Rising Branches


Luis saleiro

Recommended Posts

Olá Luis

 

Gosto mais de ver as Anubias.

Acho que ficou bem melhor.

 

Em relação à Marsilea, estou curioso para ver o desenvolvimento e aspecto dessa planta, também ando a pensar em mandar vir 1 ou 2 vasos dela.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 153
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado Mário, eu também estou a gostar mais do aspecto das Anubias, apesar de notar a falta do contraste do verde claro da folha da Lobelia.

 

Se reparares com atenção vais ver quer á direita das pogostemon já vês folhas muito timidas de Marsilea, eram de um vaso que um amigo me trouxe há dois meses atrás.

 

Mas para reforço da zona já plantei mais um vaso naquela área.

Se a coisa der resultado, mais tarde irei substituir a U.G. que está atrás, porque definitivamente não consigo fazer nada dela.

É raça XXXl!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis

 

Realmente agora que reparo com atenção, já se ve umas folhitas.

Gosto muito do aspecto da Marsilea, tenho visto uns tapetes fenomenais pela net.

 

Estás a pensar em mudar a UG por Marsilea?

Acho que é melhor pores uma planta mais alta.

 

Uma molhada de Hemianthus micranthemoides ficava a matar, ou então um canteiro de Hydrocotyle sibthorpioides ou até umas Blyxas.

 

Já agora, que planta é aquela de folhas vermelhas que tens no meio da Pogostemon? Parece uma Lotus.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Hemianthus micranthemoides já esteve nesse local precisamente, mas não é esse o efeito que se pretende.

Pretende-se que haja áreas abertas e em redor do "molho principal" e essa planta retirava toda a ideia á coisa.

 

Tens razão ácerca da lótus, é um pequeno bolbo que no inicio ficou lá para dentro e tem estado adormecido. Tem o tamanho de um caroço de azeitona.

Por uma qualquer razão despertou agora com umas folhas muito pequenas e tenho tido pena de as cortar...

Mas acho que não gosto de ver as folhas vermelhas ali...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis eu tambem acho que o aqua está melhor assim... gosto de ver as anubias como estão neste momento... qual é o segredo das helferi???

 

Parabens e continua esse bom trabalho

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário Pereirinha.

 

Estás a falar das Cyperus ou das Pogostemon?

As Pogostemon não me dão alguma preocupação, são umas plantas formidáveis, já as Cyperus são tramadas.

Esta é a minha segunda vez que tenho Cyperus, e considero-as as plantas mais lindas e trabalhosas de manter.

O segredo destas? (julgo eu...) Flourish excel e muitas TPAs. E mesmo assim... Dão-me uma folha quando o rei faz anos.

Ah, esqueci-me de comentar o resultado das pontas de Cyperus que apareceram vindas de um caule, elas são plantas novas!

Cortei 1.5 cm abaixo da bifurcação e replantei. Deu plantas novas! Depois posto umas fotos das ditas para o pessoal ver. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário Pereirinha.

 

Estás a falar das Cyperus ou das Pogostemon?

As Pogostemon não me dão alguma preocupação, são umas plantas formidáveis, já as Cyperus são tramadas.

Esta é a minha segunda vez que tenho Cyperus, e considero-as as plantas mais lindas e trabalhosas de manter.

O segredo destas? (julgo eu...) Flourish excel e muitas TPAs. E mesmo assim... Dão-me uma folha quando o rei faz anos.

Ah, esqueci-me de comentar o resultado das pontas de Cyperus que apareceram vindas de um caule, elas são plantas novas!

Cortei 1.5 cm abaixo da bifurcação e replantei. Deu plantas novas! Depois posto umas fotos das ditas para o pessoal ver. :D

 

Boas, não man estava mesmo a referir-me às Pogostemo, eu comprei umas mas não tinham raíz e tipo ainda não ganharam não sei se é normal ou não, sei que as minhas não crescem...podes dar uma olhadela no meu topico, não sei se será pelo areão ser um bocadito grosso... olha só sei mesmo que as minhas não há meio de pegar lol... é pena porque é uma planta muito bonita. Como podes ver no meu tópico as minhas nem abertas estão...

