DOENÇAS E PRAGAS
Microalgas, testes, aditivos, tratamentos e quarentenas
6279 tópicos neste fórum
-
- 16 respostas
- 6.3k visitas
Boas, vim agora da Alemanha e lá vi numa revista que a Sera tem um novo remédio, sera med Professional Flagellol, que é efectivo contra doenças comuns nos ciclídeos grandes e discus, provocada pelos parasitas Spironucleus e Hexamita - são os que levam à doença do buraco. No site da sera o texto ainda só está em alemão, mas quem quiser está em http://www.sera.de/index.php?id=698&L=1 diz que também é efectivo contra os cistos dos parasitas. Tem ainda outro novo medicamento contra os nematodes: sera med Professional Nematol. É efectivo contra os vermes Camallanus, Capillaria e Oxyurida, comuns em escalares e discus. É também novo, e eles só têm o texto em ale…
-
No meu aqua todas as plantas irradiam saude menos o musgo que fica neste estado: Serão os Fosfatos?
-
- 10 respostas
- 3.5k visitas
Olá a todos, Gostava de saber qual o melhor tratamento para uma desparasitação regular de Discus... eles estão saudáveis, comem bem, mas já passaram quase 5meses desde a última vez que os desparasitei e queria desparasitar agora... Muita gente usa o Flagyl 2 comprimidos para 80l de água. Eu próprio já usei em Maio passado... Mas também ouvi dizer que o Esha Hexamita também dava... Isto é verdade? Há mais algum tratamento que não tenha aqui mencionado? Obrigado
-
- 0 respostas
- 995 visitas
olá tenho uma oranda com ictio e n sei o q lhe faça dado que li que uma forma de tratamento é aumentar a temperatura da agua por volta dos 30ºC. Sendo os meus peixes de água fria (apesar de eu ter termostato com a temperatura por volta dos 22ºC) subir para 30ºC não será um problemazito para eles? para alem disso não tenho forma de a separar para outro aquário (enfermaria) e não haverá problema para os outros peixes se eu acrescentar sal à água (outro tratamento que aconselham)? Preciso q me ajudem q a desgraçada está com uma data de pintas e foi de um dia para outro. beijinhos LaurSilva
-
- 27 respostas
- 2.7k visitas
Boas, uma fase ultrapassada (parasitas intestinais) e eis que o meu descanso ainda não chegou. Chego a casa ontem, por volta das 21:00 e deparo-me com um discu encostado a um canto. Depois de observar, reparo que tem um dos lados do corpo esbranquiçado, especialmente junto à barbatana peitoral e que, de vez em quando ia para o fundo deitar-se. Fiz uma TPA e ele ficou um pouco mais activo mas, rapidamente se foi esconder debaixo do tronco. Hoje de manhã, fiz nova TPA e, reparo que, perto da barbatana caudal, existe uma área muito branca que rodeia uma área que parece que perdeu a mucosa. Noto ainda que o peixe está muito assustadiço e que de vez em quando s…
-
- 7 respostas
- 3.7k visitas
Será que alguem me pode elucidar acerca do estado do meu Platy?? De repente ficou todo "torto" e curvado e de vez em quando nada descontroladamente em rodopio ? Que lhe terá acontecido? Que deverei fazer?? Obrigado Pedro
-
- 31 respostas
- 10.8k visitas
Boas, Expliquem-me isto se conseguirem: Adoro guppies e já comprei vários casais para tentar que criassem mas não tenho sorte nenhuma, isto porque morrem todos... Já fiz tudo para que isso não acontecesse e até pensei que o problema era dos parâmetros da água e outras coisas mas acho que não. como últimamente só comprava guppies resolvi fazer uma experiência, comprei um casal de espadas e um colega meu deu-me 9 guppies, todos jovens e 1 bebé, coloquei-os no aqua e tudo bem, passado uma semana tudo estava ok e pensei que tinham acabado os problemas com os guppies até que o meu pesadelo voltou e deu-me algumas respostas. No espaço de 2 dias morreram os 8 gu…
