PLANTAS
1776 tópicos neste fórum
-
- 2 respostas
- 959 visitas
Ora boas a todos depois de receber um pequeno para uns peixes de agua fria da minha filhota começei a pesquisar, a conhecer este hobby e fiquei maluco com os aquarios plantados. Arranjei um aqua de 60cm que apenas ficou por ca uma semana, vendi e comprei um aquadream 100, 1 mt para começar pareceu melhor. As leituras do tema levaram a algumas experiencias com substratos "caseiros" mas a morrer as plantas todas... enfim! depois de 2 experiencias falhadas optei por comprar substrato JBL Manado que me recomendaram. fui de fim de semana ao piodao e vieram umas quantas pedras... foi mais um carregamento... hehe depois foi a luta do equipamento... optei por t…
-
- 7 respostas
- 2.1k visitas
Viva, Este artigo surge na sequencia de uma conversa que ontem tive com um aquariofilista sobre a utilização de plantas como filtro. Então lembrei-me de uma experiencia que fiz há alguns anos atrás: a utilização de filtros de plantas em substituição dos tradicionais. Curiosamente, descobri que o número zero da Revista Bioaquária, onde a experiencia foi descrita, ainda está disponível para download gratuito: http://www.bioaquaria.pt/home/index.php?op...3&Itemid=29 A experiencia decorreu num aquário de 240 litros, bem povoado de ciclideos, sendo um terço do aquário usado como filtro. Uma vez o aquário estabilizado, os nitratos aumentavam ainda, …
-
- 8 respostas
- 1.8k visitas
Boas pessoal sou novo neste forum e no mundo da aquariofilia tenho 2 aquarios estou a pensar em alterar o mais pequeno mas não sei qual o melhor substracto e preços, alguem me poderia ajudar? agradeço desde ja
-
- 2 respostas
- 548 visitas
Boas... pessoal tenho uma grande duvida, tenho um aqua de 60litros e queria colocar plantas naturais... queria saber o que preciso para as ter... no fundo do meu aqua tenho areão para aquario. obrigado
-
- 1 resposta
- 1.3k visitas
Boas, Precisava de uma ajuda vossa em relação as características e cuidados da Eleocharis Parvula. Bem, tive a ler noutros tópicos e aconselham a colocar parvula para fazer uma especie de relvado. E queria saber os cuidados a ter com esta planta. Tais como, luminosidade a plantação se e de rapido crescimento. O que me puderem fornecer em relação á planta. Desde já o meu obrigado P.S.: Eu Não devo poder responder amanha ao tópico mas quando entrar no o forum agradecerei as vossas propostas. Lupper
-
- 4 respostas
- 842 visitas
boas tenho um aqua pequeno cerca de 30 litros no qual sem substrato fertil tenho so um (areao e uns cascalhos)camada de 5 cm nele coloquei umas vallisneria gigantea e umas podas de cabomba carolina queria saber se estas plantas precisam de co2( ja ouvi falar que ter um bom nº de peixes já resolve a falta de co2 é verdade? tenho um aqua de 30litros reais agua:) filtro interno com queda superior de 20cm de largura para baixar o efeito jacto(pouca corrente para as cabombas:) difusor de ar termoestato 25W regulado a 26 as agora no verao aki no algarve nao abaixa dos 28..... iluminação 2 x 5w 6700k compact fauna 2 gupies macho 3 gupies femea 2 corido…
-
ola galera Bom pretendo fazer um plantado , ja estudei muito sobre isso , mas ficou umas duvidas aki na minha cabeçinha rssr .. bom gostaria de saber se o rumus de minhoca é o mesmo que usa para plantar em jardim ? qual processo de limpeza fazer com os itens . laterita fraco gagnor(axo que não precisa) , humus de minhoca , tenhu cascalho de rio vou usar no lugar da area tem algum problema ? aki caiu mais um dor de cabeça rssr . meu aquario é de 3 kings 2 carpa 1 cascudo e 2 caracois , tem capacidade pra 100 litros , kinkg são peixes vegetarianos algumas plantas virariam salada ... mas tenhu amazonense no meu aquario mas não estra plantado so com as raizes…
-
- 2 respostas
- 767 visitas
