultado, a semana passada comecei a usar Fertilizante Macro Nutrientes NPK Low Tech, Fertilizante Micro Nutrientes Low Tech, Cápsulas férteis em Ferro + Micro e macro Nutrientes tudo das Soluções Aquáticas, certamente verei bons resultados! Fauna: 7 Esca…
-
- 5 replies
- 2k views
Boa tarde a todos, venho abrir um topico novo para o meu aquario de 60 litros, pois mudei o layout do mesmo, podem ver o post anterior aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?/topic/227075-1º-Aquário---low-tech Mudei o layout porque o anterior tinha uma enorne praga de caracois eram a manada. Eram todos como este E entao decidi limpar o aquario a fundo e ja que o fazia mudar um pouco o layout. Para nao prejudicar os peixes, tirei-os todos, e pus-los no escuro com o termoestato ligado, para nao os stressar muito, pus na mesma agua toda a materia filtrante o tronco e as pedras para nao perder as colonias de bacterias, limpei tudo e na biobox apanhei uma gra…
-
- 45 replies
- 5k views
Ora então venho apresentar o meu primeiro aquário nunca tinha tido um contacto com o mundo da aquariofilia portanto tenho muito e quando digo muito é mesmo muito que aprender, o meu objectivo desde o inicio foi sempre manter o investimento baixo pelo menos agora enquanto ainda estou no inicio, portanto optei por algumas coisas home made que são o filtro e iluminação que apesar de já estarem operacionais ainda não estão finalizados ao nível estético.no meu tópico anteriormente aberto na zona dos primeiros passos coloquei muitas questões e continuam sempre a surgir mais que tento esclarecer pesquisando mais e mais. Setup: Data de montagem: 01 Set 2014 Dimensões: 1…
-
- 0 replies
- 1k views
Boa tarde, estou a iniciar um novo projecto mas com algum material do antigo deixo o setup e umas fotos, aceito sugestões de melhoria ou críticas construtivas. Antes de mais não quero um plantado, quero um aquário com plantas , ao nível de peixes será um comunitário com neos, guppys, coris, pleco, ancistos, etc etc. O móvel foi feito por mim a medida do aquário. Material Aquário 120 cm * 41 cm * 40 cm Filtro terra ex 700 Termostato 300+100 W - 25º Iluminação - leds Hardscape Substrato fértil - Tropica Substrato não fértil - tropica Troncos vários e pedras de granito Plantas ( algumas não estão em bom estado devido a um problema que tive no out…
-
- 2 replies
- 1.4k views
Boa tarde. Depois de me ter apresentado, venho agora apresentar o meu aquário. Para o produto conseguido até agora, contribuíram os posts e tópicos nestes foruns assim como a leitura de um livro e a consulta de diversos outros sites na internet. O aquário no seu estado actual é produto de alguns avanços mas também recuos conforme ia lendo mais e ficando conhecedor de erros cometidos no processo (conchas, búzios e decorações de resina instaladas inicialmente, foram logo retiradas assim que soube ser um erro ou menos aconselhável). Aquário 60x30x35(CxLxA) Filtro: Sera Fil 120 (700l/h) Termostato: Resun 100w Iluminação: E27 15w 800lm 6400k sem substrato …
Last reply by MAntunes100, -
- 4 replies
- 1.4k views
Aquario -62x30x27(CxLxA) Air pump SA-2500 filtro eheim 2213 termostato é um trixie de 50w substrato sepicial ground Iluminação lampada incandescente 14w 760lumen 6500k led 9w 720lumen 6400k Fauna -4 neons -2 platys -3 espadas/1 macho -guppys -1 corydora será para acrescentar mais -2 ancistrus Flora -musgo de java led diy as imagens foram tiradas por telemovel e por isso nao tem muita qualidade
-
Boas, venho por este meio apresentar-vos o Unnamed! Ainda está no início e com muito trabalhinho pela frente! Espero que depois do Natal tenha tempo para uns presentes ! Desde já ficam umas fotos, com péssima qualidade! Espero que gostem. Hugz
-
- 8 replies
- 1.5k views
Boas noites pessoal, entao é assim venho aqui pedir opiniões visto ter comprado ha ja algum tempo um aquário de 120x50x50 e por motivos profissionais nao consegui ter tempo nem disponibilidade para o montar e fazer tudo em condições. Ja tive várias experiências não em aquários deste tamanho mas de 40, 60 e 80cm. Ora bem então a minha ideia é fazer um aquário talvez tipo de um biotopo com algumas plantas, folhas e alguns troncos. Hoje comprei o termoestato e o movel para o aquário mas devido a exigências da minha namorada ainda tem de sofrer algumas alterações. Queremos meter o móvel do aquário mais alto aí uns 15 a 20cm. A minha ideia era por uma areia que vi num aquá…
-
- 2 replies
- 1k views
Boa noite. Estou a ajudar uma escola com a montagem de um aquario que neste momento esta uma desgraça e precisava da vossa ajuda. O aquario tem as seguintes medidas, C= 120cm, A= 50cm, L= 40cm, esta com um filtro muito fraco para o tamanho do aquario, um Eheim 2213 e tem uma calha que leva 2x T8 30w. O filtro estavamos a pensar num hydor professional 600, o que acham? A iluminaçao vai-se manter a mesma, ate porque aconselharam-nos a nao meter mais lumens se nao vamos usar CO2. O substrato em principio tambem ja esta escolhido, ADA Amazonia, mas tambem aconselharam a colocar por baixo o fertil ADA power sand, contudo ja li que se no futuro mexerem nas plan…
-
- 10 replies
- 1.2k views
Boas pessoal Deixo aqui as fotos do meu primeiro 120l que considero um sucesso. Aquatlantis Aquadisio 120l Podem ver a filtraçao com uma esponja simples e muita ceramica para bacterias. Para escoar a agua tenho duas bombas que levam a agua para o outro lado do aquario de forma a varrer o aquario com agua filtrada. A corrente é quase inexistente mas o método permite aumentar a quantiade de agua filtrada muito facilmente trocando as bombas. Uma das bombas esta ligada ao temporizador com a luze, diminuindo assim a corrente à noite. Para a base tenho pouzolana (rocha volcanica) misturada com substrato da marca tropics e muita areia branca. Para os peixes …
-
- 59 replies
- 5.4k views
Boas, Vou fazer um aquário muito simples para camarões, "zen" e tal, e vai ser o meu primeiro aquário com plantas. Estou a pensar em só meter musgos de "chama?" e de java. Nesta thread vou postar o avanço do aquário, neste momento a única coisa que tenho é o aquário, termostato e filtro. xD Dicas e coisas que deva ter em conta são aceites. Editado por Hugo R. Silva: classificados é noutra área.
Last reply by sfgf, -
- 7 replies
- 1.3k views
Boa Noite meus amigos. Daqui por duas semanas vai fazer um ano que entrei no mundo da aquariofilia, desde que me meti nisto não ouve um dia que não aprendesse algo novo. Comecei assim: Neste momento sinto-me bastante satisfeito com aquilo que criei. Nunca recorri a Co2, nem a fertilizantes, a areia que fui comprar a umas obras serve de substrato. Ainda tenho muito trabalho pela frente mas queria partilhar isto convosco:
Last reply by RuiCaeiro, -
- 2 replies
- 998 views
Boas pessoal Preciso de algumas ajudas para um projecto em que estou a pensar. Vou buscar nos próximos dias um aquário novo com as medidas 100*50*50 - 250L. Para começar pretendo montar um low-tech, pois não quero algo demasiado dispendioso e que dê demasiado trabalho, pois o tempo já foi mais abundante. Gostava de manter alguns cicledeos Sul-Americanos que já tive no passado e que foram os que mais gostei estou a falar de Escalares, a juntar aos Escalares seria Cicledeos Anões, Ancistrus, Ottos, Corydoras e um cardume de Tetras, isto assim muito por alto, são tudo ideias! Agora surgem as duvidas: 1-Que filtro/s utilizar? 2-Plantas low-tech? 3-A ilum…
-
- 2 replies
- 967 views
Boas. Tenho aquario de 60 Litros com troncos, Anubias Anas e fetos de Java, este aquario esta em funcionamento há cerca de 3 anos, com as plantas a crescer muito bem. A filtragem esta a cargo de um EHEIM 150, que faz cerca 300L/hora. Os niveis de Nitratos, Amonia tem estado sempre controlados. Ph de 7. Neste momento não tenho nenhuns peixes a habitar no aquario, tenho só uma dezena de Helenas. O que é que me sugirem como peixes para este Setup? Tenho alguma curiosidades nos Apistogramas e tenho começado a pesquisar, o que me dizem os "entendidos"' Desde já muito obrigado.
-
- 47 replies
- 5.2k views
Data de Montagem: 04.10.2014 Aquário: Invictus 80x30x40 Móvel: IKEA Iluminação: Calha com 2 lampadas T5 de 24W cada Filtragem: Externo JBL 900 profi Aquecimento/Arrefecimento: Termostato de 100W inquebrável Outros Equipamentos: Nenhuns. Hardscape: Biscaya Wood Abano Stone Substrato: Trópica Fertilização: Dentro de uma semana. Fauna: Colónia de Red Cherry Colónia de Neocaridina heteropoda "wild" Poecilia Endlers: 1 Macho Flora: Echinodorus tenellus Crinum, Marsileia hirsuta, Micranthemum 'Monte Carlo' , Staurogyne, Myriophyllum matogrossense, Reiinicki, Pinatifida, Tripartida, Limnophila hippuridoid…
-
- 26 replies
- 4.7k views
Olá amigos(as) do hobby. Estou criando este tópico pra compartilhar as informações sobre meu aquário. Setup: Aquário: 200 litros travas francesas Sump: 87 litros / bomba de recalque 2700l/h / 12l de mídia biológica de quartzo de vidro Circulação de água feita por um wavemaker 2000l/h Aquecedor 300w Iluminação feita com led (lowtech) Substrato: 35kg de areia de rio fina. Hardscape: troncos de aroeira. Fauna: 2 A. Severum (cichlasoma severum), 10 tetra rosáceos (Hyphessobrycon erythrostigma), 5 Matogrosso Nome (Hyphessobrycon eques) e 1 cascudo tigre (Peckoltia vittata). Parâmetros: pH6.8 / kh 2 / gh - Algumas fotos. Foto do sump sem a proteção a…
Last reply by Yuny Dias, -
- 0 replies
- 642 views
http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?/topic/243863-Árvores-aquáticas Árvores aquáticas Enviado do meu SM-T230 através de Tapatalk
Last reply by Leodiney De Menezes Pinto, -
- 21 replies
- 1.9k views
Boas pessoal. Chamo me Guilherme Cravo, e moro para os !ados de Arganil (perto de Coimbra). Tenho um aquario já com água e filtro a funcionar quase à um ano... Antes de activá-lo queria saber a vossa opinião do que devo fazer no aquario... Tipo de plantas e peixes. Dimensões: - 80x45x30 = 100l +/- Iluminação: - Calha home made. 2 x - F18 watts /133 cool white Temperatura: - Termoestato tetra 75watts - 27/27,5 graus Bomba do filtro: - Não consegui ver a marca, mas tem uma roda para regular a intensidade de saida da agua, vais dos 600 aos 1150. Não sei se com isto conseguem perceber que tipo de filtro é. Camadas na filtragem: - Fibra - Carvão …