Plantar em Areia de Silica


goncalop

Recommended Posts

Boas! Como diz o título, gostaria de saber se é possivel pôr plantas no meu aquario cujo substracto é areia de silica. Queria saber se é necessario colocar algum substracto fertil ou se, colocando as plantas directamente na areia elas sobrevivem.

 

Agradeço desde ja todas as respostas :sign_welcome:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi..não sou nenhum experte, mas tenho um aqua com 8 meses, onde a fauna tem sido dificil de «controlar» loool, mas em termos de flora...não tenho queixas. É necessario referir que não tenho outro tipo de substraco. Só silica.

Tenho 3 Anubias, feto de java, e mais 2 k não sei o nome (das mais faceis de manter) e tá tudo ok. Agora depende sempre do que queres plantar. OK??!!!!

 

Mas com esta resposta, tá iniciado o tópico, e de certo terás melhores concelhos, de quem sabe da materia.

PS - é chato é para enterar e segurar as plantas...mas com jeitinho...vai lá.

Um Abraço.

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Areia de sílica não é o ideal para as plantas.

 

Anúbias, fetos de java nem se enterram por isso não contam :sign_welcome:

 

Só algumas e muito poucas plantas aguentam a sílica, isto pq a areia tem tendência a compactar e atrofia as raízes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é a silica nao ter nutrientes nem ser uma base de sustentação para as raizes, precisamente por ser muito "loose" como se diz em portugues isso?! ou seja o inverso de compactar. nao concordo com a teoria do "demasiado compacto para as plantas", acho que isso não tem qualquer fundamento.

 

substrato fertilizante por baixo da silica, nao sei se será boa ideia, depende do substrato, se for compacto, podes tentar por silica por cima, se for um substrato granuado, esquece, a silica afunda e vai ficar horrivel.

 

para plantas exigentes podes por uma pastilha de fertilizante. tenho assim H.Guanensis que é uma planta relativamente exigente em termos de fertilização, e a planta prospera... mas apenas quando coloco uma pastilha junto ao caule que dura um mes, se esqueço... agora plantas muito exigentes eu evito por não querer investir em luz ou estar sempre a fertilizar... mas é possivel ter mais plantas do que se julga.

 

As plantas a evitar sao as do genero cryptocoryne... pelo menos as do genero wendtii, a planta até se pode dar, mas como não consegue enraizar direito... a planta nao consegue estabilidade para ter a sua vidinha, porque as raizes nao se seguram. Não perdes grande coisa... Outra que sei que nao dá é a rotala!

 

há areia fina que compacta, como a areia fina do rio (não é o caso da areia fina de silica, que nao compacta), e posso-te dizer que enquanto mantive essa areia, até as cryptos prosperavam. Eu desisti da areia fina do rio porque me parece uma areia demasiado suja e poeirenta.

 

plantas que criam raiz na areia: tenho hygrophila polysperma, hygrophila guanensis, valisneria spiralis e outras, eleocharis accicularis... para além das que nao necessitam de ser enterradas como é o caso dos fetos, das várias anubias e sagitarias.

 

A polysperma é preciso atenção que consome imensos nutrientes e precisas de podar e arranjar regularmente... mas é optima planta para filtrar a água.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é a silica nao ter nutrientes nem ser uma base de sustentação para as raizes, precisamente por ser muito "loose" como se diz em portugues isso?! ou seja o inverso de compactar. nao concordo com a teoria do "demasiado compacto para as plantas", acho que isso não tem qualquer fundamento.

 

substrato fertilizante por baixo da silica, nao sei se será boa ideia, depende do substrato, se for compacto, podes tentar por silica por cima, se for um substrato granuado, esquece, a silica afunda e vai ficar horrivel.

 

para plantas exigentes podes por uma pastilha de fertilizante. tenho assim H.Guanensis que é uma planta relativamente exigente em termos de fertilização, e a planta prospera... mas apenas quando coloco uma pastilha junto ao caule que dura um mes, se esqueço... agora plantas muito exigentes eu evito por não querer investir em luz ou estar sempre a fertilizar... mas é possivel ter mais plantas do que se julga.