 

Mais uma vez parabens por essas plantas maravilhosas

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

 

gallery_4505_496_889659.jpg

Já te tinha dito à uns tempos atrás que gostava bastante deste teu aquário, aliás, é mesmo um dos meus preferidos! Com estes pequenos retoques que lhe fizeste, ainda ficou melhor! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Tens razão ácerca da lótus, é um pequeno bolbo que no inicio ficou lá para dentro e tem estado adormecido. Tem o tamanho de um caroço de azeitona.

Por uma qualquer razão despertou agora com umas folhas muito pequenas e tenho tido pena de as cortar...

Mas acho que não gosto de ver as folhas vermelhas ali...

 

Abraço

 

Olá Luis

 

Realmente a Lotus não fica bem ai.

E depois, não é só esse um problema, assim que isso começar a crescer, vais ficar com um pequeno monstro mesmo na frente do aquário que te vai tapar a luz das Pogostemon.

 

Eu cometi a estupidez de por duas no meu aquário, que entretanto se tornaram em 3. :D

Gosto muito delas, mas todas as semanas tiro algumas 10 folhas enormes. biggrin

Já ouvi dizer que dá para fazer umas saladas com aquilo...qualquer dia experimento. nyah

Acho que ficava bem atrás da Rotala do lado esquerdo do Feto, sempre te chamava mais a atenção para o ponto focal.

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas palavras Jorge, como sei que jogas na liga dos invertebrados vou partilhar contigo uma novidade:

Tenho um pequeno Cristal red á solta neste aqua. Foi uma alegria ver um pequeno ponto vermelho com riscas brancas na esponja do filtro.

Já tinha visto uma fêmea com ovos, mas como não consegui ver nada pensei que as Galaxi os tinham comido. Bem, é uma cópia dum adulto...

Vou ter que comprar mais uns quantos que isto está a ficar viciante... Depois tiro umas fotos para veres.

 

Eu tenho 2 bolbos grandes noutro aqua Mário, bolbos esses que dão plantas e bolbos mais pequenos. Tenho imensos. Este mini bolbo não é para manter neste aqua, é só parte de um teste para ver como a planta se desenvolve em água ácida e macia, uma vez que os outros estão em água dura e ligeiramente calcária. Como já mencionei, não gosto da forma da folha da Lótus neste aqua.

Atrás das Rotala não são fetos Mário, são Cryptocorines Balansae green. Esta é outra planta que me está a espantar pelo desenvolvimento. Está a ficar linda!

 

Também achei que o aqua está bastante melhor com estas pequenas alterações krypticall, obrigado.

 

É muito bom ler comentários positivos dos nossos aquas aqui, uma vez que por aqui sabe-se do que se fala.

Se se estiver á espera de comentários vindos de casa ou de visitas estamos lixados, nunca são coerentes ou mesmo positivos. :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

 

Obrigado pelas palavras Jorge, como sei que jogas na liga dos invertebrados vou partilhar contigo uma novidade:

Tenho um pequeno Cristal red á solta neste aqua. Foi uma alegria ver um pequeno ponto vermelho com riscas brancas na esponja do filtro.

Já tinha visto uma fêmea com ovos, mas como não consegui ver nada pensei que as Galaxi os tinham comido. Bem, é uma cópia dum adulto...

Vou ter que comprar mais uns quantos que isto está a ficar viciante... Depois tiro umas fotos para veres.

