O Começo Corajoso (The Brave Beginning)


mano666

Recommended Posts

Isto é o que eu faria e que por acaso aconselhei num post aqui ao lado á uns dias. Não sei se foi assim que fizeste ou não.

 

 

TPA de 40 a 50%, agarras blackout total, quando digo total 100℅, nem um fio de luz, nem sequer espreitas a ver como está a correr a coisa. Calha desligada. Esperas de três a quatro dias, após isso fazes TPA dentro da mesma percentagem.

Existem mais tratamentos, que já estão disponíveis num tópico recente, na área das fichas de plantas e algas, vai lá pesquisar o tópico está fixo. Com certeza que resolves o assunto se detectares o que causou o problema.

Testar os parâmetros, era importante.

Tens CO2, em que quantidade por segundo??

Que iluminação tens de momento??

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

 

 

Já agora posta fotos para ver como ficou, quando puderes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Fiz o Blackout de 4 dias colocando Sacos do Lixo de 100l juntos com fita cola.


4COWpL6hdrrv6Fy_aCjkt2dFiKb6H6oEQhTHckOi


Aspecto depois do Blackout:


ga8TTDWCzOfk6GHxDQQ0viKrQ3pviqkI8qb0cEVE


Depois fiz a limpeza tal como o Paulo Soares sugeriu, apenas com a diferença de deixar 30% de Agua para a Fauna poder sobreviver.


Aspecto depois da Limpeza:


Z_IFk0bDE3i1QDuImlYzZ_zOHkivukVqJV8cr_Fg


Com a Luz Ligada:


8uui_15HKTcT1U44B_rvwi04gOOtOSmySmGRFnwr


2hgPljHUJnmkFi5P0t1cZICeRhy8D2FYbWt4ebun


Parece ainda ter uma pequena nevoa branca, espero que não prolifere.

Amanhã vou fazer uma poda geral e replantar as podas para ter mais pés para consumirem os nutrientes.

Algo que não correu bem, foram os Cardinais não aguentarem a mudança de 70% da Agua. Foram os únicos, mas foram todos. Até os 2 Otos aguentaram bem. Não percebi muito bem porquê. Mantive a temperatura, colocando agua morna. Controlei sempre o termómetro e não houve oscilação. Coloquei também de seguida o condicionador. Não percebi porque foram só os Cardinais e passados logo 30min depois da mudança de agua. Começaram a nadar ao contrario e com dificuldade, até que ficaram na tona da agua. :

Para animar nem consigo contar os Alevinos que tenho. Já desconfiava que tinha muitos, mas agora dá para ver que são mesmo muitos. Ainda resgatei 3 que estavam no filtro.

Eu sei que guppys é tipo Ratos, mas para mim têm tanto significado como os Cardinais.


Já mudei o Fotoperiodo para 7 Horas a 4000Lumens e o CO2 1 bolha por segundo 3 horas antes da luz.

A ver como corre agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os parâmetros químicos da água variam sp com TPAS desse volume. Acontece.

 

E os testes como estão? que valores tens de P, N e afins?

 

Força nisso e não desistas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou agora testar os parâmetros da Torneira a ver se há algum problema e testar a agua do Aqua.

 

A Mala da JBL é direccionada para a Flora e não traz o de Amónia, GH e Nitritos. Vou comprar à parte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo que me esqueci de referir é que tenho este teste constante de Amónia, e nunca vi alterações no teste, está sempre a Amarelo:


ammonia-alert.jpg




Sabem da fiabilidade deste Teste? Vale a pena comprar um teste de Gotas para a Amónia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequeno Vídeo para verem o estado e apontarem defeitos.




Foi gravado ontem. Parece estar estável. Um dos White Clouds andava estranho, no vídeo vê-se na areia branca. Hoje já anda todo animado e a comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aqua precisa de uma tesoura urgentemente ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Este aqua é para não mexer nem com um dedo nas próximas duas semanas. Deixa crescer e logo tens tempo para te dedicar à jardinagem. Está descansado que elas não morrem. Nem que se torçam todas lá dentro elas encontram caminho.

 

Nada de mexidas. Deixar estabilizar todo o ecosistema. Ver a reação ao Blackout a que esteve sujeito.

 

A unica coisa a empreender é TPA´s bisemanal até limpar de vez o que está a minar a água. (Bacterias ou outra causa).

 

O filtro tambem foi limpo por isso temos que perceber a causa/origem do problema.

 

E só conseguimos retirar da equação que o problema derive do aquario se o deixarmos quietinho e a unica alteração/parametro em que se mexe é exterior ao contrário. Neste caso a água das TPA. Será o unico factor em que vamos mexer. Se a água voltar ao mesmo então já sabemos a origem do problema.

 

Mexidas no Substrato ou qualquer outra no aquario nesta altura do campeonato é a morte do artista. Nem pensar nisso!

 

Deixa correr, depois sim, podar e replantar e a meio gas levar as coisas a bom porto até teres um filtro como deve ser.

 

Abração.

Editado por PAFS
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho feito TPA Bi-semanais mas parece-me que está novamente a ficar nublado lentamente.

Ia fazer ontem um TPA e tirar a Pedra branca, mas não consegui.

Vou fazer hoje e sem adicionar acondicionador e retirar a pedra branca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poda depois de muito tempo sem lhe mexer.


Dia 101: (29.01.2017)


3cdd0f6841235082c73c76bf3b885d57.jpg89b12824291d452a81417787baad43e4.jpg


Já é a quinta vez que amarro à árvore com fio de Costura mas solta-se sempre. Alguma dica?

00bfc293651aca3965064c2a4bc75354.jpg


O white cloud que andava esquisito depois do restart agora parece estar pior. Já tinha recuperado, mas foi-se abaixo outra vez. E agora parece ter uma mancha de lado.

d869e56ca5ecebb0b87828eea2519c46.jpg


A minha Guppy mais velha também está algo em baixo, perdeu um pouco a cor e as barbatanas estão descaídas. Não sei se é da idade ou algo na agua.

O resto está como se nada fosse. Tudo animado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o musgo não se soltar só há uma hipótese: atá-lo bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não metia há muito tempo fotos da Fauna... ontem apanhei estes 4 junto ao Vidro e aproveitei...


FBbjpdbx9HE8jtwSJiIgJ5jCJycJ_6fOiCEnSgZO


Continua a luta com a GWA... Hoje vai sair mais uma TPA.

Amanhã vou à AquaPorto conhecer a Loja e ver uns Vivos. Disseram-me muito bem desta Loja.

Editado por mano666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens como ligar um UV nesse filtro?

 

Eu penso que sim e já me aconselharam. Mas estávamos a tentar não ir por ai, pelos custos e também porque não sei se será 100% benéfico para a Coluna de Agua...

Mas se não conseguirmos combater, lá terá que ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu penso que sim e já me aconselharam. Mas estávamos a tentar não ir por ai, pelos custos e também porque não sei se será 100% benéfico para a Coluna de Agua...

Mas se não conseguirmos combater, lá terá que ser.

Perguntei porque se tiveres disposto a cortar as mangueiras para o ligar e uma vez que vens ao Porto amanhã eu tenho um parado que te podia emprestar

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baltazar,

 

Mensagem :)

 

 

Abração


Perguntei porque se tiveres disposto a cortar as mangueiras para o ligar e uma vez que vens ao Porto amanhã eu tenho um parado que te podia emprestar

 

 

:dance: e mais umas cheers e tá resolvido.

 

Brilhante Filipe!


Eu acrescento que tenho lá por casa uns adaptadores para ligar UV´s.. caso seja preciso mando-vos isso.

 

Acho que são 16/22 para 22/16.. tenho que ir procurar.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perguntei porque se tiveres disposto a cortar as mangueiras para o ligar e uma vez que vens ao Porto amanhã eu tenho um parado que te podia emprestar

 

Epa! Isso é de uma generosidade enorme. :D

 

Até tenho umas pontas das Mangueira, porque as encurtei, e deve dar para aplicar.

 

Mas prefiro comprar-te do que me emprestes.

 

Ja falamos por PM.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nestes TPAs de 50% tenho notado que a Fauna tem sentido o impacto. Principalmente as Corydoras e os Guppys.
As Corydoras ficam paralisadas e as vezes um pouco de lado. Os Guppys ficam no fundo parados. Os Camarões que passam quase todo o tempo desaparecidos, aparecem.
Algo que faço é meter a agua morna e meto a torneira quase no máximo e encho bastante rápido. Mas controlo sempre a temperatura e não há oscilações de 1º.
Passados uns 30min eles costumam voltar ao normal.
É normal este impacto ou não devo encher tão rápido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes a fauna fica assustada. É normal.

 

Na minha última tpa os ramirezis que tinham uma postura começaram a comer os ovos. Fui a correr buscar uma mangueira, tirei os ovos e pus à parte. Ontem nasceram uns 8.

 

Eu na ponta da mangueira tenho um "parte água" tipo os das torneiras das cozinhas que ajuda a eliminar o cloro e a diminuir a velocidade da entrada da água. Aconselho a todos que e custa uns 2/3 euros no chinês.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes a fauna fica assustada. É normal.

 

Na minha última tpa os ramirezis que tinham uma postura começaram a comer os ovos. Fui a correr buscar uma mangueira, tirei os ovos e pus à parte. Ontem nasceram uns 8.

 

Eu na ponta da mangueira tenho um "parte água" tipo os das torneiras das cozinhas que ajuda a eliminar o cloro e a diminuir a velocidade da entrada da água. Aconselho a todos que e custa uns 2/3 euros no chinês.

Achas que esses rams vão vingar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho estes adaptadores de 16/22 e 22/16 para não cortares nada. É só ligar o UV. Vê as mensagens que te enviei.

 

 

865953a8bb2441ee6294c677fae4c47f.jpg

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mando te isto.

 

4a4dbab645447ef4b33a6d18b8182a98.jpg

 

Este saco bege aqui à frente é o PURIGEN. Metes no filtro em cima da lã ou o mais perto possível do rotor. Acredito que com o purigen essa água fica ok. Tens é que compensar o no3. Para isso mando te um frasco de "EI" que vou fazer de macros. Medes também o oxigénio da água. Se estiver fraco já sabes... é do filtro como sempre disse. Para compensar o O2 podes comprar uma bomba de ar que no jumbo custa 15 euros. Também vai o nitritos que disseste não tinhas..não é o melhor mas se der algo Rosa é porque os nitritos estão lá. Não sabemos é ao certo em que volume. E estes sacos com cenas pretas são comida pra camarões. Eles adoram. Podes alternar com courgette cozida.

 

Vá a ver se isso vai ao sítio. Como vais estar com o Filipe ele ajuda no resto.

 

Abracao

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como tinha dito, hoje fiz uma visita à AquOporto para conhecer e ver os Vivos que tinham em stock. Estava a pensar em completar os cardumes que me faltam. Corydoras, White Clouds e Otocinclus.

Mas não tinha nada que me agradasse.

Como o Filipe Sampaio se ofereceu para me emprestar o Filtro UV e em Gaia tem a Ecoarium, dei la uma saltada.

Perdi a cabeça pelos Bêbados e trouxe umas Corydoras e Otocinclus para fazer cardume com os que já tinha.

 

jsuiWFocWOolHUW7wuhrOwPB2PnzgxCN0V-2Rphs

 

6JmVl1Ulko93FPuop-Qrd5aHFbF5BHC9oxsvKpiW

 

Estão ai os 4 que trouxe:

JNUsNLqX6zbvKDrKciRfaphtNyBn8r7o5UQrPdMF

 

Comprei também esta Planta que gostei, ainda nem a identifiquei

N6zxx9ejAHKILYylo2avS4195NpPPy2gyN10qx-6

 

Aproveitei para comprar uns Refill da JBL para completar a mala. NO2, NH4 e Cu. Não tinha O2, que seria o que me faltaria.

Como o Filipe Sampaio se tinha oferecido para me emprestar o Filtro UV dele e disse que morava perto da Ecoarium, lá combinamos e fui lá à Casa dele. 5*.

Ainda tivemos uma boa meia hora a falar. Espectacular esta entre ajuda... dá vontade de continuar com mais força mesmo depois de tantas adversidades.

Obrigadão Paulo por esse material que parece ser tentador, mas falamos por PM porque não aceito isso dado, pago-te os Portes e o justo pelo resto. Já não precisarei do NO2, mas o de O2 vai dar jeito. Essa comida de Camarões passa pelo controlo da Judiciaria? LOOOL Envio-te a Morada por PM quando enviares o valor e o NIB para te pagar isso.

 

Agora não sei se tento o Filtro UV ou esse Purigen, ou as duas coisas. Que dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.