umjoao

Membro
  • #Conteúdo

    19
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

umjoao's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Tenho o meu mais velho amigo aquático doente :_( Tenho comigo um peixe vermelho de água fria à uns três anos e que está num aqua comunitário (de água quente) à uns dois. Sempre pareceu saudável e tem tido um bom crescimento mas hoje, quando cheguei a casa notei algo estranho no seu comportamento. De um dia para o outro ele ficou com a espinha retorcida e não consegue nadar bem. Não sei se é da deformação da espinha mas parece também ter o ventre inchado do lado oposto ao que a espinha ficou virada ( ou se é apenas por ter o corpo tão torcido que dá essa ideia). Pensando bem acho que ele já andava meio esquisito à uns dias mas a deformação parece-me que foi bastante repentina. Espero ansiosamente por conselhos vossos e entretanto vou ver se ponho aqui uma foto para ajudar no diagnóstico e agradeço desde já a vossa ajuda.
  2. umjoao

    Canas De Bamboo

    Viva! Alguem me sabe dizer se existe alguma contra-indicação em pôr canas de bamboo em aquas abertos de àgua quente? Fiz a eperiência há uns tempos mas um danio começou a ficar estranho e retirei a cana, mas n fiquei convencido q tivesse sido da planta de modo q estou de novo a experimentar. Claro q sei q n é a planta ideal para aquas, cria um novelo enorme de raizes e tudo mais, mas serão prejudiciais aos peixes? Mandem dicas!
  3. O João Lopes diz e muito bem, se as pedras forem calcárias vão alterar a dureza da água e por conseguinte o PH. Penso que se forem aqueles seixos castanho/avermelhado não deve haver problema, mas cuidado com pedras brancas ou conchas, essas com certeza são calcárias. Continua com o bom trabalho mas não te esqueças que a aquariofilia é um hobby que requere muita paciência !!
  4. Boas! Desde já obrigado pela vossa disponibilidade e atenção :D Quanto ao aqua parece estar a melhorar. Tinha o aqua com +- 43l e enchi até aos 50l. Agora já estou a deixar mais um dia de repouso entre TPAs e noto que o PH estabiliza nos 7,2. Menos mal Ainda vou pesquisar se este PH é compativel com as espécies que tenho, . O problema é que quero ter um aqua comunitário e penso que se conseguisse baixar o PH para 7 seria o ideal! O aqua que eu quero fazer comunitário ainda não chegou, mas deve ter à volta de 80l-100l. A pergunta é a seguinte: Tendo o PH estabilizado nos 7,2 com frequentes TPAs, será de supor que com a água aqui de casa o mais provavel é ter os meus aquas (em condições identicas) a 7,2? 7 é um mesmo o PH ideal para um aqua comunitário? Sabendo que tenho o KH com 3 graus, que elementos naturais posso usar para baixar o PH? Respondam quando tiverem um tempinho livre .png' alt=':biggn:'> Cumps
  5. Viva! Parece estar a correr tudo Mas continuo intrigado com o que me possa estar a subir o PH... A única coisa que tenho são umas duas ou três conchas e buzios muito pequenos (menos de 2cm), duas plantas artificiais e cascalho branco no fundo. Mas mesmo com estas TPAs radicais ,com PH menos de 7, o PH do aqua está sempre a passar a barreira dos 7,2 e o teste de KH dá três graus para baixo - à segunda gota quase fica violeta. O que é que me pode estar a subir o PH desta maneira??? Cumps.
  6. Boas! Os TPAs parecem estar a resultar, mas fui um pouco mais radical e fiz TPAs de 30% nestes últimos 3 dias. Os peixes parecem estar a recuperar Quanto à questão do AGA, tens razão a água aqui de casa não e assim tão ácida. Depois de dois dias em repouso subiu de menos de 6,5 para 6,8. Mas ainda não explica porque tenho o ph do aqua sempre a passar a barreira dos 7,2. Vou continuando com as TPAs que têm resolvido os problemas! Cumps
  7. Boas! Antes de mais deixa-me passar isto para litros porque acho que as minhas percentagens estão erradas Detectei o cheiro à 5 dias. -O aqua tem 50l -antes fazia TPAs semanais de 10l (20% e não 10%) -quando detectei os nitritos fiz uma TPA de 15l e repeti no dia seguinte -agora tou a fazer TPAs de 5l (10% e não 5%) de dois em dois dias. Peço desculpa pela confusão e espero ter sido claro desta vez. Cumps.
  8. Assim será! Quanto ao ESHA ainda vou descobrir o que isso, mas as TPAs já parecem ter estabilizado os olhos inchados.Vou ver se eles melhoram só com TPAs. Mofo ou bafio para mim é o mesmo, é o cheiro de uma peça de roupa do baú das nossas avós Quanto à acidez da àgua vou fazer o que recomendas e logo dou noticias! Cumps e obrigado pela vossa ajuda!
  9. Boas! Agradeço já a atenção dispensada e espero que com estas respostas me possam ajudar na resolução deste desagradavel incidente (especialmente para os peixes!). Até aparecer o cheiro a mofo e os olhos inchados estava a fazer TPAs semanais de 10%, mas agora estou a trocar 5% de dois em dois dias e o aqua está no mesmo sitio desde o início sem luz artificial mas está junto a uma janela (sem luz directa), no entanto é nesta mesma sala onde tenho o PC e passo algum tempo à noite com a luz do tecto acesa, apesar de ser a luz do tecto, sempre ilumina um pouco o aqua, será que isso tambem stressa os peixes? A água aqui de casa é ok apenas um pouco ácida. O Sr da Loja fez um teste de nitritos e estava a mais de 8mg/l !! mas em casa o teste de NH3 deu zero. Poderá ser o pico de nitritos do ciclo? O aqua tem 1 mês e pouco. Aguardo os vossos conselhos com paciência e continuarei a fazer TPAs frequentes para tentar garantir a higiene da água. PS: Aconselham adicionar sal ás TPAs?
  10. Gostava de saber se as cianobacterias alteram o PH e como? Alguem sabe?
  11. Começo por dizer que sou um iniciado nestas artes da aquariofilia, (leigo mesmo!) por isso aceito todas as dicas, mesmo as mais óbvias. E o problema é o seguinte: Tenho um aqua com 40 e poucos litros com o seguinte habitat: -1 platy -2 danios -1 peixe dourado -1 peixe vermelho -1 viúva (num sei quê) cor-de-rosa -2 rãs albinas (com menos de 2cm) O problema é o seguinte: Tive o aqua infectado com Oomilio (vcês sabem do q eu estou a falar...) e usei Protozin da Waterlife. O Oolimio desapareceu mas pouco tempo depois a agua comeou a cheirar a mofo e o os peixes ficaram com os olhos inchados e negros tipo popeye. O conselho que me deram foi fazer uma boa TPA e ter atenção ao PH. Tenho o aqua a funcionar à pouco mais de um mês tem 43l e um filtro de esponja de 350l/h, sem flora e com muito poucas pedras ou decoração. A água aqui de casa é de mina e muito ácida, - de 6, no entanto o aqua está com PH perto de 7,2 depois de fazer uma TPA de 20%. Retirei todas as pedras e conchas suspeitas de alterar o PH (apesar de já lá estarem desde o início), mesmo assim o PH está bem perto dos 7,2 depois de OUTRA TPA de 10%. Fiz o teste de KH (que disse o sr. da loja que bastava para saber se está tudo ok) e tenho 3º, ele disse que era bom. O teste de NH3 tambem dá quase zero. Não faço ideia o que fazer, mas o que mais me intriga é o cheiro a mofo ( quase cheiro a lixivia) e claro a consequente infecção dos peixes. Agradeço qualquer ajuda.
  12. Afinal deve ou não dar carne crua, e alface, sempre ouvi dizer que se podia dar... Alguem me esclarece esta dúvida. é que existem várias pessoas a dar opiniões completamente opostas?!? será q estão todos certos? cumps
  13. Muito obrigado pelas dicas e pela disponibilidade Por agora vou seguir os teus conselhos e vêr o q dá Mais tarde mostro umas fotos do resultado e + algumas perguntas de caloiro. Cumps.
  14. Antes demais, obrigado pelas dicas Mas queria chatear-te + um pouco... Posso colher o areão num qq rio? Qual o diametro ideal para por umas plantas? E o substracto, o q vem com a planta é suficiente? Cumps
  15. NMCL "...tambem vais ter de fertilizar na coluna de agua conforme as plantas que colocares..." ?!? O q é a coluna de água?