Viciante... impressão tua. starwars Venham daí as fotos desses rapazes!!! help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, vamos lá ao album de familia:

 

A mamã em estado de graça, que já conhecem numa foto lá de trás.

gallery_4505_496_626736.jpg

O pai.

gallery_4505_496_456693.jpg

O miudo. (já está bem grandinho...)

gallery_4505_496_175033.jpg

A hora da refeição.

gallery_4505_496_548767.jpg

 

E o fenómeno Cyperus de que vos falei lá atrás. Depois de plantar os caules com as folhas, a planta está a pegar muito bem:

gallery_4505_496_1568733.jpg

Pode-se ver a Marsilea Hirsuta acabada de plantar há 3 dias.

 

Neste fim de semana tive visitas, e chamaram-me ao aqua a dizer "épá, metes gasosa na água do aquario?"

As fotos ficaram fixes:

gallery_4505_496_540353.jpg

gallery_4505_496_619266.jpg

Obviamente que nem sempre está assim, tinha feito uma TPA na véspera e acertei um pouco a fertilização, que é muito escassa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário Pereirinha.

 

Estás a falar das Cyperus ou das Pogostemon?

As Pogostemon não me dão alguma preocupação, são umas plantas formidáveis, já as Cyperus são tramadas.

Esta é a minha segunda vez que tenho Cyperus, e considero-as as plantas mais lindas e trabalhosas de manter.

O segredo destas? (julgo eu...) Flourish excel e muitas TPAs. E mesmo assim... Dão-me uma folha quando o rei faz anos.

Ah, esqueci-me de comentar o resultado das pontas de Cyperus que apareceram vindas de um caule, elas são plantas novas!

Cortei 1.5 cm abaixo da bifurcação e replantei. Deu plantas novas! Depois posto umas fotos das ditas para o pessoal ver. :tongue:

 

Também tenho cyperus e elas crescem bem! Tenho no substracto Ferka Aquabase, ainda não começei a fertilizar com o aquatilizer, porque a montagem é nova e ao utilizar aquabase não se deve fertilizar pelo menos durante 3 semanas.

Mas no entanto já deram várias folhas novas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá carlosribeiro, pela minha experiência as Cyperus precisam de muito tempo para se ambientar e durante esse tempo elas devem consumir as reservas que trazem de onde vieram.

 

3 semanas não chegam nem de perto para a ambientação, mais uma vez, isto é segundo a minha experiência, não quer dizer nem que eu esteja certo nem que tenha feito alguma experiência controlada.

 

As minhas têm turfa granulada, Elos Bottom mineral e agora Elos TerraUno por debaixo, e mesmo assim não é "pera-doce".

 

Mas também não sou nenhum expert. Basta dizer que sou o unico aquariófilo que não consegue manter Valisnérias :tongue: , qualquer que seja a variedade. As Nana então ficam do tamanho de uma Eleocharis Acicularis. :)

 

Boa sorte com as tuas porque a planta é linda.

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas.

Este aqua fez um ano de montagem no dia 27 de Dezembro, e como tal já merece uma actualizaçãozinha.

Então esta foto foi tirada com uma máquina:

gallery_4505_496_755395.jpg

E esta foi com outra. (eu sei, nem uma nem outra são alguma coisa de jeito, mas afianço de que é um problema unicamente de máquinas chainsaw ...)

gallery_4505_496_33753.jpg

Uma vista lateral para verem como ficou a U.G., que cortei radicalmente como se faz com a relva ;) (para grandes males grandes remédios). Pelos vistal a planta gostou e começou a demonstrar um crescimente regular, em vez de crescer para cima como nas imagens anteriores...

gallery_4505_496_769158.jpg

Neste momento já conto 9 Crystal reds...

gallery_4505_496_883868.jpg

gallery_4505_496_630802.jpg

gallery_4505_496_806764.jpg

E como a aquariofilia é feita de desafios, aqui tenho outro: As Cryptos começaram com crescimentos estranhos :medieval_mace: . Reparem nas folhas novas verdes e bastante diferentes das mais velhas.

