Rising Branches


Luis saleiro

Recommended Posts

Olá Luis.

 

Isso está a ficar composto, muito bem.

 

Ainda tens aí muito espaço que carece de ser ocupado por plantas sem tornares o aquário muito cheio. Só tens de fazer uma escolha acertada de plantas e delineares um pouco melhor os grupos de plantas com as podas que, por arrasto, tornam o hardscape igualmente mais apelativo.

 

É preciso dar tempo ao aquário para maturar e continuar com a dedicação que tens demonstrado.

 

Força com isso!

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 153
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

olá Luis!

 

como já foi referido, tambem eu gosto do ar clean desse aquário, mas estou em crer que, quando as plantas compactarem um pouco mais, será ainda mais valorizado.

 

tambem tenho um crinum desses e adoro! ;)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis.

 

Isso está a ficar composto, muito bem.

 

Ainda tens aí muito espaço que carece de ser ocupado por plantas sem tornares o aquário muito cheio. Só tens de fazer uma escolha acertada de plantas e delineares um pouco melhor os grupos de plantas com as podas que, por arrasto, tornam o hardscape igualmente mais apelativo.

 

É preciso dar tempo ao aquário para maturar e continuar com a dedicação que tens demonstrado.

 

Força com isso!

Abraço,

André

Olá André.

É para mim motivo de grande inchaço ler estas palavras a comentar um aqua meu.

Bem, meu é como quem diz, se não fosse o teu "Elos project" a influenciar-me (tanto nas primeiras fotos que vi, como mais tarde ao vivo), e se não fosses tu a indicar o caminho quando bloqueei numa determinada fase, este aqua nunca estaria aqui, nem nesta fase.

Portanto considero que este aqua é tão influenciado por ti, que chega a ser teu. :tongue:

Desde já fica o meu obrigado pela paciência que tiveste.

 

Agora quanto ao espaço a ser ocupado, não estava a pensar em adicionar mais nenhuma espécie.

Já acho tenho cerca do dobro das que tinha planeado. Mas como sempre estou aberto a sugestões. banana rock

Ele há uma planta que gostaria de ter, mas não sei onde a colocar de maneira a não estragar nada. É a Cryctocoryne

Balansae Green ou Crispatula.

Abraço

 

olá Luis!

 

como já foi referido, tambem eu gosto do ar clean desse aquário, mas estou em crer que, quando as plantas compactarem um pouco mais, será ainda mais valorizado.

 

tambem tenho um crinum desses e adoro! love you

 

abraço

 

Grande José Mendonça, o homem das reportagens fotográficas que tanta inveja geram no pessoal...

 

O ar "clean" com áreas abertas foi o que me apelou no aqua que referi acima, e foi um dos tais objectivos principais e uma das preocupações constantes de cada vez que insiro uma nova planta.

A compactarem que seja no centro da massa vegetal, e nunca nos lados. É essa a ideia.

 

A minha planta preferida costumava ser a Cyperus Helferi, até ter esta Crinum Calamistratum. Ela é realmente linda e curiosa.

As folhas quando são novas são lisas. Só mais tarde é que ficam encrespadas.

Abraço

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Se me permite perguntar, onde arranjou o tronco? É Red Moor Wood?

 

Obrigado.

 

Cumps,

Jaime

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sim Jaime.

Comprei-o numa loja pertinho de nós. No Fórum.

 

Na Ornimundo? Realmente eles têm muito de troncos de Mopani e Red Moor Wood.

Tenho de lá ir mais vezes para ver se têm troncos.

Obrigado pela informaçao.

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Para não deixar arrefecer este tópico vou-vos deixar umas fotos de umas coisinhas lindas que já cá andam parecem uns rebuçados.

gallery_4505_496_634350.jpg

Reparem só como a Mini-Pellia se está a agarrar comparativamente á foto dela que postei antes:

A pedra está meia despida porque fiz-lhe uma "mini-poda".

gallery_4505_496_461789.jpg

gallery_4505_496_548767.jpg

gallery_4505_496_562424.jpg

 

E esta foto "artistica" mais geral:

 

gallery_4505_496_663197.jpg

 

Não estou a gostar do crescimento da Utricularia. Está muito alta e manda uns "runners" para cima muito estranhos. Já houve mais alguém que tivesse estes "runners" verticais? São estranhissimos, eu corto-os e 3/4 dias depois já lá estão outra vez. :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a gostar do crescimento da Utricularia. Está muito alta e manda uns "runners" para cima muito estranhos. Já houve mais alguém que tivesse estes "runners" verticais? São estranhissimos, eu corto-os e 3/4 dias depois já lá estão outra vez. :mrgreen:

 

Toda a gente os tem.. se não lhe der com luz de elevado espectro.. essa planta parece facil mas é dificil.. a malta via-a no aquario do André Silvestre duma maneira e depois quando a plantava nos seus aquas vi-a de outra forma.. pois mas o André so tinha 10000K de luz em cima dela.. :P

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas eu também tenho uma de 10.000 e uma de 8.500 k em cima dela e não continuo sem perceber o porquê destes runners.

