Morte Dos Guppies


Hugo_Cruz12

Recommended Posts

Boas,

 

Expliquem-me isto se conseguirem:

 

Adoro guppies e já comprei vários casais para tentar que criassem mas não tenho sorte nenhuma, isto porque morrem todos...

 

Já fiz tudo para que isso não acontecesse e até pensei que o problema era dos parâmetros da água e outras coisas mas acho que não.

 

como últimamente só comprava guppies resolvi fazer uma experiência, comprei um casal de espadas e um colega meu deu-me 9 guppies, todos jovens e 1 bebé, coloquei-os no aqua e tudo bem, passado uma semana tudo estava ok e pensei que tinham acabado os problemas com os guppies até que o meu pesadelo voltou e deu-me algumas respostas. No espaço de 2 dias morreram os 8 guppies e só ficou o bebé (que descobri agora que não é guppy, deve ser uma molly ou plati, ainda não dá para ver muito bem), todos os guppies que compro sofrem do mesmo, estão bem durante uma semana, depois o rabo começa a desaparecer e as barbatanas começam como que a ficar coladas ao corpo.

 

Hoje, duas semanas após a minha experiência, reparo que o casal de espadas está bom e recomenda-se, o bebé que supostamente era guppy está a crescer com saude e os restantes peixes (2 tetra rosa, 7 neons e uma cory aeneus) estão com toda a saúde.

 

Não sei o que se passa e a verdade é que vou desistir dos guppies porque estou farto das mortes no meu aqua e só quero que tudo estabilize...

 

A temperatura subi até aos 30ºc

O ph está entre os 7.0 e os 7.2

 

 

Espero que consigam responder

 

cmpts

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os teus Guppy tinham algum sinal de doenças? Tipo pontos brancos, escamas levantadas, nadar de lado ou algo assim?

 

É que é complicado investigar sem saber mais.

 

Eles simplesmente morreram sem snais exteriores?

 

A que temperatura tinhas a água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os teus Guppy tinham algum sinal de doenças? Tipo pontos brancos, escamas levantadas, nadar de lado ou algo assim?

 

É que é complicado investigar sem saber mais.

 

Eles simplesmente morreram sem snais exteriores?

 

A que temperatura tinhas a água?

O único sinal de doença é aquele que aparece em todos os guppies que tenho, ficam sem rabo e depois morrem além disso deixam de ter as barbatanas levantadas, parece que se colam ao corpo.

Não tem mais nenhum sinal de doença, tinha a temp a 27ºc e agora está a 30ºc.

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E essa amonia ,nitratos etc e tal hum...

 

tambem acho isso um bocado estranho e da temperatura não deve ser de certesa se bem que 30 graus tambem não é o mais indicado até ainda tenho aqui 2 aquas que nem termostato teem

 

Cmps

 

Rodolfo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E essa amonia ,nitratos etc e tal hum...

 

tambem acho isso um bocado estranho e da temperatura não deve ser de certesa se bem que 30 graus tambem não é o mais indicado até ainda tenho aqui 2 aquas que nem termostato teem

 

Cmps

 

Rodolfo Silva

Não tenho como fazer os testes mas já me disseram que poderá ser uma das causas...

 

Já ando à procura de uma mangueira para quando fizer as TPA's aspirar o lixo do areão que segundo me disseram pode estar a elevar os níveis de amónia no aqua...

 

cmpts

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho como fazer os testes mas já me disseram que poderá ser uma das causas...

 

Já ando à procura de uma mangueira para quando fizer as TPA's aspirar o lixo do areão que segundo me disseram pode estar a elevar os níveis de amónia no aqua...

 

cmpts

Hugo

 

 

Boas Hugo é isso mesmo quando fazes as tp´as convem fazeres aspirando o areão no fundo sempre removes detritos que se acumulão no fundo há umas mangueiras proprias para esse efeito que trazem umas bocas mais largas em plastico rigido proprias para esse efeito qualquer casa de aquariofilia ou hipermercados devem ter

 

1 abraço

 

Rodolfo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lojas dos chineses tb tem e bem baratos lol 2.25€

 

Já agora qual a litragem do teu aquário? Não encontrei a info, posso ter visto mal :D

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a mim,80% das mortes em aquariofilia devem-se a aquários mal ciclados.

 

Todos os peixes podem ficar doentes,mas só se estiverem expostos a qualquer tipo de stress,o que os fragiliza e consequentemente as doenças atacam.Aquários não-ciclados não têm as bactérias protectoras que envolvem o aquário,verdadeiro escudo.E a amonia nem se fala.