Boa tarde, Acabei de comprar Eleocharis acicularis e vou utiliza-la para fazer um tapete, a minha dúvida é como é que ela se vai reproduzir ou seja, eu comprei um vaso e quero que com este vaso ela cresça e fique um tapete mas não sei se esta planta se poda e essa poda se planta ou se simplesmente ela se multiplica para os lados ao fim de algum tempo. Obrigado
-
- 2 respostas
- 647 visitas
eu tenho um aqua de 33 l com uma lampada de 25 w e um casal de ramirezis que platas devo por? eu vou por glossostigma e nao sei que outras plantas devo por que os ramirezis gostem? obrigado, cump. manuelmpc
-
Boas pessoal... estou a pensar cobrir um tronco com musgo, mas nao sei qual escolher se o musgo de java normal ou o christmas moss... quais sao as diferenças? qual o que me aconselham? ja agora qual o mais bonito? desculpem se disse alguma asneira mas e a primeira vez que vou tentar a esperiencia do musgo e sei muito pouco acerca deste.. obrigado e cumps
-
- 1 resposta
- 836 visitas
Boas! necessito a ajuda dos grandes mestres pois está-me a passar alguma coisa ao lado. Fiz recentemente uma montagem nova num aqua com as dimensões de 102X40X40 onde usei como substracto fertil uma mistura de substrato da JBL com um da elos, e por cima substracto inerte com dimensões 2x5mm. Tenho um filtro eheim 2217 e uma calha de iluminação com 4x39w T5 com espectros de 10,000/8000/6000/4500 com iluminação de 8h diárias que agora reduzi para 6. Tenho feito testes de po4 e no3 e mantido os valores dentro do normal (1-10). Adiciono tb algum ferro e potassio diariamente. Tenho a temperatura a oscilar entre os 27 e os 30 graus durante o dia. Tenho injecção de CO2 pre…
-
- 3 respostas
- 813 visitas
Boas pessoal! Venho aqui pedir ajuda, pois já é a 3a Lótus que tenho com este "problema". Então o problema é: a planta está normal e com folhas a nascer mas estas nascem muito vermelhas e encarquilhadas não crescendo e acabando por se desfazerem. Começam por ganhar uns pontos que vão crescendo e se desfazendo até alastrar à folha completa! Penso que seja uma carência de qualquer nutriente mas não estou a conseguir dar conta disto :s O aquario tem 50L, a luz é uma PLL36w, adiciono excel e semanalmente ou ocasionalmente faço algumas correcções de N-P-K... Nunca deixando nenhum ir a 0! É bastante frustante porque anteriormente sem qualquer cuidado tive uma …
-
- 2 respostas
- 736 visitas
Comprei esta planta.. Acho que "Cabomba ..." Uploaded with ImageShack.us Não reparei na altura... mas agora tem aqueles tres rebentos... Quer dizer que é para separar esses tres rebento e plantalos noutro sitio... Ou é normal nascer aquilo? Desculpem a qualidade das fotos mas foi com telelmovel.( Mas acho que se entende)
-
- 0 respostas
- 888 visitas
Boas, tenho visto na net (em muito pouco sites e sem informação nenhuma, apenas diz o nome da planta) o nome de Microsorium pteropus "mini" e Bolbitis heudelotii "mini". Isto pelo nome é um feto d'água, mas a designação 'mini é que me desperta a curiosidade, ainda mais porque vi uma foto na net e não se assemelhava nada com um feto de java normal, e um dia deste vi numa loja (mas não estava á venda e quem lá estava na altura não sabia o nome) uma pequena planta que parecia mesmo um feto mas era mais parecido com o Bolbitis heudelotii, só que não era de certeza esta planta nem o normal feto de java, era diferente e de tamanho pequeno. Como a minha planta favorita …
-
- 10 respostas
- 1.5k visitas
boa tarde, sou novo neste forum, tenho um aquario de 250l com peixes de água fria, kinguios e cometas. preciso de uma ajuda, que plantas posso pôr no aquario que não precisem de substracto nem co2 e que não sejam exigentes em termos de iluminação? e claro que sejam resistentes a estes peixes "esfomeados" ah, e apenas tenho areão no aquario, não tenho areia.