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Boas a todos! Venho em busca da V. preciosa ajuda. Estou com problemas com um mollie macho. Está bastante magro e com dificuldade em nadar, ondulando o corpo todo para o conseguir. Ainda assim, para já esforça-se para comer alguma coisa, mas temo que este ponto positivo seja temporário. Depois do esforço acaba por pousar no fundo. Há cerca de duas semanas morreu-me outro com sintomas idênticos. Já tentei diagnosticar mas sinceramente não estou a ver o que seja só com estes sintomas dado que são comuns a muita coisa. O aqua (120L) está plenamente estabilizado com o ph a rondar os 7 e a temperatura pelos 26º. A alimentação varia entre diferentes tipos de flocos e d…
-
- 0 respostas
- 655 visitas
ola... sou nova no site, e preciso da ajuda d vcs... eu tenho um aquario comunitario com guppies, molies, 2 cascudos, 1 moreia de calda pintada, 1 cobrinha kulliu e 3 camaroes pequeninos brancos q nao sei sua raca. ha alguns dias meus guppies comecaram a morrer mto rapidamente e passei a observar q eles dao uma bolinhas brancas q vao se alastrando por td corpo, suas nadadeiras ficam corroidas e seu nado fica estranho, parece q eles vao perdendo os movimentos do corpo. ja morreram a metade deles e lastrou por td o aquario estao tds c essas bolinhas, a minha morei tbem acabou morrendo e a cobrinha achei melhor tirar ela do aquario e colocar em outro menor, q esta sozinh…
-
- 4 respostas
- 1.1k visitas
Boas pessoal! Preciso da vossa ajuda para ajudar a resolver um problema que há muito se arrasta nos meus aquários.. Há cerca de 3 anos tive um áqua com cerca de 30 l, onde de todas as vezes que me morriam peixes era com Hidropsia.. Ha cerca de 7 meses comprei um novo aqua maior e introduzi passado o periodo necessário peixes que tinha no meu aqua mais pequeno. Até aqui tudo bem. O problema surge quando desde à 2 meses atrás começam a morrer-me novamente peixes com esta doença. Primeiro foi uma raposa voadora, depois foi uma colisa fêmea, um cardinal e agora um tetra fantasma negro... Todos os peixes que tive com esta doença foram tratados primeiro com Myxazin, d…
-
Colisa- Mancha Negra
by Guest Nuno_lvc- 2 respostas
- 2k visitas
Oi pessoal, introduzi à dias dois colisas no meu aqua, dois dicas depois apareceram umas manchas escuras na região acima dos olhos, e que agora lhe começa a apanhar as barbatanas dorsais... Tive a ver a lista de doenças e não consigo encontrar nada, que corresponda a isto. Fiquei na duvida se seria oodinium, mas como há poucas fotos na net não consigo identificar ao certo. Como hei-de tratar? Obrigado Cumps
-
- 8 respostas
- 1.6k visitas
Viva, Pedia a vossa ajuda, que desde já agradeço. Tenho um Casal de Ciclideos Americanos do tipo anão, não sei o nome deles, em ambos parece que estão a ficar cegos, com uma película nos olhos quase que parece que têm "bolor". Um deles está muito magro, não come já há muitos dias, talvez 15 dias e sempre lhe dei a comida habitual e que dou aos outros ciclideos em forma de granulado.
-
- 0 respostas
- 565 visitas
olá! tenho uma csal de molis, o macho encontra-se doente com manchas negras, alguém me me poderá ajudar ? Anda sempre escondido. Sempre foram saudáveis, não percebo o q se passa!!
-
- 5 respostas
- 1.5k visitas
Olá, gostava de ouvir opiniões acerca de uma situação que se passou num dos meus aquários. Nesse aquário (80l) tinha 20 alevins de guppy a crescer (+-3semanas), 2 cardinais em recuperação (magros) e 1 guppy macho de perfeita saúde. No fim de semana fiz uma visita a uma loja aqui da zona, não resisti e comprei 4 guppys enormes e bastante bonitos (2 fêmeas cheias e 2 machos) sem o minimo de sinal de doença assim como nenhum dos outros que estavam no aquário da loja. Juntei-os no tal aquário e no dia a seguinte tenho uma péssima surpresa. Todos os peixes bastante mal, barbatanas a apodrecer e a ficarem esbranquiçadas, peixes com dificuldade em nadar com um dos guppys machos …
-
- 5 respostas
- 1.5k visitas
pessoal tenho uma colisa que presumo ser o macho.. e ela hj apareceume num canto do aquario.. e tem um olho esbranquisado.. que devo fazer? tb ta ali naquele canto e nao sai dela ajudem-me s.f.f. e nao sei se será uma consequência mas o meu platy agr que este colisa se encontra mais fraco anda smp a mordiscalo... ke faco?
-
- 7 respostas
- 1.1k visitas
hoje reparei que tinha um discu com algumas arranhadelas , parece que é uns tufos brancos mas também não tenho a certeza do que é por isso posto aqui uma foto para ver se alguém sabe dizer o que é . sem mais um obrigado a todos .
-
- 5 respostas
- 2.1k visitas
Tenho um dos meus Otos com a boca parece que em sangue, ele continua arduamente na sua luta contra as algas mas o que será este vermelho da boca, junto fotos em baixo para documentar melhor...
-
- 23 respostas
- 2.3k visitas
A alguns anos que tenho aquário e a volta de 2 anos que mudei para agua quente desde então tenho tido mortes em massa no aquário os peixes morrem muito frequentemente raros são os que ficam mais de 2 meses no aquário sem nenhum problema... A minha pergunta é se tenho alguma doença no aquário? Se devo mudar a agua ? O tipo de filtro? etc... quem poder responder a estas questões por favor que o faça já não sei que ei de fazer.
-
- 15 respostas
- 1.8k visitas
ainda tentei pesquisar qualquer coisa mas não consegui mesmo, a minha net tá a cair de 2 em 2 min depois volto para ver se alguém respondeu ontem morreu-me uma molly, mas como ainda era pequenina não liguei muito, hoje reparei que tenho outra igual. magrinha e quase sempre no fundo já muito fraquinha. como tenho ainda uma boa quantidade delas não reparei que ela estava magrinha antes, só mesmo hoje serão parasitas intestinais? o que é que eu faço? tenho uns 30 peixes num aqua de 25l, mas a maioria deles ronda 1cm, so uns 4 ou 5 é que tem mais de 2cm, mas sei que tem peixes a mais. faço tpas de 20% dia sim dia não. mesmo que já não consiga curar este peixe, não quero …
-
- 5 respostas
- 1.2k visitas
antes de mais boa tarde,eu sou novo neste forum mas ja a algum tempo que possuo este aquario e nunca tive problemas com ele,mas este fim de semana fui pra fora e qual é o meu espanto quando cheguei a casa e depareime com uma das minhas coridoras sem a barbatana traseira e anda sempre deitada sobre o areão e ao nadar anda muito devagar, a barbatana não parece tar roida mas parece que foi cortada com uma "tesoura",ao observar bem reparei que uma outra tambem lhe falta um pouco da barbatana traseira mas so um pouco por cima mas tambem anda muito quieta e esta sim parece estar roida,tambem reparei que na zona das guelrras esta um pouco vermelho,gostaria que me ajudassem a des…
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
boas, Há duas semanas fiz um tratamento ao aqua com PROTAZOL e FLAGYL! Há 2 ou 3 dias para cá tenho um bótia palhaço esquisito! ta sempre escondido a respirar muito depressa. Sai para comer mas faz que come... a sua coloraçãp está normal... as vezes os olhos estão assim mais claros!! eu penso que será stresse.... eu nao fiz nenhuma modificação a nao ser o tratamento (o problema nem era com ele, era com escalares) como diminuir esse stresse? Obrigado
-
- 16 respostas
- 1.6k visitas
Olá a todos Tenho um aquario com 35 litros e tinha 3 betas (1 macho) 3 guppis (1macho) e 2 espadas( há 1 mês, calorinha... nestas coisas) Ultimamente morreram vários peixes, e como o aquario é do meu filhote ia tentando repor(para q o pequenito n ficasse tão triste), pois sempre pensei que fosse adaptação. Mas na passada semana morreu um espada com ictio. Subi a temp. 30º . Morreu mais um e no sábado fui comprar um medicamento par o ictio( a dose recomedada põe a agua toda azul é normal?) entretanto o Beta macho que sempre me pareceu bem adaptado, os betas foram od priemiros habitantes, começou a ficar parado com a respiração ofegante, e morreu esta noite. Agora est…
-
- 3 respostas
- 1k visitas
Boas pessoal ... Duas perguntas simples .... Quando se faz tratamento ( mais propriamente Esha 2000) no aquario , convém desligar o uv? Quando se coloca fertilizantes liquidos , convém desligar o uv? Mais uma vez , obrigado a todos
-
- 5 respostas
- 1.1k visitas
tenho uma duvida, eu tenho lido livros e pesquizado na internet sobre aquariofilia.. e agora a uns tempos para, tem-me morrido peixes.. eu tinha 4 guppies e um guppie bebé com cerca de 1 cm k deve ter vindo agarrado nas plantas que comprei.. e a questão é.. os gupies começaram a morrer.. morreram os 4 menos o bebe não sei pk mas reparei que tinha umas manchas de cor acizentada nas escamas, e tinham perdido um pouco de cor.. e resolvi comprar um tratamento para doenças que se chama "esha 2000" que me aconcelhou o vendedor, e agora que o começei a usar reparei que o meu platy e o neon negro tem umas pintas muito equenas nas barbatanas.. eu ja pesquisei e vi que isso tambe…
-
- 0 respostas
- 644 visitas
O post original está nos ciclideos: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=71346
-
- 4 respostas
- 1.1k visitas
a pouco tempo reparei que tenho alguns peixes do meu aqua com as barbatanas traseiras ruídas. não sei que fazer ainda não sofri nenhuma baixa mas espero não vir a ter nenhuma uns deles são tetras e outros são uns peixes que fazem lembrar zebras amarelas mas são mais pequenos o setup é: aqua de 50 L substrato de areia fina branca e pedras variadas filtro aquapor 200l/h 6.5W termostato aquapor 100w 28ºC normalmente PH 7 não faço mais nenhum teste a agua sem ser o de PH aki estão algumas fotos:
-
- 8 respostas
- 1.7k visitas
Tenho uma escalar grande femea de reprodução. Pos os ultimos ovos a 14 de7 esta em aquario de reprodução com o macho. Desta vez comeu os ovos mas ninhada anterios tenh 40 escalares limdos. Hoje verifiquei que tem os olhos com uma nevoa e nada de forma diferente. Mudei 1/3 da aqua e pus Protizin. Não sei se fiz bem nem o que faça maisa AJUDEM-ME
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
boas caros foristas. no fim de semana passado adquiri 2 gupys femeas que não duraram mais de 3 dias. piorando ainda a situação perdi um gupy macho nascido e criado no meu aqua (bastante bonito), a unica alteração q notei nele foi um pouco de inchaço.. mas como os azares continuam, mto provavelmente tenho o meu cardume de neons doente. eles apresentam-se da seguinte forma: 2 apresentam os olhos inchados, nadam na diagonal, e um pelo menos apresenta a zona das guelras bastante vermelha. pelo que li julgo ser hidropsia. digam-me o que fazer e onde adquirir produtos para tratar desta mortandade. desde já obrigado
-
- 2 respostas
- 910 visitas
Olá boa tarde a todos! Tenho lido os vossos tópicos, e por incivel que pareça os meus discus ficaram doentes,gostava que me podessem ajudar,pois já não sei o que fazer mais!! Notei algo diferente no seu comportamento quando se começaram a esconder ao pé do chupador da agua,passados uns dias vi mesmo que tinham alguma coisa...os sintomas deles são: Muita comichão, passam pelas folhas e pelo tronco para se coçarem,estão muito bem,de repnte vão de um lado ao outro do aquario,parecem aflitos...com alguma coisa,estão sempre escondidos,só aparecem quando é para comer, um deles ja morreu,começou com uma ferida circular...de cor branca,isolei-o....e tentei fazer o trata…
-
- 1 resposta
- 653 visitas
a pouco tempo reparei que tenho alguns peixes do meu aqua com as barbatanas traseiras ruídas. não sei que fazer ainda não sofri nenhuma baixa mas espero não vir a ter nenhuma uns deles são tetras e outros são uns peixes que fazem lembrar zebras amarelas mas são mais pequenos o setup é: aqua de 50 L substrato de areia fina branca e pedras variadas filtro aquapor 200l/h 6.5W termostato aquapor 100w 28ºC normalmente PH 7 não faço mais nenhum teste a agua sem ser o de PH
-
- 0 respostas
- 574 visitas
Boas, apareceu uma verruga na cauda do meu ramirezi a cerca de uma semana, esta noite aumentou bastante e ficou meio avermelhada, que devo fazer. Se alguem me puder ajudar agradecia muito. ficam aqui algumas fotos: http://www.aquariofilia.net/forum/uploads/...3_77_452082.jpg http://www.aquariofilia.net/forum/uploads/...43_77_35664.jpg
-
- 2 respostas
- 812 visitas
Boas a todos Tenho 2 discus que andam escondidos, com pouco apetite e a coçarem as guelras nas plantas. Peço a quem tenha experiência com este tipo de sintomas que me ajude e me diga qual o tratamento mais adequado. Muito obrigado a todos Abraço Pedro
-
- 0 respostas
- 650 visitas
Gostava de saber se as cianobacterias alteram o PH e como? Alguem sabe?
-
- 0 respostas
- 739 visitas
boas, depois de um tratamento com protazol e 3 dias com fragyl tenho um tricogaster pérola morto! no inicio morreram dois escalares e então comecei o tratamento... depois comecei com o fragyl e durante 3 dias com as TPAs e assim! como os peixes infetados tinham morrido (2 escalares que morreram antes até de ter comprado o protazol, pois morreram num espaço muito curto de tempo) e o 3º tinha sobrevivido e ja comia como um escalar parei com o fragyl. Todos os outros peixes estavam bem como sempre! hoje (passados uns 5 dias do ultimo tratamento com fragyl) morre um tricogaster.. acho deveras esstranho porque não acredito que tenha morrido do mesmo que os escalares (…
-
- 2 respostas
- 1.1k visitas
Boa tarde Tenho um aquario de 200L temperatura 26 graus PH - 6.8 nitritos - 0 nitratos - razoaveis Fauna: 2 Betas 2 Mollys 2 corydoras 5 nariz de bebado 5 rasboras 1 pleco 2 limpa vidros 2 tubarao bicolor 2 botia palhaço e um numero de camaroes q nao sei a semana passada morreu uma molly macho, ficou muito magra, nao comia e tinha uma mancha branca no corpo. Agora uma molly femea parece q vai pelo mesmo caminho, o q come cospe, esta a ficar magra, parece q esta a perder escamas e a barriga parece ondulada. isolei-a no aqua hospital com baktopur alguem me pode ajudar por favor?? aqui vao 2 fotos:
-
Members
No members to show