 

Se ciclarmos bem um aquário,se não pusermos os peixes todos ao mesmo tempo, e se fizermos tpa's todas as semanas(muito importante,mas hoje em dia muita gente pensa que isto é mito) os peixes irão sentir-se confortaveis e as doenças não aparecerão.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lojas dos chineses tb tem e bem baratos lol 2.25€

 

Já agora qual a litragem do teu aquário? Não encontrei a info, posso ter visto mal ;)

 

Boas,

 

Obrigado a todos pela ajuda, já encomendei a mangueira tou só à espera que chegue porque nos chineses não encontrei, nem um temporizador para a luz do meu aqua lá encontrei.

 

O meu aqua tem 60 litros, eu até acredito que os problemas vêm da amónia ou dos nitratos, o que eu não compreendo é porquê que isso só acontece com os guppies...

 

A título de exemplo, ofereceram-me 9 guppies jovens e só 1 deles era mesmo bebé, uma semana depois foram morrendo quase ao mesmo tempo só que para minha surpresa o bebé foi o único que continuava vivo (e ainda está e continua a crescer a um ritmo rápido) comecei então a olhar para ele com mais atenção e foi quando reparei que não era um guppy mas sim uma molly, como era pequeno era dificil de distinguir.

 

sendo eles viviparos (também tenho espadas), deviam ter as mesmas necessidades certo???

 

Não compreendo sinceramente...

 

cmpts

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Holla olha ja experimentaste mudar de agua tipo meteres agua do outro lado, tenta por agua da torneira e meter aquasafe da " Tetra " axo k isso resolve o teu problema pk 1's tempos isso aconteciame mas era com femeas gravidas e olha agora ta tudo ok ;) abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou entao tambem podes ter uma bacteria que fica no aqua (vidros e areao)

para isso so mesmo um produto para matar as bacterias todas...

conheço pessoal a que ja aconteceu isso!

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Holla olha ja experimentaste mudar de agua tipo meteres agua do outro lado, tenta por agua da torneira e meter aquasafe da " Tetra " axo k isso resolve o teu problema pk 1's tempos isso aconteciame mas era com femeas gravidas e olha agora ta tudo ok ;) abraço

 

 

 

Boas, já faço isso desde o inicio, coloco água da torneira e uso aquatan da sera, desde que morreram os guppies nunca mais tive mortes no aqua, tenho 6 neons, 2 tetra rosa, 1 casal de espadas, uma molly bébé, uma cory aeneus, um CAE e 1 pleco, tudo 5 estrelas...

 

ou entao tambem podes ter uma bacteria que fica no aqua (vidros e areao)

para isso so mesmo um produto para matar as bacterias todas...

conheço pessoal a que ja aconteceu isso!

cump

 

também já pensei nisso e fiz várias TPA's seguidas, limpei o areão fora do aqua e até já usei uma pastilha de sera bactopur direct e...nada, eles morrem.

 

Só me resta uma solução, o problema deve vir da amónia ou dos nitratos mas não sei.

 

Obrigado pela help.

 

cmpts

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta colocar os guppys no aqua mas sem qulquer decoração ou areao... apenas peixes agua equipamento e aquario...Cumps

Compreendo que digas isso para ajudar,mas penso que um aqua só com água e vidro é contra-natura. Um aquário tem de ter substrato,plantas,muitas plantas,para ter vida,caso contrário não é um aquário é um depósito de peixes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo que digas isso para ajudar,mas penso que um aqua só com água e vidro é contra-natura. Um aquário tem de ter substrato,plantas,muitas plantas,para ter vida,caso contrário não é um aquário é um depósito de peixes.

 

Vou criar um nano numa caixa da vodafone, vou colocar apenas um casal de guppies e vamos lá ver como se vão portar, vou tentar dar-lhes as melhores condições apesar do espaço ser pequeno, vou colocar plantas naturais que não tenho no meu aqua, enfim vai servir para ganhar experiencia no mundo da aquariofilia e depois se tudo correr bem os guppies vão passar para o meu aqua de 60 litros.

 

cmpts

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

esses neons com ph a 7 não devem andar muito felizes.

 

Entretanto relativamente aos guppys, e aconselhando-te a verificares valores de amonia e nitratos, verifica se o CAE e o pleco não andam a ter comportamentos territoriais (normalmente so implicam com outros das suas especies, mas...as barbatanas dos guppys andam a desaparecer né?)