-
- 2 respostas
- 770 visitas
Procuro plantas que nao cescem muito de altura se alguem souber de algumas, gostava de saber
-
- 7 respostas
- 1.1k visitas
Boas pessoal Tenho um aquario com 60 cm de altura e poucas plantas no aquario, no entanto as minhas plantas tendem a morrer e ganhar um montao de algas! A temperatura da agua é de 30º C e a iluminação é feita por uma regua T5 2*45W uma lampada de espectro vermelho e a outra luz branca.. a minha questão é: O que devo fazer para impedir que as plantas morram, e o aquario deixe de criar tantas algas?? Cumps André_aP
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Olá pessoal. Tenho uma das minhas Anubias a florir neste mesmo momento, no entanto desta vez não formou um pecíolo suficientemente grande para a flor ficar emersa. A planta começou a florir a semana passada e está praticamente toda aberta hoje. O que eu gostaria de saber é, se uma flor de anubias é viável submersa? Dar-se-á a polinização e consequente formação de semente? Postarei foto dentro de segundos...
-
- 14 respostas
- 1.8k visitas
Boas, eu tenho um aquario de 135 litros com vallisnerias , fetos de java e plantas desse genero... a iluminaçao é em breve uma calha de 4x39W, e quero começar a fertilizar porque elas estao a ficar ratadas, e nem chegam a crescer... Ora eu estou a pensar fertilizar com os seguintes fertilizantes da cristalred: Fertilizante de Potássio Fertilizante Nitrato + Potassio Micros+ Ferro 250 ml pois bem, eles recomendam as quantidades em ppm.... a minha pergunta é quantos ml é que devo utilizar para cerca de 120reais, e quantas fertilizaçoes faço por semana...
-
- 17 respostas
- 2.1k visitas
Boas pessoal, Montei recentemente o meu primeiro aquário e está agora na fase do ciclo do azoto, mas não me está a correr muito bem no que toca às plantas. Tenho um tópico com este projecto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...60922&st=25 Para ajudar o meu setup é o seguinte: Aqua: 180L Iluminação: 2x45W (lampadas fluorescentes compactas) Filtro: Para já um interno 720L/H de caudal, só para desenrascar enquanto não chega o Eheim 2073 Substrato fértil: Tropica Aquacare Plant Substrate Plantas: Aqui vou também precisar da vossa ajuda, identifiquei a maioria falta-me 1 e não sei se as identifiquei bem, mas são as seguintes: (Não coloco aqui…
-
- 3 respostas
- 1.1k visitas
A minha anubia esta a apodrecer no meio! Reparei que num dos lados parecem estar a crescer anúbias bebés agarradas á mãe!
-
- 0 respostas
- 546 visitas
Boas,procuro umas Phyllanthus fluitans,alguem sabe de alguma loja online que venda ou algum membro do forum??
-
- 3 respostas
- 698 visitas
ola estranho facto plantei algumas valisnerias e estas nao estao a crescer , as raizes sim estao crescendo , retirei uma pra ver como estavam as raizes , mas reparei que a planta esta a endurecer, a ficar rija alguma logica aparente pra que isto aconteça? obrigado desde ja nelosmsias
-
- 1 resposta
- 683 visitas
Olá a todos eu ainda sou novo aqui no forum e queria-vos pedir alguns conselhos sobre como manter as minhas plantas naturais. Eis o problema: Eu já tenho tido plantas naturais no meu aquário mas morrem quase sempre e eu queria-vos pedir que me explicassem como as conseguir manter saudáveis. Cumps. João Nabais
-
- 5 respostas
- 1k visitas
oi boa tarde hoje comprei musgo de java e espalhei pelo fundo ha porbelema? gostaria que me dessem umas dicas sobre o musgo ...
-
- 7 respostas
- 999 visitas
Boas, eu intruduzi as ditas vallisnerias a pouco tempo, no primeiro ou segundo dia começaram a ficar com parte das folhas moles, e verdes escuras.....fiz a podazinha e tal, e agora apresentam buracos laterais , parece que foram comidas.... tenho corydoras e escalares no aquario... se me pudessem ajudar ....... obrigado
-
- 1 resposta
- 1.1k visitas
Boas. Adquiri cinco pés de feto de java para plantar no meu aquário, mas agora deparo-me com uma dúvida. Como os plantar? Já perguntei a duas ou três pessoas e cada uma diz uma coisa, uns dizem para plantar nos troncos e outros mesmo no areão. A minha ideia era de plantar no areao mas já não sei o que fazer. Ajudem sff. cumps
-
- 5 respostas
- 1.2k visitas
Boa tarde pessoal, este fim de semana fui fazer canoagem para o Mondego (recomendo vivamente) e apanhei de la umas plantas aquaticas qua gostaria de por no aqua...é possivél? algum tipo de cuidado extra para além da lavagem? Obrigado
-
- 10 respostas
- 2k visitas
ESTOU A PENSAR COLOCAR MUSGO JAVA NO MEU AQUARIO . E TENHO APENAS UMA DÚVIDA, E GOSTAVA QUE ALGUEM ME PUDESSE ESCLARECE-LA . Dizem entao que o musgo de java acumula muita sujeira, será que os limpa fundos e limpa vidros tratam dela também ?
-
- 1 resposta
- 1.3k visitas
Olá! Tenho um aquário (800 l), Sudoeste asiático, e pretendo plantar cryptocorynes. A questaão é que o aquário já está montado e possui areão sem qualquer substrato fértil. Procuro ideias para plantar as crypto. Já tenho algumas: plantar em pequenos recipientes com substrato fértil. retirar todo o areão da zona (enormemente stressante para os peixes) e colocar o dito substrato. Solicito críticas a este plano e novas e melhores ideias. já agora solicito igualmente conselhos quanto ao substrato a usar (relação qualidade preço). Obrigado, um abraço Carlos Ribeiro.
-
- 4 respostas
- 783 visitas
Boas, Ja agora aproveito o tópico... Vou realizar uma nova montagem em princípio Sábado (desde já ficam prometidas muitas fotos ) e só quero utilizar Valisnérias, Anubias Glabra e Sissiliflora... Tou a pensar em fazer prai de 15 em 15 dias fertilização liquida, aconselham Seachem Flourish, Seachem Flourish Excel, ou Sera Florena? Ou os dois da Seachem em simultanêo (uma vez um, outra vez o outro)? Ou outro qualquer? Abraço, Diogo Amaral
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
Ora viva. Estou a deparar-me com um problema no meu aquário. Algumas das minhas Valisnérias (certamente serão Giganteas) estão a atingir uma altura muito elevada (cerca de 1 metro!). O mal é que o meu aquario so tem 40 cms de altura... O que me leva á minha questão: Como posso podar as Valisnerias, posso cortar as folhas em altura? Ou isso afecta a própria planta? Cmps e obrigado
-
- 31 respostas
- 8k visitas
Boas! Como diz o título, gostaria de saber se é possivel pôr plantas no meu aquario cujo substracto é areia de silica. Queria saber se é necessario colocar algum substracto fertil ou se, colocando as plantas directamente na areia elas sobrevivem. Agradeço desde ja todas as respostas
-
- 11 respostas
- 2.7k visitas
Boas! Ja li em varios sitios, inclusive aqui no forum, que os musgos podem ser usados para fazer "muros" no aquario (cobrir o vidro traseiro). Gostaria de saber se dava para fazer o mesmo no fundo com estes, e quais sao os menos exigentes. Tenho uma calha so com uma lampada T5 21W e nao sei como hei-de por outra... Quais sao as melhores plantas para este efeito? Agradeço desde ja todos os comentarios!
-
- 4 respostas
- 968 visitas
Boas, O meu "problema" é mais uma "dúvida". Este fim-de-semana passado pus um aquário, que tinha na varanda, a ciclar, pois tenciono comprar um casal de kribensis. Ontem, ao olhar para o aquário, deparei-me com uma surpresa: "Como é que, num aquário apenas com plantas falsas e sem qualquer substrato, me aparece uma raiz? :D " Pois é, apareceu-me uma raiz dentro do aquário e um olhar mais atento permitiu-me concluir que se tratava de uma semente germinada daquelas que dou aos meus pássaros diamante-mandarim e que eles fazem questão de espalhar por toda a varanda, e que, mesmo com uma boa lavagem do aquário e do areão não saiu. Uma vez que a embalagem das sementes apen…
-
Members
No members to show