Xisto.umas Questoes


Recommended Posts

boas

 

precisava de ajuda de alguem entendido em xisto.

 

este fim de semana .fui de proposito a uma zona para ir apanhar xisto.(do mais escuro)

 

a minha duvida nisto, era saber se e normal o xisto ter certas partes .que parecem ferrujem.

e se isso afecta em alguma coisa a agua do aqua?

 

agradeço ja qualquer tipo de ajuda.

 

 

um abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

precisava de ajuda de alguem entendido em xisto.

 

este fim de semana .fui de proposito a uma zona para ir apanhar xisto.(do mais escuro)

 

a minha duvida nisto, era saber se e normal o xisto ter certas partes .que parecem ferrujem.

e se isso afecta em alguma coisa a agua do aqua?

 

agradeço ja qualquer tipo de ajuda.

um abraço

 

Boas,

 

Também tenho uma pedra de xisto com uma parte laranja tipo ferrugem já há quase três anos no aquário e sem problemas aparentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que se passa e que arranjei um areao 5* de xisto derivado a um furo numa propriedade..e tambem arranjei uns calhaus do mesmo.

mas so que alguns dos calhaus e pouca percentagem do areao contem uma cor alaranjada que realmente me parece ferrujem.

e deparo com isso em maior parte de toda esta zona e arredores (ha muito xisto por aqui)

 

eu penso que seja normal....

mas tenho receio de colocar no aqua e que liberte algo de nocivo para a agua .(e que aconteça algo aos peixes)

e em caso do areao pode mesmo, me levar a ter de substituir o substrato ( e o que tenho nao foi nada barato)

 

se mais alguem me poder ajudar agradeço imenso..

 

um abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por norna as aguas do norte sao mais ´´ ferrosas que as do sul e esses sao veios de antigas infiltraçoes nas rochas e ao longo dos anos o ferro vai se depositando.... em parte chega ser benefico para as plantas

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porque é que não metes um bocado do areão dentro de um recipiente com agua do aqua e fazes uns testes para veres os parâmetros, talvez resulte.

 

Cumps

 

 

apanhei este sabado de manha o xisto ,e ca por esta zona nao tenho os testes .

so segunda feira e que vou ter a possibilidade de os fazer.

eu so queria saber mesmo ,se era normal o xisto ser assim, e quais as consequencias que posso ter ,se o puser no aqua.

sempre poupava me uma carga de tres sacos cheios de xisto para lisboa e chegar la e deitar os fora se nao desse para os por no aqua .

 

um abraço

Editado por paulo.c.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por norna as aguas do norte sao mais ´´ ferrosas que as do sul e esses sao veios de antigas infiltraçoes nas rochas e ao longo dos anos o ferro vai se depositando.... em parte chega ser benefico para as plantas

 

obrigado por essa informaçao,(a nivel da agua do norte ser mais ferrosa)

por acaso nao sabia isso.

 

 

a nivel das plantas calculei que pudesse ser benefico.

e aos peixes? segundo consta eles nao gostam la muito.

 

 

 

se alguem puder dar mais alguma informaçao

agradeço muito.

 

 

obrigado ao pessoal que ate agora participou neste topico .

 

cumpr.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Um vulgar "anti-cloro" também fixa os metais pesados, incluindo o ferro, transformando o ferro tóxico em ferro não-tóxico para os peixes, bom para as plantas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Um vulgar "anti-cloro" também fixa os metais pesados, incluindo o ferro, transformando o ferro tóxico em ferro não-tóxico para os peixes, bom para as plantas.

Cumps.

 

 

boas

 

 

sim e verdade.

nao me lembrei do anti-cloro...

 

mas mesmo assim o anti-cloro so ira fixar os metais indesejados que estejam espalhados na agua.

e nunca os que estao fixados no xisto.(penso eu)

sendo que o metal nocivo (em caso que assim seja a ferrugem do xisto)

possa vir a ser liberto de dia para dia para a agua.

sendo que terei de andar a fazer testes praticamente todos os dias para confirmar.

e em caso que esse seja libertado terei de andar a por o anti-cloro todos os dias tambem para o controlar.

 

nao sera assim?

 

se tiver enganado corrige-me

 

 

obrigado amigo tilipia

um abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu creio que se puseres anti-cloro para digamos 125% da capacidade do aquário já lá ficará suficiente para interagir com o ferro que se vai libertando até a uma próxima TPA. Provávelmente até sobra.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu creio que se puseres anti-cloro para digamos 125% da capacidade do aquário já lá ficará suficiente para interagir com o ferro que se vai libertando até a uma próxima TPA. Provávelmente até sobra.

Cumps.

 

 

ou entao ferver os xisto e deixalos numa solucao de prai 200%(iria ficar um pouco carote mas depois usavas-se com agua normal para a tpa acho eu)durante uns dias ]e so uma ideia pode ser que resulte para anular o efeito do ferro "mau"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, também eu tenho xisto desse tipo (já não me lembro onde o apanhei, mas foi cá mais para baixo) e nunca observei qualquer interferência com a fauna. Creio que talvez os invertebrados sejam os mais sensíveis aos metais, mas esses ainda só os tenho á pouco tempo.

Também posso acrescentar que para as minhas plantas apresentarem alguma cor avermelhada tenho de incluir ferro na fertilização, senão é só verdinho, logo a existir alguma libertação desse ferro incrustado no xisto, ela deve ser desprezível para o equilíbrio dos nossos micro sistemas.

Nunca me lembrei de fazer um teste para tentar observar se se verifica alguma variação na concentração de ferro na agua, mas como ainda não montaste as tuas pedrinhas é talvez uma boa ideia... pelo menos ficas com a consciência aliviada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

bem pessoal.

muito obrigado por a vossa participaçao e por a vossa ajuda.

ja fiquei esclarecido em certa parte ,sobre a questao que expus aqui..

 

 

so vos tenho agradecer.

cumpr.

boa aquariofilia

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.