 

Que comida dás?

 

esse tetra aquasafe normalmente é mera proforma, analisa a tua agua da torneira. e verifica se precisas mesmo dele.

 

o aspirador de fundo, uma mangueirita com 0.5 / 1 cm diametro, com uma redezita numa ponta e voilá...

 

 

Um abraço

Editado por Nelson Carvalho

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...esse tetra aquasafe normalmente é mera proforma, analisa a tua agua da torneira. e verifica se precisas mesmo dele.

O Tetra AquaSafe serve para retirar o cloro e outros metais pesados na água,é sempre necessário.Ou então pomos a água num recipiente destapado durante 3 dias e assim já não é necessário o AquaSafe. Mas se queremos adicionar a água logo no aqua é importante pois o cloro pode afectar as guelras dos peixes entre outras coisas,sendo tóxico a longo prazo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

essa discussão já é antiga e há quem ache que há essa necessidade (a de por a água no recipiente ou por produtos género aquasafe). Pessoalmente e pela expriência que tenho tido, e conversas com outras pessoas, num aquário com a população que estamos a comentar, não me parece que a quantidade de cloro que possa estar numa água de TPA venha fazer o que seja que for. è apenas a minha opinião. Claro que se ao tirarmos um copito de água esta estiver branca branca, algo está mal, mas ai acho que nem existe aquasafe que nos safe.

 

Relativamente ao que disseste da toxidade a longo prazo não entendi. Mesmo que o cloro entre no aquário este vai ser libertado ao longo dos dias, quando existe problemas de toxidade é no imediato, ou não?

 

è apenas a minha opinião

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao que disseste da toxidade a longo prazo não entendi. Mesmo que o cloro entre no aquário este vai ser libertado ao longo dos dias, quando existe problemas de toxidade é no imediato, ou não?

O que queria dizer é que peixes expostos a tpa's semanas com cloro pode a longo prazo deteriorar as guelras dos peixes entre outras coisas.O cloro claro que acaba por evaporar mas na semana seguinte outra dose é acrescentada à água.

Eu ponho outro produto,o 'AquaPlus' da 'Nutrafin'.É mais barato que o AquaSafe e como é mais concentrado dura muito mais.Melhora a qualidade da água da torneira eliminando o cloro e a clorimina e neutraliza metais pesados,e tem extratos de ervas que protegem os peixes,escamas,etc,para além de reduzir o stress.

Como sempre utilizei este produto não sei dizer se o cloro faz mal ou não.Mas uma coisa é certa: água da torneira não é pura e umas gotas de um purificador só faz é bem.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Expliquem-me isto se conseguirem:

 

Adoro guppies e já comprei vários casais para tentar que criassem mas não tenho sorte nenhuma, isto porque morrem todos...

 

Já fiz tudo para que isso não acontecesse e até pensei que o problema era dos parâmetros da água e outras coisas mas acho que não.

 

como últimamente só comprava guppies resolvi fazer uma experiência, comprei um casal de espadas e um colega meu deu-me 9 guppies, todos jovens e 1 bebé, coloquei-os no aqua e tudo bem, passado uma semana tudo estava ok e pensei que tinham acabado os problemas com os guppies até que o meu pesadelo voltou e deu-me algumas respostas. No espaço de 2 dias morreram os 8 guppies e só ficou o bebé (que descobri agora que não é guppy, deve ser uma molly ou plati, ainda não dá para ver muito bem), todos os guppies que compro sofrem do mesmo, estão bem durante uma semana, depois o rabo começa a desaparecer e as barbatanas começam como que a ficar coladas ao corpo.

 

Hoje, duas semanas após a minha experiência, reparo que o casal de espadas está bom e recomenda-se, o bebé que supostamente era guppy está a crescer com saude e os restantes peixes (2 tetra rosa, 7 neons e uma cory aeneus) estão com toda a saúde.

 

Não sei o que se passa e a verdade é que vou desistir dos guppies porque estou farto das mortes no meu aqua e só quero que tudo estabilize...

 

A temperatura subi até aos 30ºc

O ph está entre os 7.0 e os 7.2

Espero que consigam responder

 

cmpts

Hugo

 

Hugo,

Já muita gente comentou o seu problema. Aqui fica mais qualquer coisa da minha parte, que retirei da literatura que tenho em casa.