 

As plantas a evitar sao as do genero cryptocoryne... pelo menos as do genero wendtii, a planta até se pode dar, mas como não consegue enraizar direito... a planta nao consegue estabilidade para ter a sua vidinha, porque as raizes nao se seguram. Não perdes grande coisa... Outra que sei que nao dá é a rotala!

 

há areia fina que compacta, como a areia fina do rio (não é o caso da areia fina de silica, que nao compacta), e posso-te dizer que enquanto mantive essa areia, até as cryptos prosperavam. Eu desisti da areia fina do rio porque me parece uma areia demasiado suja e poeirenta.

 

plantas que criam raiz na areia: tenho hygrophila polysperma, hygrophila guanensis, valisneria spiralis e outras, eleocharis accicularis... para além das que nao necessitam de ser enterradas como é o caso dos fetos, das várias anubias e sagitarias.

 

A polysperma é preciso atenção que consome imensos nutrientes e precisas de podar e arranjar regularmente... mas é optima planta para filtrar a água.

 

 

Obrigado pela ajuda Quo. So uma duvida, o substracto fertil nao suja a agua? eu ja tive aquilo que o senhor da loja disse que era adubo (parecia terra castanha), e sujou-me a agua toda e acabei por tira-lo. Tava a pensar em por, como ja vi, o substracto granulado em pequenos "canteiros" no aquario e planta-los. Resulta? nao me vai sujar a agua toda? qual é o melhor para isto? (ja vi muita gente usar akadama, mas nao sei o que é...)

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não uses akadama, akadama é substrato de bonzai, não serve para aquarios. Nem sempre as praticas correntes são as mais correctas. claro nao deves ter isso com silica, nem nada que seja mais grosso que silica, pois vai ficar horrivel, apenas no primeiro dia vais conseguir alguma coisa, depois vai ser uma mistura de grelos.

 

esse que dizes ser um adubo, até pode ser que podes por debaixo da silica. pois isso permite-te nao ter que estar sempre a fertilizar... é que as grandes questoes é fertilizar e luz. tens é que ter uma camada de silica boa o suficiente para que essa terra nao te suje o aquario. Mas a silica é muito facil de levantar pelos peixes.

 

 

em vez de akadama tens o elos terra small, parece uma boa opção. Vi aqui no forum e confesso que me agradou... e como é proprio de aquario, é sempre muito melhor que akadama.... bom... melhor não é correcto dizer... é MUITO MELHOR!

 

a tecnica de dividir até é boa, se nao te importares de haver algum genero de mistura entre os dois substratos. eu não gosto. Mas funciona se dividires bem. Houve ai quem tivesse tecnicas de usar uma rede para proteger a silicar de penetrar num outro substrato e esse outro substrato ir parar para o meio da silica. isto no caso da tecnica de camadas.

 

lembra-te que tens ainda a solução de fertilizante em pastilhas (enterrada na silica) e fertilizante liquido (directamente na água).

 

existe também a planta riccia fluitans que não precisa de substrato mas precisas de CO2.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não uses akadama, akadama é substrato de bonzai, não serve para aquarios. Nem sempre as praticas correntes são as mais correctas. claro nao deves ter isso com silica, nem nada que seja mais grosso que silica, pois vai ficar horrivel, apenas no primeiro dia vais conseguir alguma coisa, depois vai ser uma mistura de grelos.

 

esse que dizes ser um adubo, até pode ser que podes por debaixo da silica. pois isso permite-te nao ter que estar sempre a fertilizar... é que as grandes questoes é fertilizar e luz. tens é que ter uma camada de silica boa o suficiente para que essa terra nao te suje o aquario. Mas a silica é muito facil de levantar pelos peixes.

 

 

em vez de akadama tens o elos terra small, parece uma boa opção. Vi aqui no forum e confesso que me agradou... e como é proprio de aquario, é sempre muito melhor que akadama.... bom... melhor não é correcto dizer... é MUITO MELHOR!

 

a tecnica de dividir até é boa, se nao te importares de haver algum genero de mistura entre os dois substratos. eu não gosto. Mas funciona se dividires bem. Houve ai quem tivesse tecnicas de usar uma rede para proteger a silicar de penetrar num outro substrato e esse outro substrato ir parar para o meio da silica. isto no caso da tecnica de camadas.

 

lembra-te que tens ainda a solução de fertilizante em pastilhas (enterrada na silica) e fertilizante liquido (directamente na água).

 

existe também a planta riccia fluitans que não precisa de substrato mas precisas de CO2.

 

 

Eu ja tive, para alem da silica, um substracto mas granulado que era onde plantava as plantas. mas acabavam sempre por se misturar, o que fica bastante feio.

A minha ideia era usar rochas e criar uma barreira impenetravel (ou tentar =D) entre a silica e o substracto fertil. Ja vi no separador de hardscaping pessoal que faz isso...

Eu adorava ter o aquario coberto com a riccia fluitans mas nao estou para ja a pensar em investir num sistema de CO2...

O que sao os elos de terra small? onde posso encontra-los?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

elos terra, penso que vende na net, nao vou fazer pub!

 

tens é que dividir muito bem com as pedras.

se nao queres investir em CO2 tens que te manter nas plantas menos exigentes... ou seja, ficas numa situação semelhante à minha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não uses akadama, akadama é substrato de bonzai, não serve para aquarios. Nem sempre as praticas correntes são as mais correctas.

 

 

Elos Terra e os ADA aquasoil não serão uma espécie de substrato tipo a akadama??? (argila cozida)

 

Eu uso akadama no meu aqua grande faz este mês precisamente 2 anos e nunca tive nenhuma espécie de problemas. É uma solução q fica mais em conta e resulta - comparado com os substrato tipo ADA ou ELOS. Pessoalmente preferio as tonalidades destes últimos.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já existem alguns tópicos com a mesma questão, tens aqui um com exemplos.

 

Boa sorte

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu no aquário também tenho silica branca e para ajudar as raízes das valisnérias ponho um JBL 7 Boullets. É um fertilizante para as raízes de plantas aquáticas feito em bolas com nutrientes para as raízes. Enterra-se bem na areia ao pé das raízes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elos Terra e os ADA aquasoil não serão uma espécie de substrato tipo a akadama??? (argila cozida)

 

Eu uso akadama no meu aqua grande faz este mês precisamente 2 anos e nunca tive nenhuma espécie de problemas. É uma solução q fica mais em conta e resulta - comparado com os substrato tipo ADA ou ELOS. Pessoalmente preferio as tonalidades destes últimos.

segundo sei, a akadama desfaz-se com o tempo e é demasiado volumosa.

 

 

Boas

 

Eu no aquário também tenho silica branca e para ajudar as raízes das valisnérias ponho um JBL 7 Boullets. É um fertilizante para as raízes de plantas aquáticas feito em bolas com nutrientes para as raízes. Enterra-se bem na areia ao pé das raízes.

não julgo ser necessario qualquer tipo de fertilização para as Vals, pelo menos para a Vallisneria spiralis, já que essa prospera sempre. Já em relação à Vallisneria Gigantea ou Valisnéria torta, pode ser uma boa ideia para espevitar a planta, são significativamente mais dificeis que a Spiralis. A spiralis a unica coisa que precisa que dês a mais, é luz. Mas não é nada exigente em termos de luz...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a akadama não é considerada um substrato fertil, logo podes ter em contacto com a coluna de água, o pessoal até usa por cima dos substrato ferteis... é a tal coisa, se queres algo que seja fertil a longo prazo, tens que ir ver o que a ELOS ou a ADA oferece, o que requer €€€€.... eu pelo que vi eles tem produtos de substrato fertil para pôr por baixo e outro substrato inerte para por por cima do fertil, visualmente apelativos.

 

ou seja, acabavas por ter 3 substratos no aquario, é algo arriscado de se fazer para que nao se misture, mas é possivel, e podes ter mais variedade de plantas e menos preocupação com a fertilização.

 

 

no entanto, para outros e quem tem fauna diversificada, como sejam ciclideos (americanos ou africanos, anões ou de medio/grande porte) ou peixes de fundo, o melhor é nem pensar nestas misturas de substratos... basta usar areia e um fertilizante em forma de comprimido junto da raiz, é facil... O Luis Pereira diz que usa JBL 7 Boulletes, eu uso Sera Florette, com o mesmo proposito. um comprido dura 1 mes.

 

 

essas coisas de diferentes substratos é algo mais para jardinagem aquatica, com apenas um cardume a circular e pouco mais... a areia fina de silica (no comercio denominada areia para ciclideos) é mais orientada para aquarios centrados em fauna que gosta de mexer e remexer na areia. E, é algo que acho muito engraçado de se ver.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso só ocorre quando acabas de montar o aquario ou alteras significativamente, em aquarios já estabilizados esse tipo de alga desaparece.

 

também existem vários comedores de algas que consomem disso. Não acredito que seja um problema na minha opiniao. As algas num aquario com silica e noutros, os problemas com as algas são os mesmos.

 

já tive que combater varios tipos de algas, e os diatoms... são das que nem precisas te preocupar se aparecer, com o tempo desaparece por ela mesma ou metes um comedor de algas qualquer, já as rodophyta... que trabalhão que me deram e os comedores de algas não comem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Permite-me discordar de algumas afirmações:

 

1- a areia de silica não é boa opção para plantas já que não permite um bom crescimento radicular e não permite uma boa oxigenação das raizes. Não digo que não haja quem obtenha resultados razoaveis com a mesma, especialmente se as plantas que se pretende manter fizerem pouco uso do sistema radicular, ou estiverem adaptadas a ambientes similares.

 

2- a AKADAMA é um substrato que é utilizado em bonsais mas isso não faz da mesma uma melhor ou pior escolha como substrato para aquarios, um substrato é bom ou mau pelas suas caracteristicas, e as que a akadama tem, são boas, e melhores do que muitos substratos comerciais. O argumento é para mim inválido, utilizando o mesmo argumento, a areia de silica que defendes também não tem como principal objectivo a utilização em aquário, as escovas de dentes e cartões de crédito não são bons para limpar algas,etc.

 

3-"Akadama não é um substrato fértil"

- Akadama é um substrato fértil, na medida em que permite o bom desenvolvimento das plantas a que se destina

- não é um substrato rico em macro nutrientes, mas pode ser tratada para ser, se isto for desejavel.

- não é um substrato inerte, já que a argila tem na sua contituição elementos que são considerados micronutrientes, e interfere activamente na quimica da água.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por acaso tou na mesma situação...Apenas quero por Valisnérias e Sessiliflora, não dá é?

 

Pretendo uma coisa simples só com alguns pés das referidas plantas...

 

Ps: desculpa apoderar-me do tópico, mas não achei conviniente abrir outro tópico com a mesma situação...

 

Cumprimentos aqui das ilhas,

 

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Permite-me discordar de algumas afirmações:

 

1- a areia de silica não é boa opção para plantas já que não permite um bom crescimento radicular e não permite uma boa oxigenação das raizes. Não digo que não haja quem obtenha resultados razoaveis com a mesma, especialmente se as plantas que se pretende manter fizerem pouco uso do sistema radicular, ou estiverem adaptadas a ambientes similares.

permite-me discordar da tua opinião que considero ser baseada na cultura propria deste forum. Boa parte dos substratos não têm boa oxigenação. Que substrato tem boa oxigenação? ora pela deposição de detritos, ora porque outros substratos tal como a silica não serão bem "oxigenados".

 

Que eu saiba sa plantas obtêm a maioria do oxigenio pelas folhas. pelas raizes as plantas vão adquirir nitratos. Mas na silica os restos das feses dos peixes vao ser naturalmente enterrados ao longo do tempo, nitrificando o substrato. Mas isto é a minha biologia basica que aprendi, pelo que só alguem deste campo é que poderia clarificar estas questões das plantas.

 

Assim, fui pelo que o Amano diz, ao que ele diz que a questão com a areia fina é a fixação da raiz de certas plantas especificas. E que me foi confirmado por terceiros. Prefiro acreditar no amano e nessas pessoas do que acreditar em alguem que diga algo como "silica não, por causa da oxigenação das raizes"

 

3-"Akadama não é um substrato fértil"

- Akadama é um substrato fértil, na medida em que permite o bom desenvolvimento das plantas a que se destina

- não é um substrato rico em macro nutrientes, mas pode ser tratada para ser, se isto for desejavel.

- não é um substrato inerte, já que a argila tem na sua contituição elementos que são considerados micronutrientes, e interfere activamente na quimica da água.

a definição de fertil acho que é melhor ires ver a um dicionario... ele te responde. ninguém disse que era inerte.

 

Em relação ao ser tratada para ser FERTIL, qualquer substrato pode ser tratado inclusive a silica!

 

A silica é um substrato como outro qualquer, com a ressalva de ser muito mais bonita esteticamente que bolas de berlinde, e de ser relevante para a fauna nomeadamente peixes de fundo e ciclideos. No meu caso, mudar de silica para akadama, é mudar de cavalo para burro.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Permite-me discordar de algumas afirmações:

 

1- a areia de silica não é boa opção para plantas já que não permite um bom crescimento radicular e não permite uma boa oxigenação das raizes. Não digo que não haja quem obtenha resultados razoaveis com a mesma, especialmente se as plantas que se pretende manter fizerem pouco uso do sistema radicular, ou estiverem adaptadas a ambientes similares.

permite-me discordar da tua opinião que considero ser baseada na cultura propria deste forum e não totalmente em factos. Boa parte dos substratos não têm boa oxigenação. Que substrato tem boa oxigenação? ora pela deposição de detritos, ora por outros motivos outros substratos tal como a silica não serão bem "oxigenados".

 

Que eu saiba as plantas obtêm a maioria do oxigenio pelas folhas. pelas raizes as plantas vão adquirir nitratos, se bem que seja também necessario oxigenio como em todo o resto da planta porque respira por todo o lado. Mas na silica os restos das feses dos peixes vao ser naturalmente enterrados ao longo do tempo, nitrificando o substrato.

 

Assim, fui pelo que o Amano diz, ao que ele diz que a questão com a areia fina é a fixação da raiz de plantas especificas. Não me vou repeti, já ai falei quais. E que me foi confirmado por terceiros. Prefiro acreditar no amano e nessas pessoas do que acreditar em alguem que diga algo como "silica não, por causa da oxigenação das raizes" ou "silica não, porque é compacta."

 

3-"Akadama não é um substrato fértil"

- Akadama é um substrato fértil, na medida em que permite o bom desenvolvimento das plantas a que se destina

- não é um substrato rico em macro nutrientes, mas pode ser tratada para ser, se isto for desejavel.

- não é um substrato inerte, já que a argila tem na sua contituição elementos que são considerados micronutrientes, e interfere activamente na quimica da água.

A akadama não é um substrato fertil. a definição de fertil acho que é melhor ires ver a um dicionario... ele te responde. ninguém disse que era inerte.

 

Em relação ao ser tratada para ser FERTIL, qualquer substrato pode ser tratado inclusive a silica! Uma solução facil já aqui falada era dos comprimentos.

 

A silica é um substrato como outro qualquer, com a ressalva de ser muito mais bonita esteticamente que bolas de berlinde, e de ser relevante para a fauna nomeadamente peixes de fundo e ciclideos. No meu caso, mudar de silica para akadama, é mudar de cavalo para burro.

 

cumprimentos

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos, até um tapete de cuba se consegue manter sem ter substrato fertil usando para tal só areia, não podemos é falhar as fertilizações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais