DOENÇAS
Testes, aditivos, tratamentos, quarentenas e alimentação em geral. Sempre que puderes coloca fotos , faz uma descrição pormenorizada do problema, coloca o “set up” e rotina de manutenção do teu aquário e a data de montagem. Apresenta resultados dos testes (temp., pH , amónia, nitritos, nitratos, alcalinidade) que deves sempre fazer primeiro. Opiniões objectivas e fundamentadas sobre marcas
398 tópicos neste fórum
-
- 3 respostas
- 1.2k visitas
Boas!! Um dos meus red alenquer (+/- 18 cm) apareceu hj com a metade esquerda da cabeça recoberta por uma substancia esbranquiçada semelhante a fungo. Está escurecido mas alimenta-se aparentemente sem problema. Iniciei na sexta feira o Esha 2000 o qual terminei ontem tal como está escrito na bula. Vou postar foto assim que puder. Que me aconselham ??
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Hoje quando medi os parâmetros da água reparei que tinha NH4 - 0mg/l, NO2 - 0.9 mg/l (o 2º valor a seguir ao mais baixo) e NO3 - 10mg/l (normalmente costuma estar a 5mg/l). Não sei porque terá subido tanto, mas também tive um pequeno boom de algas (estive 1 semana fora, não sei se terá alguma coisa a ver). OS valores de nitritos e nitratos devem estar à volta de quanto? Em todo o caso começei a fazer a poda das plantas que já estavam bem crescidas e a limpar os vidros. Entretanto quando volto ao aquário está um dos discus deitado no fundo do aquário (às vezes de barriga pra cima, mas no fundo) mas a respirar. Tirei-o logo com o camaroeiro (apesar de tudo ainda de …
-
- 5 respostas
- 1.9k visitas
Boa tarde! Hoje de manha deparei me com dois escalares juvenis (cerca de 4cm de altura) mortos, quando ontem estava tudo bem, todos optimos de saúde... Dois deles ainda se encontram doentes, os restantes três aparentam estar bem e outros dois adultos também estão bem. É possivel a doença afectar apenas alguns escalares e não passar a todos? Segundo as imagens que aqui estão o que vos parece? a mim parece me paresitas intestinais devido às fezes brancas, apesar de que ele apresenta uma das guelras estranhas, parece mais inchada do que a outra, quanto às escamas não estão levantadas, a barriga e os olhos não estão inchados, pelo que me parece... mas vejam as fotos e digam o…
-
- 16 respostas
- 4.4k visitas
Boas!! Operculos fechados ou menos móveis, unilateralmente, é sempre sinónimo de parasitas internos? Eu tenho 4 discus, 3 red alenquer com uns 18 cm e 1 turquesa com 13 cm. Dois red alenquer por vezes mostram-se com 1 operculo significativamente mais fechado do que o contralateral mas, essa situação reverte espontaneamente. Já fiz metronidazol e não verifiquei alteração significativa. Que me sugerem? cumpts....
-
- 2 respostas
- 978 visitas
boas pessoal gostaria que alguem me ajuda se é que tenho um disco com a parte interior da boca toda vermelha já nao come e está smp á parte dos restantes discos, já o tentei tratar com hexamita e nada tb me disseram pra meter num recipiente com agua e um pouco de sal durante cerca de 2 minutos mas ele continua igual.alguem me sabe dzer kual é o problema dele e como o posso resolver???
-
- 5 respostas
- 1.4k visitas
boas pessoal, para continuar a maré de preocupação agora tenho um discu q tem uma especie de bolha num olho. ele está bem e come bem alguem sabe o q poderá ser abraço
-
- 6 respostas
- 1.8k visitas
Boas a foto esta um pouco desfocada mas notam-se uns pontinhos brancos, sera ictio? so mesmo os rams é que têm...
-
- 8 respostas
- 1.9k visitas
Boas, hoje reparei que os meus escalares gold estão com as guelras um pouco mais avermelhado do que o normal, alguem já passou por esta experiencia? aqui ficam as fotos que também não são muito nitidas e na realidade o tom é mais avermelhado. Abraço JJ
-
- 0 respostas
- 843 visitas
boas ja alguem usou o tremazol, flagellol e nematol da sera? se sim em que caso se utiliza? eu utilizo o flagyl e tenil vet ( metradinazol e praziquantel) ..será a mesma coisa?
-
- 12 respostas
- 2.1k visitas
boas sou criador de escalares aí á dois anos e tenho vendido milhares deles.. mas nas ultimas 48h sem razao aparente começaram me a morrer cerca de 30% da minha criaçao o que me esta a deixar muito constrangido. em baixo estao os parametros qe mantanho desde sempre. amonia 0 nitritos 0 nitratos 0 temp 28º ph 7 gh 5º kh 3 alimentaçao variada, filtragem biologica . . . nao sei mesmo o que se passar quem souber por favor ajude obrigado
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Boas! Precisava que me ajudassem numa coisa.. Tenho um aquário com 4 tetras e um escalar adulto negro (deve ter em média 4 anos). Há dois dias atrás fui comprar um escalar jovem, devia ter uns 4 cm, de cor branca. Estava toda feliz pk achava que o outro andava mt sozinho e finalmente ia ter uma companhia. Qd coloquei o novo no aquario, o escalar k ja tinha andava sempre atras dele, n o mordiscava, mas andava sempre atras, a tocar nele. Os tetras nem o ligavam. Pensei k era normal, visto o meu escalar estar ha tanto tempo sp na companhia dos outros q agora q apanhava um novo andava todo curioso. No entanto, no dia a seguir encontro o meu peixinho lindinho (o novo) a bo…
-
- 2 respostas
- 1k visitas
hoje reparei que um discu tinha umas pintas muito pequenas e brancas. tambem reparei que um discu abanava-se todo (parecia que tinha frio) Isto é normal????parasitas externos????? os meus discus estão normais como todos os dias. há pouco tempo reparei que tinha um caracol muito pequeno na maternidade. hoje encontrei uns ovos na maternidade. Isto é normal???????o que devo fazer?????
-
- 0 respostas
- 575 visitas
um dos meus discus ultimamente tem andado mt escuro e agora tem os olhos baços..o que poderá ser? o apetite esta normal...
-
- 35 respostas
- 6.1k visitas
Recebi ontem uns discus de 5 e 6 cm que passaram aí umas 10 horas em viagem dentro de uma caixa. A ambientação foi feita com toda a calma - oxigenar os sacos imediatamente após a sua abertura e verter àgua para dentro dos sacos de transporte gota-a-agota nos primeiros 15 minutos -, tendo demorado mais de duas horas e meia desde o momento em que comecei a adicionar àgua do aqua para os sacos até libertar os peixes no aqua. Os peixes pareciam-me bem logo após terem sido libertos no aqua, pois nadaram por ali com toda a calma. Hoje de manhã quando chego ao compartimento onde tenho o aqua reparo que 7 deles estão deitados no fundo e com um ritmo de abertura dos opércul…
-
- 2 respostas
- 1.3k visitas
Boas, Já passaram vários dias e um dos White Cloud Mountain minnow nunca fecha a boca, ele lá come como pode, mas com a azáfama dos outros peixes come muito pouco. Os outros parecem estar bem e os testes à agua não apresentaram problemas. Já estive a ler por aqui e vi um tópico que recomendava um tratamento, mas como era para um escalar achei melhor abrir outro tópico... Alguêm tem alguma ideia? Obrigada!
-
- 3 respostas
- 1k visitas
boas pessoal, sei q já foi feita esta pergunta mas alguem sabe a causa de um dos meus discus cada vez q vai para comer falha a comida ai por 0,5cm, é q já está a ficar cadaverico. ele tem apetite mas não consegue agarrar nada . os olhos estão normais agradeço a ajuda abraço Fisher
-
- 1 resposta
- 819 visitas
Boa noite pessoal, tenho um cará ( não sei se é macho ou femêa) com cerca de 20 cms que anda bastante zangado/a roça-se constantemente nas pedras e no areão e morde em tudo o que apanha dentro do aqua, desde as pedras, os troncos, o aquecedor até já tive de comprar um filtro exterior pq ele/a se fartava de morder o filtro e na altura da limpeza quem sabe a minha mão.... alguém me pode deizer o pq destas comichões?
-
- 3 respostas
- 1.1k visitas
Boa noite! hoje ao acordar reparei que as piranhas estavam c o labio inferior descaido... elas sao 4 e estao todas assim...alguem me ajuda????
-
- 12 respostas
- 2.4k visitas
Olá a todos, Montei um aqua de 200Ltrs à cerca de 2 meses, trata-se de um plantado comunitário com 100x40x50. Á cerca de uma semana notei que tenho um potêncial casal pois os mesmos fizeram a 1ª postura numa folha de anubia, como não presenciei o acto e os ovos apenas duraram 2 noites(alguns fungaram) não sei se se trata realmente de um casal.... Esta postura levou-me a pensar que estava a fazer tudo bem, pois segundo já li os escalares apenas se reproduzem se tiverem boas condições de água etc.... No entando à 3 dias comecei a notar que os escalares estavam muito à superficie a respirar e a um canto do Aqua, só se deslocando para o meio do mesmo quando lhes c…
-
- 1 resposta
- 810 visitas
Boas Pessoal, Hoje quando acordei, antes de vir para o trabalho olhei para o aqua e qual nao é o meu espanto e vejo o meu blue diamond a nadar de lado, fikei a olhar bem para ele e reparei que esta a respirar só de um operculo. O que será isto? Cumprimentos Max Rodrigues
-
- 4 respostas
- 1.2k visitas
tenho um aqua de criaçao em que começaram a ficar com a barriga inchada como se tivessem comido demais e com um respirar acelerado. nao teem muito apetite e teem fezes brancas. sera parasitas intestinais? estou a fazer tratamento com flagyl ha dois dias e nao noto melhorias. ja faleceram alguns apos o começo do tratamento
-
- 7 respostas
- 1.6k visitas
Boas. Tenho um escalar com as barbatanas a desfazerem-se e estão brancas,se me poderem dar umas sugestões. Um abraço a todos.
-
- 2 respostas
- 989 visitas
qual é a doença dos oscares que ficam "deformados" na cabeça/boca...etc. percisava de saber qual é o tratamento. porque acontece isso? espero respostas cumps
-
- 6 respostas
- 1.8k visitas
Tenho um casal de cacatuoides, o macho apareceu com uma especie de buraco na zona inferior a um olho, mas como ele e a femea estavam em reprodução pensei que seria a femea que estando mais agressiva o tinha magoado. Pouco tempo depois (hoje) vi "algo branco" naquela zona...parece-me fungos. Acho que é a doença dos buracos na cabeça. Pensei imediatamente em flagyl misturado na comida congelada..no entanto tenho flagyl em comprimidos e nao sei que quantidade deva por numa pequena porção de comida. 1 - Alguem me pode ajudar ao explicar que quantidade mais ou menos deva por em cada porção de comida? e quantas vezes de quanto em quanto tempo? 2 - Se o macho tem fungos…
-
- 0 respostas
- 613 visitas
qual é a doença dos oscares que ficam "deformados" na cabeça/boca...etc. percisava de saber qual é o tratamento. porque acontece isso? espero respostas cumps
-
- 27 respostas
- 3.7k visitas
qual o nome deste disco
-
- 1 resposta
- 999 visitas
Boas, mais uma vez a socorrer-me de vós para apreender e resolver . é o seguinte no sábado 19JUL2008 terminei a administração de flagyl (7 dias na papa caseira) contudo um dos meus discus continua com fezes tipo lombrigas e cor branca e um outro tem as barbatanas ratadas, O QUE DEVO FAZER COMO DEVO FAZER E PASSAR DE QUANTO TEMPO uma vez que como já referi fiz a administração de flagyl a pouco tempo estou a pensar usar esha 200 ou hexatina. Venham de lá as sábias opiniões
-
- 8 respostas
- 1.7k visitas
Boas tenho 3 discos red scribbelt e tavam juntos estavam todos bem até ao dia que os outros começaram a crescer e a começarem fazer o territorio 3 deles mais frageis ficaram de parte nao comiam ai passei os 3 para um aqua hospital , e fiz tratamento com hexamita e nada voltei a repetir mais 2 vezes o tratamento e nada nao comem artemia nem nada estao a ficar magros e continuando assim poderam morrer ja subi a temperatura e meti metade de uma colher de sal em 55ltrs mas nada o que posso fazer para que eles nao morram? Ao contrarios de todos os outros irmaos que estao de perfeita saude e muito contentes...
-
- 5 respostas
- 5.4k visitas
boas ja alguem ouviu falar em flagyl em xarope ? estava conversando com o senhor de uma loja de aquariofilia e ele me disse que estava esperando uma caixa de flagyl em xarope alguem sabe as quantidades a ser usadas?
-
- 7 respostas
- 1.7k visitas
Isto andava a correr bem demais .... Ontem depois de uma TPA normal , os rapazes ficaram muito mais parados.... Hoje andavam todos á tona e não comiam o que achei estranho...medi os parametros e os nitratos tinham disparado..... As feses andam normais . Nova TPA de 40% e vamos ver no que dá.
-
- 0 respostas
- 999 visitas
Boas, Comprei recentemente 2 discus novos... 1 de 10cm e outro de 18cm. Optei por lhes fazer um tratamento preventivo com sera Backtopur, uma vez que não vinham a 100%... Passados 3 dias já começam a comer qualquer coisa, mas hoje pareceu-me ver umas fezes transparentes à deriva no cubo, pelo que pensei em aplicar sera Tremazol. Quanto tempo devo esperar terminado o tratamento com Backtopur (acabou ontem) e aplicar o tremazol? Obrigado pela ajuda.
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Boas! Tenho um discu q tem andado meio escuro mas tem comido bem. Hoje ficou clarinho, com as cores vivas mas começou a nadar de forma errante não conseguindo evitar o embate contra rochas e plantas. Mantém no entanto a postura vertical. Que posso fazer?? cumpts...
-
- 9 respostas
- 2k visitas
Por favor agradeço a quem já teve uma situação semelhante que se pronuncie Um dos meus discus com 16 cm sofreu uma laceração da barbatana peitoral (lado do opérculo) que se poderá fazer nesta situação? Para já isolei-o dos outros. Que mais posso fazer? O meu obrigado
-
- 6 respostas
- 2.4k visitas
Boas tinha cerca de 5 discos com parasitas com fezes brancas, no entanto passeios para um aquario a parte e começei o processo de desparazitaçao nos discos que meti de parte e aos outros todos, os outros maiores e qeu comiam bem ficaram bem, agora os outros mais fracos que acabaram deixando de comer , nao consigo fazer nada deles fiz desparazitaçao com fluvermal 5ml para 5ltrs de agua durante 3 dias e depois fazer o mesmo procedimento passado 8 dias nao tive quaisquer resultado ate acabei fazendo 2 vezes seguidos e nada, no entanto começei com flagyl ao prencipio meti 1 comprimido para cada 40 ltrs antes disso uma tpa 40% passados 3 dias tpa 50% e mais um flagyl ando assi…
-
- 23 respostas
- 4.1k visitas
Caríssimos, Comprei dois discus enormes e lindos, provenientes de uma importação à Alemanha de há tempos, a um membro aqui do fórum. Os discus estavam em excelente estado quando os fui buscar, fez ontem uma semana, e tinham sido desparasitados - metro e prazi - há muito pouco tempo. O problema é que os gajos não comem. Um deles, já vai petiscando qualquer coisa, mas pouco. O outro ainda não o vi comer nada. Os peixes estão com boa cor, movimentam-se pelo aqua, e as únicas fezes de um deles que consegui ver também estão boas. Já experimentei papa, granulado, krill, mysis, larvas de mosquito vermelho, e os tipos continuam na mesma... Aquele que ainda não vi comer es…
-
Members