Tenho 2 guppies fêmeas e uma delas deu á luz á cerca de 3 semanas. Neste momento tenho 44 jovens guppies a desenvolverem-se cheios de saúde e muito brincalhões.

Há algo no seu aquário que não está certo.

Atenção á limpeza do areão, e nas trocas parciais de água (TPA) não limpe o filtro.

Quando limpar o filtro não faça troca de água.

(provávelmente está informado sobre isto, apenas deixei a minha dica.)

 

"O apodrecimento bacteriano das barbatanas é provocado por bacterias que existem em todos os aquários. Os peixes saudáveis não são afectados, pois têm defesas suficientes para delas se protegerem. A doença manifesta-se entre os peixes 'stressados', devido a alguma lesão durante o transporte ou porque os aquários estão sobrepovoados. O apodrecimento das barbatanas pode aparecer ligado a outras infecções, como a Columnaris, proliferação de fungos, lesões, ou como consequência de infestação parasitária. A doença fica mais forte em águas contaminadas por bactérias, devido a más condições de higiene.

AS barbatanas comecam por se decompor nas extremidades e, numa fase final, ficam completamente destruidas até á base. O tratamento nao deve ser adiado."

Editado por jlfaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... e nas trocas parciais de água (TPA) não limpe o filtro.

Quando limpar o filtro não faça troca de água.

(provávelmente está informado sobre isto, apenas deixei a minha dica.)

 

Em tudo o que li aconselha-se a que se limpe o filtro com água proveniente de uma TPA, e por isso sempre que tenho que limpar o filtro faço também uma TPA.

 

Podes explicar um pouco mais o porquê de não se dever fazer tal?

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu limpo o filtro 1x por mês e faço-o a seguir a uma tpa,para poder lavar o filtro com essa água do aquário. Também não percebo o porquê de não se lavar o filtro a seguir a uma tpa...Desde que não o façamos com água da torneira não vejo o problema.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Em tudo o que li aconselha-se a que se limpe o filtro com água proveniente de uma TPA, e por isso sempre que tenho que limpar o filtro faço também uma TPA.

 

Podes explicar um pouco mais o porquê de não se dever fazer tal?

 

Um abraço

 

 

Olá, desculpe a demora na resposta.

 

Certissimo. Os filtros devem ser limpos sempre com água retirada do aquário para que se mantenha a maior quantidade possível de bactérias essênciais.

O que escrevi sobre a limpeza de filtros alternando com as TPA é apenas uma sugestão.

Desta forma, julgo que anulamos menos dessas bactérias essênciais.

Sugiro tambem que nessas TPA, se faça uma limpeza do fundo antes de fazer a troca, "sinfonando" a água com material apropriado, que muitos chamam "aspirador".

A água nova já tratada (por ex. com Aquasafe), repousada umas 24h antes, que por sua vez entra no aquário deverá ter a mesma temperatura e valor de PH da água que já tem para que os peixes não sofram as diferenças.

Sobre a periodicidade da TPA, para quem não sabe, depende da dimensão do aquário e do número de peixes.

Há quem faça contas assim : 1cm de Peixe = 1 litro de áqua.

Em aquários menores, a estabilidade é menor e a TPA deve ser mais regular. Em aquários até 200 litros, deve-se trocar 15% quinzenalmente.

Acima de 200 litros a estabilidade é maior e podemos prolongar o tempo entre TPA, porém devemos trocar mais água, entre 30 a 35% mensalmente.

Em aquários super-populados, as TPA devem ser mais regulares mas com menos quantidade de água trocada, de maneira a que no espaço de 1 mês, a quantidade de água trocada seja a mesma que seria feita mensalmente.

 

Cumps,

JL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, desculpe a demora na resposta.

 

Certissimo. Os filtros devem ser limpos sempre com água retirada do aquário para que se mantenha a maior quantidade possível de bactérias essênciais.

O que escrevi sobre a limpeza de filtros alternando com as TPA é apenas uma sugestão.

Desta forma, julgo que anulamos menos dessas bactérias essênciais.

Sugiro tambem que nessas TPA, se faça uma limpeza do fundo antes de fazer a troca, "sinfonando" a água com material apropriado, que muitos chamam "aspirador".

A água nova já tratada (por ex. com Aquasafe), repousada umas 24h antes, que por sua vez entra no aquário deverá ter a mesma temperatura e valor de PH da água que já tem para que os peixes não sofram as diferenças.

Sobre a periodicidade da TPA, para quem não sabe, depende da dimensão do aquário e do número de peixes.

Há quem faça contas assim : 1cm de Peixe = 1 litro de áqua.

Em aquários menores, a estabilidade é menor e a TPA deve ser mais regular. Em aquários até 200 litros, deve-se trocar 15% quinzenalmente.

Acima de 200 litros a estabilidade é maior e podemos prolongar o tempo entre TPA, porém devemos trocar mais água, entre 30 a 35% mensalmente.

Em aquários super-populados, as TPA devem ser mais regulares mas com menos quantidade de água trocada, de maneira a que no espaço de 1 mês, a quantidade de água trocada seja a mesma que seria feita mensalmente.

 

Cumps,

JL

 

Boas,

 

Obrigado pela ajuda, por acaso também não sabia essa da limpeza do filtro, normalmente com TPA vinha a limpeza do filtro, como pensei que a doença dos guppies pudesse vir do areão, retirei-o todo do aqua e limpei-o, com isto tive muitas baixas no aqua mas compensou porque já há mais de um mês que não morre nenhum peixe...

 

O areão estou agora a limpá-lo em todas as TPA's e por isso é que o aqua tem estado bem mais estável e mortes não têm existido, mesmo assim ainda não ainda não há espaço para os guppies, se se portarem bem no Nano aí pode ser que lhes arranje um cantinho no aqua de 60L

 

Quanto aos guppies, desisti deles por algum tempo até me surgir a ideia de montar um NANO, sei que não é o melhor habitat para eles pelo espaço reduzido mas também só vão lá estar algum tempo para eu fazer umas experiências, vou ver se também morrem da mesma doença que morriam no aqua de 60L, O NANO está reservado para os REDS que mais tarde vou tentar adquirir...

 

Obrigado pela ajuda...

 

Cumprimentos

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, desculpe a demora na resposta.

 

Certissimo. Os filtros devem ser limpos sempre com água retirada do aquário para que se mantenha a maior quantidade possível de bactérias essênciais.

O que escrevi sobre a limpeza de filtros alternando com as TPA é apenas uma sugestão.

Desta forma, julgo que anulamos menos dessas bactérias essênciais.

Sugiro tambem que nessas TPA, se faça uma limpeza do fundo antes de fazer a troca, "sinfonando" a água com material apropriado, que muitos chamam "aspirador".

A água nova já tratada (por ex. com Aquasafe), repousada umas 24h antes, que por sua vez entra no aquário deverá ter a mesma temperatura e valor de PH da água que já tem para que os peixes não sofram as diferenças.

Sobre a periodicidade da TPA, para quem não sabe, depende da dimensão do aquário e do número de peixes.

Há quem faça contas assim : 1cm de Peixe = 1 litro de áqua.

Em aquários menores, a estabilidade é menor e a TPA deve ser mais regular. Em aquários até 200 litros, deve-se trocar 15% quinzenalmente.

Acima de 200 litros a estabilidade é maior e podemos prolongar o tempo entre TPA, porém devemos trocar mais água, entre 30 a 35% mensalmente.

Em aquários super-populados, as TPA devem ser mais regulares mas com menos quantidade de água trocada, de maneira a que no espaço de 1 mês, a quantidade de água trocada seja a mesma que seria feita mensalmente.

 

Cumps,

JL

 

Boas,

 

Obrigado pela ajuda, por acaso também não sabia essa da limpeza do filtro, normalmente com TPA vinha a limpeza do filtro, como pensei que a doença dos guppies pudesse vir do areão, retirei-o todo do aqua e limpei-o, com isto tive muitas baixas no aqua mas compensou porque já há mais de um mês que não morre nenhum peixe...

 

O areão estou agora a limpá-lo em todas as TPA's e por isso é que o aqua tem estado bem mais estável e mortes não têm existido, mesmo assim ainda não ainda não há espaço para os guppies, se se portarem bem no Nano aí pode ser que lhes arranje um cantinho no aqua de 60L

 

Quanto aos guppies, desisti deles por algum tempo até me surgir a ideia de montar um NANO, sei que não é o melhor habitat para eles pelo espaço reduzido mas também só vão lá estar algum tempo para eu fazer umas experiências, vou ver se também morrem da mesma doença que morriam no aqua de 60L, O NANO está reservado para os REDS que mais tarde vou tentar adquirir...

 

Obrigado pela ajuda...

 

Cumprimentos

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais