Rising Branches


Luis saleiro

Recommended Posts

Èpaaaa. biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':(' /> Isso é que era...

 

Mas não acredito :( Ela não está na melhor forma sabes, é a planta mais dificil que alguma vez já tive, e esta é a minha segunda oportunidade.

Há cerca de um ano atrás tive uma Cyperus que simplesmente acastanhou e definhou, ainda deve haver para aqui um tópico com esta planta. Era a minha planta preferida na altura, achava-a linda e fiquei lixado quando comecei a reparar que se estava a ir.

 

É a planta com o crescimento mais lento que conheço, e em parte foi por isso que a escolhi para este aqua.

 

Agora estou a arriscar mantê-la com pouca luz e poucos nutrientes, e para dizer a verdade acho que tem estado no limiar da sobrevivência. As folhas novas são muito raras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 153
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Muito bem lembrado Zé, o Juncus Repens tem realmente uma derivação para as folhas assim, mas esta tem sido sempre uma "Cyperus normal", com as folhas novas a nascerem da raiz, como deve de ser.

Apenas este pedaço que replantei num buraco do tronco está assim, os outro pés estão normais.

Eu aposto numa adaptação da planta para ir buscar luz, mas se fosse flor... :crazyeyes:

 

Qualquer uma das hipóteses é uma pequena maravilha no meu aqua e isso deixa-me muito satisfeito. :crazyeyes:

Mais para a frente eu meto uma foto do que sair daqui :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem pessoal, hoje meti as mãos dentro de água e dei uma poda pela primeira vez nas Cryptos e retirei o tapete de U.G. que estava altissimo como podem ver na primeira foto.

Retirei também um pedaço de musgo do tronco que estava castanho (á direita das cryptos).

 

gallery_4505_496_93836.jpg

E o aspecto final foi este:

gallery_4505_496_849546.jpg

 

Que dizem? Devia ter cortado também a lobelia cardinalis? chainsaw

 

Entretanto tenho uns pés de Marsilea hirsuta plantados que estão um pouco timidos mas estou com muita fé neles, tanta que estou á procura de mais uns para o local que ficou agora despido .

Ah, e estou á espera de uma Crypto balansae green e de uma bola de Cladophora. A propósito, alguém sabe de esta alga agarra nos inertes se for atada? Estou com vontade de experimentar... :dry:

Vamos ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, e estou á espera de uma Crypto balansae green e de uma bola de Cladophora. A propósito, alguém sabe de esta alga agarra nos inertes se for atada? Estou com vontade de experimentar... :dry:

Vamos ver.

 

Olá Luis

 

Pelo que tenho visto da minha bola de Cladophora, é impossivel aquilo agarrar a alguma coisa.

As minhas ampulárias e as Corys andam sempre na futebolada com a bola. :laugh:

Quando chego a casa está sempre num sitio diferente.

Ponho-a sempre junto à entrada do filtro e faz um trabalho excelente a filtrar residuos.

Todas as semanas, retiro-a do aqua com muito cuidado e limpo-a em agua corrente, devias ver a quantidade de lixo que uma bola daquele tamanho deita. chainsaw

Recomendo vivamente. :dry:

 

PS: Está muito fixe o teu aquário. Essas Pogostemon não estão muito altas? se calhar têm pouca luz.

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mario

Eu estou a pensar em atar a Cladophora ao tronco, e é essa a duvida...

Mas não há nada como experimentar.

As Pogostemon estão a ficar altas por isso mesmo. São só 30 w de luz e ainda por cima estão á sombra do musgo.

Enquanto estiverem assim ainda escapam, mas quando estiverem maiores dou-lhe com a tesoura, não há problema porque demoram imenso tempo a crescer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Luis!

 

a cladophora não agarra, mas fica linda atada aos troncos!

corta a bola em varios bocados, que ela continua a crescer... lentamente, como é seu hábito, mas vai lá! :mellow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Zé era essa a informação que procurava. :agrue:

 

Tenho uma bola enorme que vou dividir pelos aquas para poder retirar as flutuantes que me estão a roubar a pouca luz que lhes disponho.

 

Entretanto já chegou a Crypto balansae green e já está plantada, agora é só esperar para ver como é que vai ficar. Sim, porque acredito que se vai modificar como uma Crypto que é. Estou curioso :dry:

 

Ah, e a Cyperus já tem mais um daqueles pés malucos (já vai em 3) que aparecem a cerca de um palmo de altura do substrato.

O primeiro que apareceu já tem uma 6 folhas super-normais como se de o substrato brotassem.

O chato nisto é que as folhas atingem logo a superficie e vão ficar inestéticas :idea:

 

Ah, e tenho estado a modificar a iluminação aos poucos para 55 w para ver alguma evolução porque isto não mexe mesmo nada ;) e estou com algum receio de dar para aqui alguma coisa esquisita ás plantas... cheers .

Claro que não estou a falar a sério #food , estou a tentar dar-lhes um pouco mais de luz para ver algum desenvolvimento diferente e um pouco mais de saude, é só isso, uma vez que arranquei a U.G. que estava á frente acabei com o problema da U.G. alta.

Agora só tenho U.G. atrás e essa não faz mal estar alta...

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje estive a tentar atar a Cladophora ao tronco e ficou horrivel, parecia que o tronco tinha ficado com um "capachinho" na cabeça. Tive que o desatar.

 

Entretanto como foi dia de TPA tirei uma foto panorãmica para adicionar porque sei que o pessoal gosta é das panorâmicas.

Reparem na Crypo Balansae Green, se ficar com aquele tom de verde quando crescer vai fazer uma parede verde-claro por detrás do ramalhete.

Ah, e continuo á procura da Marsilea hirsuta mas está dificil.

gallery_4505_496_523154.jpg

E qual foi o meu espanto quando reparei nisto:

gallery_4505_496_626736.jpg

A macro não é muito boa, mas é só por causa da máquina...

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a pouco e pouco está a ficar bem fixe esse aquario :lol:

 

queres fazer um tapete á frente de Marsilea, ui isso primeiro que cresça tabem tá, é uma das plantas de tapete mais lentas a crescer, mas tambem é das menos exigentes. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

O objectivo é mesmo que leve bastante tempo a crescer e que não me dê trabalho a podar, apesar de ultimamente estar a passar muito tempo com as mãos dentro de água... Mas vou parar.

E depois é uma planta que me vai deixar ver os camarões a alimentarem-se, ao contrário da U.G.

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que uma planta com tons vermelhos ficava ai excelente, do lado direito.

Tipo uma R. Rotundifolia.

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um aqua muito bonito com uns residente tb muito bonitos parabéns continua assim.

 

 

Olá MigFonseca, obrigado pelo comentário, a fauna é de facto muito bonita.

 

Acho que uma planta com tons vermelhos ficava ai excelente, do lado direito.

Tipo uma R. Rotundifolia.

 

Olá Jaimepn, estás em falta com uma actualização do teu aqua com plantas novas biggrin

 

As plantas vermelhas não são para todos Jaime, eu nunca consegui acertar com as fertilizações para puxar pelos vermelhos, e como este aqua tem muito pouca ou nenhuma fertilização, e a iluminação que tem, não posso ter vermelhos...

 

Mas há uma surpresa no meio do tronco desde o principio que está a começar a tomar forma nyah e tem vermelhos...

 

Já se começam a ver as pontas na foto de cima, mas como o tom não é o usual por causa dos factores iluminação/fertilização, duvido que alguém acerte com o nome da planta. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

So posso dizer que é uma planta de caule, que como qualquer outras planta de caule não gramo muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas há uma surpresa no meio do tronco desde o principio que está a começar a tomar forma :D e tem vermelhos...

 

Já se começam a ver as pontas na foto de cima, mas como o tom não é o usual por causa dos factores iluminação/fertilização, duvido que alguém acerte com o nome da planta. bang

 

So posso dizer que é uma planta de caule, que como qualquer outras planta de caule não gramo muito.

 

Rotala macandra ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Safa! ;)

Imagina que eu pensava em fazer uma aposta... bang

Pá, ó Diogo, para a próxima tenho que combinar contigo por mp para não dizeres nada...

Está assim tão fácil? E eu a pensar que não era nada fácil...

 

É verdade, estão uns pés de Rotala Macrandra por entre o tronco que estão quase a dar um ar da sua graça.

Só estou preocupado com a agitação do filtro que possa fazer a planta dobrar-se, mas depois veremos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...parecia que o tronco tinha ficado com um "capachinho" na cabeça...

LOL!

 

Luis, com os troncos dentro de água, não deve ser nada fácil atar a cladophora... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, estás a ver os cirurgiões a cozer com pinças? Foi a esse nivel. #cool

 

Epá se eu te conta-se que foi sempre de cima de um banco plástico pequeno, com a mais nova (17 meses) a atar-me um perna com um cinto, a dar-me beijos na perna e mais tarde a chorar que também queria subir... Foi de loucos! :)

Ah, e a meio tive que lhe mudar a fralda porque veio-me um cheiro ao nariz que não se aguentou, :mrgreen: e eu que não gosto nada de cremes e meter as mãos na água, e vice versa...

Isto a meio da TPA, com o aqua com 1 palmo de água.

Eu é que devia ser cirurgião...

Foi de loucos.

Mas não há tronco nem planta que me ultrapasse a paciência.

 

O chato foi quando acabei e reparei como ficou, que mer... :)

 

Tudo em nome de uma :idea:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Safa! ;)

Imagina que eu pensava em fazer uma aposta... :)

Pá, ó Diogo, para a próxima tenho que combinar contigo por mp para não dizeres nada...

Está assim tão fácil? E eu a pensar que não era nada fácil...

 

É verdade, estão uns pés de Rotala Macrandra por entre o tronco que estão quase a dar um ar da sua graça.

Só estou preocupado com a agitação do filtro que possa fazer a planta dobrar-se, mas depois veremos.

 

Digamos que tenho bom olho :)

E a macandra é uma das poucas plantas com essa forma que me faz lembrar uma rosa.

 

Se a mantiveres podada com frequencia (va la... de 2 em duas semanas), ou seja, baixinha, ela fica ai excelente, mas não a deixes crescer muito para a superficie, senão é esse problema do filtro e é o contraste de altura com as outras plantas que não fica nada bem...

 

Vai dando news ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Vamos lá desenterrar este tópico com um update:

 

gallery_4505_496_564070.jpg

 

gallery_4505_496_225252.jpg

 

Não há muitas diferenças, mas opinem á vontade, as fotos estão aqui para isso.

 

Esqueci-me de dizer:

- Este aqua em vez das 2 x 15 w de luz, está a levar com 1 x 55 w, e a unica diferença que noto são as raizes adjacentes a brotarem dos caules das Lobelia Cardinalis. Que são super inestéticas.

 

- A U.G. continua a crescer como uma louca em direcção á superficie, o que me leva a crer que a teoria do André em relação aos nutrientes é bastante plausivel.

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá luis.

 

O teu aqua está com um aspecto excelente, assim como as plantas.

Adorei a combinação Pogostemon / Hydrocotyle.

Não gosto de ver essa planta que tens atrás do lado esquerdo (UG), parece muito amarelada. cabecadura

Também não gosto muito de ver a maneira como a lobelia está distribuida, parece uniforme demais.

 

De resto 5*, continua o bom trabalho e as actualizações.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis!

Esse aquario tá a andar bem pelos vistos, a macandra está linda.

Então e um tapete? Eu apontava para eleocharis... acho que a luz chegava e encaixava bem no tema do aquario.

Um abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mario, de facto a U.G. está amarelada. Fui de férias 15 dias e quando cheguei estava assim, não me vou preocupar com ela porque tenho planeado retirá-la e fazer uma doação.

A Lobelia vai levar um corte num dia destes por causa das inestéticas raizes adventicias e das duas uma, ou vai ser substituida, ou vou ter essa opinião em consideração e reposicioná-la.

 

 

Diogo "sharp eye". É verdade, a Macandra está bonita e a respirar saude. O tapete já está planeado á uns tempos e vai ser na linha lowtech para não dar muito trabalho.

Para isso escolhi a Marsilea Hirsuta. Parece-me uma planta mais limpa, lenta e de muito baixa manutenção.

Já tive Eleocharis e é muito chata na altura da poda e retirada do aqua, vou tentar a Marsilea desta vez.

 

Obrigado pelas opiniões.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho vindo a embirrar com a Lobelia desde há uns dias para cá, como vocês já sabem e ontem decidi meter as mão na água e o resultado foi este:

 

gallery_4505_496_95331.jpg

gallery_4505_496_889659.jpg

O que acham?

 

A Marsilea Hirsuta já chegou, agora é o longo processo de habituação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.