350L Plantado Vs Discos


FAAO

Recommended Posts

Boas!

Finalmente o bicho está de pé.

Vou ser sincero contigo.

Acho que me permites essa liberdade banana rock

 

Vou precisar de algum tempo para me habituar a este layout.

A utilização de couves dá um ar de certa forma desordenado.

O que estou habituado a sentir quando olho para um aquário montado por ti é um sentimento de organização e de que tudo está no sitio certo, como se sempre tivesse estado ali.

 

Mesmo no Refrescante e Suave a sensação de harmonia era mais intensa.

Mas como já te disse mais que uma vez de layouts quem percebe és tu e não eu.

Além disso o layout de um áqua não é fixo e não estou a ver este a acabar como começou.

 

Para finalizar.

Parabéns pelo arrojo de fazer um áqua destas dimensões com estas plantas.

 

Fico a aguardar ansiosamente pelo desenvolvimento, com a certeza de que vou gostar.

 

Forte abraço!

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 344
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Filipe já agora uma pequena curiosidade :cool2: o ciclo??

 

Montaste o aqua e puseste logo as solhas :D perdão, discus lá dentro, mas e o ciclo?? Ou esse solo já estava ciclado?

 

Quanto ao aqua está porreiro, quando amadurecer vai ficar um bom habitat para os discus ;) couves powa :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas FAAO

 

Nao podia esperar melhor porque na minha opinião esta MUITO BOM.

Ainda agora foi montado e já o axo espectacular,é um aquario para Discos e pronto

Mais um aquario de referencia dentro de outro estilo .

Apesar de não teres de provar nada a ninguem aqui está a prova da tua versatilidade.

Parabens :)

 

Abraço

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Montaste o aqua e puseste logo as solhas perdão, discus lá dentro, mas e o ciclo?? Ou esse solo já estava ciclado?

"Do what I say, don't do what I do..." :P

 

É possível montar um aquário, principalmente se este fôr plantado e colocar logo os peixes..., então se o substracto já tiver bactérias, ou mesmo aproveitar o filtro já ciclado.

 

Agora, se o devem fazer? Se não tiverem experiência, obviamente que não se aconselha a fazerem isso.

 

É tudo uma questão das plantas conseguirem eliminar a amónia, nitritos e nitratos mais rápido do que os peixes os consigam produzir.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Filipe, tu agora deste em fazer aquários com pouca luz/zonas sombrias... não gosto disso :) Estás a descer na minha consideração... :P

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou ser sincero contigo.

Acho que me permites essa liberdade :P

Sinceridade é o que é preciso... Escrever os que os outros gostam de ler ou é para encher "chouriços" ou para encher o ego!!!

Por isso deves sempre escrever o que achas e ser o mais frontal possivel.

 

Vou precisar de algum tempo para me habituar a este layout.

A utilização de couves dá um ar de certa forma desordenado.

O que estou habituado a sentir quando olho para um aquário montado por ti é um sentimento de organização e de que tudo está no sitio certo, como se sempre tivesse estado ali.

Vais precisar mesmo de algum tempo!!! Porque as couves vão demorar um pouco a crescer e formar o layout que pretendo.

Atenção que quando se olha para um áqua de couves e logo após uma montagem nunca se tem a percepção de como irá ficar, a não ser que as conheças muito bem!!!

Este layout para teres uma ideia já andava na minha cabeça á mais de 1 mês!!! As plantas foram escolhidas cuidadosamente e com um único propósito, ficar harmonioso e diferente dos habituais aquários amazónicos que já vimos pela net...

 

Mesmo no Refrescante e Suave a sensação de harmonia era mais intensa.

Mas como já te disse mais que uma vez de layouts quem percebe és tu e não eu.

Além disso o layout de um áqua não é fixo e não estou a ver este a acabar como começou.

É impossível fazer arranjos florais com echinodorus... mas manter uma certa harmonia, sim é possível!

Não podemos comparar uma coisa com outra e é obvio que são estilos bem diferentes!

Espero não mexer no layout... vamos ver como desenvolve!!!

 

Para finalizar.

Parabéns pelo arrojo de fazer um áqua destas dimensões com estas plantas.

Fico a aguardar ansiosamente pelo desenvolvimento, com a certeza de que vou gostar.

Vamos ver... mas que vais ter uma surpresa quanto ao seu desenvolvimento, disso não duvides!

 

Filipe já agora uma pequena curiosidade :) o ciclo??

Montaste o aqua e puseste logo as solhas :D perdão, discus lá dentro, mas e o ciclo?? Ou esse solo já estava ciclado?

Quanto ao aqua está porreiro, quando amadurecer vai ficar um bom habitat para os discus ;) couves powa :D

Quanto ao ciclo... acho que 30L de substrato ciclado, 1 filtro e 200lt de água... é mais que suficiente para o ciclo!!!

Já fiz coisas com menos e nunca tive qualquer problema :wink:

Mais importante que um clico é a forma como adaptas os peixes ao novo ambiente!

Eu demorei mais de 1 hora a acondicionar os peixes aos novos parametros. Basta veres as fotos dos discos que coloco neste post para perceberes o quanto isso foi importante.

Aliás... 10 minutos depois de os colocar no áqua, já comiam!!!

 

Apesar de não teres de provar nada a ninguem aqui está a prova da tua versatilidade.

Gosto sempre de andar pela diferença... :lol:

 

PS: Filipe, tu agora deste em fazer aquários com pouca luz/zonas sombrias... não gosto disso :) Estás a descer na minha consideração... :P

Pouca luz?! 300w é pouco? :P

São só as flutuantes que ficaram agarradas ao feto da direita :mrgreen:

Mas como podes ver nas fotos seguintes já tirei as flutuantes e passei-as para o 120L... Se for necessário vou lá buscá-las!

 

Bem, vamos a fotos!!!

Agora que água está mais cristalina, esta foto dá para ter uma ideia do estado actual do áqua.

20080126_1c.jpg

 

Não podem mudar de "ares"... mal entraram no áqua já se andavam a provocar uns aos outros!

Alguns pela agressividade para marcar território, outros queriam beijinhos e abraços. :mrgreen:

20080126_2c.jpg

 

Mais 2 pombinhos.

20080126_5c.jpg

 

Onde vais? Então e eu?!?

20080126_3c.jpg

 

Pera 1 min que já aí vou... :mrgreen:

Este macho, é obra! Quer "papar" a fêmea da foto acima e esta... e olhem que ele dá conta do recado!!! :mrgreen:

20080126_4c.jpg

 

Para finalizar, uma panorâmica do áqua.

20080126_6c.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quantas horas,dias,semanas esperei por isto??

 

bemmm... com couves o desafio é enorme e conseguiste supera-lo... nada de admirar..

 

2 palavras ... deveras fantastico..

 

mais horas esperarei,mais dias,mais semanas e ate meses ate ver isso na sua transparencia total que merece..

 

abraços e belo trabalho

::Assinatura Removida::

::Imagem com altura superior a 100 pixels::

 

BIOBASE AQUASCAPING

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou muito bonito!

Fico á espera de actualizções para ver como isso se vai transformando!

 

Boa sorte.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que o aquário ganhou muito sem as flutuantes

Ao olhar para as primeiras fotografias que tiraste pareceu-me um bocado escuro e sombrio.

A conjugação dos fetos (que quase tocam a superfície) com as flutuantes tornava a zona junto à superfície um pouco caótica.

 

Gosto muito do aquário e vou esperar para ver a evolução das "couves" ;)

 

Abraços

 

João

Abraços

 

João D'Eça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:crazyeyes: Só tenho a dizer"LINDO".

Ps: tá brutal esse só de couves

 

Abraço

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já sei que se deve tornar cansativo ouvir sempre o mesmo comentário mas esses Discus são mesmo lindos, mas mesmo mesmo lindos . Quanto ao layout só o tempo dirá como a flora se vai conjugar, para já tenho a sensação que salta tudo muito à vista mas com tantas echinodorus já parece um aquario de Discus e que Discus. :crazyeyes:

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intrigante.

Acho que a palavra certa é intrigante.

A um primeiro olhar, não parece uma produção FAAO.

Mas depois, prestando atenção, vê-se que há ali qualquer coisa de diferente.

Não havia um reclamo que dizia: primeiro estranha-se, depois entranha-se.

Acho que é o caso.

 

 

(uma nota especial: a terceira fotografia é soberba, quer pelo motivo, quer pela composição. Foi promovida ao meu ambiente de trabalho. Dá gosto)

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intrigante.

Acho que a palavra certa é intrigante.

A um primeiro olhar, não parece uma produção FAAO.

Mas depois, prestando atenção, vê-se que há ali qualquer coisa de diferente.

Não havia um reclamo que dizia: primeiro estranha-se, depois entranha-se.

Acho que é o caso.

 

 

Boas,

 

Eu concordo com o Windrider. O aqua está um bocado estranho para mim, não porque tá feio, mas porque não tou habituado a este tipo de montagens da tua parte. Bem vamos lá ver agora com as actualizações :blush:

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, obrigado a todos pelos comentários e elogios.