Provavelmente é por ter somente 30 w...

 

Liga a PL que dizes que a calkha ainda pode levar, que notas logo o crescimento das plantas a baixar. Todas elas estão um pouco esticadas :mrgreen:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois João, mas é que se eu ligar essa lampada de 55 w provavelmente vou começar com os meus problemas de algas, e este aqua ainda não viu uma alga sem ser aquelas no vidro e mesmo assim em muito pouca quantidade. Nesse campo ele tem sido um sucesso.

 

Se calhar é um preço que tenho que pagar por ser tão lowtech... É que este aqua por enquanto tem sido numa só de observar :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É dificil fazer omeletes sem ovos. :puppydogeyes:

 

Dá para ligar a PL independente das outras?

Se der liga apenas 1 ou 2 horas por dia, só para veres a evolução do aquário e depois vais aumentando o tempo de exposição com o passar do tempo e tentando regular as fertilizações conforme as necessidades das plantas forem se alterando. (Se chegarem mesmo a alterar)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis.

 

É sempre um prazer ver fotos deste aquário. A evolução é notória, embora a conseguisse avaliar melhor com uma panorâmica. :P

 

Vejo que conseguiste os camarões que querias. Muito bonitos. Vieram dar um belo toque de contraste e vida ao aquário, não?

 

Entretanto, não pude deixar de reparar em dois pormenores:

 

- a mini-pellia está muito " despida", muito espaçada. Parece quase musgo " desfiado". Ela devia estar compacta e crescer em camadas, quer na horizontal, quer na vertical.

 

- o musgo que tens nos troncos superiores ( fissidens sp.?) parece estar castanho ou é impressão minha? Qual a temperatura que tens no aquário?

 

 

Em relação à Utricularia, não és a primeira pessoa a ter esse problema. O Fernando Freire tem exactamente o mesmo problema neste aquário e não me parece que seja por falta de luz. Eu próprio tenho e tive, Utricularia em dois aquários. O plantado, que tiveste oportunidade de ver ao vivo, e um aquário exclusivo de camarões. No primeiro tenho apenas 72W para 112L e no segundo tenho 32W para 60L. As lâmpadas que uso, quer num, quer noutro, são T8 de 8000K e 6500K. Como vêem, também não tenho assim tanto espectro azulado. Em ambos os aquários, a Utricularia cresce rasteira.

 

Eu penso que a luz não tem assim tanta importância no desenvolvimento desta planta, até porque é uma planta que tem como característica principal não necessitar de muita luz para crescer saudável. Eu penso que tenha mais a ver com o metabolismo, com a fertilização, com os nutrientes e quantidades dos mesmos que estão disponíveis à planta, quer no substracto, quer na coluna de água.

 

O mesmo digo para a mini-pellia. A disposição de nutrientes dita o desenvolvimento da planta e se a mesmo estiver num ambiente rico em nutrientes, a planta tende a ficar com mais porte, com um crescimento mais compacto, mais viçosa e exuberante.

 

Podes fazer duas experiências, uma mais fácil de controlar que a outra.

 

A 1ª passa por aumentares, aos poucos, a fertilização líquida e esperas algum tempo para que os resultados se possam fazer sentir a olho nú. Este método é relativamente fácil de ser controlado, caso apareçam algas, porque basta fazer trocas de água para remover o excesso de nutrientes da coluna de água e repor o equilíbrio. É uma maneira de proporcionares uma maior disponibilidade de nutrientes às plantas e veres até que ponto consegues melhorar o desenvolvimento das plantas sem haver problemas de algas ou degradação das plantas.

 

A 2ª experiência passa pelo aumento da luz que sempre é mais díficil de controlar, uma vez que terás mexer em duas variáveis: luz e nutrientes ( inclusivé CO2). Caso optes por esta abordagem, podes-te deparar com duas dificuldades: aparecimento de algas devida a falta de nutrientes e sinais de carência(s) nas plantas. Ambas são ultrapassadas pelo aumento e equilíbrio da disponibilidade de nutrientes.

 

 

No fim, qualquer das duas abordagens é um excelente treinamento para conhecermos melhor as plantamos que mantemos nos aquários e ganharmos " know how" para resolver eventuais problemas no seu desenvolvimento. Não há que ter medo de experimentar. Manter plantas aquáticas em condições é fruto de muita tentativa e erro. Apesar de haver artigos e guias de como se fazer fertilizações e conhecer eventuais sinais de carências que facilitam um primeiro contacto, continuamos inevitavelmente a ter de aplicar esses conhecimentos no dia-a-dia, nos nossos aquários. Por isso, exprimenta, erra, recua, repensa, retesta, acerta e mantém! :mrgreen:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, é assim, a calha dá-me essa possibilidade, mas eu não tenho intenção de fertilizar mais do que já faço.

