Rising Branches


Luis saleiro

Recommended Posts

Bem, não sei se vou ter tempo de actualizar este post, mas já estou farto de comentar os aquas do pessoal e já me vão perguntando pelos meus.

Portanto fica aqui o mais pequeno que já me vai dar muito trabalho a actualizar e responder (vou tentar responder a todos, mas se forem muitos não sei...) :mrgreen:

O aqua é suposto ser um very lowtech porque o tempo foge...

 

Setup:

Aqua: 60x40x40

Substrato: Akadama, Turfa granulada e Elos Bottom mineral

Filtragem: eheim 2213

Termostato: Jaeger 100 w

CO2: caseiro em garrafa Nutrafin

Iluminação: Made in Ramirezi: Calha pendular com 2x15 w com possibilidade de juntar uma pc de 55 w, ou só a pc de 55 w (excelente calha)

Flora:

Bolbitis Heteroclita (a sair) (já saiu)

Bolbitis Heudeloti (adicionada posteriormente)

Cryptocoryne wendtii green

Pogostemon helferi

Blixas japonicas

Lobelia cardinalis

Hydrocotile Verticilata

Utricularia Graminifolia

Fissidens sp

Fissidens Fontanus

Ricardia Chamaedryfolia

Crinum Calamistratum

Cryptocoryne Parva

Cyperus Helferi

Enfim...

Fauna:

4 Danio Margaritatus adultos e 5 alevins

7 Iriatherina Werneri (2 machos e 5 fêmeas)

Alguns alevins de guppies

Bué de reds

 

gallery_4505_496_1030628.jpg

gallery_4505_496_222867.jpg

gallery_4505_496_229017.jpg

Numa fase mais atrás:

gallery_4505_496_38796.jpg

Estes animais são lindos:

gallery_4505_496_435701.jpg

 

Precisa-se de nome para este aqua, portanto se alguém quiser opinar é bem vindo.

 

Este aqua está montado desde o dia 27 de Dezembro e devo agradecer (para bem ou para mal, vocês é que decidirão) a este Fórum e a muitos dos seus membros, uns até o sabem, e outros nunca o saberão.

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 153
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olha, gosto. Está muito bonito, mas tem uma coisa que não me parece bem (não leves a mal):

as pedras não estão colocadas de maneira muito natural, mas o resto está muito bonito.

Uma pergunta: Akadama aqui na nossa zona, onde se vende?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não levo a mal, isso é de valor. Eu também acho, mas a coisa vai-se compor com as plantas (acho eu)

 

No edificio da praça da Moita há uma loja pequena de animais com dois rapazes muito bons na aquariofilia que tinham akadama mais barata que o normal.

Obrigado pela critica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jose Ribeiro- Boas Jose. É isso mesmo. Agora é esperar que o tapete feche, os musgos cresçam, as Lobelias cresçam... É esperar. Embora não acredite que a coisa vá mudar muito mais. Obrigado pelo comentário.

 

Okocha- Obrigado. Eu tento, mas nem sempre sai assim...

 

E o que está mal pessoal?

 

E um nome para a coisa? Alguém?

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jose Ribeiro- Boas Jose. É isso mesmo. Agora é esperar que o tapete feche, os musgos cresçam, as Lobelias cresçam... É esperar. Embora não acredite que a coisa vá mudar muito mais. Obrigado pelo comentário.

 

Okocha- Obrigado. Eu tento, mas nem sempre sai assim...

 

E o que está mal pessoal?

 

E um nome para a coisa? Alguém?

 

 

 

 

 

"RISING BRANCHES"

 

 

Está bom, Agora é deixar maturar. Tenho uma Crypto dessas e são lindas. Talvez a minha planta preferida. Vai dar muita vida ao aquário.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa!

 

"RISING BRANCHES" it is!

 

Thanks commendatore.

 

Estas Cyptos são muito bonitas mesmo, tens razão. A mutação que as folhas desta planta sofre é deveras interessante, quando a comprei cheguei a desconfiar dela porque trazia as folhas verdes e com um formato bastante diferente.

Depois perdeu-as e as novas vieram avermelhadas, mais compridas, e um pouco encrespadas.

A planta mudou completamente depois de se espreguiçar no aqua.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa!

 

"RISING BRANCHES" it is!

 

Thanks commendatore.

 

Estas Cyptos são muito bonitas mesmo, tens razão. A mutação que as folhas desta planta sofre é deveras interessante, quando a comprei cheguei a desconfiar dela porque trazia as folhas verdes e com um formato bastante diferente.

Depois perdeu-as e as novas vieram avermelhadas, mais compridas, e um pouco encrespadas.

A planta mudou completamente depois de se espreguiçar no aqua.

 

Obrigado.

 

 

Hehe. Achei que o nome encaixava que nem uma luva devido as ramos parecerem querer sair do do aquário.

Que honra! :mrgreen: Está impec. Adoro o aquário está simples e mas bem conseguido. A minha Commendatrice também gostou do aquário e fez questão que soubesses.

Editado por commendatore

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Luis!

 

estou cheio de inveja... tens aí umas plantas que eu adoro: fissidens, mini pellia... mmmmmmmm!!! ;)~

 

A mini pellia a trepar pelo tronco...
isto é em sentido figurado, certo? ela não agarra a nada, pois não?

 

4 Danio Margaritatus adultos e 5 alevins
reproduziram aí?

 

Estas Cyptos são muito bonitas mesmo, tens razão. A mutação que as folhas desta planta sofre é deveras interessante, quando a comprei cheguei a desconfiar dela porque trazia as folhas verdes e com um formato bastante diferente.
com as minhas aconteceu precisamente o mesmo, por isso não consigo perceber quantas espécies tenho, nem quais...

não sei se já tiveste esta experiência, mas algumas chegam a mudar de aspecto em função do local do aquário onde as planto!... :-D

uma coisa é certa: quanto mais corrente, mais bonitas ficam!

no aquário onde tenho os cardinais, não consigo que vingue nem uma!!! vá-se lá perceber estas 'passadas'! lol!

 

quero continuar a ver essa evolução!

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto é em sentido figurado, certo? ela não agarra a nada, pois não?

 

José,

pelo menos no eu aqua a mini pellia agarra-se com unhas e dentes ás pedras (isto é se tu deixares :rainbowafro:)

 

Luis,

Muito bom o aqua, já tenho um projecto á algum tempo muito parecido com o que é pretendido fazer com este aqua, foi um optimo incentivo para andar com o projecto para a frente!! hehe

 

Continua a postar evoluções e não deixes cair o topico o esquecimento pois é um aqua que pelo que me parece vai vale bem a pena acompanhar a evolução :-D

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José,

pelo menos no eu aqua a mini pellia agarra-se com unhas e dentes ás pedras (isto é se tu deixares :o)

não fazia ideia! pensei que era como o monosolenium, que vive solto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José, os musgos são uma paixão minha desde há cerca de 4 anos para cá. são plantas muito interessantes. E agora recentemente descobri os liquenoides, que são igualmente muito interessantes, com um membro bastante conhecido por todos nós.

 

Os Danios Margaritatus são uma colónia que comprei e que se estavam a reproduzir aparentemente bastante bem. Como comprei a colónia, trouxe adultos, alevins e juvenis.

Adquiri-os há muito pouco tempo e ainda não vi alguns sinais de corte.

 

Murkas, é isso mesmo.

A Mini- Pellia agarra-se com uma força brutal aos inertes.

Com o Monosolenium (também tenho uma boa porção) acontece uma coisa muito curiosa; Atado a um côco não se agarra, mas os pedaços que se soltam e caem na akadama agarram-se com uma força a esta que só vendo. Se eu deixar, desconfio que consigo fazer um tapete de Monosolenium (acho que é uma ideia engraçada que ainda não vi).

Atado ao côco:

Pic_12147_35.jpg

Fico muito satisfeito por este aqua te dar mais um incentivo a ires em frente com o teu projecto.

Devo-te dizer que, á excepção da Cryptocoryne que lhe cortei as folhas velhas para ver as novas, ainda não toquei com a tesoura em nada (ah, tive que cortar algumas pontas da Cyperus). Isto desde o dia da 27 de Dezembro, que foi o dia da montagem.

Portanto o primeiro objectivo já está alcançado.

 

Obrigado pelos vossos elogios. Eles também são um incentivo para mim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Como planeado a Bolbitis Heteroclita saiu para dar lugar á Bolbitis Heudeloti, e apesar do efeito não ser o desejado no momento, tenho muitas esperanças de que ainda lá vai (a planta não está nos melhores dias).

 

Fica uma palavra de agradecimento ao Miguel Silva, que me fez o favor de ma dar.

Obrigado men!

Então, ficou assim:

gallery_4505_496_1171210.jpg

Mais de perto.

gallery_4505_496_1809911.jpg

E esta não resisti. Duas espécies lindas que na hora da comida são só gracinhas, mas para se tirar uma foto...

gallery_4505_496_1457679.jpg

Esta planta também tem o seu charme, Crinum Calamistratum.

 

Bem, como é que ficou?

Melhor ou pior? De uma coisa tenho certeza, o meu telemóvel tira melhor fotos ao aqua que a HP R707. Pelo menos ao aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar mesmo lindo!

Se te tivesse de pôr um rotulo no aquario seria: "100% Nature" :twisted:

Só não gosto muito da Crinum Calamistratum, acho que poderias optar por uma única especie de planta de caule naquele local... ou simplesmente esperar que a Bolbitis ocupe o seu lugar.

Outra planta que acho que ficava bem era uma lotus, mas deve ocupar demasiado espaço para o que tens planeado!

 

Continua! Um abraço!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis! Olha eu gosto muito do teu aqua agora! Quando as plantas dominarem a cena vai ficar lindo!

 

Tiraste a Hydrocotyle Verticcilata da frente,por entre as pedras? Ficava fixe!

 

Tens ai uma planta que eu gosto muito a Crinum Calamistratum!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís,

 

Muito bom o teu aquário!!! Tenho um recém-montado com as mesmas dimensões e com algumas alterações de flora já planeadas e, posso dizer-te, algumas dessas alterações são inspiradas no teu. :twisted:

 

Quando as plantas dominarem a cena vai ficar lindo!

Eu, ao contrário, acho que vou gostar mais dele como está agora do que quando estiver mais denso. Agora, está com um aspecto mais clean...bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar mesmo lindo!

Se te tivesse de pôr um rotulo no aquario seria: "100% Nature" :twisted:

Só não gosto muito da Crinum Calamistratum, acho que poderias optar por uma única especie de planta de caule naquele local... ou simplesmente esperar que a Bolbitis ocupe o seu lugar.

Outra planta que acho que ficava bem era uma lotus, mas deve ocupar demasiado espaço para o que tens planeado!

 

Continua! Um abraço!

Obrigado Diogo, "100% Nature" é um grande elogio.

A Calamistratum é daquelas plantas que ou se adora, ou se detesta. É daquelas coisas... Eu pessoalmente acho-a linda.

Por acaso até tenho uns bolbos de lótus noutro aqua, e até já aqui esteve um para experimentar, mas as folhas são enormes e destoam muito do resto do aqua. Desisti.

A ideia á primeira vista parece que iria funcionar, mas depois no terreno é outra coisa. Eu percebo-te perfeitamente nesta ideia.

 

Olá Luis! Olha eu gosto muito do teu aqua agora! Quando as plantas dominarem a cena vai ficar lindo!

 

Tiraste a Hydrocotyle Verticcilata da frente,por entre as pedras? Ficava fixe!

 

Tens ai uma planta que eu gosto muito a Crinum Calamistratum!

Grande Zogli!

Tu és um dos culpados deste aqua. E tens aqui um dedo teu!

Ainda hoje estive a retirar a Verticcilata do meio da Utricularia Graminifolia (foi engolida) e a replantar alguns pés no lado esquerdo, mas entre as pedras não pus nenhum pé. Talvez outra altura, fica a ideia.

A Calamistratum é daquelas coisas como estive a dizer ao Diogo em cima...(mas é linda... 8)

Obrigado pelos comentários ,men.

 

Boas Luís,

 

Muito bom o teu aquário!!! Tenho um recém-montado com as mesmas dimensões e com algumas alterações de flora já planeadas e, posso dizer-te, algumas dessas alterações são inspiradas no teu. :blush:

Eu, ao contrário, acho que vou gostar mais dele como está agora do que quando estiver mais denso. Agora, está com um aspecto mais clean...:-D

Olá Jorge, tens o aqua no Fórum? Tenho que ir ver isso.

É para mim um motivo de grande orgulho que alguém se tenha inspirado num aqua meu para fazer alterações no seu.

Eu também me inspirei num quando montei este, e acho isso muito boa escola. bang

Um dos principais objectivos deste aqua, além da baixa manutenção, é o aspecto clean com áreas abertas e áreas compactas. Tás lá!

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.