Vamos ver o que é que isto vai dar...

gallery_4505_496_826433.jpg

gallery_4505_496_150823.jpg

 

Como já devem de ter reparado, a minha Cyperus Helferi desde que começou a dar aquelas ramificações estranhas tem vindo a definhar e já mal se nota. É uma pena, tenho realmente muita pena, e nem as capsulas de Terra Uno lhe fizeram alguma modificação. Não entendo... ;)

 

Tenho também a dizer-vos de que neste momento tenho no aqua 6 Iriatherinas Werneri, 9 Danios Margaritatus (a população manteve-se) 5 Caridina Babaulti e 17 alevins de Endler Green Flame Tail, e que troquei o musgo do tronco da esquerda pelo Flame Moss

Espero de que gostem.

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis

 

Muitos parabéns ao aquário e a ti. Continua fantástico.

Esse Fissidens parte-me todo. :( 5*.

 

A UG parece que gostou da poda, está com melhor aspecto, mais verdinho...

A Marsilea Hirsuta também parece estar a crescer bem.

Tens a certeza que essas folhas novas são da Wenditi Tropica? É que não parecem nada. Não terá sido uma raiz perdida de Wenditi Green? Ou fizes-te recentemente alguma alteração na iluminação ou isso? Já se sabe que as Cryptos mudam bastante de aspecto consoante as condições.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Bela evolução esta...e que bom especto tem isso tudo.

 

PS: Se fosse um red não exitava em escolher a minha casa... eles devem vibrar com esse ambiente :discuss_gathering:

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre gostei muito da combinação fauna/flora/layout desta aquario :snipersmile:

E continuo a gostar :D

 

Uma curiosidade, que iluminação mantens neste momento?

 

E para quando plantar uns pezinhos de glosso na frente do aquário?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mário: Um comentador assíduo no meu tópico.

A Marsilea está muito demorada, bastante mais do que eu estava á espera. Mas tudo bem, eu vou esperando, não há outro remédio.

A Crypto é uma Wendtii Green, pelo menos foi assim que a comprei, apesar de que ela ter mostrado aquelas folhas avermelhadas como vês.

Eu penso de que deve ter sido algo relacionado com a corrente que o filtro está a gerar, que é menos forte agora de que está mais "entupido" de matéria orgânica.

Mas estou desconfiado que a planta vai ficar bem gira quando estiver toda por igual.

 

R4Rus: Obrigadop pelo teu comentário. Eu também penso de que os reds gostam desta casa, mas a verdade é que não vejo fêmeas ovadas há uns 2 meses.

 

Diogo HC Matias: Outro comentador assíduo deste meu tópico.

Tenho teimado em manter o conceito Lowtech deste aqua, e por isso tenho mantido os 2x 15w, em vez dos 55w que tenho por opção nesta calha. Não tenho tempo para fazer podas regulares nos aquas, já basta as TPAs para me complicarem os fins de semana.

Mas acho que feitas as contas, tem sido uma aposta bem feita neste conceito. Aconselho a todos os que tenham pouco tempo a dedicar ao hobby.

No momento não estou nada virado para a Glosso, Diogo. É uma planta muito chata de manter pelas razões que escrevi acima, a sua manutenção.

Obrigado pelos comentários e especialmente pela fidelidade. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
gallery_4505_496_769158.jpg

 

Ca esta um grande aqua com um grande conceito por detras (Lowtech). Cada vez mais estou fã dste estilo e muito se deveu a este aqua!

 

Essas cryptos crispatula var balansae são as que trocámos?

Se sim estão a desenvolver-se muitissimo bem!! Bem melhor que no meu aqua...

 

Esta aquário vai de bom a melhor. A fauna muitisimo bem escolhida (a ver se essas rasboras galaxy começam a reproduzir-se :huh:) e a flora como aqu ja foi dito a começar nos musgos e a acabar nessa Utrucullaria que tem vindo a melhorar no aspecto a olhos vistos :)

 

Ja tinha perdido este topico a ver se o meto nos favoritos pa ir acompanhando melhor.

 

Boa aquariofilia

 

abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.