 

Mais fertilizações com mais luz = a mais crescimento (mais podas)e mais risco de algas. E no momento não consigo dispor de mais tempo para os aquas para podas, TPAs e afins. Isto está numa altura muito complicada.

 

Eu percebo o que dizes, mas já lá estive, e é uma luta constante de glorias e desânimos.

 

André, tens razão, a mini-pellia já era para estar em forma de tufo, mas a foto que vês é de um angulo que não ajuda nada e essa pedra acabou de ser "podada". Nos outros lados ela não está como a tua, mas também não é assim tão despida e desfiada, mas no fundo tens razão, não está volumosa.

 

O Fissidens sp. está realmente acastanhado por nas partes inferiores, junto á base. Por cima até está bonito, não tem é aquele crescimento como o resto dos musgos, é muuuito lento. Mas é assim que eu preciso :bad-words: (mas não percebo o castanho na base... enfim)

No momento não sei a temperatura do aqua porque o termometro teve um acidente, mas tem estado nos 23º, agora com o termostato desligado como está, deve estar nos 26/27º por causa do calor que se faz sentir.

Mas os musgos de um modo geral não me têm correspondido. E eu que gosto tanto deles... :cry: É uma pena.

 

Quanto á Utricularia tenho andado a pensar em substitui-la por uma coisa do género da Marsileia Hirsuta, até já tenho um vaso na casa de um amigo a passar pela transição para o estado emerso (os runners são teus Daniel biggrin ).

Espero estar a fazer bem...

 

A fertilização deste aqua é só TPAs semanais de 70 % e 0.5 ml de Fe a cada 3 dias. Se calhar devia aumentar o Fe... :huh:

Mas o que dizes faz todo o sentido. Vou equacionar isto tudo com muita prudencia, nomeadamente as duas experiências que propôes.

 

Obrigado aos dois, eu depois posto mais uma foto geral, mas não deve estar muito diferente do que está, este aqua quase não "mexe" :D .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tpás 70% todas as semanas nao será exagerado ???

 

pode causar variaçoes bruscas na qualidade da agua tanto de temperatura como do resto.

e esses invertebrados acho que sao bastante sensiveis a isso.

 

nao seria melhor dividires esse volume por 2 veses semanais tipo 30% duas veses por semana ???

 

é assim que eu faço :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Verissimo, pois eu comprei-a como "green", mas estas cryptos mudam as folhas em função de muita coisa, e esta então teve uma mudança da água para o vinho.

E como a comprei com "green", achei que não devo chamar-lhe "brown"... :wink:

Obrigado pelo comentário.

 

Entretanto como o pessoal gosta é de fotos, fica uma geral, que é praticamente igual á inicial.

 

Ontem meti as mãos lá dentro e juntei as Pogostemon Helferi e as Hydrocotille verticilata, porque achei que estavam, muito espalhadas, e com o crescimento da Utricularia :evil: começou a notar-se muito a dispersão.

Parece-me francamente melhor, o que acham?

 

gallery_4505_496_645456.jpg

 

Esta foto não é para mostrar o Galaxy (mas foi muito dificil que ele lá ficasse biggrin ), ela é para mostar um "fenómeno que está a acontecer com a Cyperus Helferi. Eu explico porque não se vê muito bem na foto.

Como o tronco é muito entrelaçado, plantei uns pés de Cyperus por entre os entrelaços. Ora isto fez com que a planta ficasse com pouca luz (ela já não é muita...) junto aos pés.

Então a planta está a fazer uma coisa extraordinária que eu nem sabia possivel, ela cresceu um "pé" até á luz e a partir desse "pé" começou a dar folhas.

Se repararem bem, é o pedaço que está mesmo em frente ao Galaxy e por detrás do red cherry.

Não fazia ideia de que isto era possivel, pelo menos para mim é novo. bigsmile

 

gallery_4505_496_374019.jpg

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Napalm_Betta. Eu não o acho assim tão bom, mas que me está a dar muito gozo, isso está! biggrin

Aqui á uns anos nunca me passaria pela cabeça de que era possivel ter Blyxas e outras só com 30w de luz.

 

É uma vertente que me parece que está a aparecer cada vez mais no pessoal e acho que tem futuro, um aqua plantado não tem necessáriamente que dar um daqueles trabalhões diários que todos nós sabemos que dão.

Ele pode ser contemplado sem se estar a reparar no que se tem que fazer aqui e acolá, e a pensar no tempo que tem e que se pode gastar a fazer isto ou aquilo.

E até pode ser um aqua giro. Está a ser uma experiência muito engraçada e espero que duradoura. bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Luis!

 

ela cresceu um "pé" até á luz e a partir desse "pé" começou a dar folhas

as hastes das inflorescências do cyperus costumam ter umas folhas mais pequenas imediatamente abaixo das flores... será que vais ter essa surpresa? :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.