 

Eu sei que este aquário não tem um layout que salte á vista pela harmonia e pormenores, mas também é necessário verificar que aquários deste género levam o seu tempo até ficarem como idealizados.

Para mim será um grande desafio tratar deste áqua, 1º porque nunca usei tantas "couves" juntas e 2º mesmo que tenha uma ideia de como vai ficar, será necessário moldar determinadas zonas para evitar que fique uma parede de plantas.

Eu avisei desde o início que este áqua seria exclusivamente para discos e não uma daquelas montagens XPTO que é preciso ter em conta proporções de pedras, troncos, moitas de plantas... etc! Para este tipo de montagens tenho o 60L...

 

Quem tem discos sabe perfeitamente que manter um plantado em harmonia com os peixes é muito complicado, por esse mesmo motivo considero que a 1ª montagem serviu para aprender; esta será para evoluir e manter!

Acho que será uma surpresa para todos quando este layout ganhar alguma maturação... só espero conseguir 60% do que idealizei para o áqua!

 

Quanto ás flutuantes, eu coloquei-as de inicio porque não sabia qual a reacção dos discos quando os colocasse no áqua, por esse motivo tratei de arranjar algumas zonas sombrias onde eles se sentissem confortáveis e descansados. Não queria que eles estragassem o que tanto trabalho me deu a montar!!!

No entanto, os discos não estranharam a nova casa, aliás pelo contrário... Definiram logo hierarquias e território.

Não sei se foi da forma como os apanhei ou por já estarem tão habituados ao dono, mas o facto de os ter tirado com as mãos e de os ter acondicionado muito bem, não estranharam nada a mudança de casa e ao fim de 10 minutos já estavam a comer normalmente... aliás isso é visível nas fotos acima!!!

 

Vamos aguardar pelo desenvolvimento do layout e ver que proporções vai tomar... uma coisa vos garanto, o que parece demasiado preenchido pode mudar com o desenvolvimento das plantas. Então aí ficará mais definido e se calhar já podem dizer que afinal até se trata de uma montagem á FAAO!

Atenção que as echinodorus plantadas são plantas XXL da trópica, logo dá uma ideia errada de volume...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem tem discos sabe perfeitamente que manter um plantado em harmonia com os peixes é muito complicado, por esse mesmo motivo considero que a 1ª montagem serviu para aprender; esta será para evoluir e manter!

 

Boas,

 

não tenho Discos, mas estou curioso, porque dizes isso?

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

não tenho Discos, mas estou curioso, porque dizes isso?

 

Digo o quê? De ser dificil de manter um plantado com discos?

Se for isso, basta leres o meu tópico do 240L Plantado vs Discos e o do winrider A casa dos discos para perceberes do que falo...

É só meter discos, comida congelada e plantas... vês que não é assim tão fácil de manteres os parametros da água!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só meter discos, comida congelada e plantas... vês que não é assim tão fácil de manteres os parametros da água!

 

[/font]

 

 

Eu que o diga, não posso estar mais de acordo. Se na altura em que comecei a planear o meu plantado com os discus me dissessem isto, acho que pensava duas vezes antes de me meter nisto (plantado +discus). Nunca tive uma experiência de montar um aqua plantado sem discus, mas acho que deve dar menos trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que este "GAJO" não sabe fazer um aquário que seja feio? Mude de profissão e dedique-se exclusivamente aos jardins.

 

Parabéns Filipe, mais uma vez um aquário muito bem conseguido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vão mais umas fotos para animar a malta!

 

ELOS REA50 - Reactor de CO2' Sistema interno

20080127_3c.jpg

 

ELOS REA50 - Reactor de CO2'

20080127_2c.jpg

 

ELOS REA50 - Reactor de CO2 completo

20080127_4c.jpg

 

Macro de um LDA25

20080127_1c.jpg

 

E é tudo por agora...

 

Obrigado a todos pelos comentários! :crazyeyes:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meteste a água e os filtros do aquário antigo?

 

Simples... e lindo... e os discus então....

 

A ver se daqui a 3 semanas metes aí umas fotos da algas... ou não... fico curioso.

 

Não é fácil...mas compensa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E prontos ... tá um show help

 

Filipe, estou curioso era em saber o que são esses tubos que tens a entrar e sair do aqua ? É que são tantos .... :D Tens 2 filtros certo ?

 

E esses troncos são de que madeira ?

 

1 abraço,

J

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como todas as tuas montagens esta é mais uma que agrada bastante, surprised boa sorte para o teu novo "menino" e os meus parabéns, abraço.

 

 

 

Petty

Editado por petty
Link to comment
Partilhar nas redes sociais